Pular para o conteúdo principal

O TSE e a absurda "criminalização da fé" (veja o vídeo)

 

Recentemente o ministro do TSE, Édson Fachin, apresentou uma tese denominada abuso do poder religioso em um julgamento do tribunal que provavelmente será retomado na próxima quinta, 13 de Agosto.

A primeira vista alguns pensam que isso não tem muita importância, porém, em um país em que as decisões judiciais dos tribunais superiores são precedentes que podem ganhar repercussão geral e nortear os magistrados quando forem julgar casos semelhantes, isso torna-se relevante.

Pois, a tipificação do referido crime via judiciário em relação aos religiosos é uma flagrante perseguição religiosa já que estabelece uma discriminação negativa somente em relação a um grupo específico de pessoas, ferindo princípios constitucionais em especial a liberdade de crença e de igualdade.

Tal tese retira somente de um grupo específico o direito de no jogo democrático influenciar os rumos ideológicos da nação, impedindo que a cosmovisão daquele grupo religioso, imprima ao Estado suas peculiaridades, caso ascenda politicamente ao poder.

Além disso, por quê só se fala de 'abuso do poder religioso'?

Por quê não há debates relacionados ao abuso do poder de outros grupos que usam de sua influência para galgar êxito no pleito eleitoral, inclusive se valendo de excessos?

Por quê não existem discussões sobre o abuso do poder empresarial, sindical, condominial, corporativo, associativo, militar, ambiental, não há limites para abusos de poder, pois quaisquer organizações sociais que se unam em favor de um candidato estaria abusando do poder.

Vale observar ainda que a referida tese cria insegurança jurídica já que não se sabe qual o limite desse abuso, onde é que um candidato poderá pedir voto? Quem definirá isso? Uma relação anterior com a igreja seria abuso do poder religioso?

São tantas dúvidas que a consequência natural dessa tese seria provavelmente a cassação de qualquer candidato que for ligado a qualquer religião ou que use algum apelo confessional ou mesmo uma alcunha religiosa.

Como bem afirmado pela Associação Nacional dos Juristas Evangélicos (ANAJURE):

“Abuso do poder religioso é um termo incorreto porque, além de lhe faltar previsão legal, distingue negativamente a religião das demais esferas e entidade da sociedade”.

Ademais, o referido conceito é vago e impreciso e não foi objeto de amplo debate no seio da sociedade e que por não estar previsto em nenhuma lei pode gerar uma verdadeira insegurança jurídica já que os magistrados poderão usar de sua criatividade para interpretar o conceito no caso concreto.

Sem falar que já possuímos um vasto arcabouço legal que abarca e penaliza os abusos cometidos por candidatos.

Por fim, como bem afirmou o juiz William Douglas:

"Os limites eleitorais, obviamente, devem ser respeitados. É preciso coibir as propagandas irregulares dentro dos templos, os eventuais abusos de poder econômico e de meios de comunicação, quando usados pela religião. Mas isso deve ser feito dentro das regras eleitorais, não com a criação de um tipo específico que resultará apenas em criminalização da fé".

Veja o vídeo:

Moisés Marcione. Advogado. Diretor da Associação Brasileira de Advogados Cristãos.

fonte: Jornal da Cidade

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

Brasil registra um acidente de trabaho a cada 51 segundos

  Um acidente de trabalho é registrado a cada 51 segundos no Brasil, de acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Esse número coloca o Brasil no topo da lista de países mais perigosos para os trabalhadores, ficando atrás apenas de China, Índia e Indonésia. Só em 2022, o país registrou 612,9 mil acidentes, que causaram 2.538 mortes, um aumento de 22% em relação a 2021. De acordo com o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho (SINAIT), Bob Machado, o aumento no número de acidentes laborais é um reflexo da atual situação da inspeção do trabalho no País. “O Brasil conta, hoje, com o menor contingente de auditores-fiscais do trabalho (AFTs) dos últimos 30 anos, operando com uma quantidade de profissionais bem abaixo da ideal. Isso dificulta muito o trabalho de fiscalização nas empresas e abre brechas para que mais acidentes aconteçam”, disse. Dados da OIT e do Ministério Público do Trabalho (MPT) mostram que as principais causas de acidentes

Placa Mercosul deve mudar mais uma vez para exibir cidade e estado

  A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou, nesta terça-feira (16), o  Projeto de Lei  3.214/2023, que  defende que placas de veículos voltem a exibir o estado e o município de registro no Brasil . Agora, a proposta seguirá para votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O autor do PL é o senador Esperidião Amin (PP-SC). De acordo com o relator,  informações como estado e município podem facilitar a identificação de um veículo em situações irregulares por parte das autoridades de trânsito . "As polícias rodoviárias, agentes de tráfego e outros órgãos de fiscalização dependem dessa informação para realizar seu trabalho de forma eficiente e precisa", afirma Amin. O autor do PL é o senador Esperidião Amin (PP-SC). De acordo com o relator,  informações como estado e município podem facilitar a identificação de um veículo em situações irregulares por parte das autoridades de trânsito . "As polícias rodoviárias, agentes de tráfego e outros órgãos de fiscalizaç

DORIA NÃO MENTE

Confira quais são os principais lançamentos do Salão de Pequim 2024

  Com as montadoras chinesas crescendo fortemente no Brasil e no mundo, a edição 2024 do Salão do Automóvel de Pequim irá apresentar novidades que vão impactar não apenas o mercado chinês, como também revelar modelos que devem ganhar os principais mercados globais nos próximos anos Este ano nós do  Motor1.com Brasil  também está lá, mostrando os principais lançamentos que serão realizados na China. Além de novidades que ainda podem chegar ao Brasil, o que vemos aqui também chegará à Europa em breve. Isso sem contar as novidades da  BYD  para o nosso mercado. Audi Q6 e-tron O novo SUV elétrico da Audi se tornará Q6L e-tron. A variante com distância entre eixos longa do já revelado Q6 e-tron fará sua estreia no Salão do Automóvel de Pequim. O novo modelo, projetado especificamente para o mercado doméstico de acordo com os gostos dos motoristas chineses, será produzido na fábrica da Audi FAW NEV em Changchun, juntamente com o Q6 e-tron e o A6 e-tron. Reestilização do BMW i4 BMW i4 restyli

Rancho D´Ajuda

Feliz Natal! Canadauence.com