O bispo John Stowe sugeriu na quinta-feira passada (10) que o meio ambiente é a questão preeminente a ser considerada pelos eleitores católicos, não o aborto. “Ambos são questões críticas”, admitiu o bispo pró-homossexual de Lexington, Kentucky. “Acho que se poderia argumentar que … a criação é a questão preeminente, porque sem o ambiente para sustentar a vida humana, você não pode ter vida humana.”
O bispo de Lexington, Kentucky, fez suas observações durante um webinar organizado pela Catholic Climate Covenant.
“Temos que olhar para qual cargo estamos votando nas pessoas – para qual cargo estamos elegendo e qual é o seu papel nesse cargo”, continuou Stowe. “Vimos o que o atual presidente pode fazer ao se retirar de um tratado internacional sobre a proteção do meio ambiente e o efeito que isso teve imediatamente.”
Por outro lado, o bispo disse: “Infelizmente vivemos com o aborto interpretado como um direito desde 1973. Depois de muitas administrações de ambas as partes, isso não mudou, então, quando olhamos apenas para o imediatismo e o papel do cargo e que efeito eles têm, eu acho que isso pode pesar nessa decisão.”
Stowe também criticou a Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB) por seu documento “Forming Consciences for Faithful Citizenship”, que afirmou que qualifica o aborto como a “prioridade preeminente” para os eleitores se preocuparem.
“A ameaça do aborto continua sendo nossa prioridade preeminente porque ataca diretamente a própria vida, porque ocorre dentro do santuário da família e por causa do número de vidas destruídas”, escreveram os bispos. “Em nossa nação, ‘o aborto e a eutanásia tornaram-se ameaças proeminentes à dignidade humana porque atacam diretamente a própria vida, o bem humano mais fundamental e a condição para todos os outros”, acrescentaram
“Votei contra a inclusão dessa linguagem”, disse Stowe, argumentando que era uma terminologia confusa.
“Eu entendo a lógica de ser proeminente”, ele admitiu, “porque sem o direito à vida os outros direitos humanos não existem. Então, eu entendo em um nível, mas infelizmente dá às pessoas a permissão para pensar que é o único que importa, e não acho que essa seja a intenção do documento.”
“Isso vai contra outras partes do documento que nos dizem para não sermos eleitores de uma única questão, então, se tomarmos esse tipo de espiritualidade da teia da vida, vemos a interconexão de todas essas questões”, apontou Stowe. “O Papa Francisco fez um grande trabalho ao nos guiar nessa direção. Acho que a inclusão desnecessária dessa palavra deu um passo para trás.”
O próprio documento da USCCB de fato pedia aos católicos que se concentrassem não apenas em uma questão. No entanto, qualificou que a “posição de qualquer candidato sobre uma única questão não é suficiente para garantir o apoio do eleitor. No entanto, se a posição de um candidato em uma única questão promove um ato intrinsecamente mau, como o aborto legal, a redefinição do casamento de uma forma que nega seu significado essencial ou o comportamento racista, um eleitor pode legitimamente desqualificar um candidato de receber apoio.”
Para os católicos fiéis, a posição de um político sobre o aborto e outras questões da vida, incluindo a eutanásia, é de importância fundamental.
O Papa Bento XVI, em 2006, identificou três “princípios que não são negociáveis” na política.
Ele mencionou pela primeira vez a “proteção da vida em todas as suas fases, desde o primeiro momento da concepção até a morte natural.”
Além disso, ele se referiu ao “reconhecimento e promoção da estrutura natural da família – como uma união entre um homem e uma mulher baseada no casamento – e sua defesa das tentativas de torná-la juridicamente equivalente a formas radicalmente diferentes de união que na realidade prejudicam e contribui para sua desestabilização, obscurecendo seu caráter particular e seu papel social insubstituível ”.
Finalmente, o Papa emérito listou “a proteção do direito dos pais de educar seus filhos”.
Em julho, o bispo Stowe desacreditou o presidente Trump como não sendo realmente pró-vida.
“Para este presidente chamar-se pró-vida, e para alguém apoiá-lo por causa de afirmações de ser pró-vida, é quase ignorância intencional”, disse ele. “Ele é muito anti-vida porque só se preocupa consigo mesmo e nos dá todas as indicações disso.”
“Sim, temos que nos preocupar com os nascituros”, disse o bispo na época. “É fundamental para nós, mas está tudo conectado”, e “nossa compreensão da pró-vida tem que ser a visão que foi descrita como a visão do vestuário sem costura”.
O termo “vestimenta sem costura” refere-se a uma teoria apresentada pela primeira vez pelo falecido Cardeal Joseph Bernardin. De acordo com essa teoria, males intrínsecos como o aborto são essencialmente moralmente equivalentes a males sociais como a pobreza.
“O Papa Francisco nos deu uma grande definição do que significa pró-vida”, disse o bispo Stowe. “Ele basicamente nos diz que não podemos alegar ser pró-vida se apoiarmos a separação dos filhos de seus pais na fronteira dos Estados Unidos, se apoiarmos a exposição de pessoas na fronteira ao COVID-19 por causa das instalações que eles estão, se apoiarmos negar às pessoas que precisam de cuidados de saúde adequados o acesso a esses cuidados de saúde, se impedirmos que as pessoas obtenham a habitação ou a educação de que precisam, não podemos nos considerar pró-vida ”.
O bispo Stowe também usou o webinar de julho para expressar mais uma vez seu apoio à homossexualidade e à ideologia de gênero, dizendo explicitamente: “Nossa compreensão da família tem que mudar”.
“Precisamos ter um entendimento diferente da família, e é aí que as questões LGBT entram em jogo”, disse ele. “Eu concordo totalmente com (outro participante do webinar) que nossa credibilidade está em jogo com toda a geração, e mais, de jovens que simplesmente não compram esse ensino, sabem por experiência própria, que existem pessoas boas e amorosas que por acaso se identificam como LGBT, e isso é parte de quem elas são.”
*Com informações da Life Site News
fonte: Estudos Nacionais.com
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