Quais são os carros usados mais fáceis e rápidos de vender?

 


Autoesporte conversou com lojistas e vendedores autônomos que revelaram a situação atual do mercado, qual a média de km rodados dos modelos mais vendidos e quais são as marcas preferidas de quem está de olho em um usado. Ao realizar uma breve análise do ranking dos carros novos mais vendidos do Brasil, as opções disponíveis de um mesmo modelo no mercado são mais restritas. Normalmente, estão à venda quatro ou cinco versões, que se diferenciam pelos lista de itens oferecidos e uma eventual motorização diferente.

Mas quando exploramos o mercado de usados a história é bem diferente, com um verdadeiro universo de opções: ao procurar um Chevrolet Onix usado, por exemplo, você encontrará milhares de unidades disponíveis, em diferentes versões e com data de fabricação desde 2012, ano em que o atual carro mais vendido do Brasil começou a ser fabricado.

Autesporte conversou com diferentes lojistas de carros usados para saber quais são os modelos vendidos com mais rapidez e facilidade no mercado, tanto para o proprietário como para o lojista. E a resposta foi bem semelhante em todos os casos, incluindo quais são os anos de fabricação mais populares.

"Hoje o que vende muito rápido e fácil é o Chevrolet Onix, entre 2015 e 2018, principalmente. A preferência é pelo motor 1.0. Se o modelo vem com ar e direção, vidro e trava, já está ótimo, pois o cliente não é muito exigente, o que ele quer mesmo é economia", explica Edineia Mouta, consultora de negócios da loja Assis Automóveis.

A consultora também traz outros dois destaques para a lista: o Ford New Fiesta 1.6, entre 2014 até 2018, e o Hyundai HB20 hatch, com motor 1.0, entre os anos de 2015 a 2018. "A rotatividade desses três carros está tão alta que as vezes é difícil até de manter o estoque cheio", explica.
Outros carros que entram nessa lista são: Chevrolet Prisma 1.4, entre 2015 e 2018, Honda Fit 1.4, entre 2012 e 2013, e Honda City até 2015.

Edineia explica que não compra carros com mais de 100 quilômetros mil rodados porque tal índice de rodagem dificulta muito a venda. Entre esses modelos mais populares, a preferência de quilometragem rodada fica entre 30 mil e 35 mil km, pois uma grande parte do público é motorista de aplicativos.

Por sinal, também está aí o motivo da maioria dos carros mais vendidos serem fabricados entre os anos de 2014 e 2018: os modelos precisam entrar nos critérios estabelecidos pelas plataformas dos aplicativos de transporte, que normalmente exigem carros com até 10 anos de uso.

Carlos Henrique Lamas, proprietário da Coretcar, analisa um cenário bem semelhante quantos aos modelos e anos dos carros mais vendidos.

"Os que têm maiores facilidades são os populares. O Hyundai HB20 1.0 é o meu líder de vendas, seguido de Chevrolet Onix 1.4, ambos de 2016 para frente. Normalmente a procura é por carros com quilometragem mais baixa, normalmente de 12 mil a 15 mil rodados por ano. Eu priorizo muito a questão da quilometragem na hora da compra, porque para a venda sei que conta muito", explica Carlos.

Outro em comum com a lista anterior, é o Honda Fit, com as mesmas condições de ano e motor (1.4, entre 2012 e 2013).

Como a Coretcar comercializa muitos SUVs, o lojista também coloca na lista dos mais vendidos o Hyundai Creta e o Honda HR-V 1.8, ambos fabricados de 2017 para frente. No caso do Creta, a versão 1.6 tem mais procura. O Hyundai ix35 tem um bom público, porém, com mais tempo de uso, de 2013 para trás.

Segundo o vendedor Jonatas da Nazaré Multimarcas, versões do Chevrolet Onix, tanto no motor 1.0 quanto no 1.4, entre os anos e 2015 e 2018, encabeçam a lista dos mais vendidos.

No caso do Honda Fit , principalmente entre os anos 2014 e 2018, a saída costuma ser bastante rápida, seja com propulsor 1.4 ou 1.5.

"Honda City 2013 tem muita procura, vende melhor do que as versões mais recentes. Nem sempre aparece por aqui, mas quando entra, vende rápido. O que o pessoal procura mesmo é quilometragem baixa, um carro com mais de 100 mil quilômetros rodados, por exemplo, não tem chance na loja", conta o vendedor.

A onda de SUVs também é grande na Nazaré Multimarcas, e o Jeep Renegade 1.8, entre 2016 e 2018, é um dos carros que são mais vendidos.

Na Pais Veículos, os carros mais vendidos também são Chevrolet Onix e Hyundai HB20. A lista inclui também o Honda Fit 1.5, entre 2013 e 2014. Como o público da loja conta com muitas famílias, modelos como o Chevrolet Zafira 2010/2011, e Fiat Doblò 2013/2014, são bem procurados.
Autoesporte também entrou em contato com vendedores de carros autônomos e, somando com as opiniões dos demais lojistas, ficou claro quais são os cindo carros mais fáceis de vender no mercado: Chevrolet Onix e Prisma, Hyundai HB20, todos eles entre 2014 e 2018, Honda Fit, entre 2012 e 2013, e Honda City até 2014.

E fica a dica: segundo os lojistas, os estoques estão em baixa porque o volume de vendas está muito alto desde julho. As vendas estão batendo recorde, porém, a oferta de compra por parte dos lojistas não está seguindo o mesmo ritmo. Ou seja, esse é um bom momento de fazer um bom negócio para quem deseja vender o seu carro.

Com Informações Autoesporte

fonte: Autoesporte/ https://autoesporte.globo.com/carros/carros-usados/noticia/2020/11/quais-sao-os-carros-usados-mais-faceis-e-rapidos-de-vender.ghtml

Comentários

MAIS LIDAS

Gratidão, Presidente!

Duas histórias degradantes

O estapafúrdio contrato “ultraconfidencial” entre o Butantan e a Sinovac, que não especifica valor entre as partes