Pular para o conteúdo principal

Fábricas de automóveis no Brasil: onde estão e quanto produzem

 

Onde estão e o que produzem por aqui cada uma das linhas de montagem nacionais

Por: Leo Fortunatti

Entre o final dos anos 1950 e inicio dos 1960, começou a instalação da indústria automobilística no Brasil. Apesar de já ter automóveis pelas ruas, o país não tinha nenhuma fábrica do tipo. Hoje, geram centenas de milhares de empregos - segundo a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), 2020 terminou com 1,3 milhão de empregados na indústria, direta e indiretamente, incluso caminhões, ônibus e máquinas agrícolas.

O fim dos anos 1990 e começo dos anos 2000 traz novos jogadores para o mercado, com a chegada da Toyota, Honda e Peugeot/Citroën, citando alguns exemplos. Outros fabricantes de instalam com o passar das décadas, como a BMW e a Caoa Chery. Além das fábricas de automóveis aqui listadas, ainda há fábricas de motores e transmissões, componentes e autopeças espalhadas pelo país.

Colaborou Thiago Moreno

BMW

Entre as marcas premium que começaram a produzir no Brasil nos anos 2010, a BMW foi uma das primeiras e, ao lado da Jaguar Land Rover, uma das únicas sobreviventes. A planta está instalada em Araquari, Santa Catarina, e é responsável pela produção do 320i, do SUV X1 - os principais modelos da marca em nosso mercado-, X3 e X4. 

Araquari (SC)

C)


Capacidade de produção/ano32.000 veículos
Modelos produzidosSérie 3, X1, X3 e X4
Inauguração2014

Caoa (Chery e Hyundai)

Podemos dividir a Caoa em dois momentos. Em 2007, ela inaugurou a fábrica da Anápolis (GO) para a produção do SUV Tucson e que, anos mais tarde, produziria o ix35 e o New Tucson. Em 2017, a empresa adquire a maior parte da operação brasileira da Chery e leva no pacote a fábrica de Jacareí (SP). Inicialmente inaugurada apenas para a produção dos modelos coreanos, hoje a planta de Goiás também faz a montagem dos modelos Chery.  

Jacareí (SP)


Capacidade de produção/ano82.000 veículos
Modelos produzidosTiggo 2, Tiggo 3x, Arrizo 5 e Arrizo 6
Inauguração2014

Anápolis (GO)


Capacidade de produção/ano115.000 veículos
Modelos produzidosCaoa Chery Tiggo 5x, Tiggo 7 e Tiggo 8/ Hyundai HR, iX35, Tucson e HD80
Inauguração2007

General Motors (Chevrolet)

Não é exagero quando falamos que a cidade de São Caetano do Sul (SP) cresceu em volta da fábrica da General Motors. A cidade viu nascer uma das mais antigas plantas em atividade do setor e praticamente todo o desenvolvimento da região está ligado a ela. Em 1958, entra em atividade a fábrica de São José dos Campos e, em 2000, a de Gravataí (RS), que mostrou um método de produção diferente para o Chevrolet Celta, com seus fornecedores instalados no mesmo terreno da área de produção e montagem. 

Gravataí (RS)



Capacidade de produção/ano350.000 unidades
Modelos produzidosOnix e Onix Plus
Inauguração2000

São Caetano do Sul (SP)



Capacidade de produção/ano330.000 unidades
Modelos produzidosJoy, Joy Plus, Tracker e Spin
Inauguração1930

São José dos Campos (SP)


Capacidade de produção/ano60.000
Modelos produzidosS10 e Trailblazer
Inauguração1959

Stellantis (Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën)

Das clássicas mais tradicionais, a Fiat é a mais nova. Começou sua história em Betim, Minas Gerais, e lá continua com a produção de boa parte de seus modelos. Mas o destaque é a fábrica de Goiana (PE), uma das mais modernas do país e do grupo Stellantis ao redor do mundo, responsável pela produção dos bem vendidos Fiat Toro e Jeep Compass e Renegade. Desde a formação da Stellantis, o Polo Automotivo de Porto Real (RJ) integrou o grupo e é responsável pelos modelos nacionais de Peugeot e Citroën.

Betim (MG)


Capacidade de produção/ano700.000 unidades
Modelos produzidosPulse, Argo, Uno, Mobi, Strada, Doblò, Grand Siena e Fiorino
Inauguração1976

Goiana (PE)


Capacidade de produção/ano280.000 unidades
Modelos produzidosJeep Compass, Commander e Renegade e Fiat Toro 
Inauguração2015

Porto Real (RJ)


Capacidade de produção/ano150.000 unidades
Modelos produzidosPeugeot 2008 e Citroën C4 Cactus 
Inauguração2001

Honda 

Entre 1997 e 1998, uma nova fase da indústria automobilística começou. A Honda foi uma das fabricantes que inauguraram plantas no Brasil na época, começando os trabalhos com o Civic em Sumaré (SP). Mais tarde vieram Fit, City, HR-V e o WR-V. Em 2019, começa a transferência da produção para Itirapina, na mesma região de Sumaré, uma fábrica que ficou fechada por anos aguardando a melhora do mercado brasileiro. 

A partir de janeiro de 2022, porém, a Honda já confirmou que a unidade de Sumaré deixará de produzir carros. Esse processo ficará 100% concentrado em Itirapina. Na primeira fábrica da Honda, porém, continuarão sendo feitas outras etapas produtivas, como fundição de motores e injeção de material plástico para componentes. 

Itirapina (SP)



Capacidade de produção/ano120.000 unidades
Modelos produzidosOperação a partir de 2019 com Fit, HR-V e WR-V 
Inauguração2019

Sumaré (SP)


Capacidade de produção/ano120.000 unidades
Modelos produzidosFit, City e Civic (até 2021)
Inauguração1997

Great Wall

A chinesa Great Wall ainda nem estreou no Brasil e já prepara sua produção local com a aquisição da fábrica em Iracemápolis (SP), que era da Mercedes-Benz. Ainda sem revelar quais carros serão montados no interior paulista, a empresa apenas revela que o complexo será atualizado para ter uma capacidade anual de 100 mil carros por ano e que empregará cerca de 2.000 funcionários. A promessa é que ficará pronta no final de 2021, iniciando a operação em 2022.

Iracemápolis (SP)


Capacidade de produção/ano100.000 unidades (estimado)
Modelos produzidosAinda não divulgado
Inauguração2022 (estimado)

HPE (Mitsubishi e Suzuki)

Controlada pela Souza Ramos no Brasil (hoje HPE), a Mitsubishi começa a produção nacional em 1998 em Catalão (GO). Com o sucesso da picape L200, a marca viu um mercado promissor no país, dando inicio anos mais tarde à produção do SUV ASX e do sedã Lancer. Da Suzuki, o Jimny começa a ser feito ali após o fechamento da linha de Itumbiara (GO). 

Catalão (GO)


Capacidade de produção/ano100.000 unidades
Modelos produzidosSuzuki Jimny, Mitsubishi L200 Triton Sport, Eclipse Cross, Outlander Sport e ASX
Inauguração1998

Hyundai Motor Brasil

Hyundai percebeu que o Brasil procurava um modelo de sua marca mais acessível após o sucesso conquistado sob a administração Caoa dom os importados. Em 2012, ela inaugura a fábrica de Piracicaba, interior de São Paulo, que logo se viu no limite de produção com o sucesso do HB20, HB20S e HB20X. Mais tarde, o Creta é lançado, colocando a fábrica em ritmo total de produção. 

Piracicaba (SP)


Capacidade de produção/ano210.000 unidades
Modelos produzidosHB20, HB20X, HB20S e Creta 
Inauguração2012

Jaguar Land Rover

O grupo britânico escolheu dois SUVs e um sedã para a produção local. Em Itatiaia (RJ), as marcas fazem a produção e montagem com peças nacionalizadas e outras importadas, porém já atualizou os novos motores Ingenium para a tecnologia flex. Atualmente, apenas o Discovery Sport ainda é montado no país. Porém, a empresa já confirmou que o Evoque voltará a ser fabricado por aqui também. 

Itatiaia (RJ)



Capacidade de produção/ano24.000 unidades
Modelos produzidosDiscovery Sport
Inauguração2016

Nissan

Nissan chegou a dividir a fábrica de São José dos Pinhais (PR) com a Renault, produzindo o SUV X-Terra e a picape Frontier. Porém, a libertação total aconteceu em 2014, quando inaugurou a planta de Resende (RJ) para a produção do March, Versa e, anos mais tarde, Kicks. Hoje se mantém apenas com o SUV e esperando para 2022 o pequeno SUV Magnite. 

Resende (RJ)



Capacidade de produção/ano200.000 unidades 
Modelos produzidosKicks 
Inauguração2014 

Renault

No completo Ayrton Senna, a Renault produz uma vasta quantidade de modelos e conta, inclusive, com a fábrica de motores que abastece a linha de produção. Chegou a dividir a linha com a Nissan, que produziu Frontier e X-Terra, mas a produção da picape foi para a Argentina, enquanto o SUV saiu de linha e a marca japonesa se mudou para Resende (RJ). 

São José dos Pinhais (PR)


Capacidade de produção/ano

320.000 unidades

Modelos produzidosSandero, Logan, Duster, Duster Oroch, Captur e Kwid 
Inauguração1998

Toyota

Em 1962, a Toyota começou a produção da Bandeirante em São Bernardo do Campo. Mas hoje a planta do ABC paulista se concentra em produzir componentes para abastecimento local e exportação. A produção de veículos está concentrada em Indaiatuba e Sorocaba, além da fábrica de motores de Porto Feliz, também interior de São Paulo. 

Indaiatuba (SP)



Capacidade de produção/ano74.000 unidades
Modelos produzidosCorolla 
Inauguração1998

Sorocaba (SP)



Capacidade de produção/ano122.000 unidades (158.000 a partir de 2022)
Modelos produzidosEtios e Etios Sedan (exportação), Yaris e Yaris Sedan, e Corolla Cross
Inauguração2012

Volkswagen

Outra tradicional do ABCD paulista, a Volkswagen viu a região se desenvolver assim como a General Motors. Ampliou sua produção com São José dos Pinhais (PR) e Taubaté (SP), esta famosa pela produção do Gol há décadas. Há ainda a fábrica de São Carlos (SP), focada na produção de motores e que foi inaugurada em 1996.

São Bernardo do Campo (SP)



Capacidade de produção/anonão informada
Modelos produzidosPolo, Virtus, Nivus e Saveiro 
Inauguração1959

São José dos Pinhais (PR)



Capacidade de produção/anonão informada
Modelos produzidosT-Cross
Inauguração1999

Taubaté (SP)


Capacidade de produção/anonão informada
Modelos produzidosGol e Voyage
Inauguração1976

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

Brasil registra um acidente de trabaho a cada 51 segundos

  Um acidente de trabalho é registrado a cada 51 segundos no Brasil, de acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Esse número coloca o Brasil no topo da lista de países mais perigosos para os trabalhadores, ficando atrás apenas de China, Índia e Indonésia. Só em 2022, o país registrou 612,9 mil acidentes, que causaram 2.538 mortes, um aumento de 22% em relação a 2021. De acordo com o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho (SINAIT), Bob Machado, o aumento no número de acidentes laborais é um reflexo da atual situação da inspeção do trabalho no País. “O Brasil conta, hoje, com o menor contingente de auditores-fiscais do trabalho (AFTs) dos últimos 30 anos, operando com uma quantidade de profissionais bem abaixo da ideal. Isso dificulta muito o trabalho de fiscalização nas empresas e abre brechas para que mais acidentes aconteçam”, disse. Dados da OIT e do Ministério Público do Trabalho (MPT) mostram que as principais causas de acidentes

Placa Mercosul deve mudar mais uma vez para exibir cidade e estado

  A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou, nesta terça-feira (16), o  Projeto de Lei  3.214/2023, que  defende que placas de veículos voltem a exibir o estado e o município de registro no Brasil . Agora, a proposta seguirá para votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O autor do PL é o senador Esperidião Amin (PP-SC). De acordo com o relator,  informações como estado e município podem facilitar a identificação de um veículo em situações irregulares por parte das autoridades de trânsito . "As polícias rodoviárias, agentes de tráfego e outros órgãos de fiscalização dependem dessa informação para realizar seu trabalho de forma eficiente e precisa", afirma Amin. O autor do PL é o senador Esperidião Amin (PP-SC). De acordo com o relator,  informações como estado e município podem facilitar a identificação de um veículo em situações irregulares por parte das autoridades de trânsito . "As polícias rodoviárias, agentes de tráfego e outros órgãos de fiscalizaç

DORIA NÃO MENTE

Rancho D´Ajuda

Feliz Natal! Canadauence.com

O estapafúrdio contrato “ultraconfidencial” entre o Butantan e a Sinovac, que não especifica valor entre as partes

  O contrato que o Instituto Butantan, dirigido por Dimas Tadeu Covas, que diz não ter relação de parentesco com Bruno Covas, prefeito de São Paulo, e o gigante laboratório chinês Sinovac, acreditem, não determina quantidade e valor unitário da vacina. A grosso modo, o contrato beneficia apenas um lado no acordo: o chinês. As cláusulas do contrato, anunciadas, em junho, como “históricas” pelo governador de São Paulo, João Dória, revelam outras prioridades que, obviamente, não tem nada a ver com a saúde da população do Brasil, como o tucano chegou a afirmar para o presidente Jair Bolsonaro, quando fazia pressão para o chefe do executivo liberar a vacina no país. A descoberta ocorre na semana em que os testes com a vacina foram suspensos devido ao falecimento de uma voluntária, cujo motivo da morte – sequer – foi informado pelo Butantan à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que é o órgão de proteção à saúde da população por intermédio de controle sanitário da produção e co