Pular para o conteúdo principal

Natal pelo Mundo: conheça tradições em diversos países

 

Natal é festa em família, com amigos ou com quem você ama independente dos laços! As árvores decoradas, a troca de presentes e a visita do Papai Noel, aquele simpático velhinho vestido de vermelho… esses são alguns dos hábitos que nós estamos bastante acostumados no Brasil. Assim, o Natal pelo Mundo é diferente e isso vai de cada país ou continente.

Em muitos locais pode acontecer de as tradições serem semelhantes às nossas. Contudo, também pode ser bem diferente e isso varia a partir de costumes e cultura. Por isso, separamos este texto para falar sobre as celebrações em vários cantos do planeta. Quer saber como funciona o Natal no resto do mundo?

Para facilitar, utilize o menu abaixo e vá direto no destino de sua preferência.

Vaticano

A sede da Igreja Católica, localizada em Roma, é um dos lugares mais procurados para se celebrar a noite de Natal. O motivo? A Missa do Galo no Vaticano, assistida ao vivo em emissoras de TV no mundo inteiro. Assim, é muito comum as famílias brasileiras celebrarem a data assistindo à missa pela TV.

basílica de são pedro no vaticano

A Basílica de São Pedro, onde é celebrada a Missa do Galo, é considerada o templo religioso mais importante da Igreja Católica | Foto: Pixabay

Também é possível assistir à celebração pessoalmente, de duas maneiras: na praça, que é aberta ao público e gratuita, ou dentro da Basílica de São Pedro. Porém, para isso, é preciso se programar com antecedência.

É necessário requisitar os ingressos por meio de um formulário, esse que pode ser impresso no site oficial do Vaticano. Ele também fica disponível, para retirada pessoalmente, a partir do mês de setembro na Prefeitura da Casa Pontifícia. Dessa forma, depois de tê-lo em mãos, é preciso enviar via correio para o Vaticano. No formulário, escreva uma carta, em italiano ou espanhol, e envie dentro do prazo que estará indicado.

No texto, é necessário justificar o motivo da visita e solicitar os convites para a Missa do Galo. Assim, informe a data do evento, a quantidade de bilhetes, nomes completos, endereço e telefone de contato.

A retirada deve ser feita no Portão de Bronze da Praça de São Pedro, só a partir do dia 23 de dezembro, das 15h às 19h, ou no dia da Missa do Galo no Vaticano, das 8h às 10h30. Leve o formulário, com a carta escrita e seus documentos pessoais. A celebração tem início às 21h30 do dia 24 de dezembro, no horário local.

#DicaPI: confira a nossa sugestão de roteiro de três dias em Roma e na Cidade do Vaticano.

Nova York

A cidade de Nova York possui um dos Natais mais icônicos do mundo. Portanto, é como estar em um daqueles típicos filmes de Hollywood. O clima é realmente uma coisa à parte, com uma atmosfera indescritível: você vai se surpreender com inúmeras luzes, decorações mágicas, frio, neve, “Jingle Bells” nos alto-falantes e aquele espírito de alegria e entusiasmo dos americanos.

árvore de natal na rockefeller center em nova york

A árvore de Natal do Rockefeller Center é considerada um símbolo mundial da temporada de festas em Nova York | Foto: Flickr

Todos os anos, uma árvore de Natal enorme é acesa no Rockefeller Center, uma das mais famosas do mundo, inclusive. Assim, a árvore tem até cerimônia de inauguração, com shows e apresentações, de tão importante que é para a cidade.

Dizem que o Natal só começa depois da iluminação oficial. E acredite, é a pura verdade! Com seus mais de 25 metros de altura e iluminação de 30.000 luzes LED, a árvore fica exposta até o início de janeiro de 2020. Então, não deixe de prestigiar.

Sofisticação na decoração

As vitrines das lojas na 5ª avenida também são decoradas lindamente. Famosa pelas marcas de luxo e por todo o glamour que seus mostruários representam para o mundo inteiro, caminhar na época do Natal por sua extensão é um passeio obrigatório.

As lojas investem verdadeiras fortunas em suas decorações. Assim, é impossível passar por elas e não tirar foto ou ficar de boca aberta com toda a criatividade. Essa época possui um clima inesquecível e que contagia crianças e adultos de todas as idades, independente de origens ou crenças religiosas. Então, apenas aproveite o clima mágico de Nova York no mês de dezembro.

Musical Christmas Spectacular é o tradicional evento que tem por tradição “abrir” oficialmente a temporada de espetáculos natalinos em Nova York. O show acontece anualmente desde 1933, no Radio City Music Hall, dura mais de 90 minutos e conta com o grupo de dança The Rockettes, e apresentações diárias que incluem muita dança e coreografias.

Atenção! Um lembrete importante caso você decida visitar o país em dezembro: faz MUITO frio nessa época do ano. Quem não estiver acostumado a temperaturas variando entre -2 e 6º – e que pode incluir neve – é bom caprichar no casacão, luvas, gorro, cachecol e tudo mais.

#DicaPI: aproveite a passagem por Nova York e confira o texto que preparamos com 10 pontos turísticos para incluir no seu roteiro.

Jerusalém

As festividades de Natal pelo Mundo variam de acordo com as regiões e cada uma oferece uma experiência diferente. A ocasião celebrada em Israel proporciona, assim, uma vivência com conhecimento festivo e espiritual.

Sem dúvidas esse é um momento único e especial para os religiosos, com a oportunidade de passar o Natal na cidade antiga de Jerusalém, além de participar das festas e da Missa na Basílica da Anunciação, em Nazaré.  Assim, também é possível visitar diversos lugares cristãos na Galileia e participar do Festival Holiday of Holidays, em Haifa.

Durante todo o ano de 2018, o turismo no país bateu recordes, com mais de 4 milhões de visitantes, sendo 56% deles, cristãos. O crescimento reflete um momento de calmaria numa região, em geral, bastante turbulenta.

Viena

viena destinos de natal pelo mundo

Os mercados de Natal são uma das grandes atrações de Viena | Foto: Pixabay

A cidade de Viena, capital da Áustria, já é linda por natureza e encanta a todos com a chegada do Natal. Com suas luzes e decorações natalinas, é impressionante ver como o clima impera, e muda por completo do dia para a noite.

Mercado de Natal é uma das principais atrações da cidade nessa época do ano. Viena, inclusive, tem uma tradição de 400 anos com os mercados. Começou com um pequenininho e hoje são inúmeros pela cidade, espalhados pelos mais diversos bairros. Assim, a mágica se espalha entre todos, e é quando a praça da prefeitura, “Rathausplatz” torna-se o local das mais belas decorações, com mais de cem estandes.

A capital austríaca é considerada uma das especialistas em festas de fim de ano no velho mundo e os vienenses sabem dar boas-vindas à data em grande estilo.

As celebrações pela ocasião e a magia já começam em meados de novembro. O curioso é que quase não há nada relacionado ao “Papai Noel”. Quem traz os presentes é o Christkindl que significa menino Jesus.

Finlândia

A Finlândia é, definitivamente, a terra do Papai Noel. A pequena cidade de Rovaniemi, na Lapônia, norte do país, é conhecida como a cidade oficial do “bom velhinho” ou para os finlandeses, Santa Claus.

O Natal inicia-se na primeira semana de dezembro e vai até o final de janeiro, e a cidade entra no clima, já que a luz solar perdura por apenas duas horas. Então as luzes natalinas “brilham por mais tempo”, o que torna a cidade um cartão de Natal vivo.

Natal o ano todo

rovaniem natal pelo mundo

A Aldeia do Papai Noel é, de fato, a grande sensação da cidade de Rovaniemi durante o período natalino | Foto: Commons Wikimedia

Mas se você pensa que é só na época do 25 de dezembro que é possível ver a decoração, está enganado. Se você visitar o país em agosto, vai encontrar pinheirinho enfeitado, pisca-pisca, desenho de rena por todos os lados e um bom velhinho, vestido de vermelho, pronto para lhe desejar Feliz Natal.

A decisão de transformar Rovaniemi na terra do Papai Noel foi muito mais econômica do que uma eventual preocupação em honrar uma tradição. Hoje, cerca de 500 mil pessoas por ano visitam o município de 63 mil habitantes.

A programação é intensa. E, na véspera do Natal, as crianças são as que mais aguardam a chegada do velhinho de barba branca. Assim, com a ajuda dos pais, elas preparam biscoitos e a ceia, para aguardá-lo. Depois do jantar, todos se sentam na sala, próximos à arvore enfeitada e o Papai Noel visita a casa para trazer os presentes.

Por fim, uma das grandes atrações da cidade é a Aldeia do Papai Noel (Santa Claus Village) e por lá há restaurantes junto a hotéis e atrações, que acabam deixam o clima natalino ainda mais mágico por lá. Assim, é possível para as crianças encontrarem o “bom velhinho” durante todo o ano e, além da típica foto, na casa principal, também é possível encontrar no Parque um posto dos Correios, que recebe cartas vindas de todo o mundo.

Gramado

Natal Luz em Gramado é, com toda certeza, um dos mais famosos do Brasil. Quem visita a Serra Gaúcha nessa época é surpreendido com uma grandiosa decoração. Um dos cartões de visitas do evento, que dura 81 dias, de outubro a janeiro, também é um atrativo para muitos turistas.

natal luz em gramado

Quem visita Gramado durante o Natal Luz é surpreendido com uma grandiosa decoração presente nas principais ruas da cidade | Foto: Flickr

O espírito natalino contagia as principais ruas, os parques, as lojas, os restaurantes e as igrejas da cidade. A atração mais tradicional do Brasil encanta, anualmente, mais de 2,5 milhões de turistas. A edição deste ano passou por uma repaginada e contará com quatro grandes espetáculos inéditos, que farão da cidade do Rio Grande do Sul o lar do Papai Noel.

Preparação

A intensidade do evento pode ser vivida nos preparativos por todos os moradores, comerciantes e colaboradores durante esses dias. Todos se envolvem com a festa, em uma demonstração de força e dedicação da comunidade local para receber os visitantes.

A magia do Natal brilha e alimenta o sonho de cada um deles e, com mistura de inspiração, muito trabalho e talento, transformam o Natal de Gramado no melhor do país.

Até 12 de janeiro de 2020, crianças e adultos vão viver toda a emoção de participar das festividades, dos grandes shows, dos espetáculos musicais, dos desfiles, das paradas, dos concertos, do teatro e da música em mais de 500 apresentações.

#DicaPI: quer saber mais informações sobre ingressos, programação e dicas para curtir o Natal Luz em Gramado? Confira o nosso texto!

Natal pelo Mundo encanta e resgata memórias especiais de muita gente. Simbologia, misticismo, guloseimas… cada cantinho do planeta tem um jeito de especial de celebrar a data. Independentemente de qualquer coisa, o mais importante é respeitar a cultura e comemorar a ocasião rodeado das pessoas que ama!

Passagem aérea em promoção, para quando for viajar, é aqui!

Siga a gente nas redes sociais (InstagramFacebook e Twitter) e fique de olho nas nossas ofertas! Você também pode baixar o nosso aplicativo, que é gratuito, e te notifica em tempo real. Então, bora viajar e curtir o Natal pelo mundo!

fonte: Passagens imperdíveis


Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

Brasil registra um acidente de trabaho a cada 51 segundos

  Um acidente de trabalho é registrado a cada 51 segundos no Brasil, de acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Esse número coloca o Brasil no topo da lista de países mais perigosos para os trabalhadores, ficando atrás apenas de China, Índia e Indonésia. Só em 2022, o país registrou 612,9 mil acidentes, que causaram 2.538 mortes, um aumento de 22% em relação a 2021. De acordo com o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho (SINAIT), Bob Machado, o aumento no número de acidentes laborais é um reflexo da atual situação da inspeção do trabalho no País. “O Brasil conta, hoje, com o menor contingente de auditores-fiscais do trabalho (AFTs) dos últimos 30 anos, operando com uma quantidade de profissionais bem abaixo da ideal. Isso dificulta muito o trabalho de fiscalização nas empresas e abre brechas para que mais acidentes aconteçam”, disse. Dados da OIT e do Ministério Público do Trabalho (MPT) mostram que as principais causas de acidentes

Placa Mercosul deve mudar mais uma vez para exibir cidade e estado

  A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou, nesta terça-feira (16), o  Projeto de Lei  3.214/2023, que  defende que placas de veículos voltem a exibir o estado e o município de registro no Brasil . Agora, a proposta seguirá para votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O autor do PL é o senador Esperidião Amin (PP-SC). De acordo com o relator,  informações como estado e município podem facilitar a identificação de um veículo em situações irregulares por parte das autoridades de trânsito . "As polícias rodoviárias, agentes de tráfego e outros órgãos de fiscalização dependem dessa informação para realizar seu trabalho de forma eficiente e precisa", afirma Amin. O autor do PL é o senador Esperidião Amin (PP-SC). De acordo com o relator,  informações como estado e município podem facilitar a identificação de um veículo em situações irregulares por parte das autoridades de trânsito . "As polícias rodoviárias, agentes de tráfego e outros órgãos de fiscalizaç

Confira quais são os principais lançamentos do Salão de Pequim 2024

  Com as montadoras chinesas crescendo fortemente no Brasil e no mundo, a edição 2024 do Salão do Automóvel de Pequim irá apresentar novidades que vão impactar não apenas o mercado chinês, como também revelar modelos que devem ganhar os principais mercados globais nos próximos anos Este ano nós do  Motor1.com Brasil  também está lá, mostrando os principais lançamentos que serão realizados na China. Além de novidades que ainda podem chegar ao Brasil, o que vemos aqui também chegará à Europa em breve. Isso sem contar as novidades da  BYD  para o nosso mercado. Audi Q6 e-tron O novo SUV elétrico da Audi se tornará Q6L e-tron. A variante com distância entre eixos longa do já revelado Q6 e-tron fará sua estreia no Salão do Automóvel de Pequim. O novo modelo, projetado especificamente para o mercado doméstico de acordo com os gostos dos motoristas chineses, será produzido na fábrica da Audi FAW NEV em Changchun, juntamente com o Q6 e-tron e o A6 e-tron. Reestilização do BMW i4 BMW i4 restyli

DORIA NÃO MENTE

Rancho D´Ajuda

Feliz Natal! Canadauence.com