Pular para o conteúdo principal

Nove melhores setores para empreender em 2022

 

De acordo com o Global Entrepreneurship, ter o próprio negócio é o segundo maior desejo do brasileiro — atrás apenas de viajar; conheça os setores que apresentam oportunidades

O ano de 2022 está começando e, em meio a resoluções de ano novo e objetivos de vida, muitas pessoas definem grandes objetivos. Seja na busca de novas oportunidades de trabalho, ou de protagonizar no ambiente de negócios, o empreendedorismo se mostra como uma possibilidade para aqueles que estão procurando novos desafios e experiências. Além disso, abrir o próprio negócio é o segundo maior desejo dos brasileiros, de acordo com o último levantamento Global Entrepreneurship (2020), atrás apenas de viajar.

Oportunidades não faltam, mas quem está pensando em empreender, precisa ter em mente que é importante se preparar e pensar não só em tirar a ideia do papel, mas também na gestão do próprio negócio. Com o objetivo de facilitar o gerenciamento e ajudar empreendedores a terem maior visibilidade de suas finanças, o BTG Pactual desenvolveu o BTG+ business, uma plataforma totalmente especializada em soluções para pequenas e médias empresas.

Dentre elas está a conta PJ 100% digital, sem taxa mensal de manutenção e com acesso simples e seguro, pela web ou aplicativo. O BTG+business também oferece diversos outros serviços e benefícios como:

  • Transferências ilimitadas via Pix, 24 horas por dia sem custo
  • Cadastro de chaves Pix e emissão de QR Code para receber da forma que seu negócio precisa
  • Aprovação de pagamentos na palma da sua mão através do nosso App
  • Mais segurança com a configuração de limites personalizados por pagamento
  • Antecipação online das suas vendas no cartão das principais maquininhas do mercado
  • Atendimento multicanais, seja por chat, telefone, e-mail ou whatsapp, conte com uma equipe totalmente dedicada para atender a sua empresa

Quero conhecer o BTG+ business, a solução para a gestão financeira do meu negócio

Áreas para empreender neste ano

Mas com tantas possibilidades de áreas, como escolher em qual delas empreender? Para ajudar nessa escolha, a EXAME separou os setores mais promissores do mercado para que você possa avaliar e começar seu empreendimento com mais sabedoria e tranquilidade. Confira a lista a seguir:

1. Loja virtual (e-commerce)

Com mais de 15 milhões de novos consumidores entrando no mundo do comércio digital em 2021, o mercado se mostra quente para continuar crescendo este ano. O cenário de isolamento causado pela pandemia tornou os clientes mais abertos e acostumados com a comodidade da compra online. O estudo Future Shopper Report 2021 conta que, mesmo com as reaberturas de lojas físicas ao redor do mundo, cerca de 70% dos consumidores pretendem continuar comprando pela internet.

Um dos modelos de e-commerce que mais se destacam são os chamados de dropshippingque se baseiam em criar uma loja que não possui estoque. Nesse caso, o empreendedor intermediário compra do fornecedor e entrega ao consumidor final. Outra possibilidade para quem busca esse modelo é estudar e trabalhar com importação de produtos do exterior.

2. Serviços (consultoria, treinamentos)

Para quem busca empreender com equipes menores, o setor de serviços mostrou crescimento em diversos meses durante o ano de 2021, atingindo um dos maiores patamares dos últimos 6 anos em novembro.

Alguns destaques lucrativos nesta área são: consultoria em marketing digital, treinamentos e facilitações para grupos, aulas e acompanhamento de saúde e bem estar, entre vários outros. Esse setor também traz a facilidade de poder operar no modelo virtual, com o empreendedor trabalhando dentro de casa e fazendo as entregas do serviço através de plataformas digitais.

Quer começar o seu negócio? Com o BTG+ Business, pequenos e médios empreendedores podem abrir conta PJ 100% digital e sem taxas

3. Infoprodutos (cursos)

Para aqueles que possuem conhecimento para compartilhar, um caminho possível é investir em infoprodutos e cursos. Educação e desenvolvimento pessoal são assuntos que sempre estão em alta, como apontado pelo Sebrae, que registrou um crescimento de 200% na busca de cursos onlines no ano de 2020. Com plataformas especializadas que criam marketplaces de cursos como Hotmart e Domestika, o investimento é baixo, com capacidade alta de retorno e fortalecimento da sua marca.

4. Alimentos (saúde, ghost kitchen)

O mercado de delivery no Brasil é o maior da América Latina. O país representou quase 50% de todo o uso de delivery na região em 2021, somando uma movimentação na casa dos trilhões. Com mais de 250 aplicativos de entrega no Brasil, empreender no ramo de alimentos pode ser uma alternativa positiva.

Um dos segmentos que se destacam são as opções nichadas como alimentos orgânicos e saudáveis. Outro setor que tem apresentado um aumento é o de ghost kitchen, pelo qual o restaurante não necessariamente é proprietário da cozinha em que a comida é feita, mas sim compartilha o ambiente com diversos outros deliverys.

Clique aqui e dê o primeiro passo em busca do seu novo empreendimento

5. Saúde (telemedicina)

Com as medidas de isolamento da pandemia, houve diversos avanços na regulamentação da telemedicina no ano de 2020. Seja através de consultas ou acompanhamento médico, a alta de serviços de saúde que podem ser prestados online é uma tendência que veio para ficar.  Com diversas startups inovando e dando acesso para consultórios realizarem seus serviços de maneira remota e segura, o mercado é uma oportunidade de negócio para quem quer empreender na área da saúde. Uma ressalva importante é o fato de que empreendimentos neste setor costumam demandar um alto investimento.

6. Agronegócio

Em meio a instabilidades econômicas, o agronegócio se destaca por ser um setor que continua em constante crescimento. Com previsão de alta de 20% em comparação ao ano de 2020, o setor valoriza constantemente os negócios que conseguem performar bem, sendo responsável por 7% do PIB do país. Além disso, o agronegócio movimenta e impacta diversos outros setores, e pode ser uma boa opção para quem pensa em começar o próprio empreendimento. No entanto, para investir nessa área, é recomendado estudar e entender sobre o agronegócio.

7. Pets (produtos e serviços)

A adoção ou compra de animais domésticos aumentaram com a pandemia. Consequentemente, cada vez mais os donos de pets buscam produtos e serviços que garantem uma boa qualidade de vida para seus animais. O crescimento de marcas como a Petz, Petlove e Cobasi demonstra que o setor ainda é promissor e uma boa área para quem quer começar a empreender.

8. Conteúdo digital

“Creator Economy” é a palavra da vez. Com grandes audiências no ambiente digital, a economia dos criadores de conteúdo para internet movimentou mais de 1.3 bilhão de dólares em 2021. Com empresas buscando cada vez mais se aproximar dos chamados “influencers” para fortalecer suas marcas, é de se esperar que esse mercado continue crescendo e fazendo a diferença para vários empreendedores ao redor do mundo.

9. Franquias

Franquias nunca saem de moda, e registraram resultados expressivos no terceiro trimestre de 2021, com faturamento 8% superior ao registrado em 2020. De acordo com os dados, o setor se mostra um empreendimento que, apesar do alto investimento, também promete alto retorno. Para aqueles que buscam investir, a EXAME preparou uma lista com boas franquias para o ano de 2022.

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

Brasil registra um acidente de trabaho a cada 51 segundos

  Um acidente de trabalho é registrado a cada 51 segundos no Brasil, de acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Esse número coloca o Brasil no topo da lista de países mais perigosos para os trabalhadores, ficando atrás apenas de China, Índia e Indonésia. Só em 2022, o país registrou 612,9 mil acidentes, que causaram 2.538 mortes, um aumento de 22% em relação a 2021. De acordo com o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho (SINAIT), Bob Machado, o aumento no número de acidentes laborais é um reflexo da atual situação da inspeção do trabalho no País. “O Brasil conta, hoje, com o menor contingente de auditores-fiscais do trabalho (AFTs) dos últimos 30 anos, operando com uma quantidade de profissionais bem abaixo da ideal. Isso dificulta muito o trabalho de fiscalização nas empresas e abre brechas para que mais acidentes aconteçam”, disse. Dados da OIT e do Ministério Público do Trabalho (MPT) mostram que as principais causas de acidentes

Placa Mercosul deve mudar mais uma vez para exibir cidade e estado

  A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou, nesta terça-feira (16), o  Projeto de Lei  3.214/2023, que  defende que placas de veículos voltem a exibir o estado e o município de registro no Brasil . Agora, a proposta seguirá para votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O autor do PL é o senador Esperidião Amin (PP-SC). De acordo com o relator,  informações como estado e município podem facilitar a identificação de um veículo em situações irregulares por parte das autoridades de trânsito . "As polícias rodoviárias, agentes de tráfego e outros órgãos de fiscalização dependem dessa informação para realizar seu trabalho de forma eficiente e precisa", afirma Amin. O autor do PL é o senador Esperidião Amin (PP-SC). De acordo com o relator,  informações como estado e município podem facilitar a identificação de um veículo em situações irregulares por parte das autoridades de trânsito . "As polícias rodoviárias, agentes de tráfego e outros órgãos de fiscalizaç

DORIA NÃO MENTE

Rancho D´Ajuda

Feliz Natal! Canadauence.com

O estapafúrdio contrato “ultraconfidencial” entre o Butantan e a Sinovac, que não especifica valor entre as partes

  O contrato que o Instituto Butantan, dirigido por Dimas Tadeu Covas, que diz não ter relação de parentesco com Bruno Covas, prefeito de São Paulo, e o gigante laboratório chinês Sinovac, acreditem, não determina quantidade e valor unitário da vacina. A grosso modo, o contrato beneficia apenas um lado no acordo: o chinês. As cláusulas do contrato, anunciadas, em junho, como “históricas” pelo governador de São Paulo, João Dória, revelam outras prioridades que, obviamente, não tem nada a ver com a saúde da população do Brasil, como o tucano chegou a afirmar para o presidente Jair Bolsonaro, quando fazia pressão para o chefe do executivo liberar a vacina no país. A descoberta ocorre na semana em que os testes com a vacina foram suspensos devido ao falecimento de uma voluntária, cujo motivo da morte – sequer – foi informado pelo Butantan à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que é o órgão de proteção à saúde da população por intermédio de controle sanitário da produção e co