Pular para o conteúdo principal

Possível uso de bombas termobáricas na Ucrânia!? O que são e como funcionam

 

Vídeos, que estão circulando na internet, mostrando grandes explosões com formato de “cogumelos” semelhantes a detonação de armas nucleares. Isso levantou a possibilidade de a Rússia estar usando bombas termobáricas no ataque a Ucrânia, uma vez que a Rússia é um dos poucos países que possuem essa poderosa e terrível arma em seu arsenal.

O que são bombas termobáricas?

De acordo com o dicionário Priberam, o significado da palavra termobárico é descrito como: 

“Que produz uma onda de explosão poderosa e prolongada através do uso de um combustível que reage com o ar atmosférico”

Dicionário Priberam

A palavra é a junção de dois termos derivados do grego thermobarikos (θερμοβαρικός), de thermos (θερμός) “quente” e baros (βάρος) “pesado”.

O seu uso é amplo, na forma de dispositivos de vários tamanhos, com ogivas portáteis, lançadas por mísseis balísticos ou aeronaves. As que supostamente estão sendo usadas na Ucrânia pela Rússia tem grande possibilidade de ser propelido pelo sistema móvel de curto alcance de mísseis balísticos 9K720 Iskander, recentemente incorporados ao vasto arsenal de mísseis russos e compatível com as ogivas termobáricas.

A Rússia desenvolveu a chamada FOAB (Father of All Bombs) ou “Pai de Todas as Bombas”, nome popular para a ATIP (Aviation Thermobaric Bomb of Increased Power), que pode ser traduzida como “Bomba Termobárica de Aviação de Potência Aumentada“. Era uma tecnologia similar a americana GBU-43/B MOAB (Massive Ordnance Air Blast), que posteriormente ficou informalmente conhecida como Mother of All Bombs ou “Mãe de Todas as Bombas”, um trocadilho com o acrônimo MOAB. A arma americana foi projetada e produzida em meados do início dos anos 2000 e usada contra insurgentes do Estado Islâmico em cavernas no Afeganistão em 2017. Já a versão russa conhecida como “FOAB” por alegadamente ter um poder de destruição quatro vezes superior a americana foi testada em 2007 e usada a primeira vez em combate na Síria em 2017 (coincidência?).

Apesar de sua tonelagem superior, cerca de 9.800kg, o rendimento da explosão da MOAB equivale a cerca de 11 toneladas de TNT contra 44 toneladas de TNT da FOAB que possui estimados 7.000 kg, porém os dados são contestados pelos americanos. Considerada a bomba convencional ou não nuclear mais poderosa do mundo, os especialistas dizem que seu efeito é comparável ao dos armamentos atômicos. Na prática qualquer arma que use calor e pressão pode ser considerada uma arma termobárica.

Como elas funcionam?

O princípio de funcionamento das bombas termobáricas é aparentemente simples. Após sua detonação ela consome o ar atmosférico e geram temperatura na ordem dos 3.000 ⁰C com ondas de choque letais que se propagam a uma velocidade de 3,2 km por segundo e com duração significamente maior. Em armas de construção convencional geralmente tem em sua composição dois agentes, um combustível e um oxidante, pré-misturados na proporção 25/75 por cento, respectivamente. Entretanto as armas termobáricas são quase totalmente compostas de elemento combustível que normalmente se usa pó de alumínio concentrado, com o ar ambiente como agente oxidante. Esse agente é dispersado no local por uma primeira carga formando uma “nuvem” que se mistura na atmosfera que em seguida é inflamada e detonada por uma segunda carga. Isso a torna terrivelmente eficaz mesmo em estruturas fortificadas, devido a capacidade do elemento fluir por volta e por entre o alvo.

Como foi dito a onda de choque subsequente é altamente letal e de grande duração. A “explosão do ar” gerada pela arma, tem efeitos potencialmente devastadores nos seres humanos. No raio de alcance muito próximo a explosão uma pessoa pode literalmente ser desintegrada. Já aquelas que por ventura estão dentro do raio de alcance, porém mais afastadas do epicentro poderão sofrer concussões e lesões como rompimento do tecido pulmonar devido à pressão, queimaduras devido a inalação do ar em altíssima temperatura, rompimento de tímpano e outros órgãos internos. Em ambientes confinados a pressão pode chegar a 29 vezes a pressão atmosférica (atm) normal.

TROCANO, a bomba brasileira

Por iniciativa da FAB (Força Aérea Brasileira), através de seu EMAER (Estado Maior da Aeronáutica) e da DIRMAB (Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico) e levada a cabo pelo IAE (Instituto de Aeronáutica e Espaço – Instituto de Aeronáutica e Espaço), o Brasil iniciou o projeto de uma “bomba de sopro” que foi batizada de Projeto TROCANO. Os estudos tiveram início em 2004 e segundo fontes especializadas. Trata-se de um “sistema de defesa que poderia ser utilizado para interdição de grandes áreas e para abertura de clareiras que possibilitassem o pouso de aeronaves de asas rotativas em área de mata fechada.”

Porém o artefato usa o mesmo princípio de funcionamento das outras bombas termobáricas em atividade. Apelidada de “Mãe de todas as bombas brasileiras” ou “MOAB brasileiro” a TROCANO contém 9.000 kg de tritonal, uma mistura composta a base de 80% de TNT e 20% de pó de alumínio, 18% mais poderoso que o TNT puro. Seu raio de destruição chega a 1km, lançada através de paletes posicionados no compartimento de carga de aviões de transporte como o modelo C-130 Hércules, em queda são acionados paraquedas para desacelerar a trajetória que é determinada pela sua aerodinâmica. Apesar de testada e aprovada como uma arma funcional, relatórios oficiais do Ministério da Defesa o projeto foi dado como encerrado em 2011.

Documento do Ministério da Defesa citando o projeto: Ministério da Defesa-PDF (Pág 13)

fonte: Hoje no Mundo Militar

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

Invasões do MST chegam a 24 áreas em 10 Estados e no DF

24 propriedades já foram invadidas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em 11 estados do país durante o chamado Abril Vermelho, segundo dados divulgados na manhã desta terça (16) pelo grupo. As ocupações começaram ainda no fim de semana e, de acordo com o movimento, devem se estender até sexta (19) na Jornada Nacional de Lutas em Defesa da Reforma Agrária. Além das invasões, o grupo promoveu outras seis ações diversas como montagem de acampamentos em alguns estados, assembleias e manifestações. As ações ocorrem mesmo após o  anúncio de um programa do governo federal para a reforma agrária que vai destinar R$ 520 milhões  para a compra de propriedades ainda neste ano para assentar cerca de 70 mil famílias do movimento. Entre os estados que tiveram invasões a propriedades estão Pernambuco – com a terceira ocupação de uma área da Embrapa –, Sergipe, Paraná, São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro, Bahia, entre outros. “Até o momento, a Jornada contabiliza a realização de 30 aç

GM está saindo de suas torres de sede em Detroit

  A General Motors  planeja transferir sua sede global para o novo complexo  Hudson  ’s em Detroit em 2025, abandonando sua icônica localização no Renaissance Center.  A GM  continuará a ser proprietária do RenCen, como é chamado, e se juntará a uma parceria com a imobiliária Bedrock, a cidade de Detroit e o condado de Wayne para reconstruir o conjunto de torres que dominam o horizonte de Detroit. A GM será a inquilina âncora do projeto Bedrock's Hudson's Detroit, que foi construído no local da antiga loja de departamentos JL Hudson. Esta será a quarta sede da GM em Detroit. A localização fica na Woodward Avenue, onde a GM estabeleceu sua primeira sede em 1911. A GM assinará um  contrato de arrendamento  de 15 anos para os andares superiores de escritórios do complexo Hudson, juntamente com espaços no nível da rua para exibir seus veículos e para atividades públicas.  Hudson's Detroit  é um empreendimento de 1,5 milhão de pés quadrados que, de outra forma, contará com lojas

STF proíbe abordagem policial baseada em gênero ou cor da pele

O Supremo Tribunal Federal (STF) proibiu, nesta quinta-feira (11), que abordagens policiais sejam feitas com base em “raça, sexo, orientação sexual, cor da pele, ou aparência física”. A tese fixada pelos ministros será usada em casos semelhantes em instâncias inferiores da Justiça. “A busca pessoal, independente de mandado judicial, deve estar fundada em elementos indiciários objetivos de que a pessoa esteja na posse de arma proibida, ou de objetos ou papeis que constituam corpo de delito, não sendo lícita a realização da medida com base na raça, sexo, orientação sexual, cor da pele, ou aparência física”, diz orientação da Corte. A Corte debateu a chamada “filtragem racial” ou o “perfilamento racial”. Isso significa que eles avaliaram se houve atitudes da polícia motivadas por racismo em relação ao suspeito. O JULGAMENTO O STF elaborou a tese a partir do julgamento de um homem negro que foi condenado por tráfico de drogas por portar 1,53 gramas de cocaína, em 2020, em São Paulo. Nesse

BYD anuncia nova bateria que permite ir de SP a Brasília sem recarga

  Os  carros elétricos e híbridos  da  BYD  devem dar um salto em termos de autonomia em breve. A FinDreams, subsidiária responsável pelas baterias da montadora chinesa, vai lançar a segunda geração das baterias  Blade  ainda neste ano e promete peças menores, mais leves e mais seguras, além do maior alcance. Isso porque as novas baterias devem ser mais densas,  chegando até aos 190 Wh/kg . A Blade atual  chega até aos 150 Wh/kg . O  presidente da BYD, Wang Chuanfu , revelou o desenvolvimento da nova bateria durante uma recente reunião de comunicação de relatórios financeiros, segundo o site CarNewsChina. O site ainda especula que, com as novas baterias, os carros elétricos da BYD poderão  passar dos 1.000 km de autonomia com apenas uma carga , que também deve ser mais rápida nos novos sistemas. Caso isso aconteça, será a bateria de fosfato de ferro-lítio (LFP) de maior densidade e autonomia. Esse tipo de material, normalmente, é de 20% a 30% menos denso do que as baterias de níquel, c

Mais uma derrota do Governo: Câmara aprova urgência para projeto que autoriza “força policial” contra MST

  A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (16) o projeto de lei PL 895/23, que estabelece sanções administrativas e restrições a ocupantes e invasores de propriedades rurais e urbanas. Uma das medidas previstas no projeto é a permissão do uso da força policial para expulsar invasores de propriedades sem a necessidade de uma ordem judicial. A urgência na tramitação do projeto ocorre em meio a recentes invasões de terras cometidas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) como parte das ações do Abril Vermelho. Pelo menos 24 propriedades foram invadidas pelo MST em 11 estados até a segunda-feira (15). O projeto estava pendente de votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). No entanto, deputados da oposição e do Centrão conseguiram aprovar um requerimento de urgência para que o projeto fosse votado em sessão plenária. A decisão de votar a urgência foi criticada por parlamentares governistas, que consideraram uma “quebra de acordo” alegando que o projeto não

Brasil soltou 57 mil presos na saidinha de Natal, e menos de 5% não voltaram para a cadeia

  Menos de 5% dos detentos que tiveram o direito à saidinha no Natal no fim de 2023 não retornaram aos presídios no Brasil.  Levantamento realizado pela  Folha  a partir de informações das secretarias estaduais responsáveis pelo sistema penitenciário mostra que 56.924 presos tiveram o benefício concedido pela Justiça em 18 unidades da federação. Destes, 2.741 não regressaram (4,8% do total).  Oito estados (Acre, Alagoas, Amazonas, Goiás, Mato Grasso, Paraíba, Rio Grande do Nortes e Tocantins) disseram que não concederam o direito. A Bahia não respondeu. O Pará informou que a saidinha ainda está em vigor em algumas comarcas do interior do estado. Levantamento realizado pela  Folha  a partir de informações das secretarias estaduais responsáveis pelo sistema penitenciário mostra que 56.924 presos tiveram o benefício concedido pela Justiça em 18 unidades da federação. Destes, 2.741 não regressaram (4,8% do total).  Oito estados (Acre, Alagoas, Amazonas, Goiás, Mato Grasso, Paraíba, Rio Gra