Pular para o conteúdo principal

Jardineiro desenterra Ford cupê 1948 em chácara no interior de São Paulo


Quem semeia o verde colhe carro antigo. Jardineiro por profissão, Laercio Donizete Fróes, de 58 anos, sempre amou os clássicos. Sabe a história de cada DKW, Fordinho ou Galaxie que existe na cidade onde vive, Bariri, a 350 quilômetros da capital paulista. Nessa mania de mapear as raridades, acompanhou por décadas a lenta decadência de um Ford cupê 1948.

O carro pertencia a uma pessoa chamada Sami, que era famoso em Bariri por vender carne temperada de carneiro e coalhadas de alta qualidade. Sami morava no centro da cidade e era lá que o Ford ficava. Em 1979, vândalos tentaram atear fogo ao velho cupê. Os danos não foram muito extensos, mas a parte elétrica foi queimada. Desgostoso, o proprietário rebocou o Ford para uma chácara, às margens da estrada que leva ao aeroporto local.

Um dia, alguém pediu emprestado as rodas do Ford, para fazer uma carreta. O cupê de 1.400 quilos então foi posto sobre uns tocos. Ficava exposto às intempéries e, a cada chuva, o piso de terra batida afundava um pouquinho. Não demorou e um enorme formigueiro se formou à sombra do carro. Os pedaços de madeira que serviam como cavaletes apodreceram e o chassi colou no chão. Com o tempo, vidros e muitas peças foram roubadas. Levaram até o capô dianteiro, deixando à mostra o motor V8 Flathead de 3,9 litros e 100 cv. A brilhante pintura preta deu lugar a tons indefinidos de primer e ferrugem.

AMOR PLATÔNICO

Sempre que ia pescar com os filhos Felipe e Igor, Laercio passava pela chácara onde estava o Ford e, do lado de fora da cerca, sofria ao ver o carro sendo tragado pela terra, pouco a pouco. Felipe, que na época era menino, não se conformava: fazia desenhos do Ford semienterrado e sonhava construir um telheiro para proteger o cupê.

Foram anos de amor platônico. No fim, o barro endurecido já estava pelo meio das portas, quase cobrindo o topo dos para-lamas. O carro estava virando um fóssil...

Sami, o dono original do Ford, morreu. Seu herdeiro, Zé, soube do tanto que Laercio gostava do cupê e o chamou para um cafezinho:

- "Tem certeza que é isso que você quer? - perguntou Zé, incrédulo, diante da carcaça coberta de terra."

- "Assim mesmo, do jeito que está" - confirmou o jardineiro.

- "E se eu te disser que o carro é seu?"

De tanta emoção, Laercio quase teve um troço ao ganhar o cupê. Agora, era pôr mãos à obra para desenterrar o clássico.

A operação de resgate começou em janeiro passado, com uma capina para retirar o matagal seco que se emaranhava sobre a carroceria. Semanas depois, Laercio contratou uma pá mecânica para abrir um fosso de meio metro em volta do carro:

- "Fora essa máquina, cavei tudo sozinho, aos sábados, domingos e feriados" - conta.

Nos 43 anos em que o Ford esteve parado, cresceram duas árvores, enredando com suas raízes o chassi e a suspensão. Isso complicou um bocado a exumação. Foi preciso serrar as grossas raízes e uma das árvores caiu - por pouco não acabou de vez com a carroceria. Um tambor de freio já havia sido  "engolido" pelo outro tronco, que teve que ser bem amarrado. O crescimento das árvores também mutilou a porta e o para-lama direitos.

"Com uns macaquinhos hidráulicos, tipo garrafinha, eu ia levantando o carro aos poucos e apoiando em uns toquinhos de madeira. Teve dia em que eu trabalhei todo o tempo deitado. Voltava pra casa com lama até a cabeça" - relata Laercio.

Por incrível que pareça, a metade enterrada do carro nem apodreceu tanto, atestando a qualidade (a espessura) das chapas usadas nos automóveis americanos dos anos 40. O  teto foi o pedaço mais carcomido pela oxidação: afundado por um galho, acumulou água empoçada por muitos anos.

No último fim de semana, após três meses de trabalho, o Ford foi içado por um caminhão munck e posto sobre uma carretinha que permitirá mover o Ford de um lado para outro. O cupê, enfim, deixou a chácara e foi levado para a casa de Laercio.

- "No momento, estou tirando um bocado de terra de dentro da cabine. Esse barro ficou duro como pedra, tenho que usar talhadeira! Só aí vou levar no posto de gasolina, para uma lavagem caprichada" - adianta o apaixonado pelo Ford cupê.

E quais são os planos para depois?

Desde que iniciou os trabalhos, Laercio vem publicando fotos do resgate na página "Barn find Brasil", do Facebook. Começou a arrebanhar fãs, numa grande torcida para que a loucura desse certo.

- "Já recebi algumas doações de peças e fiz muitos amigos. Quero deixar essa história pros filhos e netos, quando eu já não estiver mais neste mundo" - afirma o jardineiro que colheu um Ford 48.

fonte: Motor 1

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

GM está saindo de suas torres de sede em Detroit

  A General Motors  planeja transferir sua sede global para o novo complexo  Hudson  ’s em Detroit em 2025, abandonando sua icônica localização no Renaissance Center.  A GM  continuará a ser proprietária do RenCen, como é chamado, e se juntará a uma parceria com a imobiliária Bedrock, a cidade de Detroit e o condado de Wayne para reconstruir o conjunto de torres que dominam o horizonte de Detroit. A GM será a inquilina âncora do projeto Bedrock's Hudson's Detroit, que foi construído no local da antiga loja de departamentos JL Hudson. Esta será a quarta sede da GM em Detroit. A localização fica na Woodward Avenue, onde a GM estabeleceu sua primeira sede em 1911. A GM assinará um  contrato de arrendamento  de 15 anos para os andares superiores de escritórios do complexo Hudson, juntamente com espaços no nível da rua para exibir seus veículos e para atividades públicas.  Hudson's Detroit  é um empreendimento de 1,5 milhão de pés quadrados que, de outra forma, contará com lojas

Invasões do MST chegam a 24 áreas em 10 Estados e no DF

24 propriedades já foram invadidas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em 11 estados do país durante o chamado Abril Vermelho, segundo dados divulgados na manhã desta terça (16) pelo grupo. As ocupações começaram ainda no fim de semana e, de acordo com o movimento, devem se estender até sexta (19) na Jornada Nacional de Lutas em Defesa da Reforma Agrária. Além das invasões, o grupo promoveu outras seis ações diversas como montagem de acampamentos em alguns estados, assembleias e manifestações. As ações ocorrem mesmo após o  anúncio de um programa do governo federal para a reforma agrária que vai destinar R$ 520 milhões  para a compra de propriedades ainda neste ano para assentar cerca de 70 mil famílias do movimento. Entre os estados que tiveram invasões a propriedades estão Pernambuco – com a terceira ocupação de uma área da Embrapa –, Sergipe, Paraná, São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro, Bahia, entre outros. “Até o momento, a Jornada contabiliza a realização de 30 aç

STF proíbe abordagem policial baseada em gênero ou cor da pele

O Supremo Tribunal Federal (STF) proibiu, nesta quinta-feira (11), que abordagens policiais sejam feitas com base em “raça, sexo, orientação sexual, cor da pele, ou aparência física”. A tese fixada pelos ministros será usada em casos semelhantes em instâncias inferiores da Justiça. “A busca pessoal, independente de mandado judicial, deve estar fundada em elementos indiciários objetivos de que a pessoa esteja na posse de arma proibida, ou de objetos ou papeis que constituam corpo de delito, não sendo lícita a realização da medida com base na raça, sexo, orientação sexual, cor da pele, ou aparência física”, diz orientação da Corte. A Corte debateu a chamada “filtragem racial” ou o “perfilamento racial”. Isso significa que eles avaliaram se houve atitudes da polícia motivadas por racismo em relação ao suspeito. O JULGAMENTO O STF elaborou a tese a partir do julgamento de um homem negro que foi condenado por tráfico de drogas por portar 1,53 gramas de cocaína, em 2020, em São Paulo. Nesse

Brasil soltou 57 mil presos na saidinha de Natal, e menos de 5% não voltaram para a cadeia

  Menos de 5% dos detentos que tiveram o direito à saidinha no Natal no fim de 2023 não retornaram aos presídios no Brasil.  Levantamento realizado pela  Folha  a partir de informações das secretarias estaduais responsáveis pelo sistema penitenciário mostra que 56.924 presos tiveram o benefício concedido pela Justiça em 18 unidades da federação. Destes, 2.741 não regressaram (4,8% do total).  Oito estados (Acre, Alagoas, Amazonas, Goiás, Mato Grasso, Paraíba, Rio Grande do Nortes e Tocantins) disseram que não concederam o direito. A Bahia não respondeu. O Pará informou que a saidinha ainda está em vigor em algumas comarcas do interior do estado. Levantamento realizado pela  Folha  a partir de informações das secretarias estaduais responsáveis pelo sistema penitenciário mostra que 56.924 presos tiveram o benefício concedido pela Justiça em 18 unidades da federação. Destes, 2.741 não regressaram (4,8% do total).  Oito estados (Acre, Alagoas, Amazonas, Goiás, Mato Grasso, Paraíba, Rio Gra

BYD anuncia nova bateria que permite ir de SP a Brasília sem recarga

  Os  carros elétricos e híbridos  da  BYD  devem dar um salto em termos de autonomia em breve. A FinDreams, subsidiária responsável pelas baterias da montadora chinesa, vai lançar a segunda geração das baterias  Blade  ainda neste ano e promete peças menores, mais leves e mais seguras, além do maior alcance. Isso porque as novas baterias devem ser mais densas,  chegando até aos 190 Wh/kg . A Blade atual  chega até aos 150 Wh/kg . O  presidente da BYD, Wang Chuanfu , revelou o desenvolvimento da nova bateria durante uma recente reunião de comunicação de relatórios financeiros, segundo o site CarNewsChina. O site ainda especula que, com as novas baterias, os carros elétricos da BYD poderão  passar dos 1.000 km de autonomia com apenas uma carga , que também deve ser mais rápida nos novos sistemas. Caso isso aconteça, será a bateria de fosfato de ferro-lítio (LFP) de maior densidade e autonomia. Esse tipo de material, normalmente, é de 20% a 30% menos denso do que as baterias de níquel, c

Mais uma derrota do Governo: Câmara aprova urgência para projeto que autoriza “força policial” contra MST

  A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (16) o projeto de lei PL 895/23, que estabelece sanções administrativas e restrições a ocupantes e invasores de propriedades rurais e urbanas. Uma das medidas previstas no projeto é a permissão do uso da força policial para expulsar invasores de propriedades sem a necessidade de uma ordem judicial. A urgência na tramitação do projeto ocorre em meio a recentes invasões de terras cometidas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) como parte das ações do Abril Vermelho. Pelo menos 24 propriedades foram invadidas pelo MST em 11 estados até a segunda-feira (15). O projeto estava pendente de votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). No entanto, deputados da oposição e do Centrão conseguiram aprovar um requerimento de urgência para que o projeto fosse votado em sessão plenária. A decisão de votar a urgência foi criticada por parlamentares governistas, que consideraram uma “quebra de acordo” alegando que o projeto não