Pular para o conteúdo principal

Mundo ultrapassa 400 casos de varíola dos macacos fora da África

 

Esse é o maior surto já registrado fora do continente; entenda a doença

O mundo ultrapassou os 400 casos de varíola dos macacos fora da África nesta 6ª feira (27.mai.2022). A marca foi atingida duas semanas depois da 1ª confirmação. Já são 401 infectados em 21 países, até às 18 horas.

O 1º caso na América Latina foi confirmado na Argentina nesta 6ª feira (27.mai.2022). Há uma suspeita também na Bolívia. Questionado pelo Poder360 nesta 6ª feira (27.mai.2022), o Ministério da Saúde do Brasil informou que ainda não há relatos de casos no país. Contudo, um brasileiro foi infectado pela doença na Europa.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) orientou medidas, como uso máscaras, higienização das mãos e distanciamento, em aviões e aeroportos para evitar a chegada do vírus no Brasil.

Especialistas ouvidos pelo Poder360 afirmam ser provável que o vírus chegue ao país. “Nesse mundo globalizado, vai ser difícil não entrar no Brasil”, disse Giliane Trindade, doutora em microbiologia pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e professora na instituição.

O presidente da Sociedade Brasileira de Virologia e doutor em microbiologia pela UFMG, Flávio Guimarães da Fonseca, afirma que “basta alguém doente entrar num avião e descer aqui”.

Contudo, tanto os especialistas como a própria OMS (Organização Mundial da Saúde) avaliam ser improvável que o surto se torne uma pandemia. “Ele se transmite com menos eficácia, é necessário um contato mais próximo, mais íntimo”, diz Fonseca.

“Não é o mesmo que a covid-19. Não estamos observando esse tipo de expansão”, afirmou a epidemiologista da OMS Maria Van Kerkhove, em vídeo institucional na 5ª feira (26.mai). Segundo ela, a organização acredita que será possível parar o avanço da doença. Outros representantes da instituição têm realizado declarações semelhantes.

VARÍOLA DOS MACACOS

A varíola dos macacos já existe há mais 50 anos na África. É uma doença viral transmitida de animais para humanos. O 1º caso humano foi registrado nos anos 1970, na República Democrática do Congo. Mas o vírus foi descoberto em 1958 em um surto de macacos infectados –a doença recebeu seu nome por causa desse episódio. A origem do patógeno, no entanto, é atribuída a roedores.

Esse vírus está circulando a décadas [na África] e muita pouca atenção foi direcionada a ele, infelizmente. Há centenas, se não milhares, de casos acontecendo lá”, afirmou Maria Van Kerkhove, da OMS. Segundo informe da organização, o continente registrou ao menos 1.315 casos e 60 mortes da doença de 15 de dezembro de 2021 a 1º de maio deste ano.

O vírus circula só na África por causa dos animais locais. É limitado à África Ocidental e Central. Mas eventualmente casos são exportados para outros continentes. O 1º episódio aconteceu em 2003 nos Estados Unidos.

Naquele ano, 47 pessoas foram infectadas no país. Os casos começaram depois de contato com cães-da-pradaria, um roedor silvestre que havia sido introduzido em alguns lares como de estimação. Antes da venda desses roedores, eles permaneceram próximos de outros mamíferos importados de Gana que estavam infectados. Os animais comprados transmitiram a doença para seus donos e outros humanos.

Esse foi o 1º relato de varíola dos macacos fora da África e o maior surto até então externo ao continente. A crise atual já é mais de 8 vezes a de 2003.

Houve outros episódios em 2018, no Reino Unido, e em 2021, nos EUA. Mas esses eventos são raros. E todos esses eventos foram mais controlados do que o cenário atual. “É o maior surto fora da África que se tem notícia. E está acontecendo de forma muito explosiva. Um número de casos muito alto em um período muito curto”, disse Fonseca, da Sociedade Brasileira de Virologia. Segundo ele, isso não era esperado pelo vírus não ser tão transmissível, como a covid-19.

O 1º caso do surto deste ano foi confirmado em 12 de maio no Reino Unido. Em duas semanas, o mundo já ultrapassou 400 infectados. A OMS havia afirmado em 21 de maio que esperava o aumento do número conforme a expansão da vigilância em países onde o vírus não costuma ser encontrado –devido ao alerta por causa do surto atual.

Até agora, nenhuma morte foi registrada. Historicamente, a letalidade da doença varia de 0% a 11%, segundo a OMS. No período mais recente, tem se mantido entre 3% a 6%.

A varíola dos macacos geralmente é uma doença autolimitada. A maioria dos infectados se recupera em poucas semanas sem tratamento”, disse o Hans Kluge diretor regional da OMS na Europa, em comunicado de 20 de maio. A doença, no entanto, é mais grave em crianças, gestantes e pessoas com o sistema imune comprometido.

Poder360 destacou alguns dos principais pontos da varíola dos macacos:

DIFERENÇA DA VARÍOLA “TRADICIONAL”

São dois vírus diferentes. A varíola dos macacos tem origem animal (provavelmente de roedores), diferentemente da versão humana, que foi erradicada do mundo em 1980 depois de ampla vacinação global.

Os sintomas das duas doenças são parecidos. Mas só a varíola dos macacos faz os linfonodos (nas axilas, garganta ou virilha) incharem. A gravidade, a letalidade e o nível transmissão também são menores.

SINTOMAS

Aparecem de 5 a 21 dias depois da infecção e duram de 2 a 4 semanas. Os sinais iniciais são febre, dor de cabeça, dores musculares e nas costas, linfonodos inchados e arrepios.

De 1 a 3 dias depois do aparecimento da febre, surgem erupções cutâneas (manchas, lesões, ou bolhas com líquidos). Essas lesões geralmente começando no rosto e se espalhando para outras partes do corpo. Podem variar de uma a centenas de erupções. É importante não retirar o tecido das lesões na pele. Isso pode piorar o quadro do paciente.


Lesões na mãe de uma pessoa infectada pela varíola dos macacos. Feridas aparecem depois do paciente ter febre

TRANSMISSÃO

Pode acontecer por meio de contato com animais, humanos ou superfícies contaminadas. O vírus entra no corpo por pele quebrada, olhos, nariz ou boca. Ele é transportado por meio de secreções respiratórias, sangue ou fluídos e partículas das lesões. A transmissão, no entanto, é inferior à da covid-19. É necessário contato prolongada ou próximo.

O vírus também pode ser transmitido pela placenta da mãe para o feto. A transmissão ainda pode ocorrer no contato próximo com lesões ou secreções respiratórias durante sexo.

Pessoas com sintomas e que viajaram no último mês para a África ou qualquer país com casos devem procurar atendimento médico imediatamente. O mesmo vale para aqueles que tiveram contato com casos suspeitos.

TRATAMENTO

A vacina contra a varíola humana também é eficaz contra a doença e pode ser usada para controlar surtos. “As vacinas usadas durante o programa de erradicação da varíola também forneceram proteção contra a varíola dos macacos”, informou a OMS.

O imunizante já está sendo usado no Reino Unido e nos EUA. Contudo, o estoque mundial é pequeno. É improvável que aconteça uma vacinação em massa. O uso deve ser direcionado só em comunidades com casos da doença. No Brasil, o imunizante deixou de ser usado nos anos 1970.

O antiviral tecovirimat foi licenciado pela Agência Europeia de Medicamentos para varíola dos macacos em 2022 com base em dados em estudos em animais e humanos. Mas ainda não está amplamente disponível.

Há também o tratamento para aliviar sintomas. Os infectados devem se manter hidratados e alimentados.

PREVENÇÃO

É importante que pessoas e animais infectados fiquem isolados –sem contato com outras pessoas ou animais. A OMS orienta que o paciente permaneça de quarentena até que uma nova camada de pele tenha se formado por baixo das lesões na pele. As lesões irão formar crostas, que cairão e só depois a nova camada de pele será formada.

Ao ter contato com casos confirmados ou suspeitos, é necessário usar máscaras e lavar as mãos. Essas medidas também são recomendadas em aviões e aeroportos, por causa do contato com viajantes de países onde há casos da doença.

A Anvisa recomenda o uso de máscaras, a higienização das mãos e o distanciamento em aviões e aeroportos para evitar a chegada do vírus no Brasil

AÇÕES DO BRASIL

Ministério da Saúde criou na 2ª feira (23.mai) uma “sala de situação” para monitorar o cenário da varíola dos macacos. O órgão diz estar elaborando um plano de ação para o rastreamento de suspeitas no país.

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações já havia criado na semana passada uma câmara técnica temporária de pesquisa sobre a doença –a CâmaraPox MCTI. Formada por especialistas em varíola, o objetivo é acompanhar os estudos científicos sobre o novo surto e assessorar sobre estratégias de combate ao vírus.

Giliane Trindade, da UFMG, e Flávio Guimarães da Fonseca, da Sociedade Brasileira de Virologia, integram a câmara técnica. “Estamos atentos ao que está acontecendo fora do Brasil e articulando ações para quando esse vírus entrar no Brasil”, disse Trindade.

Os especialistas coletam informações para subsidiar as decisões do governo. Eles estão trabalhando para o desenvolvimento do diagnóstico no país e para haver uma uniformização da definição de casos e suspeitas. Há diálogos com o Ministério da Saúde, a Anvisa, a Organização Pan-Americana da Saúde e o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA.

Feridas na pele são um dos principais sinais da varíola dos macacos

RESPOSTA DA OMS E DOS PAÍSES

A OMS afirma ser urgente aumentar a conscientização sobre a varíola dos macacos e realizar uma busca abrangente de casos, para que eles sejam isolados. Também é necessário realizar o rastreamento e isolamento das pessoas que tiveram contato próximo com os infectados ou suspeitos para limitar a transmissão do vírus.

As ações imediatas se concentram em informar aqueles que podem estar em maior risco de infecção por varíola dos macacos com informações precisas disseminação”, informou a organização. A OMS preparou um guia sobre a doença direcionado a homens que fazem sexo com outros homens. Leia aqui (em inglês – 445 KB).

O material foi desenvolvido porque a maioria dos casos foram relatados nesse grupo. Contudo, o vírus pode contaminar qualquer pessoa. Leia mais abaixo.

A OMS também preparou orientações para os países sobre como lidar com a doença. Também desenvolveu definições de como classificar casos e suspeitas da doença para facilitar e unificar as informações de vigilância.

O Reino Unido comprou mais de 20.000 doses da vacina contra a varíola Imvanex (fornecida pela Bavarian Nordic). O imunizante está sendo oferecido a contatos próximos de infectados.

O risco para a população permanece baixo, mas estamos pedindo às pessoas que estejam alertas a quaisquer novas erupções ou lesões, que apareceriam como manchas, úlceras ou bolhas, em qualquer parte do corpo”, informou o governo.

O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças também está monitorando os casos e criou uma base de dados para que as nações informem seus casos. Também tem realizando reuniões com os países afetados.

ORIGEM DO SURTO

A principal teoria é de que o surto se espalhou pela Europa depois de raves na Espanha e na Bélgica. “Alguém saiu da África contaminado. Levou isso para a Europa e da Europa isso se disseminou através de contato”, disse Fonseca.

A doença teria sido transmitida principalmente por meio de sexo entre participantes das festas. A maioria dos casos do surto atual da varíola dos macacos são homens que realizaram sexo com outros homens. Contudo, qualquer pessoa pode se infectar pela doença, independentemente do seu gênero ou orientação sexual.

“Estigmatizar grupos por causa de uma doença nunca é aceitável”, afirma a OMS. Segundo a organização, isso pode ser uma barreira para acabar com o surto, impedindo que pessoas procurem atendimento e também levar a disseminação a não ser detectada.

fonte: Terra Brasil Notícias

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

Motoristas da Uber anunciam greve nacional; saiba quanto tempo irá durar

  A Uber está no centro de uma paralisação nacional marcada para esta terça-feira, 26 de março, como forma de protesto contra o Projeto de Lei 12/2024. O PL que visa regular a atividade dos motoristas de aplicativos, tem sido debatido entre representantes da categoria, os condutores e o Governo Federal. Motoristas da Uber confirmam PARALISAÇÃO NACIONAL; saiba até quando vai durar. Imagem: FDR Com tramitação em regime de urgência na Câmara dos Deputados, em Brasília, o PL tem gerado controvérsias desde sua proposição. A AMAPE e a FEMBRAPP, entidades representativas dos motoristas por aplicativos como Uber e outros, apoiam a manifestação no estado. Thiago Silva, presidente da AMAPE , confirmou a realização do evento em Recife. O ponto de encontro será em frente ao Classic Hall, na faixa local, com início às 7h da manhã. Os motoristas da Uber participarão de uma carreata até a Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE). Na ALEPE, será entregue um pedido simbólico para retirada da urgênc

Valor dos pedidos de recuperação judicial sobe 79,8% em 2023 deve continuar em 2024

  Os pedidos de  recuperação judicial  saltaram em 2023 em 68,7% na comparação com o ano anterior, atingindo 1,4 mil pedidos, de acordo com informação divulgada pela  Serasa Experian . Este foi o quarto maior número de pedidos já registrado desde 2005, quando a Serasa Experian iniciou a série histórica. O maior número de pedidos de recuperação judicial aconteceu em 2016, quando 1,8 mil empresas recorreram à Justiça para se protegerem de seus credores. O número de pedidos atingiu a marca de 1,420 mil em 2017 e de 1,408 mil em 2018. O ano de 2023 foi marcado pelos pedidos de recuperação de grandes empresas como  Americanas ,  Light  e  Oi . “O ano passado foi marcado por um recorde de inadimplência das empresas, influenciando significativamente o panorama da recuperação judicial. Embora os sinais de melhoria tenham começado a surgir, como a queda da inflação e das taxas de juros, a reação no cenário de recuperação judicial mostra-se mais lenta”, comenta o economista da Serasa Experian, L

Elon Musk apresenta avanços na tecnologia de robôs da Tesla em novo vídeo do modelo Optimus Gen-2

  Um universo em que você passa a responsabilidade das tarefas domésticas para um robô não parece tão impossível assim -  se você tiver cerca de R$ 100 mil, preço estimado para o robô humanoide da Tesla . Em um vídeo divulgado por  Elon Musk , nesta segunda-feira (15), o robô Optimus dobra uma camiseta. Um universo em que você passa a responsabilidade das tarefas domésticas para um robô não parece tão impossível assim -  se você tiver cerca de R$ 100 mil, preço estimado para o robô humanoide da Tesla . Em um vídeo divulgado por  Elon Musk , nesta segunda-feira (15), o robô Optimus dobra uma camiseta. Conheça o Optimus O Optimus foi o primeiro protótipo de um robô humanoide capaz de andar e carregar objetos da  Tesla . Também conhecido como Tesla Bot, ele foi apresentado em outubro de 2022 em um evento da empresa sobre inteligência artificial. Na época, Musk informou que o projeto Optimus  deverá estar pronto para receber encomendas entre 2025 e 2027. Terra Brasil/ https://www.youtube.c

Advogado faz discurso antissemita e quer expulsão de judeus de instituto; OAB pede investigação

  O advogado Hariberto de Miranda Jordão Filho fez declarações antissemitas durante uma reunião do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) na última quarta-feira (20). Instituições ligadas à advocacia, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), reagiram às falas. Membro da diretoria do instituto, pediu que todos os judeus presidentes de comissões do IAB fossem demitidos. “Devem ser expulsos, eliminados”, disse Jordão Filho, que reclamava do fato de a Federação Israelita do Rio de Janeiro ter acionado a OAB sobre outras manifestações antissemitas que ele já havia proferido. No discurso no IAB ele também comparou ao holocausto o que acontece na Guerra no Oriente Médio, chamando os israelenses de nazistas. Os judeus foram as principais vítimas do nazismo. Alguns membros do instituto tentaram interromper o discurso de Jordão Filho, mas a presidência da sessão permitiu que o advogado continuasse, dizendo que ele vai “assumir as consequências disso”. O IAB informou, em nota na quinta-feir

Esquerda faz ato com fiasco total e inaugura a “democracia sem povo”

  BRASÍLIA E SÃO PAULO – Grupos de esquerda e apoiadores do presidente  Luiz Inácio Lula da Silva  (PT) foram às ruas de cidades brasileiras e do exterior, neste sábado, 23. Convocados por entidades após o ex-presidente  Jair Bolsonaro (PL)   reunir uma multidão na Avenida Paulista no mês passado , os atos foram marcados pelo esvaziamento. Muita gente achava que iria flopar a manifestação da esquerda, programada para este sábado (23) em diversas capitais do Brasil. Foi bem pior do que isso... Praticamente não foi ninguém. A Folha, caolha, ainda conseguiu encontrar um motivo para tentar justificar o fracasso da manifestação: “Movimentos de esquerda fazem neste sábado (23) uma série de atos dispersos pelo país, convocados em resposta ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mas que acabaram esvaziados em meio ao distanciamento do governo Lula (PT) e ao racha na visão de partidos e militantes sobre a pertinência da mobilização.” Esse é o tal do 'jornalismo profissional'. Informações:

Carreira: Raia Drogasil abre 420 vagas de trabalho em MT, Rio e São Paulo; veja como se inscrever

O grupo farmacêutico Raia Drogasil, está com 420 vagas de trabalho disponíveis para os estados de Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo. Para se candidatar, não é necessário ter experiência prévia para nenhuma das oportunidades. São 100 vagas de farmacêutico no estado do Rio de Janeiro. Os candidatos devem ter mais de 18 anos, ensino superior completo em farmácia, CRF ativo no estado e aptidão para trabalhar com o público. Já nos estados de São Paulo e Mato Grosso, são 110 vagas de atendente de farmácia, com foco na cidade de Campinas, interior de São Paulo. Também há oportunidades para trabalhar no Centro de Distribuição de Guarulhos, na região metropolitana da capital paulista, que está contratando 150 funcionários para trabalhar como auxiliar de reposição logística. Tanto para atendente como para reposição logística, é preciso ter ensino médio completo e mais de 18 anos. “Fechamos 2023 com 1.100 farmacêuticos a mais do que em 2022. Queremos resgatar a ideia do profissional de anti