Pular para o conteúdo principal

Máscaras podem baixar imunidade e congestionar pulmões, alertam médicos

 


Em um vídeo que circula nas redes sociais, um médico otorrino conta ter atendido uma jovem que teria sofrido uma queda enquanto corria usando máscara. Segundo o médico, a jovem quebrou dois dentes e o nariz. O motivo, diz o especialista, foi a perda de consciência durante a corrida. Estudo recente mostrou que o uso de máscaras não altera o risco de contrair o coronavirus. Na verdade, em muitos casos pode aumentar as chances de contágio.

No vídeo, o médico associa o uso de máscaras a problemas ligados à baixa oxigenação, que pode levar à desorientação e até perda de sentido. Esta informação é verdadeira e embora não tenham sido feitos estudos aprofundados que comprovem as reações adversas do uso reiterado das máscaras, não é difícil concluir a partir de conhecimentos básicos sobre o funcionamento do corpo humano.

Mesmo após a morte de dois estudantes chineses que usavam máscaras ao se exercitarem, o que levantou alerta quanto à segurança do uso das máscaras durante o exercício físico, leis em todo o mundo acabaram recomendando e até obrigando a utilização sem levar em conta os riscos. Eles são amplamente conhecidos por médicos, já que a máscara cria um acúmulo de gás carbônico expirado, com risco para intoxicação pelo próprio gás carbônico. Até março, alguns jornais chegaram a publicar esses alertas, mas após as leis que obrigavam o uso, conteúdos de jornais chegaram a ser “atualizados” para se adaptarem às “novas recomendações”. No entanto, os riscos não mudaram e com a obrigatoriedade, até aumentaram.

Quais são os riscos

Médicos alertam para os níveis reduzidos de oxigênio no sangue pelo uso das máscaras, levando à redução da clareza mental, letargia e imunidades reduzidas. Essa condição, conhecida como “hipóxia”, pode levar as pessoas a perder o foco e tomar más decisões que podem ser perigosas para os outros. As pessoas já estão adormecendo e desmaiando ao realizar tarefas rotineiras enquanto usam máscaras. O resultado pode variar de acidentes a si mesmo ou a outras pessoas, devido à falta de atenção, até uma tragédia social de maiores proporções. A probabilidade de infecções virais aumenta com hipóxia porque as defesas naturais do corpo estão degradadas.

Além disso, a toxicidade do dióxido de carbono pela capacidade reduzida do corpo de expulsar o dióxido de carbono, que é um produto residual de toda atividade celular. Retenção de umidade nos pulmões devido à retenção do vapor de água nos pulmões. A retenção de umidade nos pulmões é um fator importante associado a pneumonia, bronquite, infecções virais e bacterianas, asma e outras doenças respiratórias. O acúmulo de líquido nos pulmões pode ser muito difícil de tratar e pode resultar em morte em casos graves de pneumonia e outras doenças. Se os pulmões não conseguem respirar ar seco e expelir o ar úmido, pode ocorrer um congestionamento grave nos pulmões.

Há ainda o risco maior de infecção devido o aumento do toque facial, resultando em disseminação viral/bacteriana. Pessoas que usam máscaras têm cinco vezes mais chances de tocar seus rostos continuamente ao longo do dia. Elas continuam ajustando a máscara com as mãos e tocando o rosto no processo. É sabido que tocar repetidamente o rosto e tocar outras superfícies é uma das principais causas de disseminação viral e bacteriana. Esse aumento da propagação da infecção pode ir do usuário da máscara para outros ou de outros para o usuário. Mesmo que uma pessoa use luvas e toque seu rosto e outras superfícies, o resultado é o mesmo.

O uso de máscaras exige mais esforço para respirar, o que causa desconforto respiratório adicional, especialmente em indivíduos cansados, idosos, doentes ou com imunidade comprometida. A maioria dos esforços médicos legítimos, com o objetivo de reduzir as doenças respiratórias, busca melhorar a capacidade do indivíduo de respirar, não bloqueá-la, impedi-la ou torná-la mais trabalhosa.

O otorrino Carlos Nigro, que lida diariamente com pacientes vítimas problemas respiratórios e infecciosos, lembra de lições básicas da medicina e obviedades, como o fato de que o ser humano está apto a respirar em ambientes sem máscaras.

“Da mesma forma que uma máscara tem muito mais vírus e bactérias que o ar ambiente, um local ventilado também seria evidentemente melhor que um ambiente fechado. O ponto é que o mundo e nós mesmos não somos estéreis; uma obviedade que temos que começar a contar para as pessoas novamente”, explica.

“Uma coisa é ‘encontrar vírus, bactérias, ácaros, poluentes’ no ar. Outra é se contaminar; outra é desenvolver a doença. É óbvio que essas “informações” [sobre riscos de infeção sem máscara] são apenas para causar pânico e medo. Seres humanos sem doenças no sistema imunológico estão aptos para respirar o ar ambiente sem máscaras”, lembra Nigro.

O especialista não recomenda o uso e ressalta que há muito mais desvantagens para a saúde do que vantagens, embora o uso tenha sido incluído entre normas obrigatórias.

“Estou usando mais máscara para não ser preso. Além de ter mais vírus e bactérias que o ar natural ambiente; além de dificultar as trocas de gás carbônico por oxigênio; além de causar um desconforto constante, uma preocupação e terror constante; além de apagar as individualidades, as expressões faciais; além do controle social pela focinheira, pelo cabresto;
a máscara causa coceira no nariz fazendo as pessoas coçarem o nariz aumentando muito a chance de se contaminarem com o coronavírus porque essa é, na prática, a única forma de se contaminar”.

fonte: Estudos Nacionais .com

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Confira quais são os principais lançamentos do Salão de Pequim 2024

  Com as montadoras chinesas crescendo fortemente no Brasil e no mundo, a edição 2024 do Salão do Automóvel de Pequim irá apresentar novidades que vão impactar não apenas o mercado chinês, como também revelar modelos que devem ganhar os principais mercados globais nos próximos anos Este ano nós do  Motor1.com Brasil  também está lá, mostrando os principais lançamentos que serão realizados na China. Além de novidades que ainda podem chegar ao Brasil, o que vemos aqui também chegará à Europa em breve. Isso sem contar as novidades da  BYD  para o nosso mercado. Audi Q6 e-tron O novo SUV elétrico da Audi se tornará Q6L e-tron. A variante com distância entre eixos longa do já revelado Q6 e-tron fará sua estreia no Salão do Automóvel de Pequim. O novo modelo, projetado especificamente para o mercado doméstico de acordo com os gostos dos motoristas chineses, será produzido na fábrica da Audi FAW NEV em Changchun, juntamente com o Q6 e-tron e o A6 e-tron. Reestilização do BMW i4 BMW i4 restyli

Governo Lula propõe ‘imposto do pecado’ e taxação deve atingir cigarro, bebidas e até veículos

  Um pacotão de novos impostos deve pesar no bolso do contribuinte brasileiro. O governo  Lula  apresentou uma proposta de reforma tributária que inclui a criação do chamado ‘imposto do pecado’. O texto conta com aval dos Estados. Se concretizada, essa taxação passará a ser aplicada sobre produtos como cigarros, bebidas alcoólicas, bebidas todas como açucaradas, veículos enquadradas como poluentes, e também na extração de minério de ferro, petróleo e gás natural. O projeto visa a tributar esses bens e serviços com uma alíquota mais elevada em comparação com outros itens da  economia . A proposta, no entanto, aponta que a definição das alíquotas deve ser estabelecida posteriormente por lei ordinária. Além disso, ainda não está claro se a introdução do imposto do pecado resultará em um aumento da carga tributária em relação ao sistema atual, no qual esses produtos já são taxados com alíquotas mais elevadas. Atualmente, segundo o Sindicato Nacional da Indústria das Cervejas (Sindicerv), c

Sai a lista anual de bilionários da Forbes 2024; veja os 10 mais ricos do mundo

  1. Bernard Arnault (França) CRÉDITO, GETTY IMAGES Patrimônio líquido:  US$ 233 bilhões (R$ 1,18 trilhão) Pelo segundo ano consecutivo, Arnault é a pessoa mais rica do mundo. Sua fortuna cresceu 10% em 2023 graças a mais um ano de faturamento recorde para seu conglomerado de luxo, o LVMH, dono de Louis Vuitton, Christian Dior e Sephora. 2. Elon Musk (EUA) CRÉDITO, GETTY IMAGES Patrimônio líquido:  US$ 195 bilhões (R$ 987 bilhões) Como o ranking muda constantemente, Musk ganhou e perdeu diversas vezes o título de "mais rico do mundo", à medida que mudou a valorização das suas empresas, a SpaceX, a Tesla e a rede social X (antigo Twitter). 3. Jeff Bezos (EUA) CRÉDITO, GETTY IMAGES Patrimônio líquido:  US$ 194 bilhões (R$ 982 bilhões) Bezos ficou mais rico este ano graças ao excelente desempenho da Amazon no mercado de ações. 4. Mark Zuckerberg (EUA) CRÉDITO, GETTY IMAGES Patrimônio líquido:  US$ 177 bilhões (R$ 895 bilhões) O presidente da Meta enfrenta altos e baixos. Depois

BYD: 2ª geração da bateria Blade chega em 2024 com alcance de 1.000 km

A BYD, gigante chinesa de tecnologia e líder global em carros elétricos e híbridos plug-in, anuncia a vinda da segunda geração da bateria Blade, com lançamento previsto para agosto de 2024. A nova tecnologia promete ser um grande passo com avanços em autonomia, desempenho e custo.  A revelação foi feita recentemente pelo próprio CEO da BYD, Wang Chuanfu, que falou sobre a novidade pela primeira vez em uma reunião de comunicação de resultados financeiros sobre a BYD estar atualmente desenvolvendo um sistema de bateria Blade de segunda geração. A BYD, gigante chinesa de tecnologia e líder global em carros elétricos e híbridos plug-in, anuncia a vinda da segunda geração da bateria Blade, com lançamento previsto para agosto de 2024. A nova tecnologia promete ser um grande passo com avanços em autonomia, desempenho e custo.   A revelação foi feita recentemente pelo próprio CEO da BYD, Wang Chuanfu, que falou sobre a novidade pela primeira vez em uma reunião de comunicação de resultados fina

Brasileiros estão sentindo no bolso e 79% dizem que preço dos alimentos aumentou

  A mais recente pesquisa realizada pelo Ipec (antigo Ibope) aponta que a maioria dos brasileiros, 79% deles, acredita que o preço dos alimentos aumentou nos últimos meses no país. Enquanto isso, uma parcela menor, representando 9% dos entrevistados, acredita que houve uma queda nos preços dos alimentos. Apenas 11% acreditam que os preços permaneceram estáveis. Aqueles que não souberam ou não responderam correspondem a 1% dos participantes. Além de avaliar a percepção atual, os pesquisadores também investigaram as expectativas para o futuro. Para 64% dos entrevistados, a tendência é de que os preços continuem a subir nos próximos meses. Enquanto isso, 15% acreditam que os valores vão diminuir, e 18% esperam que fiquem iguais aos de hoje. Aqueles que não souberam ou não responderam representam 3%. O levantamento ouviu 2000 pessoas entre os dias 4 e 8 de abril em 129 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos percentuais e um nível de confiança de 95%. Informação: Conexão Pol

Buscando ter ‘maior bumbum do mundo’, mulher revela não conseguir achar poltrona em que caiba; VEJA FOTOS

Natasha Crown, uma modelo sueca famosa por buscar ter o “maior bumbum do mundo”, compartilhou um vídeo recentemente que revela a dificuldade que ela enfrenta para encontrar uma poltrona em que possa se acomodar. Natasha já gastou mais de R$ 700 mil em procedimentos estéticos para aumentar suas nádegas. Sua última medição registrou um bumbum de 2,2 metros. Um dos 2,3 milhões de seguidores dela no Instagram perguntou: “Como você faz para viajar? Como é a experiência nos assentos?”. Outro seguidor criticou: “Nunca vou entender por que você fez isso. Isso é tão ruim.” No entanto, Natasha não pretende parar. Ela continua com os procedimentos de Brazilian lift, nos quais a gordura é retirada de outras partes do corpo e injetada nas nádegas. A modelo também adotou uma dieta que inclui dezenas de pizzas e 12 quilos de Nutella em dois meses, com o objetivo de ganhar peso. A meta de Natasha tem um nome: Mikel Ruffinelli. Essa americana, mais conhecida como Diva, detém o recorde mundial com uma c