Pular para o conteúdo principal

Países que usaram vacinas chinesas voltam a ter surtos de covid-19

 

Com cerca de 3,2 milhões de habitantes, a Mongólia já vacinou 58,7% da sua população contra a covid-19, sendo 52,2% já com a segunda dose. Mesmo assim, o país registrou quase 4,5 mil novos casos na última segunda-feira, o segundo maior aumento diário desde o início da pandemia.

Já as Ilhas Seychelles, no Oceano Índico, com 97 mil moradores, vacinaram 71% de sua população, com a segunda dose já aplicada a mais de 68%. No entanto, o número de novos casos por mil habitantes chegou a 4 mil em maio e está perto dos 1,5 mil nos últimos dias, uma das proporções mais altas do mundo.

O que os dois países têm em comum? Ambos recorreram a vacinas chinesas como a CoronaVac e a Sinopharm, para realizar suas relativamente bem-sucedidas campanhas de imunização. No entanto, são dois exemplos de locais em que os surtos de covid-19 voltaram a ocorrer nas últimas semanas.

Visões conflitantes

A questão divide a opinião pública e especialistas e coloca em cheque a efetividade das vacinas desenvolvidas na China para conter a doença. Os imunizantes foram distribuídos em massa a países vizinhos, no que o governo chinês chegou a descrever como um "bem global".

Em entrevista ao New York Times, Batbayar Ochirbat, pesquisador-chefe do grupo de emergências do ministério da Saúde da Mongólia, defendeu a vacinação com imunizantes chineses, citando principalmente o ainda baixo número de mortes, em comparação com a alta de casos. Na segunda-feira, foram registrados 23 óbitos.

ara ele, a razão para o aumento de casos em seu país é que o país reabriu rápido demais e pessoas que tinham tomado apenas uma dose se expuseram, achando que estavam protegidas.

"Acho que podemos dizer que os mongóis celebraram cedo demais. Meu conselho é que as comemorações devem começar apenas depois que todos estiverem plenamente imunizados, essa é a lição que aprendemos. Fomos confiantes demais", explicou ele.

Outro especialista ouvido pelo jornal norte-americano, Nikolai Petrovsky, professor de saúde pública na Universidade de Flinders, na Austrália, diz que as evidências parecem apontar que a vacina da Sinopharm previne infecções mais severas, mas tem um efeito menor para reduzir a transmissão.

"Acho que essa complexidade não foi levada em conta por muitos líderes pelo mundo", disse ele. Petrovsky. Segundo ele, pessoas que foram vacinadas ainda podem contrair o vírus e, sem apresentar muitos sintomas, ainda correm o risco de voltar à vida normal e transmitir para outros.

Na Indonésia, que enfrenta uma nova variante do coronavírus, mais de 350 médicos e trabalhadores da saúde contraíram a doença mesmo após terem recebido as duas doses de CoronaVac, de acordo com a associação de médicos do país. Dez dos 61 médicos indonésios que morreram este ano tinham sido imunizados com ela.

Um fator que dificulta investigações sobre a efetividade das vacinas é que o governo chinês não divulgou dados completos sobre a imunização com elas em uma escala global. Um estudo realizado no Chile mostra uma efetividade da CoronaVac em torno de 67% para prevenir a doença sintomática, 85% contra internação, 89% contra internação em UTI e 80% em prevenir mortes.

Com informações: R7

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

Renault Kardian é o Carro do Ano 2025

O   Renault Kardian  é o grande vencedor do  Carro do Ano 2025 . O modelo concorreu contra   BYD Dolphin Mini ,   Citroën Basalt ,   Hyundai Creta   e   Peugeot 2008   na categoria principal da premiação mais importante da indústria A 58ª edição do Carro do Ano contou ainda com   outras seis categorias de carros e três de motores . Os   finalistas do prêmio   foram escolhidos por indicação direta de 26 jurados especialistas no segmento, seguindo os critérios de modelos pré-finalistas classificados pelo Comitê Gestor. O   limite foi de cinco finalistas por categoria , e apenas um modelo por marca pode ser classificado em uma mesma classe,   conforme previsto no regulamento . Vale lembrar que a auditoria do Carro do Ano 2025 foi feita pela   EY .  automotiva brasileira. Essa é a primeira vez que a   Renault   — e uma fabricante francesa — vence o prêmio.  O   Renault Kardian é o grande venc...

Exército defende “kids pretos”

 A pressão da esquerda para acabar com as Forças Especiais do Exército, os chamados "kids pretos", aumentou depois que a Polícia Federal acusou ao menos quatro militares de usar seu treinamento especial para planejar o assassinato de autoridades. O Exército prometeu uma reformulação no próximo ano, porém, não pretende acabar com a unidade. Saiba quais são os planos. Militares na mira de Moraes. O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou que o Exército forneça informações sobre visitas aos militares presos pela suposta tentativa de golpe de Estado. Contra o decreto de Lula. Parlamentares de oposição e governadores prometem trabalhar para derrubar o decreto que regula o uso da força por policiais. Informações: Gazeta do Povo/ https://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/bom-dia/exercito-kids-pretos-moraes-questiona-militares/

Eu na Cozinha - Bife Suculento - VD1

Rancho D'Ajuda/ https://www.youtube.com/watch?v=woi3F4jKsMU&t=16s Como prepara um bife suculento na forma de amador, ficou delicioso.

IPVA 2025; veja calendário de pagamento e descontos

  Proprietários que quitarem o débito em cota única terão desconto de 3% Todos os proprietários de carros, motos, caminhões e ônibus são obrigados a pagar o  Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA)  anualmente no Brasil. No  Estado de São Paulo, o   calendário de pagamento 2025 e todas as informações sobre o  imposto  foram divulgadas nesta sexta-feira (13). Neste ano, os contribuintes podem  quitar o IPVA em cota única no mês de janeiro com desconto de 3% . Há também a possibilidade de quitação integralmente em fevereiro, mas sem desconto. Quem preferir pode ainda  parcelar o tributo em até cinco vezes   nos meses de janeiro, fevereiro, março, abril e maio, de acordo com o final da placa do veículo. No último caso, também não há redução de preço. Confira abaixo o calendário: Calendário do IPVA 2025 de São Paulo (SP) Final da placa Janeiro Fevereiro Março Abril Maio 1ª parcela ou cota única com 3% de desconto 2ª parcel...

Projeto que cria Escola Cívico-Militar proposto pelo Governo de SP é aprovado na Alesp

  O   Projeto de Lei Complementar 9/2024, que cria o Programa Escola Cívico-Militar proposto pelo governador Tarcísio de Freitas , foi aprovado nesta terça-feira (21) pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). A proposta foi enviada para o parlamento paulista no início de março. Aprovado, agora segue para sanção do governador. “Firmamos esse compromisso e estamos avançando. A comunidade vai votar e, de acordo com a votação de pais de alunos e professores, a gente transforma a escola em cívico-militar com policiais militares da reserva que vão atuar na disciplina e no civismo, e os profissionais da Educação ficam com a parte pedagógica”, destacou o governador, Tarcísio de Freitas. A proposta tem como objetivos a melhoria da qualidade do ensino com aferição pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o enfrentamento à violência e a promoção da cultura de paz no ambiente escolar. O programa será desenvolvido sob responsabilidade das secretarias esta...

Dino desdenha e ofende o parlamento!

Informações: Jacaré de Tanga/https://www.youtube.com/watch?v=BOZzLHsJhHw

Projeto de lei da TV Globo quer taxar usuários de rede social

https://x.com/JoseDinisPFons1/status/1861852570823565461  

BPC Loas, com novas regras em 2025, milhares de pessoas podem perder o beneficio

 

Trabalhadores relatam maus-tratos e agressões em obra da fábrica da BYD na Bahia

  Uma mulher franzina equilibra uma tábua de madeira atrás do pescoço para carregar, sem perder tempo, dois baldes pesados. Um grupo de seis trabalhadores é transportado até o canteiro de obras em um carro de passeio, com um deles sendo levado dentro do porta-malas. Em um cooler pequeno, daqueles usados para manter a temperatura de cervejas e refrigerantes, é servida uma sopa para centenas de trabalhadores famintos, após uma longa jornada de trabalho. Agressões físicas, com chutes e pontapés. Alojamentos sujos, aglomerados, mal iluminados e sem divisão entre homens e mulheres. Banheiros imundos, sem limpeza diária das pias e dos vasos sanitários. Operários atuando sem equipamentos de proteção individual, submetidos a rotinas de 12 horas por dia, de domingo a domingo. Todas essas situações, de acordo com denúncias que a  Agência Pública  recebeu, estariam acontecendo dentro do canteiro de obras da empresa chinesa BYD, que está instalando uma fábrica de automóveis elétricos...

Trump Inauguration LIVE Coverage | Donald Trump Delivers Stunning Speech In Washington DC LIVE

  Informações: https://www.youtube.com/watch?v=IP6SSaJGo-c