Pular para o conteúdo principal

Para inspirar: mulheres mostram que cabelos grisalhos e autoestima podem andar juntos


 “Não há transição que não implique um ponto de partida, um processo e um ponto de chegada”. A frase do educador e filósofo brasileiro Paulo Freire descreve bem o caminho percorrido por um sem número de mulheres que decidem deixar a tintura e assumir os cabelos brancos. Caminho este que tem se tornado conhecido de famosas como Astrid Fontenelle, Suzana Alves, Fafá de Belém, Demi Moore, e outras tantas durante o tempo de isolamento. Nas redes sociais, elas têm exibido visuais naturais e dividido a experiência com seguidores.

Quem também embarcou nessa jornada, em 2020, foi a atriz e professora de teatro carioca Ana Fonte, de 35 anos. Depois de uma década pintando os cabelos quinzenalmente, ela decidiu se libertar da rotina e abraçar os brancos. Mas não foi só isso que a moveu. “Estava em busca da minha identidade, e não me identificava mais com as cores que tingia, como o castanho escuro. E, também, tem o lado da revolução, de lutar pela liberdade de escolha. Para os homens, isso é natural, e muitas pessoas acham que eles ficam charmosos. E por que nós, não?”.

Ana Fonte

Ana Fonte, 35 anos

Mostrando o processo de transição e apresentando imagens de outras mulheres que decidiram “grisalhar”, ela já angariou mais 15 mil seguidores no Instagram (@anagrisalhando), em apenas quatro meses. Ana Fonte atribui esse crescimento a uma carência de referências no país. “As brasileiras precisavam ser representadas nisso. A vontade de ‘grisalhar’ é imensa, as mulheres não aguentam mais tingir os cabelos só para estar dentro de um padrão de beleza. Então, pelos números, dá para ver a necessidade de ter alguém levantando essa bandeira”, defende.

empreender

“O bacana é você entender que muitas pessoas não vão achar legal, incrível, bonito, mas isso é uma coisa sua, para você mesma, porque cada um pensa de um jeito”
Ana Fonte, 35 anos
Atriz e professora de teatro

Disfarce

O cansaço do processo de disfarçar os brancos foi também o que mobilizou a criadora de conteúdo Dani Murad, jornalista à frente do Instagram @agenteaddora, a assumir os cabelos grisalhos há seis anos. “Nunca usei tinta, passava sempre henna. Estava feliz com aquilo, mas cansada de ter que ir ao salão. À medida em que a henna saía, os fios brancos ficavam loiros, como se fossem luzes. Muita gente me perguntava e elogiava as luzes muito finas que eu fazia (risos). E eu deixava todo mundo achando que eram luzes mesmo. Mas, depois, até aquilo estava me cansando”, relembra.

Dani Murad

Dani Murad, 41 anos

Os elogios do marido e de desconhecidos nas ruas colaboram para a manutenção do visual que já é marca registrada de Dani. “O processo foi bem natural, eu não recebi críticas de outras mulheres e meu marido acha bonito. Acabei de perguntar para ele aqui (risos, de novo). Na rua, sempre me perguntam onde faço as mechas brancas, porque são bonitas e naturais, aí tenho que revelar que é meu cabelo mesmo e não faço nada!”.

Como fazer a transição para os fios brancos? Veja dicas com a hair designer e terapeuta capilar Thalita Sampaio:

 

“Agora, na rua, sempre me perguntam onde faço as mechas brancas, porque são bonitas e naturais, aí tenho que revelar que é meu cabelo mesmo e não faço nada!”
Dani Murad, 41 anos
Jornalista e criadora de conteúdo

Críticas

Xará da carioca no nome e na profissão, a atriz e dubladora mineira Ana Brandão, de 52 anos, já tem metade da vida de convivência com os cabelos brancos. Mantendo-os sempre naturais, ela conta que nunca usou tintura ou qualquer outra química nos fios, mas não conseguiu escapar das críticas. “Já recebi muitas críticas, de pessoas falando que perderia meu marido, que deveria pintar. Não são os meus cabelos brancos que irão me envelhecer. O processo de envelhecimento é mais interno que externo. Eu não sou uma mulher linda e maravilhosa, mas gosto muito de sorrir, e acredito que a beleza maior é de dentro para fora”.

Ana Brandão

Ana Brandão, 52 anos

"Vivo com os cabelos brancos metade da minha vida, e isso nunca interferiu na minha autoestima"
Ana Brandão, 52 anos
Atriz e dubladora

Ela conta que as opiniões alheias não abalaram a autoestima e, quando houve um questionamento próprio sobre o envelhecer, ela ganhou uma frase de poeta do marido. “Estava em frente ao espelho e perguntei a ele se meus cabelos brancos estavam me envelhecendo. Ele foi rápido e preciso: ‘os seus cabelos brancos estão compondo a sua imagem com o tempo’”, conta.

Conheça, nesta galeria de imagens, alguns perfis no Instagram para se inspirar:




Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

Renault Kardian é o Carro do Ano 2025

O   Renault Kardian  é o grande vencedor do  Carro do Ano 2025 . O modelo concorreu contra   BYD Dolphin Mini ,   Citroën Basalt ,   Hyundai Creta   e   Peugeot 2008   na categoria principal da premiação mais importante da indústria A 58ª edição do Carro do Ano contou ainda com   outras seis categorias de carros e três de motores . Os   finalistas do prêmio   foram escolhidos por indicação direta de 26 jurados especialistas no segmento, seguindo os critérios de modelos pré-finalistas classificados pelo Comitê Gestor. O   limite foi de cinco finalistas por categoria , e apenas um modelo por marca pode ser classificado em uma mesma classe,   conforme previsto no regulamento . Vale lembrar que a auditoria do Carro do Ano 2025 foi feita pela   EY .  automotiva brasileira. Essa é a primeira vez que a   Renault   — e uma fabricante francesa — vence o prêmio.  O   Renault Kardian é o grande venc...

Exército defende “kids pretos”

 A pressão da esquerda para acabar com as Forças Especiais do Exército, os chamados "kids pretos", aumentou depois que a Polícia Federal acusou ao menos quatro militares de usar seu treinamento especial para planejar o assassinato de autoridades. O Exército prometeu uma reformulação no próximo ano, porém, não pretende acabar com a unidade. Saiba quais são os planos. Militares na mira de Moraes. O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou que o Exército forneça informações sobre visitas aos militares presos pela suposta tentativa de golpe de Estado. Contra o decreto de Lula. Parlamentares de oposição e governadores prometem trabalhar para derrubar o decreto que regula o uso da força por policiais. Informações: Gazeta do Povo/ https://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/bom-dia/exercito-kids-pretos-moraes-questiona-militares/

Eu na Cozinha - Bife Suculento - VD1

Rancho D'Ajuda/ https://www.youtube.com/watch?v=woi3F4jKsMU&t=16s Como prepara um bife suculento na forma de amador, ficou delicioso.

IPVA 2025; veja calendário de pagamento e descontos

  Proprietários que quitarem o débito em cota única terão desconto de 3% Todos os proprietários de carros, motos, caminhões e ônibus são obrigados a pagar o  Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA)  anualmente no Brasil. No  Estado de São Paulo, o   calendário de pagamento 2025 e todas as informações sobre o  imposto  foram divulgadas nesta sexta-feira (13). Neste ano, os contribuintes podem  quitar o IPVA em cota única no mês de janeiro com desconto de 3% . Há também a possibilidade de quitação integralmente em fevereiro, mas sem desconto. Quem preferir pode ainda  parcelar o tributo em até cinco vezes   nos meses de janeiro, fevereiro, março, abril e maio, de acordo com o final da placa do veículo. No último caso, também não há redução de preço. Confira abaixo o calendário: Calendário do IPVA 2025 de São Paulo (SP) Final da placa Janeiro Fevereiro Março Abril Maio 1ª parcela ou cota única com 3% de desconto 2ª parcel...

Projeto que cria Escola Cívico-Militar proposto pelo Governo de SP é aprovado na Alesp

  O   Projeto de Lei Complementar 9/2024, que cria o Programa Escola Cívico-Militar proposto pelo governador Tarcísio de Freitas , foi aprovado nesta terça-feira (21) pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). A proposta foi enviada para o parlamento paulista no início de março. Aprovado, agora segue para sanção do governador. “Firmamos esse compromisso e estamos avançando. A comunidade vai votar e, de acordo com a votação de pais de alunos e professores, a gente transforma a escola em cívico-militar com policiais militares da reserva que vão atuar na disciplina e no civismo, e os profissionais da Educação ficam com a parte pedagógica”, destacou o governador, Tarcísio de Freitas. A proposta tem como objetivos a melhoria da qualidade do ensino com aferição pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o enfrentamento à violência e a promoção da cultura de paz no ambiente escolar. O programa será desenvolvido sob responsabilidade das secretarias esta...

Dino desdenha e ofende o parlamento!

Informações: Jacaré de Tanga/https://www.youtube.com/watch?v=BOZzLHsJhHw

Projeto de lei da TV Globo quer taxar usuários de rede social

https://x.com/JoseDinisPFons1/status/1861852570823565461  

BPC Loas, com novas regras em 2025, milhares de pessoas podem perder o beneficio

 

Trabalhadores relatam maus-tratos e agressões em obra da fábrica da BYD na Bahia

  Uma mulher franzina equilibra uma tábua de madeira atrás do pescoço para carregar, sem perder tempo, dois baldes pesados. Um grupo de seis trabalhadores é transportado até o canteiro de obras em um carro de passeio, com um deles sendo levado dentro do porta-malas. Em um cooler pequeno, daqueles usados para manter a temperatura de cervejas e refrigerantes, é servida uma sopa para centenas de trabalhadores famintos, após uma longa jornada de trabalho. Agressões físicas, com chutes e pontapés. Alojamentos sujos, aglomerados, mal iluminados e sem divisão entre homens e mulheres. Banheiros imundos, sem limpeza diária das pias e dos vasos sanitários. Operários atuando sem equipamentos de proteção individual, submetidos a rotinas de 12 horas por dia, de domingo a domingo. Todas essas situações, de acordo com denúncias que a  Agência Pública  recebeu, estariam acontecendo dentro do canteiro de obras da empresa chinesa BYD, que está instalando uma fábrica de automóveis elétricos...

Trump Inauguration LIVE Coverage | Donald Trump Delivers Stunning Speech In Washington DC LIVE

  Informações: https://www.youtube.com/watch?v=IP6SSaJGo-c