Pular para o conteúdo principal

BELEZA: Veja todos os truques de Maquiagem, em destaque a pele negra com Marcos Costa, a preparação da pele para negras é fácil e também bastante importante. Confira!



Grupo de amigos em Santos
Com 100 mil habitantes, a Santos de 1924 crescia num ritmo acelerado. O desenvolvimento do comércio, antes restrito à Rua Santo Amaro, atual Rua do Comércio, ia expulsando as residências para a praia e os subúrbios. O Teatro Coliseu, fundado em 21 de junho daquele ano pelo comendador Manoel Fins Freixo com uma montagem de A Bela Adormecida, destinava-se não só às peças de teatro como à exibição de filmes e espetáculos. Os ricos chegavam às sessões em automóveis de rodas altas, os mais pobres iam de bonde. Com tanta gente fazendo o centro da cidade litorânea fervilhar, bares, restaurantes e lojas passaram a abrir nos fins de semana.
Praia quase vazia e trajes de banho bem mais cobertos
O progresso da cidade fundada por Brás Cubas se intensificou com a inauguração da Ferrovia Santos-São Paulo em 1867, que facilitou o acesso de turistas, sobretudo da capital paulista. E, anos depois, já no século 20, passou a ser possível também se aventurar por carro na estrada aberta entre o planalto e o litoral.
Alcançar essas cidades costeiras, no entanto, era missão complicada. “O acesso às praias era difícil”, conta Malcolm Forest. “Ia-se pela própria praia, não havia estradas. Itanhaém, Praia Grande e outras praias eram lugares quase desertos. Havia pouquíssimas casas. As travessias de canais e cursos d’água criavam também problemas”.
Antigo automóvel nas areias da praia
Segundo o autor, “às vezes era necessário esperar a maré baixar para se trafegar”. “Muitos carros ficavam encalhados na areia”, lembra Forest. “Em outras situações mais aflitivas, a maré subia e pegava os banhistas desprevenidos, sendo o carro inundado com a água salgada do mar, altamente corrosiva”.
Pesquisando jornais antigos, é possível descobrir que o modo de vida dos santistas no começo do século 20 lembrava mais o dos cariocas que o dos paulistanos. Até nos bondes, pintados de verde escuro, com dois estribos e condutores e motorneiros fardados de azul – em São Paulo, os bondes da Light eram vermelhos, tinham um só estribo e homens de fardas diferentes.
Aluguel de bicicletas era uma das opções de lazer em Santos
Nos retratos deste post, porém, o que mais chama a atenção são os trajes de banho do começo do século. Seguindo as rígidas normas da etiqueta da época, biquínis e maiôs cavados eram completamente vetados e imperavam modelos que hoje mais lembram macacões. Só com o passar das décadas os tamanhos das peças de banho foram gradativamente diminuindo. Era comum também que grupos de parentes e amigos preparassem ou alugassem trajes semelhantes para o banho de mar. Como podemos ver na foto abaixo, só mudavam os tamanhos.
Modelito parecido para o grupo inteiro
E você? Tem em casa alguma foto antiga de Santos ou outra cidade do litoral paulista? Mande pra gente pelo e-mail  blogalbumderetratos at gmail.com. Ela será publicada no blog, sem qualquer ônus às partes.

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

Idosa se emociona após mensagem de Bolsonaro: “Eu te amo meu presidente” (veja o vídeo)

O presidente Jair Bolsonaro tem rompido barreiras e cada vez mais conquistado o coração da população brasileira. Um homem simples como sempre foi, luta por valores honrosos e em defesa da família. Nesta quinta-feira, dia 16, o presidente publicou em suas redes sociais um vídeo de uma senhora, Dona Maria, se emocionando com uma mensagem sua de agradecimento. “A senhora demonstrou muito carinho pela minha pessoa, ficou muito honrado e sensibilizado com isso”, disse Bolsonaro na gravação. Dona Maria foi às lágrimas após ver a mensagem do presidente. “Meu presidente, eu te amo muito! Eu brigo por tu e não deixo ninguém falar mau de você”, disse Maria, aos prantos. Confira a emocionante manifestação de carinho: fonte: Jornal da Cidade

Helicóptero do Ibama é incendiado por ‘terroristas’ em Manaus

  Segundo reportagem da Agência Brasil, um helicóptero do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foi incendiado na madrugada desta segunda-feira (24), em Manaus (AM). A aeronave estava estacionada no Aeroclube do Amazonas, localizado no bairro Flores, na capital do estado. Segundo a secretaria estadual de Segurança Pública, câmeras de segurança registraram o momento em que dois homens pularam o muro do estabelecimento e atearam fogo no helicóptero. Quando os bombeiros chegaram ao local, as chamas já tinham se espalhado e destruído a parte dianteira da aeronave. Policias militares e civis também atenderam à ocorrência, mas como o Ibama é um órgão da União, as investigações ficarão a cargo da Polícia Federal (PF), que já recebeu as imagens captadas pelo sistema de vigilância. Há também um vídeo do momento em que os bombeiros trabalhavam para apagar o fogo (veja abaixo) Consultado, o Ibama ainda não se manifestou sobre o ataque. Até a publicaç...

Você anda de carro só com cheiro de combustível? Fique atento com rico da pane seca

Você é daqueles que   costuma andar de carro só com cheiro de combustível? Se sim, não faça mais isso. Você pode estar pondo em risco o automóvel e a integridade física de quem está lá dentro. Veja as dicas de Daniel Lovizaro, gerente de Assistência, Serviços e Treinamento Técnico automotivo da Bosch, e encha o tanque! RISCO MÁXIMO O principal risco da pane seca é que o veículo pare de funcionar de forma imediata, podendo ocasionar acidentes graves no trânsito. BOMBA Há o risco de redução da vida útil da bomba elétrica de combustível, cuja função é levar o que está no tanque para o sistema de alimentação do motor. Isto porque este componente é elétrico e refrigerado pelo próprio combustível. Assim, com o tanque sempre na reserva, a capacidade de refrigeração fica reduzida, aumentando a temperatura de trabalho do sistema. SUJEIRA Com o tanque sempre vazio também pode ocorrer o acúmulo de sujeira dentro da peça. As impurezas aspiradas pela bomba podem gerar saturação ...

Confira a fabricação dos motores do Onix e do Prisma na GM de Joinville

Todas as fases produtivas são monitoradas em tempo real e à distância Depois de prontos e inspecionados, os motores são levados para a fábrica da GM de Gravataí (RS) pois de prontos e inspecionados, os motores são levados para a fábrica da GM de Gravataí (RS) Os trabalhos começam com a usinagem do cabeçote de alumínio, que chega de um fornecedor de Minas Gerais já fundido. Os tempos do  Chevette  e do  Monza , carros de grande sucesso da  General Motors nas décadas de 1980 e 1990, ficaram definitivamente para trás. O processo de fabricação de  automóveis  mudou muito desde então. Fábrica de Joinville, às margens da BR-101, destaca-se pelo ambiente bem iluminado, silencioso e de temperatura agradável A fábrica onde são feitos os motores das linhas Prisma e Onix, em Joinville, chama a atenção pela tecnologia inserida em todas as fases do processo de usinagem do cabeçote e da montagem do motor.  A primeira etapa de usinagem cuidará d...

Fiat Mobi e Chevrolet Onix duelam em requisito segurança em novo teste Latin NCAP,

O  Fiat Mobi  foi mal no teste de segurança do Latin NCAP divulgado nesta terça-feira (01) e conquistou só uma estrela na proteção a adultos. A segurança de crianças ficou com duas estrelas.  Segundo o órgão, o desempenho do modelo na simulação de teste dianteiro foi razoável, mas a estrutura do carro se mostrou "inapropriada para suportar impacto lateral". O Mobi ofereceu proteção "pobre" para o peito do motorista em acidentes laterais e "débil" e "marginal em outras regiões do corpo. Apenas a cabeça e partes das pernas tiveram proteção considerada "boa" nos testes. Para classificar a segurança a adultos, o órgão atribui pontos que podem chegar ao máximo de 34, porém o  Mobi  conquistou apenas 19,20 pontos.  Já a segurança de crianças pode chegar a 49 pontos, mas no caso do compacto foram apenas 26,98 pontos. " O impacto lateral é o grande problema do carro porque há alta penetração do pilar B. Como mostram as imagens, a estrut...