Pular para o conteúdo principal

MUNDO: Ao menos 65 jovens, executados com tiros na cabeça, foram encontrados em um bairro rebelde de Aleppo


Corpos são encontrados em Aleppo
Foto: JM LOPEZ / AFP






Corpos são encontrados em Aleppo JM LOPEZ / AFP

BEIRUTE — Ao menos 65 jovens, executados com tiros na cabeça, foram encontrados em um bairro rebelde de Aleppo nesta terça-feira, de acordo com o Observatório Sírio dos Direitos Humanos, que classificou o incidente como “novo massacre”. A oposição informou que o número de executados pode passar de 100. Em resposta ao massacre, o enviado internacional conjunto da ONU e da Liga Árabe, Lakhdar Brahimi, disse ao Conselho de Segurança nesta terça-feira que o presidente sírio, Bashar al-Assad, pode ser capaz de se agarrar ao poder no momento, mas que o país está “caindo as pedaços diante dos olhos de todos”.
- A legitimidade do regime sírio tem sido seriamente, provavelmente irremediavelmente, danificada - disse Brahimi ao Conselho formado por 15 países durante reunião a portas fechadas, de acordo com diplomatas presentes no encontro.
Com idade por volta de 20 anos, os jovens foram executados com tiros na cabeça, já que a maioria tinha as mãos atadas às costas, de acordo com um comunicado do observatório, que tem uma ampla rede de militantes e médicos na Síria.
- Recuperamos até agora 68 cadáveres do rio, mas ainda restam muitos no fundo. Possivelmente estamos falando de mais de uma centena de mortos - afirmou o capitão do Exército Livre da Síria, Abu Sada ao diário, que conta que os rebeldes tiveram que interromper a retirada por causa de tiros. - Esta manhã, perto das 8h, vários vizinhos foram ao quartel que temos no bairro de Bustan al-Qasr para informar de havia vários corpos no rio. Quando começamos a retirá-los, vimos que eram muitos.
Fotos publicadas por ativistas na internet mostraram os corpos enlameados de cerca de uma dúzia de homens deitados perto de um pequeno rio em Bustan al-Qasr. Em uma contagem preliminar, o Observatório Sírio dos Direitos Humanos registrou que 160 pessoas foram mortas em toda a Síria nesta terça.
No Leste do país, na cidade de Deir al-Zor, rebeldes tomaram instalações de uma agência de segurança após dias de intensos combates, aproveitando uma aparente concentração das forças do governo na região central. Segundo os Comitês de Coordenação Local, ONG anti-Assad, os rebeldes libertaram 11 detentos e levaram um tanque. O ataque teria contado com a participação de integrantes da Jabhat al-Nusra, organização islâmica considerada terrorista pelos Estados Unidos e que mantém laços com a al-Qaeda no Iraque.
Em Homs, onde houve um massacre de 100 pessoas há pouco mais de dez dias, o governo bombardeou o bairro de Jouret al-Shiyah.
- Misericórdia, Deus, misericórdia. Eu não sei o que está acontecendo. Parece que estão jogando bombas bem em cima da gente - disse a moradora Um Abdo, segundo o “New York Times”. - Tenho a sensação de que o mundo está balançando. Por favor, reze por nós. Estamos exaustos, acabados.
Segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos, também houve combates entre rebeldes e militantes curdos na cidade de Ras al-Ain, no Norte, na fronteira com a Turquia. O enfrentamento é um exemplo da vertente sectária da guerra civil: os rebeldes, em sua maioria sunitas, lutam contra um Exército liderado por alauitas, a mesma etnia de Assad.
Ativistas denunciam massacres
Tanto as forças do governo quanto os rebeldes foram acusados ​​por grupos de direitos humanos de realizar execuções sumárias no conflito de 22 meses, que já matou mais de 60 mil pessoas. A cidade de Aleppo, centro comercial do país, está dividida entre as duas forças.
A crescente insegurança na região vem causando a redução dos esforços voltados para a oferta de cuidados médicos. A organização Médicos Sem Fronteiras - que permanece em Aleppo, apesar dos incidentes recentes - tem buscado lugares seguros para tratar a população.
- O aumento do número de ataques pode prejudicar nossa capacidade de conduzir atividades médicas - afirma Teresa Sancristóval, gerente operacional de emergência de MSF. - Desde que começamos a trabalhar na Síria, temos tentado encontrar lugares seguros. Mulheres e crianças estão pagando caro nessa guerra.
A violência generalizada fez com que mais de 700 mil sírios deixassem o país, de acordo com a Agência da ONU para Refugiados (Acnur). Eles contam que fugiram também por causa da falta de tratamento médico, dos altos preços e da baixa oferta de alimentos e combustível. Muitos relatam que água e energia elétrica só estão disponíveis por períodos não contínuos em regiões do sul da Síria.
- Nós vemos um fluxo que não diminui de refugiados ao longo de todas as fronteiras. Estamos fazendo jornadas duplas para conseguir registrar as pessoas - disse Sybella Wilkes, porta-voz da Acnur.
O general francês Patrick de Rousiers, chefe do comitê militar da União Europeia (UE), declarou nesta terça que o bloco considera a possibilidade de enviar uma força de paz à Síria ao fim da guerra civil - a UE tem à disposição dois mil militares de sobreaviso para agir em caso de emergência, mas tal contingente nunca foi usado. Rousiers negou, entretanto, que uma intervenção externa no atual momento ajudaria a resolver o conflito:
- Só pioraria as coisas. Mas isso pode mudar de acordo com a situação. O que precisamos fazer agora é pensar para frente.
Segundo par de baterias enviado pela Otan já em operação
A maioria dos sírios busca a Jordânia, segundo comunicado da agência da última sexta-feira, quando o país testemunhou o recorde de 30 mil sírios chegando ao campo de Za’atri desde o começo deste ano. Em dezembro de 2012 foram 16.400 chegadas, 13 mil em novembro e 10 mil em outubro. Segundo outra porta-voz, apenas na última quinta-feira mais de 4.400 sírios chegaram em Za’atri - cerca de 2 mil pessoas em apenas uma noite.
Nesta terça-feira, um oficial de segurança alemão afirmou que um segundo par de baterias de mísseis Patriot que estão sendo enviados pelos países da Otan para defender a Turquia - contra um possível ataque da Síria - já estão em operação.
As duas baterias alemãs, implantadas perto da cidade turca de Kahramanmaras, a cerca de 100 km da fronteira com a Síria, estavam em posição e prontas para uso desde a tarde de segunda-feira tarde, segundo o oficial que falou sob condição de anonimato.
Estados Unidos, Alemanha e Holanda se comprometeram a enviar duas baterias de mísseis e até 400 soldados depois que Ancara pediu ajuda para reforçar suas defesas.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/mundo/pelo-menos-65-jovens-executados-sao-encontrados-na-siria-7431054#ixzz2JQk87JV4
© 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.






Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

Helicóptero do Ibama é incendiado por ‘terroristas’ em Manaus

  Segundo reportagem da Agência Brasil, um helicóptero do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foi incendiado na madrugada desta segunda-feira (24), em Manaus (AM). A aeronave estava estacionada no Aeroclube do Amazonas, localizado no bairro Flores, na capital do estado. Segundo a secretaria estadual de Segurança Pública, câmeras de segurança registraram o momento em que dois homens pularam o muro do estabelecimento e atearam fogo no helicóptero. Quando os bombeiros chegaram ao local, as chamas já tinham se espalhado e destruído a parte dianteira da aeronave. Policias militares e civis também atenderam à ocorrência, mas como o Ibama é um órgão da União, as investigações ficarão a cargo da Polícia Federal (PF), que já recebeu as imagens captadas pelo sistema de vigilância. Há também um vídeo do momento em que os bombeiros trabalhavam para apagar o fogo (veja abaixo) Consultado, o Ibama ainda não se manifestou sobre o ataque. Até a publicaç...

Idosa se emociona após mensagem de Bolsonaro: “Eu te amo meu presidente” (veja o vídeo)

O presidente Jair Bolsonaro tem rompido barreiras e cada vez mais conquistado o coração da população brasileira. Um homem simples como sempre foi, luta por valores honrosos e em defesa da família. Nesta quinta-feira, dia 16, o presidente publicou em suas redes sociais um vídeo de uma senhora, Dona Maria, se emocionando com uma mensagem sua de agradecimento. “A senhora demonstrou muito carinho pela minha pessoa, ficou muito honrado e sensibilizado com isso”, disse Bolsonaro na gravação. Dona Maria foi às lágrimas após ver a mensagem do presidente. “Meu presidente, eu te amo muito! Eu brigo por tu e não deixo ninguém falar mau de você”, disse Maria, aos prantos. Confira a emocionante manifestação de carinho: fonte: Jornal da Cidade

Você anda de carro só com cheiro de combustível? Fique atento com rico da pane seca

Você é daqueles que   costuma andar de carro só com cheiro de combustível? Se sim, não faça mais isso. Você pode estar pondo em risco o automóvel e a integridade física de quem está lá dentro. Veja as dicas de Daniel Lovizaro, gerente de Assistência, Serviços e Treinamento Técnico automotivo da Bosch, e encha o tanque! RISCO MÁXIMO O principal risco da pane seca é que o veículo pare de funcionar de forma imediata, podendo ocasionar acidentes graves no trânsito. BOMBA Há o risco de redução da vida útil da bomba elétrica de combustível, cuja função é levar o que está no tanque para o sistema de alimentação do motor. Isto porque este componente é elétrico e refrigerado pelo próprio combustível. Assim, com o tanque sempre na reserva, a capacidade de refrigeração fica reduzida, aumentando a temperatura de trabalho do sistema. SUJEIRA Com o tanque sempre vazio também pode ocorrer o acúmulo de sujeira dentro da peça. As impurezas aspiradas pela bomba podem gerar saturação ...

AO VIVO - Globo - Desfile das Escola de Samba - Rio de Janeiro - 12/02/2018

fonte: youtube

Confira a fabricação dos motores do Onix e do Prisma na GM de Joinville

Todas as fases produtivas são monitoradas em tempo real e à distância Depois de prontos e inspecionados, os motores são levados para a fábrica da GM de Gravataí (RS) pois de prontos e inspecionados, os motores são levados para a fábrica da GM de Gravataí (RS) Os trabalhos começam com a usinagem do cabeçote de alumínio, que chega de um fornecedor de Minas Gerais já fundido. Os tempos do  Chevette  e do  Monza , carros de grande sucesso da  General Motors nas décadas de 1980 e 1990, ficaram definitivamente para trás. O processo de fabricação de  automóveis  mudou muito desde então. Fábrica de Joinville, às margens da BR-101, destaca-se pelo ambiente bem iluminado, silencioso e de temperatura agradável A fábrica onde são feitos os motores das linhas Prisma e Onix, em Joinville, chama a atenção pela tecnologia inserida em todas as fases do processo de usinagem do cabeçote e da montagem do motor.  A primeira etapa de usinagem cuidará d...

Fiat Mobi e Chevrolet Onix duelam em requisito segurança em novo teste Latin NCAP,

O  Fiat Mobi  foi mal no teste de segurança do Latin NCAP divulgado nesta terça-feira (01) e conquistou só uma estrela na proteção a adultos. A segurança de crianças ficou com duas estrelas.  Segundo o órgão, o desempenho do modelo na simulação de teste dianteiro foi razoável, mas a estrutura do carro se mostrou "inapropriada para suportar impacto lateral". O Mobi ofereceu proteção "pobre" para o peito do motorista em acidentes laterais e "débil" e "marginal em outras regiões do corpo. Apenas a cabeça e partes das pernas tiveram proteção considerada "boa" nos testes. Para classificar a segurança a adultos, o órgão atribui pontos que podem chegar ao máximo de 34, porém o  Mobi  conquistou apenas 19,20 pontos.  Já a segurança de crianças pode chegar a 49 pontos, mas no caso do compacto foram apenas 26,98 pontos. " O impacto lateral é o grande problema do carro porque há alta penetração do pilar B. Como mostram as imagens, a estrut...

AO VIVO - Ferroviária X Santos - Campeonato Paulista - Narração - 10/02/2018

fonte: youtube