Pular para o conteúdo principal

Aluno brasileiro levará 25 anos para ter nota de país rico

Andreas Schleicher, vice-presidente para Educação da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico

Para Andreas Schleicher, vice-presidente para Educação da OCDE, os brasileiros, no ritmo de evolução atual, levarão 25 anos para atingir a média de notas dos estudantes dos países ricos


São Paulo - Se estivesse na escola, o Brasil repetiria de ano com o resultado do Pisa, exame promovido pela ­Organização para a Coope­ração e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), que reúne as economias mais ricas do mundo. O Pisa avalia os alunos de 15 anos de idade em ma­temática, ciências e leitura.De acordo com os resultados divulgados no início de dezembro, as notas dos brasileiros pioraram em leitura e ficaram na mesma em ciências. Houve melhora emmatemática, mas o país ainda ocupa o 58º lugar (perdeu uma posição) no ranking formado por 65 países.
Para o alemão Andreas Schleicher, vice-presidente para Educação da OCDE e coordenador do exame, no ritmo atual os brasileiros só vão atingir as médias dos alunos de países mais ricos em 25 anos. Ainda assim, ele vê avanços. De 2003 a 2012, o Brasil reduziu de 35% para 22% a parcela de estudantes que não concluem o ensino fundamental.
“Agora é o momento de adotar ­po­lí­ticas públicas que acelerem o ganho de qualidade.” Nestaentrevista a ­EXAME, ele dá exemplos de como outros países vêm superando desafios similares aos do Brasil e do que fazer para andar mais rapidamente.
EXAME - O Brasil perdeu posições no último ranking do Pisa. Como avaliar esse desempenho? 
Andreas Schleicher - Embora tenha perdido posições nos últimos três anos, o Brasil melhorou em comparação a 2003. Em relação a outros países, a média em matemática dos brasileiros foi a que mais avançou em dez anos. No período, o país pôs muito mais crianças e adolescentes na escola.
Por isso, no relatório global do Pisa, o Brasil é citado como exemplo de como transformar aeducação em pouco tempo. Evidentemente ainda há um longo caminho a percorrer. Mas acredito que em breve os brasileiros atingirão as médias dos melhores países no ranking.
EXAME - Quanto tempo é “em breve”?
Andreas Schleicher - No ritmo atual, em 25 anos as notas do Brasil poderão se igualar à média dos países da OCDE. E é preciso ter em mente que é possível adotar políticas públicas para melhorar o nível da educação ainda mais rapidamente.
EXAME - Como melhorar mais rapidamente? 
Andreas Schleicher - A qualidade do ensino no Brasil nunca será melhor do que a de seus professores. Por isso, atrair jovens talentosos para o magistério e investir para torná-los excelentes instrutores deve ser uma prioridade. Na China, os melhores professores são levados para ensinar em escolas nas regiões mais atrasadas.Com isso, garante-se a todas as crianças do país acesso a um ambiente de aprendizagem de alto nível. Essa é uma lição para o Brasil, onde estudantes vindos de famílias mais ricas alcançam boas notas facilmente, mas há grande dificuldade de levar ensino de qualidade para crianças mais pobres. EXAME - Estudantes de países com nível de desenvolvimento econômico semelhante ao do Brasil, como o México, continuam obtendo notas melhores. O que explica a diferença? 
Andreas Schleicher - No Brasil, os governos passaram a levar educação a sério muito tarde. Outros países, como a China, começaram mais cedo e hoje ocupam as primeiras posições do ranking. 
EXAME - Os dados do Pisa também mostram que o Brasil tem poucos alunos considerados excelentes em matemática e em ciências. Por que esse número não tem melhorado?
Andreas Schleicher - Até agora, o Brasil concentrou investimentos na melhoria das condições básicas. O próximo passo é se empenhar no desenvolvimento de grupos de excelência. Mais tarde, esses alunos serão profissionais com capacidade para contribuir para o desenvolvimento.
EXAME - É possível avançar simultaneamente no fortalecimento do ensino básico e nos grupos de excelência?
Não há contradição nisso. Xangai é um exemplo de como fomentar a excelência e a equidade ao mesmo tempo. Mas os brasileiros fizeram a escolha certa ao dedicar primeiro atenção à melhoria da base do ensino. É difícil ter excelência onde há grandes disparidades.
EXAME - Como fomentar o surgimento de mais grupos de excelência? 
Andreas Schleicher - É relativamente fácil ensinar conceitos básicos de ciências. Mas, se o objetivo é estimular as pessoas a pensar cientificamente, é preciso ter professores capazes de instruir suas turmas de modo especial, o que não significa separar os alunos. Eles têm de ser bons em personalizar o ensino, em identificar e nutrir os jovens mais talentosos.
O ambiente tem de ser exigente e ambicioso. É preciso ter um clima propício para fazer experimentos. No Brasil, ainda parece haver um grau de expectativa baixo em relação aos resultados do sistema educacional. A falta de ambição pode ser um problema. Além disso, temos de considerar que é mais fácil obter ganhos num sistema fraco do que sair de um patamar bom para um nível excelente.
Andreas Schleicher - A crise evidencia algo interessante. A Itália precisou diminuir os gastos com educação, mas passou a aplicar o dinheiro de forma mais eficiente. O sistema italiano tradicionalmene contava com muitos professores, quase todos com salários baixos. Com a crise, a Itália teve de cortar o número de profissionais. Mas, ao mesmo tempo, melhorou as condições de trabalho dos que permaneceram e criou um sistema de avaliação para comparar o desempenho das escolas.
EXAME - Isso significa que a qualidade da educação não está ligada necessariamente ao volume de investimentos?
Andreas Schleicher - O Vietnã, cujos estudantes participaram pela primeira vez da avaliação do Pisa, é um exemplo notável. As notas dos vietnamitas os colocaram na 17a posição no ranking. Trata-se de um país pobre, com uma economia eminentemente rural, mas que elegeu a educação como prioridade e agora está colhendo os frutos dessa escolha.
Hoje, mesmo as crianças das regiões mais afastadas das cidades vão à escola. Para ensiná-las, houve um trabalho bem-sucedido de atração de alguns dos melhores talentos para a carreira de professor. Como resultado, os vietnamitas estão saindo da pobreza e provando que o mundo não precisa ser dividido entre nações ricas e bem instruídas e países pobres com nível educacional baixo.
EXAME - Por que no Brasil um a cada três alunos repete de ano até os 15 anos de idade?
Andreas Schleicher - Esse é um dos maiores problemas do Brasil. A resposta para dificuldades em aprender não é fazer com que os estudantes repitam de ano, mas descobrir quais são os bloqueios e trabalhar especificamente na superação deles. Nos sistemas educacionais de alto desempenho não existe repetência. Os professores e as escolas têm a responsabilidade de achar o que fazer para ajudar os alunos a aprender.

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

Agrishow, público pode conferir programas de capacitação para aplicar defensivos agrícolas com segurança

  #Agrishow2022euaqui - Iniciativas, lideradas pelo Centro de Engenharia e Automação (CEA), do Instituto Agronômico, oferecerem conteúdos sobre estratégias de aplicações de agroquímicos nas lavouras. Quatro programas de capacitação para agricultores no manejo com defensivos agrícolas ou agroquímicos podem ser conferidos durante a Agrishow 2022, que acontece de segunda-feira (25) a sexta-feira (29) em  Ribeirão Preto  (SP). rograma "Aplique Bem" da Agrishow foca na capacitação de pequenos e médios produtores para o uso correto dos defensivos agrícolas — Foto: Divulgação/Agrishow O público pode acompanhar desde estratégias de aplicações nas lavouras até informações sobre como obter certificações para o uso, como a concedida por meio do programa “Aplicador Legal”, do governo federal. O objetivo é ampliar o conhecimento sobre formas corretas de defensivos e agroquímicos nas lavouras, o que beneficia o meio ambiente e promove o uso seguro dos produtos para lavouras e para trab...

Helicóptero do Ibama é incendiado por ‘terroristas’ em Manaus

  Segundo reportagem da Agência Brasil, um helicóptero do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foi incendiado na madrugada desta segunda-feira (24), em Manaus (AM). A aeronave estava estacionada no Aeroclube do Amazonas, localizado no bairro Flores, na capital do estado. Segundo a secretaria estadual de Segurança Pública, câmeras de segurança registraram o momento em que dois homens pularam o muro do estabelecimento e atearam fogo no helicóptero. Quando os bombeiros chegaram ao local, as chamas já tinham se espalhado e destruído a parte dianteira da aeronave. Policias militares e civis também atenderam à ocorrência, mas como o Ibama é um órgão da União, as investigações ficarão a cargo da Polícia Federal (PF), que já recebeu as imagens captadas pelo sistema de vigilância. Há também um vídeo do momento em que os bombeiros trabalhavam para apagar o fogo (veja abaixo) Consultado, o Ibama ainda não se manifestou sobre o ataque. Até a publicaç...

Escolas americanas oferecem "clubes do cochilo" aos alunos

Os adolescentes não estão dormindo o suficiente: de acordo com  estudo  publicado no periódicoJournal of Adolescent Health, mais de 70% dos jovens americanos dormem menos de sete horas por noite —  segundo a Fundação Nacional do Sono , nos Estados Unidos, o ideal é que fosse um período entre oito e dez horas. Uma boa noite de  sono  é essencial para ter mais disposição, concentração, memória, bom humor e evitar problemas de saúde. Pensando nisso, algumas escolas americanas decidiram intervir, criando o " clubes do cochilo ".  Trata-se de uma espécie de atividade extracurricular, na qual é necessário ficar em sala de aula sem fazer barulho, conversar, ou usar dispositivos eletrônicos.  Segundo o jornal  The Wall Street Journal , alguns colégios estão, inclusive, tentando deixar os locais mais preparados para o  descanso , investindo em sofás confortáveis e oferecendo chás para os alunos. "É como se fosse uma sala de estudos terapêuti...

Gestamp, fábrica de componestes interrompe a produção da Ford e VW na Argentina

   A produção de veículos Ford Focus e Ranger e Volkswagen Amarok e Suran/SpaceFox na Argentina foi interrompida na quinta-feira, 29, informa a publicação local Clarín. A razão é falta de peças estampadas produzidas pela Gestamp, com fábrica instalada em Escobar. Na segunda-feira, 27, a fábrica foi invadida por manifestantes que protestavam contra a demissão de 69 dos 580 funcionários, de acordo com o El Economista, outra publicação local. Desde então a produção parou. De acordo com o Clarín a produção nas fábricas de Fiat, General Motors e PSA Peugeot Citroën na Argentina também está ameaçada de parar por falta de peças, caso a interrupção no fornecimento prossiga. Os trabalhadores querem a reintegração dos demitidos. O sindicato local, Smata, não se pronunciou segundo a imprensa local. Sem acordo  – Terminou mais uma vez sem acordo a reunião de representantes dos governos argentino e brasileiro, incluindo montadoras instaladas nos dois países, realizada em Bu...

Veja diferenças entre armas da PM e as usadas em mega-assalto em SP

Um especialista em armamentos analisou o tipo de munição utilizada por um  grupo  de criminosos que assaltou uma empresa de  valores  e matou três pessoas em Santos, no litoral de São Paulo, na madrugada da última segunda-feira (4). Segundo Ricardo Góes Moreira, o cenário era "de guerrilha", devido às diferenças entre os armamentos utilizados pela polícia e pelos suspeitos  magens de monitoramento da cidade flagraram um dos assaltantes utilizando um fuzil 0.50 durante a fuga . A arma é utilizada em guerras em diferentes partes do mundo. "O fuzil não é feito para um tiro rápido, e sim para perfurar  materiais  a longa distância ou acertar um alvo a mais de mil metros", explica Ricardo  Especialista mostra diferença entre munição usada   pela PM e por bandidos (Foto: Reprodução/Site) O fuzil é capaz de perfurar carros blindados e derrubar aeronaves. O especialista acredita que o armamento foi utilizado para perfurar paredes blindadas...

AO VIVO - Pânico Jovem Pan Rádio com imagem

fonte: youtube

Chevrolet anuncia dia exclusivo para 50.000 convidados Onix no Lollapalooza

Convidados curtirão as apresentações de Liam Gallagher, Whiz Kaliffa e LCD Soundsystem na quinta-feira (22) Com ingressos esgotados para dois dos três dias de shows, o festival Lollapalooza acaba de ganhar mais uma data de apresentações no Brasil. A novidade é uma surpresa que a Chevrolet , parceira do evento desde 2014, anunciou nesta segunda-feira (12) para clientes do Onix. Batizado de OnixDay, a marca promoverá uma pré-estreia exclusiva para 50.000 convidados um dia antes da abertura oficial do festival. A ação acontecerá na quinta-feira, dia 22, com apresentações de Liam Gallagher, Wiz Khaliffa e LCD Soundsystem apenas no Palco Onix. A novidade não alterará a programação já conhecida do evento que seguirá nos dias 23, 24 e 25 deste mês, no Autódromo de Interlagos. A marca destaca que não se trata de um sorteio ou algo do tipo. A partir do próximo dia 14, interessados terão de ficar de olho no lançamento de um hotsite exclusivo, onde precisarão se ...

Notícia sobre o “panelaço” pega no flagrante a parcialidade da Globo

O panelaço começou às 20h30, a notícia estava no ar às 20h31, isto é estava publicado em impresso na mesma hora do pronunciamento, que milagre é esse. Em apenas um minuto conseguiram detectar que o protesto “se repetiram em diversas cidades” Eles são tão acostumados a fazer matéria pra massa de manobra, aquela que aceita tudo, que nem se dão mais o trabalho de disfarçar. A 'esquerdalha' aceita qualquer coisa mesmo... Publicação ocorreu no minuto seguinte a hora marcada para início do panelaço fonte: Jornal da Cidade

BYD Dolphin é eleito o melhor carro influenciada diretamente pela opinião dos proprietários

  O prêmio “Os Eleitos”, promovido pela  revista Quatro Rodas , se destaca no cenário automotivo brasileiro por ser uma premiação influenciada diretamente pela opinião dos proprietários de veículos. Em sua 24ª edição, este evento visa capturar a verdadeira experiência dos consumidores, fornecendo insights valiosos sobre o mercado nacional e suas tendências emergentes. Com um total de 4.800 respostas válidas nesta edição, a pesquisa representa uma amostra significativa das percepções dos usuários sobre os modelos disponíveis no mercado. À medida que novas marcas e abordagens entram no mercado, as expectativas dos consumidores mudam, proporcionando um ambiente dinâmico e desafiador para os fabricantes de automóveis. Como o BYD Dolphin transformou o cenário dos elétricos? O  BYD Dolphin  despontou como o Grande Campeão dos Eleitos deste ano, reunindo o maior índice de satisfação entre os proprietários de veículos no Brasil. Este compacto teve um impacto notável ao desmi...

Previsão do tempo

fonte: IPhone