Pular para o conteúdo principal

Fiat volta à liderança com carros modernos, seguros e alinhados às necessidades do consumidor no Brasil

 

O ano de 2021 ainda não terminou, mas já está marcado na história da Fiat no Brasil. Além de celebrar 45 anos de atividades no país, a empresa tem outro motivo para lembrar deste ano com muito carinho: a retomada da liderança de vendas.

De janeiro a novembro, ninguém comercializou mais carros do que a Fiat. No período, a marca acumulou participação de mercado de 22,1% no país. De quebra, a empresa também liderou o ranking na América do Sul, com 14,1% de participação nas vendas totais no mesmo intervalo de meses.

“Há 45 anos, a Fiat iniciou suas operações em Betim (MG) e começou a produzir automóveis que agradaram o consumidor de todo o Brasil. Investimos muito, inovamos sempre e impulsionamos a instalação de dezenas de fornecedores no entorno de nossa fábrica”, afirmou o presidente da Stellantis para a América do Sul, Antonio Filosa.

“Como resultado, consolidamos um extenso e diversificado parque industrial automotivo, conquistamos a liderança do mercado brasileiro e sul-americano e empregamos milhares de pessoas que desenvolveram seus talentos e são hoje nosso grande diferencial”, acrescentou o executivo.

Polo Automotivo de Betim acompanha tendências do mercado


Parte da façanha se deve à eficiência do Polo Automotivo de Betim, uma das maiores fábricas de automóveis do planeta e a maior planta da Stellantis no mundo.

O grupo, aliás, foi constituído em janeiro deste ano a partir da fusão da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) com o Groupe PSA. Assim nasceu um dos maiores grupos automotivos do mundo, detentor de 14 marcas icônicas e líder mundial no desenvolvimento da mobilidade sustentável.

O Pólo Automotivo de Betim está em processo permanente de modernização e recebe contínuos investimentos para estar no topo da tecnologia automotiva.

Novas áreas de desenvolvimento de veículos foram implantadas simultaneamente à modernização de instalações, equipamentos, processos e sistemas a partir do conceito da Indústria 4.0. 

O complexo mineiro também é o maior centro de produção de powertrain da América Latina, com capacidade produtiva de 1,3 milhão de motores e transmissões por ano. De lá saem três famílias de motores: Fire, Firefly e GSE Turbo.

Hoje, o Pólo Automotivo de Betim é capaz de realizar todas as fases do desenvolvimento de um veículo de classe mundial.

Liderança se faz com carros de sucesso


Marcio Tonani, responsável pelo Tech Center Stellantis South America, que reúne e coordena a área de engenharia da empresa, explica o avanço do Polo Automotivo aos longo dos anos:

“O salto da Fiat foi dado em 2001, com a inauguração do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Giovanni Agnelli. Até então, fazíamos poucas etapas do processo de desenvolvimento de um veículo. Mas conseguimos acumular conhecimento e experiência, que nos tornaram capazes de desenvolver e projetar veículos a partir do zero”.

Agora chamado de Tech Center Stellantis South America, o antigo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Giovanni Agnelli continua reunindo profissionais criativos e talentosos. Hoje, o complexo é referência mundial em tecnologia flexfuel, desenvolvimento de picapes pequenas e médias e em dinâmica veicular, sobretudo suspensão. 

Com tudo isso, hoje os brasileiros são capazes de “oferecer nossas competências ao mundo”, nas palavras de Tonani. Prova disso é o número de veículos desenvolvidos no Brasil que se tornaram sucesso de mercado, como os Fiat Strada e Toro. O exemplo mais recente é o Fiat Pulse, o primeiro SUV da marca completamente desenvolvido e produzido em Betim

Tonani ressalta que as competências desenvolvidas e acumuladas servem mais do que apenas à empresa. “São um patrimônio da sociedade. Estamos desenvolvendo conhecimento e mão de obra. Isto significa crescimento humano e crescimento tecnológico para toda a sociedade”, acrescenta.

Nova Strada atinge a liderança de vendas


De todos os modelos produzidos pela Fiat em Betim na atualidade, nenhum deles acumula tanto sucesso quanto a Strada, líder absoluta de vendas na categoria há mais de duas décadas.

Lançada em junho de 2020, a segunda geração foi completamente renovada. Seguindo o DNA de inovação presente desde os primeiros anos da Fiat no país, a Strada trouxe a inédita cabine dupla de quatro portas e, única na categoria, com espaço para cinco ocupantes.

Neste ano, a Strada ganhou duas importantes novidades: a esperada transmissão automática e a inédita versão Ranch, que trouxe exclusividade e sofisticação à gama.

Tudo isso deve alavancar os resultados já impressionantes da picape, que acumulou mais de 100 mil unidades emplacadas até novembro de 2021 e tem tudo para fechar o ano como o carro mais vendido do Brasil.

Pulse: nascido para o sucesso


O ano também marcou a estreia da Fiat na categoria de SUVs compactos com o Pulse. Ciente da importância de ingressar em um dos segmentos mais aquecidos do país, a empresa trouxe o Pulse. 

Definido como um autêntico SUV com design italiano, atraente e moderno, o Pulse também seduz pelo bom pacote de equipamentos, incluindo faróis e lanternas em LED de série, que completam o visual requintado. 

Na traseira, as lanternas tridimensionais têm perfil elevado, enquanto o para-choque traz um desenho que otimiza o ângulo de saída do Pulse. Já os elementos escurecidos, somados a um friso prateado na parte inferior, mostram que o SUV está apto para qualquer situação.

A fórmula não poderia ter sido mais acertada. Com exatas três semanas desde a apresentação do modelo no mercado nacional, 9 mil consumidores reservaram suas unidades por meio da pré-venda no site da marca.

“Fazendo um exercício hipotético, se emplacássemos esses veículos em um mesmo mês, o Fiat Pulse seria o líder do ranking de vendas no Brasil”, celebrou Herlander Zola, diretor do Brand Fiat América do Sul e Operações Comerciais Brasil.

O Pulse não foi reconhecido apenas pelos consumidores. O SUV conquistou importantes prêmios logo após seu lançamento, como o Prêmio Design MCB, certificação promovida pelo Museu da Casa Brasileira, na categoria Transporte.

Outra conquista foi na categoria principal do Carro do Ano, premiação promovida pela revista Autoesporte que está em sua 55ª edição e é uma das mais importantes do setor automotivo nacional.

Argo avança e assume a liderança

Lançado em 2017, o Argo rapidamente se consolidou como um dos grandes sucessos da Fiat no Brasil e também teve bons momentos em 2021. Em outubro deste ano, o hatch assumiu a liderança do mercado de automóveis de passeio na primeira quinzena do mês.

A linha do Argo traz premissas desejadas pelo consumidor, como a central multimídia UConnect 7”, que é um equipamento de série desde a versão Drive 1.0. No total, são seis versões, incluindo a aventureira Trekking, e três opções de motorização: 1.0, 1.3 e 1.8.

Fiorino se renova com melhorias em consumo e segurança


Além do novo design, Fiorino ficou mais seguro na linha 2022

Quem também se renovou neste ano foi a Fiorino. Referência entre os veículos comerciais leves e líder do segmento de B-Vans com mais de 90% de participação de mercado, o modelo trouxe novo design exerior e interior totalmente renovado.

O veículo ficou ainda mais seguro com a adoção dos controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampa e sinalização de frenagem de emergência.

Na parte mecânica, a engenharia da Fiat fez melhorias na motorização 1.4 EVO Flex, que entrega até 86 cv de potência e torque de 120 Nm com etanol. Além de atender às novas regras de emissões e ruído do Proconve (PL7), o conjunto ainda obteve uma redução de até 11,8% no consumo de combustível.

Todas as melhorias complementam os atributos que fizeram a Fiorino ser uma das opções favoritas de empresários e frotistas, evoluindo um projeto idealizado para o trabalho, com tamanho na medida para o uso urbano e baixo custo de propriedade.


Outra novidade revelada em 2021 foi a Fiat Toro. O desenvolvimento do novo veículo foi realizado com base em quatro pilares: Design, Performance, Conectividade e Tecnologia.

Elogiada pelo design moderno e de personalidade, a Toro trouxe um desenho ainda mais moderno na dianteira. Além disso, o interior foi completamente renovado, com direito a novo painel de instrumentos e console central.

Uma das novidades mais notáveis está debaixo do capô. O eficiente motor Turbo 270 foi desenvolvido com tecnologia global e é o propulsor flex com produção nacional mais moderno, potente e de maior torque do Brasil. São 185 cavalos e 270 Nm de torque com etanol. Existem ainda opções com motorizações flex aspirado e diesel, com câmbio automático de 6 ou 9 marchas. 

Na conectividade, a Toro trouxe carregador de smartphone sem fio, uma nova central multimídia de até 10,1” com tela posicionada na vertical e uma plataforma completa de serviços conectados, que inclui serviços de manutenção, segurança e emergência, navegação, assistência virtual e entretenimento no veículo. 

A picape também ganhou mais itens de tecnologia. Um deles é o Sistema Avançado de Assistência ao Condutor (ADAS), que inclui frenagem autônoma de emergência, aviso de mudança de faixa e comutação automática dos faróis. Há ainda faróis Full LED, sistema de iluminação frontal 100% em LED que melhora em 30% a performance dos faróis, e painel digital com tela de TFT de 7 polegadas.

A linha 2022 da nova Toro é composta por nove versões para atender suas necessidades. O que não mudou é sua proposta versátil para servir tanto ao trabalho quanto ao lazer, com tamanho ideal para uma picape urbana e custo-benefício muito favorável diante de concorrentes mais caros e de porte maior.


fonte:Automotive Business

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

Volks vai voltar a produzir o Gol 2016 com exclusividade

A fábrica da Volkswagen de Taubaté vai voltar a ser responsável, com exclusividade, pela produção do Gol. A medida, segundo o Sindicato dos Metalúrgicos, faz parte do acordo proposto pela empresa no fim do mês passado e aprovado pelos trabalhadores, o que levou ao fim da greve que durava 12 dias. A mudança faz parte de um projeto para produção da nova plataforma da unidade de São Bernardo do Campo. Segundo apuração de  O VALE , a unidade do ABC, que hoje é a responsável pela produção do Gol, passará a fabricar um novo modelo. Procurada, a Volks não quis comentar o caso. Para o sindicato, a mudança será benéfica para os trabalhadores de Taubaté. Proposta.  Principal modelo da empresa, o Gol teve a produção transferida para São Bernardo no início de 2014, quando a unidade de Taubaté passou a fabricar o Up!. Desde então, a fábrica de Taubaté é responsável, com exclusividade, pelo Up! e pelo Voyage, e ainda produz poucas unidades do Gol, para auxiliar São Bernardo. Pela propost...

Após aparições de palhaços, o McDonald’s tomou uma medida radical sobre Ronald McDonald

Se você acompanha as notícias do mundo, sabe que, nos Estados Unidos, palhaços assustadores estão chamando a atenção dos moradores em aparições misteriosas e macabras.  A “moda” chegou, inclusive, à São Paulo . Pois o  McDonald’s  está tomando uma iniciativa radical para evitar novos casos de pânico provocados pela coulrofobia — a fobia provocada por palhaços. A notícia é do  Business Insider . Para evitar confusão,  a rede de lanchonetes vai “esconder”, por tempo indeterminado, sua mascote mais famosa : o palhaço  Ronald McDonald . “ O McDonald’s e as nossas franquias estão atentas ao clima provocado pela aparição de palhaços nas comunidades e, em respeito aos moradores, estamos diminuindo as aparições do Ronald McDonald em eventos locais “, explicou um porta-voz do restaurante à publicação. Há muito tempo, o Ronald McDonald (com sua peruca vermelha, macacão amarelo e maquiagem chamativa) é o “rosto” do McDonald’s. Os eventos recentes, n...

Fiat lança Bravo 2016 e pula o 2015

A Fiat apresentou nesta quarta-feira, 4 de fevereiro, o Bravo reestilizado. Lançado em 2010, o hatch médio teve mudanças discretas, incluindo nova grade frontal, novos para-choques, spoiler traseiro e lanternas com acabamento escurecido. O interior possui novas opções de revestimento e a inclusão de um descansa-braço central com porta-copos no banco de trás. Além do design, todas as versões passam a sair de fábrica com a central multimídia UConnect Touch, que oferece funções como GPS e Bluetooth. Outro equipamento de série do modelo é a câmera de ré, cujas imagens são exibidas na tela de LCD de cinco polegadas da central. O Bravo - que chega às revendas já como linha 2016 - será oferecido nas versões Essence, Sporting e T-Jet. A novidade da gama é a série especial Blackmotion, equipada com rodas de liga leve aro 17, sensor de estacionamento traseiro, suspensão esportiva, faróis com máscara negra, saias laterais, detalhes em preto brilhante, ponteira dupla cromada, faixas la...

Processo: Publicidade da faculdade Fiap que usa um rosto parecido com o de Mark Zuckerberg, fundador do Facebook

"Procura-se a próxima geração de talentos da tecnologia", lê-se no anúncio dentro do trem na linha verde do metrô. Ao lado da chamada, um rosto conhecido, ainda que desfocado (ou "pixelizado", com pixels aparentes, no jargão da tecnologia). É Mark Zuckerberg, fundador do Facebook. Ou alguém muito parecido tentando se fazer passar por ele. A peça de publicidade causou mal-estar no escritório brasileiro da rede social.  Segundo funcionários da empresa, a equipe jurídica do Facebook já entrou em contato com a matriz, na Califórnia, e estuda como responsabilizar juridicamente a Fiap (Faculdade de Informática e Administração Paulista), que fez o anúncio. O Facebook diz que não comentará o caso. A Fiap afirma que "a campanha que traz uma imagem que remete à figura de Mark Zuckerberg foi encerrada. Portanto, a instituição não vai comentar a respeito". Até o começo da semana, a versão brasileira de Zuckerberg ainda estava nos anúncios, olhando para quem...

Vídeo: Homem com camisa do Brasil é espancado por manifestantes “Antifas”

No Rio de Janeiro, neste domingo, um homem com a camisa do Brasil foi espancado por manifestantes “Antifas” — movimento que reúne pessoas da Extrema-Esquerda. O momento da agressão foi gravado. Nas imagens, o rapaz que traja as cores do Brasil tenta recuar, mas rapidamente é cercado pelos militantes extremistas de Esquerda, que o agridem covardemente. Donald Trump e o movimento Antifas O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste domingo (31), em seu perfil oficial no Twitter, que pretende classificar o movimento Antifas como uma “organização terrorista”. O mandatário americano acusa o movimento da Extrema-Esquerda de liderar atos violentos durante manifestações que ocorrem, no país após a  morte de George Floyd . “Os Estados Unidos da América designarão a ANTIFA como uma organização terrorista” — escreveu Donald Trump. fonte:  Portal BR7 Adsense

Cemitérios de automóveis: os ferros-velhos mais assustadores do mundo

A seguir reunimos alguns dos mais assustadores registros de ferro-velho pelo mundo Através de décadas, os carros são expostos a todo tipo de intempérie e são invadidos pela vegetação Muitas vezes, a decadência gera imagens bonitas Pronto para esta galeria? CHATILLON, BÉLGICA A pacata aldeia de Chatillon, na Bélgica, é conhecida por um dos mais lindos cemitérios de automóvel do mundo A lenda conta que estes carros pertenciam a militares dos EUA que, durante a II Guerra Mundial, os utilizavam em seus deslocamentos Esta imagem mostra estes carros, que parecem estar em um engarrafamento de fantasmas  Com as décadas, depois do fim da II Guerra, os carros ficaram abandonados e foram invadidos por plantas, acabando integrados à paisagem  O governo belga tem realizado esforços para recolher as carcaças e limpar a paisagem KAUFDORF, SUÍÇA Na Suíça, este ferro-velho foi o resultado do esforço de um único homem em acumular carcaças de c...

Betina Baino que protestou nua em Porto Alegre, conta o seu sofrimento

Com dificuldades financeiras e em busca de emprego, a mulher que foi flagrada caminhando nua por uma das avenidas mais movimentadas de Porto Alegre na última semana busca um recomeço na vida e no esporte. Betina Baino, 35 anos, está treinando na academia de um amigo e morando em uma pensão na Zona Norte da capital. Uma semana depois do ato de protesto que classificou como "desabafo", a lutadora de MMA diz que não se arrepende da manifestação. Pelo contrário. Ao receber o   G1   nesta quinta-feira (13), falou com tranquilidade sobre sua relação com o corpo e até com a prostituição, que admitiu ter praticado por sobrevivência (veja um trecho da entrevista no vídeo ao lado). “Foi um conjunto de fatores de ordem pessoal. No caminho, fui pensando. Estava tão desamparada. Não tenho onde morar, não tenho dinheiro. Meu corpo foi tudo o que me restou", afirmou. "Escuto elogios pelo meu corpo. Foi bom correr na chuva, ótimo. Eu não sou louca, tive que engolir muita coisa...

Chevrolet Cruze 2015, um novo visual, uma nova identidade

Com apresentação marcada para o Salão de Nova York nesta semana, a versão norte-americana do Chevrolet Cruze ganhou um tapinha no visual e novidades pontuais na lista de equipamentos. Não confundir este Cruze com a nova geração global que deve ser apresentada no Salão de Beijing, na China, nos próximos dias. O visual mudou pouco, a não ser pela nova frente, que ganhou uma grade angulosa com inspiração no Malibu e Impala. As versões LT e LTZ passaram a contar com LED’s diurnos. Por dentro quase nada mudou. Apenas uma atualização no sistema multimídia, que agora emite mensagens de alerta para o motorista. Além disso foram incorporados novos comandos de voz. Porta copos e objetos também foram revistos. Com estas mudanças, a Chevrolet espera dar fôlego ao seu best-seller até a chegada da próxima geração no fim de 2015. fonte: http://carplace.virgula.uol.com.br/chevrolet-cruze-2015-ganha-visual-atualizado-nos-estados-unidos/

Banco do Brasil vai fechar 402 agências e demitir 18 mil funcionários

O Banco do Brasil (BB) vai anunciar, em coletiva de imprensa, nesta segunda-feira (21) um plano de reestruturação da instituição que reduzirá o número de agências e oferecerá um plano de aposentadoria incentivada para até 18 mil funcionários. Estimativas obtidas pelo  Broadcast,  serviço em tempo real da Agência Estado, apontam uma economia total de, aproximadamente, R$ 2,7 bilhões em 2017 somando a redução da estrutura física, corporativa e de pessoal, no caso de a adesão ao incentivo da aposentadoria antecipada chegue a 10 mil funcionários. Segundo comunicado ao mercado divulgado no site da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o BB fechará 402 agências em todo o País e transformará outras 379 em postos de atendimento ao longo do próximo ano. A economia anual com o enxugamento da estrutura é estimada pelo BB em R$ 750 milhões, sendo R$ 450 milhões da nova estrutura organizacional e R$ 300 milhões de redução de gastos com transporte de valores, segurança, locação e con...

O Brasil vai explodir, população esta cada vez mais revoltada

AMBIENTE INFLAMÁVEL Na tarde da terça-feira 24, militantes se digladiaram  em frente à ABI, durante  ato em defesa da Petrobras.  Do lado de dentro da associação, Lula conclamou  a militância à luta. Nessa atmosfera conturbada, caminhoneiros paralisaram as principais rodovias do País e sindicalistas vestidos de leões protestaram contra a deterioração  dos salários  Caldeirão social fervilha em meio a brigas de militantes nas ruas, paralisações de rodovias por caminhoneiros, greves de professores e metalúrgicos e uma população cada vez mais revoltada com o aumento do desemprego e do custo de vida. Aonde vamos parar? Eumano Silva No final da tarde da terça-feira 24, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se dirigiu à sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no centro do Rio de Janeiro, para participar de uma manifestação em favor do governo Dilma Rousseff. Organizado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) e pela F...