Pular para o conteúdo principal

Tragédia na Boate Kiss: Com previsão de alta para esta semana, a estudante Cristina de 24 anos, faz da paciência sua maior aliada na última semana

Quatro meses após a tragédia que matou 242 pessoas em Santa Maria, quatro jovens ainda lutam para se recuperar dos ferimentos do incêndio. Cristina Peiter, Marcos Belinazzo Tomazetti, Renata Pase Ravanello e Ritchieli Pedroso Lucas continuam internados no Hospital de Clínicas e no Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre. Eles sofreram queimaduras graves e desenvolveram problemas respiratórios. Segundo familiares, os quadros dos jovens se mantêm estáveis.
Ninguém precisa ter pena de mim, porque estou bem. O que vai ficar são as marcas"
Cristina, jovem internada há 4 meses
Com previsão de alta para esta semana, a estudante Cristina, 24 anos, faz da paciência sua maior aliada. Na última semana, chegou a pensar que teria alta na sexta-feira (24), mas um novo procedimento precisou ser feito, adiando a volta para casa. Ela teve 22% do corpo queimado, entre braços, ombros e costas. “Estou bem. Com um pouco de medo, insegura, mas tranquila”, contou ao G1 por telefone.
Com a voz fraca e bastante emocionada, a estudante de engenharia florestal da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) falou do período de recuperação. “A gente acaba aceitando. Sei que fiquei aqui para ficar bem, para melhorar de verdade. Era muito mais difícil na CTI. O tempo não passava. Agora, no quarto, tenho várias atividades, fisioterapia, então o tempo passa mais rápido”, disse. No período em que ficou internada, os primeiros 18 dias foram em coma induzido.
No último semestre do curso, a jovem não voltará a morar em Santa Maria. Natural de Casca, na Região Noroeste, a estudante fazia o trabalho de conclusão de curso e agora conta com o auxílio de uma amiga e de professores para escrevê-lo. Antes da tragédia, a previsão era de se formar no fim do agosto. “Já fiz toda a pesquisa, só falta escrever. Muitas pessoas se ofereceram para ajudar, me surpreendeu como as pessoas estão sendo solidárias. Quero me formar neste semestre”, revelou. O pai, Astor Peiter, é proprietário de uma empresa de engenharia florestal em sua cidade natal. Assim que a filha se sentir melhor, vai providenciar um estágio para ela.
Cristina Peiter recebeu alta nesta sexta-feira (24) (Foto: Arquivo Pessoal)Cristina Peiter estuda engenharia florestal
(Foto: Arquivo Pessoal)
No dia da tragédia, Cristina foi para a festa na Kiss de última hora. Ela estudava na cidade e dividia apartamento com o irmão. Já na casa noturna, encontraram um grupo de amigos. Um deles morreu durante o tumulto. “Vi a saída, mas não consegui chegar. Desmaiei lá dentro. Lembro que acordei fora e comecei a gritar, estava desesperada de dor. Me colocaram em um carro, acho que era da Brigada Militar, e me levaram para o hospital. Fui desacordada", recorda.
Quando a jovem acordou, já estava no hospital. "Estava uma confusão, ninguém sabia o que fazer. Pedi para uma pessoa ajudar a pegar meu celular e liguei para o meu irmão. Quando ele chegou, conseguiu ajuda para mim. Depois disso, só acordei na CTI de Porto Alegre”, lembra
Com cicatrizes e marcas no corpo, a vaidade é um dos temas mais sensíveis para a jovem. “Tenho medo que as pessoas me vejam com pena. Mas não quero que sintam pena de mim, estou bem. O que vai ficar são as marcas, isso não tem como não ficar”, emociona-se. “O que eu mais quero é voltar para casa, ficar com meus pais, aproveitar todo mundo. Tudo vai mudar. São provas que a gente precisa passar”, completa.
Visitas até de desconhecidos e apoio dos outros feridos
Além dos cuidados médicos, o carinho foi um dos fatores que ajudaram Cristina a se recuperar. Amigos da faculdade e familiares se deslocaram quilômetros para dar apoio. “Eu recebi visita até de quem não conhecia”, lembra. Foi o caso do humorista Jair Kobe, conhecido no estado pelo personagem Guri de Uruguaiana, que esteve no hospital no aniversário de Cristina. “Apesar de tudo, foi o melhor aniversário que já passei. Estava com toda a minha família, recebi muito carinho. As enfermeiras trouxeram balões e os médicos, presentes”.
Lado a lado, os quartos dela, de Renata e de Marcos, outros dois jovens que seguem internados, têm movimentação constante. Segundo Cristina, Marcos a visita de vez em quando. “Eu conheço os dois. A gente conversa mais sobre a recuperação. Até porque eu não sei se eles têm problema em falar sobre o que aconteceu”, pontua.
Segundo Jonas Ravanello, irmão de Renata, a evolução ocorre a cada novo dia. “Ela se queimou bastante e machucou o pé. Na cicatrização, pegou uma bactéria, então agora está se recuperando”, explica o auxiliar contábil. Com apoio não apenas médico, mas também psiquiátrico, Jonas conta que a irmã divide o dia entre livros, televisão e o computador para passar o tempo.
Feridos ainda podem apresentar sequelas futuras
O cirurgião torácico Marcelo Pasa, do Hospital Mãe de Deus, acompanhou alguns dos feridos que receberam atendimento em Porto Alegre depois do incêndio. Ele afirma que alguns pacientes podem ter complicações futuras.
“Os pacientes que atendemos aqui no hospital tiveram uma exposição muito grande à fumaça toxica, com quantidade grande de resíduos dentro do pulmão. Eles receberam o tratamento e desenvolveram infecções. A longo prazo, o que podemos afirmar é que eles poderão desenvolver fibrose pulmonar", explica ao G1. A fibrose é um espessamento dos brônquios, explica o médico.
Atualmente, somente Richieli está internada no Mãe de Deus. A jovem perdeu a irmã Drieli na tragédia. Em recuperação, está com o quadro estável.
Pasa explica que por ter sido um evento inédito, ainda é difícil de prever as consequências. “Está sendo uma experiência nova. A intensidade que foi, a exposição que eles sofreram, não há  parâmetros comparáveis. Pode levar anos para sabermos o resultado”, diz.
Entenda
O incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, região central do Rio Grande do Sul, na madrugada de domingo, dia 27 de janeiro, resultou em 242 mortes. O fogo teve início durante a apresentação da banda Gurizada Fandangueira, que fez uso de artefatos pirotécnicos no palco.
O inquérito policial indiciou 16 pessoas criminalmente e responsabilizou outras 12. Já o MP denunciou oito pessoas, sendo quatro por homicídio, duas por fraude processual e duas por falso testemunho. A Justiça aceitou a denúncia. Com isso, os envolvidos no caso viram réus e serão julgados
Veja as conclusões da investigação
- O vocalista segurou um artefato pirotécnico aceso no palco
- As faíscas atingiram a espuma do teto e deram início ao fogo
- O extintor de incêndio do lado do palco não funcionou
- A Kiss apresentava uma série das irregularidades quanto aos alvarás
- Havia superlotação no dia da tragédia, com no mínimo 864 pessoas
- A espuma utilizada para isolamento acústico era inadequada e irregular
- As grades de contenção (guarda-corpos) obstruíram a saída de vítimas
- A casa noturna tinha apenas uma porta de entrada e saída
- Não havia rotas adequadas e sinalizadas de saída em casos de emergência
- As portas tinham menos unidades de passagem do que o necessário
- Não havia exaustão de ar adequada, pois as
janelas estavam obstruídas

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

Você anda de carro só com cheiro de combustível? Fique atento com rico da pane seca

Você é daqueles que   costuma andar de carro só com cheiro de combustível? Se sim, não faça mais isso. Você pode estar pondo em risco o automóvel e a integridade física de quem está lá dentro. Veja as dicas de Daniel Lovizaro, gerente de Assistência, Serviços e Treinamento Técnico automotivo da Bosch, e encha o tanque! RISCO MÁXIMO O principal risco da pane seca é que o veículo pare de funcionar de forma imediata, podendo ocasionar acidentes graves no trânsito. BOMBA Há o risco de redução da vida útil da bomba elétrica de combustível, cuja função é levar o que está no tanque para o sistema de alimentação do motor. Isto porque este componente é elétrico e refrigerado pelo próprio combustível. Assim, com o tanque sempre na reserva, a capacidade de refrigeração fica reduzida, aumentando a temperatura de trabalho do sistema. SUJEIRA Com o tanque sempre vazio também pode ocorrer o acúmulo de sujeira dentro da peça. As impurezas aspiradas pela bomba podem gerar saturação ...

AO VIVO - Jornal da BandNews FM - Com Ricardo Boechat11/08/2017

fonte: youtube

Ex-presidente da Vale, Roger Agnelli, morre em acidente de avião em SP

  O ex-presidente da Vale, Roger Agnelli, morreu aos 56 anos em acidente de um avião monomotor, que caiu em uma casa na Casa Verde, zona norte de São Paulo, na tarde deste sábado, 19. A área fica perto do Campo de Marte. As sete pessoas estavam a bordo da aeronave morreram e um morador da casa atingida ficou ferido, de acordo com o Corpo de Bombeiros. Entre as vítimas estão ainda mulher de Agnelli, Andréia, seus dois filhos, João e Ana Carolina, além de seu genro e sua nora. Os seis iam a um casamento no Rio de Janeiro. O acidente ocorreu na rua Frei Machado, número 110, por volta das 15h20. Pelo menos 15 viaturas dos bombeiros e 45 homens estão no local para fazer o rescaldo do acidente.   Biografia Roger Agnelli nasceu em 3 de maio de 1959 em São Paulo e foi presidente da Vale de 2001 a 2011. Durante os 10 anos em que Roger presidiu a Vale, a companhia se consolidou como a maior produtora global de minério de ferro e a segunda maior mineradora do mundo. ...

GM revisa investimento de US$ 1 bi e anuncia nova plataforma global

A General Motors está reavaliando o plano de investimento de US$ 1 bilhão para a Índia e colocou na conta o desenvolvimento de uma nova plataforma global para mercados emergentes. O grupo repensou sua estratégia após as vendas caírem quase 40% em relação ao ano passado, derrubando o market share no segmento de carros de passeio para menos de 1% no país. Queda nos emplacamentos e maior rigor nas regras de emissões de carros a diesel também pesaram na mudança de planos. O fabricante norte-americano já tinha firmado o compromisso de investir US$ 1,0 bi no país, o que incluía, entre outras coisas, o lançamento de uma minivan (abandonada em favor de um SUV compacto) e agora uma nova plataforma modular, projetada para produzir carros compactos destinados a mercados emergentes. “Estamos realizando uma revisão completa de nosso programa para futuros produtos na Índia”, Swati Bhattacharya, porta-voz da GM Índia, disse em comunicado. “Como resultado, estamos também colocando em ...

8º dia de greve: caminhoneiros protestam mesmo após anúncio de Temer

Há protestos em AL, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MS, MT, PB, PE, PR, RJ, RN, RS, SC, SE, SP e TO Caminhoneiros ainda bloqueiam rodovias do RJ, mas não estão mais na entrada da Reduc 8 aeroportos estão sem combustível, diz Infraero fonte; G1

Ameaça: 'Netflix não está sabendo onde se meteu', diz Dilma sobre 'O Mecanismo'

A polêmica envolvendo a nova série da  Netflix , ‘ O Mecanismo ‘, está longe de acabar! Desta vez, quem se pronunciou sobre a produção foi a própria ex-presidente  Dilma Rousseff . Segundo ela, o serviço de streaming estaria fazendo uma “propaganda” política, e o seu posicionamento estaria prejudicando o PT com informações falsas. . “A  Netflix  não pode fazer campanha política. […] Acho importante que a gestão da  Netflix  perceba o que está fazendo. Não sei se sabe. O cineasta talvez saiba, mas a direção da  Netflix  não está sabendo onde se meteu. Eu acho isso muito grave. Não vejo porque uma estrutura como aquela dar margem para isso.” Rousseff continua, ressaltando os impactos que a série poderá trazer,  “O que conseguiram com esse processo foi a expansão do ódio, de reprodução desse ódio em escala nacional, um nível de intolerância muito grande e a grande difusão de pequenos grupos de extrema direita pelo país.” A série é ...

Como o valor do meu ingresso do cinema é dividido entre quem produz, distribui e exibe o filme?

Como o valor do meu ingresso do cinema é dividido entre quem produz, distribui e exibe o filme? William Brito, Jundiaí, SP fontes: Livro  O Economista de Hollywood , de Edward Epstein, e Marcos Petrucelli, crítico de cinema. Superinteressante

Exército defende “kids pretos”

 A pressão da esquerda para acabar com as Forças Especiais do Exército, os chamados "kids pretos", aumentou depois que a Polícia Federal acusou ao menos quatro militares de usar seu treinamento especial para planejar o assassinato de autoridades. O Exército prometeu uma reformulação no próximo ano, porém, não pretende acabar com a unidade. Saiba quais são os planos. Militares na mira de Moraes. O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou que o Exército forneça informações sobre visitas aos militares presos pela suposta tentativa de golpe de Estado. Contra o decreto de Lula. Parlamentares de oposição e governadores prometem trabalhar para derrubar o decreto que regula o uso da força por policiais. Informações: Gazeta do Povo/ https://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/bom-dia/exercito-kids-pretos-moraes-questiona-militares/

Eu na Cozinha - Bife Suculento - VD1

Rancho D'Ajuda/ https://www.youtube.com/watch?v=woi3F4jKsMU&t=16s Como prepara um bife suculento na forma de amador, ficou delicioso.

Já fez essa conta? Você sabe quanto custa ter um filho?

A cada ano, o número de filhos das famílias brasileiras vem diminuindo. Famílias com três ou quatro filhos ficaram, definitivamente, no passado. No cenário atual, ter um filho já é sinal de coragem, ter dois então, nem se fala! Se pararmos para analisar, essa modificação demográfica tem uma série de causas e uma delas é financeira. Ter um filho implica muitas responsabilidades: educar, brincar, acompanhar, alimentar e por aí vai. Para a maioria dessas necessidades, de uma maneira ou de outra, são necessários recursos financeiros. Tudo custa dinheiro. Babá, escola, fralda, leite, plano de saúde, brinquedos… para onde se olha, existe um gasto embutido. Some-se a isso os gastos com enxoval, pré-natal e, muitas vezes, a necessidade da troca do carro ou da casa por uma maior, que comporte o novo integrante da família. Ter filho não é brincadeira. Custa caro… muito caro. Um estudo realizado pelo Instituto Nacional de Vendas e Trade Marketing (INVENT), pesquisando mais de trezenta...