Pular para o conteúdo principal

Protestos no Brasil se espalha pelo mundo: Em solidariedade, brasileiros espalhados pelo mundo também se mobilizam para apoiar os protestos contra o aumento da tarifa de ônibus

Dublin - Protesto apoia manifestação do passe livre no Brasil

Em solidariedade, brasileiros espalhados pelo mundo também se mobilizam para apoiar os protestos contra o aumento da tarifa de ônibus, metrô e trem nas principais cidades do Brasil. Na tarde deste domingo, mais de 2.800 brasileiros se organizaram nas cidades de Dublin (Irlanda), Berlin (Alemanha), Nova York (EUA), Boston (EUA) e Montréal (Canadá).


Em São Paulo, o Movimento Passe Livre fará um novo protesto amanhã, no largo da Batata, 
em Pinheiros. Durante a semana, o MPL organizou quatro protestos que resultou em 135 manifestantes detidos, 21 policiais e sete jornalistas da Folha feridos. A repórter Giuliana Vallone levou um tiro de bala de borracha no olho direito durante protesto na avenida Paulista na última quinta-feira (20). Ontem, ela recebeu alta e não corre risco de perder a visão. Na tarde deste domingo, o secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Fernando Grella Vieira, anunciou um convite aos manifestantes do MPL para uma reunião às 10h na segunda. Em virtude do convite, o MPL decidiu antecipar uma entrevista coletiva --inicialmente marcada para o mesmo horário-- para as 9h, para participar da reunião com o secretário.


DUBLIN

Em Dublin, na Irlanda, cerca de 2.000 pessoas participaram do protesto que começou por volta das 13h (horário local) e terminou por volta das 16h30. A concentração aconteceu na O'Connel Street, região central de Dublin, onde se encontra um dos principais pontos turísticos da cidade, o Spire -- monumento em forma de agulha, situado na região central da cidade.


Os números são da polícia local, que acompanhou o evento, chamado Brazil Awakening Dublin. Segundo a organização, a ideia de promover apenas um ato, sem envolver caminhadas pela cidade, foi determinação da polícia, para evitar transtornos no trânsito.
Segundo Andréa Cordeiro, uma das organizadoras do evento, a quantidade de pessoas que compareceram surpreendeu a organização. "Tínhamos pouco mais de 3.000 presenças confirmadas no Facebook, mas não imaginávamos que as pessoas de fato fossem para a rua".


Os manifestantes conversaram com a polícia antes do protesto."No final, fizemos uma homenagem para a polícia: sentamos no chão, agradecemos e aplaudimos", disse a paulistana Carolina Valeis.
Segundo Valeis, que está na Irlanda há apenas um mês, a manifestação foi uma forma de apoiar os brasileiros que estão indo às ruas, "mesmo de longe". "Se eu estivesse no Brasil eu iria para a rua, não apenas pelos vinte centavos, mas por tudo", diz.


NOVA YORK

Nos Estados Unidos, na cidade de Nova York, os brasileiros tiveram dificuldades para realizar o evento no Central Park. Cerca de cem manifestantes, a maioria estudantes na faixa de 20 anos, se reuniram no local com cartazes. Contudo, o movimento teve de ser remarcado devido à falta de permissão da polícia local para a realização do evento.
"Nós imaginávamos que seria só um encontro de poucos amigos, mas foi ganhando muita adesão no Facebook. Quando passou de mil, procuramos a polícia, mas eles disseram que precisava de mais antecedência para agendar", disse Jean Nogueira, um dos organizadores.
"A página foi retirada do ar por recomendação do Departamento de Polícia, mas as pessoas vieram mesmo assim", disse Nogueira. O grupo tentará organizar novo encontro amanhã no mesmo local.
Editoria de Arte/Folhapress
Clique na imagem e veja onde acontecerão os protestos ao longo da semana
Clique na imagem e veja onde acontecerão os protestos ao longo da semana

BOSTON

Na cidade de Boston, em Massachusetts (EUA), um grupo formado por pesquisadores, trabalhadores, voluntários e estudantes se reuniram neste domingo para dar "apoio às manifestações e contra a violência e repressão policial que os cidadãos de São Paulo têm sofrido".
A brasileira Ana Paula Alves, 24, está há quatro meses morando nos Estados Unidos para estudar inglês. Ela conta que participou do protesto realizado hoje em Boston. Segundo Alves, apenas 200 pessoas participaram do protesto, que teve a presença de estudantes de outras nacionalidades. "Mais de 1.500 pessoas foram convidados, mas apenas 590 confirmaram e 200 compareceram", disse Alves.
Alves diz que ficou decepcionada com a falta de participação dos brasileiros, já que a cidade de Boston é uma das maiores comunidades brasileira nos Estados Unidos.
"Fiquei contente e triste ao mesmo tempo. Contente, pois é válida toda iniciativa a favor das manifestações e contra a repressão militar. Fiquei triste, pois Boston tem a maior comunidade brasileira e muitos não compareceram. Apenas os estudantes internacionais politizados e com uma situação boa no Brasil foram manifestar. Achei lamentável, pois moro no bairro brasileiro. Estou indignada em como o imigrante brasileiro e ilegal com sub emprego aqui não compareceu".

BERLIM

Na cidade de Berlim, na Alemanha, cerca de 350 pessoas se reuniram neste domingo na Kottbusser Damm, uma das principais vias da cidade, para apoiar os manifestantes brasileiros.
O evento foi organizado pela publicitária paulistana Juliana Doraciotto, 25, que vive na Alemanha há um ano. Na página do Facebook do evento tem a foto principal de Giuliana Vallone, repórter da Folha atingida no olho por uma bala de borracha enquanto cobria os protestos na última quinta-feira (13).



A polícia acompanhou todo o protesto que recebeu o apoio de integrantes do movimento turco, que tem ido às ruas todos os dias para chamar a atenção sobre a situação na Turquia --há cerca de duas semanas manifestantes estão reunidos na praça Taksim e fazem críticas ao regime do premiê Recep Tayyip Erdogan.


Segundo Doraciotto, ela teve que preencher um protocolo no site da prefeitura de Berlim informando dados pessoais, tema da manifestação, quantas pessoas eram esperadas no ato e qual seria o trajeto percorrido. O documento deve ser enviado com 48 horas de antecedência e é respondido em um tempo que varia entre 15 minutos e seis horas.
"Cinco minutos antes da hora marcada para o protesto, chegaram três carros da polícia. Os agentes, com o meu protocolo e me chamando pelo nome, me instruíram sobre como proceder e explicaram como poderiam ajudar, antes que saíssemos caminhando", explica.
Os participantes do ato tiveram que obedecer várias regras. Não podiam sair andando sem avisar os agentes e, se quisessem parar precisavam avisar os policiais com antecedência, para evitar problemas no trânsito.

   
                                                                                                                                 MONTRÉAL

Apesar da chuva, cerca de 150 pessoas protestaram em frente ao consulado brasileiro na Westmount Square, em Montreal, no Canadá, por volta das 13h30 deste domingo (horário local). O movimento "Democracia não tem fronteiras" fez a mobilização por meio das redes sociais e a caminhada que saiu da praça do Canadá até o Consulado ocorreu de forma pacífica, sem imprevistos.
Como prevê a lei do país, o trajeto foi comunicado às autoridades locais, que concederam a permissão do protesto. Durante o trajeto, os manifestantes foram acompanhados pela polícia.
Para o publicitário Fabiano Pimenta, a chuva não contribuiu para um maior número de pessoas. Na página do evento no Facebook, mais de 700 pessoas confirmaram presença. "Acho que foi o Alckmin que mandou essa chuva para cá, já que a polícia daqui ele não controla", ironizou Pimenta. A estudante de mestrado Ana Cláudia Costa fez um cartaz pedindo menos samba e mais dignidade, sem medo do tempo ruim. Duas horas depois do início da caminhada, os manifestantes guardaram suas faixas e cartazes e começaram a dispersar, ainda com chuva.
Com muitas bandeiras do Brasil e faixas de verde e amarelo, os manifestantes levaram diversos cartazes criticando a realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas no Brasil. Um deles simplesmente dizia: "Fuck the Cup". Os cartazes foram escritos em português, inglês e francês - Montréal é fica na província francofônica de Québec, no Canadá.

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

AO VIVO - Tv Junina - São João de Campina Grande - 24/06/2018

fonte: youtube

Atraso de 4h para show do Capital Inicial, homem é agredido por seguranças por solicitar o reembolso do valor pago

André Panico gravou vídeo após agressão em show neste sábado (10) Reprodução/ André Panico/  Facebook   Após mais de quatro horas de atraso para o início do show do Capital Inicial, neste sábado (10), no Luso Brasileiro, em São José dos Campos, um homem foi agredido, segundo ele, por seguranças após solicitar o reembolso do valor pago para assistir ao espetáculo. Ele postou um vídeo no Facebook falando sobre a agressão. Além da vítima, muitos fãs da banda postaram na página oficial do evento no Facebook muitas reclamações sobre o tempo de espera para o início do show. Segundo as postagens, a banda estava prevista para subir ao palco por volta das 22h, mas só foi se apresentar após quatro horas de espera do público. Um internauta disse que deixou o local  do show às 1h40 da madrugada. "Um show cuja abertura dos portões se deu às 22h e era previsto pra meia noite, e sperar por 4h, em pé, depois de ter levantado às 7h30 e trabalhado o dia inteiro e ir pra casa s...

Defeitos: Perda de potência nos motores da Hilux e SW4

Alaor: perda de potência e troca de turbina duas vezes (Marcelo Curia) Hilux e SW4 fabricadas de 2006 a 2013 apresentam carbonização no motor. Toyota já emitiu à sua rede dois boletins para tentar sanar o problema A picape Toyota Hilux e sua versão SUV, a SW4, são reconhecidas pelo público pela fama de serem quase indestrutíveis. Mas nem isso impediu que os dois modelos apresentassem um problema de carbonização nos seus motores a diesel produzidos entre 2006 e 2013. E o fato já é bem conhecido pela Toyota, que chegou a distribuir para sua rede de concessionárias dois boletins de serviço. O primeiro, intitulado BS019/09 e emitido em 14 de abril de 2009, para Hilux e SW4, fala sobre a excessiva “emissão de fumaça preta devido ao mau funcionamento da Válvula EGR”, que pode ficar travada. O segundo boletim chama-se BS060/09, de 28 de outubro de 2009, por conta da “cavitação do acento dos injetores”. Segundo esse do­cumento, a falha provoca perda de potência, marcha lenta ir...

Latino pode ser preso a qualquer momento por não pagar pensão

O cantor Latino pode ser preso a qualquer momento. A informação é do jornal Extra deste sábado (20).   A Justiça de Minas Gerais já expediu um mandado de prisão contra o cantor devido ao atraso de pensão feita pela cabeleireira Neusimar Cosendei, mãe de Ana Júlia, de 6 anos.    Na última quinta-feira (18), também  venceu o prazo para o cantor pagar três parcelas atrasadas  da pensão do seu filho Matheus, de 2 anos.     De acordo com o jornal, a Justiça deu autorização para a polícia buscar e prender o cantor até que o mesmo efetue o pagamento estipulado. Latino não é considerado foragido pois o ofício ainda não foi entregue a nenhuma delegacia.   No começo desta semana, Latino retirou sua agenda de shows de seu site oficial para que ele não seja encontrado facilmente. "Até agora, não entrou nada. Mas ninguém conseguiu encontrá-lo. Ele está fugindo", acusou Jaqueline Blandy, mãe do caçula, em entrevista ao jornal...

Mundo rural: Ferimentos em cavalos, como evitar que eles piorem os machucados

Há algum produto, ou tratamento, que impeça as mordidas constantes do meu cavalo em um ferimento na parte da frente da canela traseira dele, devido a um acidente com arame liso? O machucado já até aumentou de tamanho, por isso faço curativos para ele pastar e beber água e, à noite, deixo-o amarrado com cabo curto. Marcos Sextito, por email Ao manter a área da ferida limpa com o animal em bom estado de saúde, a cicatrização deve ocorrer normalmente, pois não houve complicação com contaminantes (bactérias e fungos). Contudo, a coceira, que faz com que o cavalo morda o ferimento, ocorre sobretudo quando há alguma contaminação. É importante ter muito cuidado com tétano, principalmente se o animal nunca foi vacinado. Por isso, a dica é lavar a região do machucado com sabão neutro e passar uma solução de clorexidine, ou algum produto que contenha antibióticos. Enfaixe o local e repita o procedimento uma ou duas vezes ao dia. O uso de corticoide também pode diminuir a coceira, mas tem ...

O Antagonista: A morte de Teori é o fim da Lava Jato?

Claudio Dantas comenta a articulação política para a substituição de Teori Zavascki e as causas - ainda inexplicáveis - do acidente. fonte: youtube

Restaurante Leite na Pista tem teto arrancado por vendaval que atingiu Tremembé SP

Um restaurante que fica às margens da rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro, em  Tremembé , foi destelhado pela força da chuva e dos ventos que atingiram a região, na tarde desta segunda-feira (2). No Vale do Paraíba, os ventos chegaram a 77 km/h. O restaurante atingido é o 'Leite na Pista',   que fica no km 10 da rodovia, no lado sentido Campos do Jordão. Segundo os responsáveis pelo local, o estrago foi grande.   Em cerca de 10 minutos de temporal com ventos fortes, o local ficou destelhado, todo revirado e com vários danos na estrutura. Leia mais: G1 Vanguarda/ Vídeo Cale 360 News

Você está demitido - Globo não renova com Zeca Camargo como parte de plano para reduzir gastos

Na política de cortes de gastos que inclui a necessidade de administrar um elenco cada vez menor, a Rede Globo não renovou nesta quarta, 27, o contrato com o jornalista e apresentador  Zeca Camargo.  Com passagens pelo  Fantástico,   Vídeo Show  e  No Limite,  Zeca era um dos apresentadores do  É de Casa,  exibido nas manhãs de sábados. Em 2019, circularam boatos de que a emissora teria tentado reduzir o salário de Camargo, que por sua vez não teria aceito. Estima-se que o apresentador tinha um salário de 300 000 reais por mês, valor que a Globo não confirma. A emissora deve fazer outros cortes nos próximos dias. O departamento de teledramaturgia, que fica sob responsabilidade de Silvio de Abreu, será o mais afetado. O Globo emitiu o seguinte comunicado: Após 24 anos de uma trajetória conjunta, marcada por uma parceria de muito respeito e sucesso, o apresentador Zeca Camargo se despede da Globo.  Profissional multitalent...

Paulo Betti é acusado de intolerância religiosa após comparar Weverton, do Palmeiras, a goleiro Bruno

  O ator  Paulo Betti  recebeu  várias críticas  nas  redes sociais  quando comparou o goleiro  Weverton , do  Palmeiras , com  Bruno , ex-goleiro do  Flamengo  e condenado pela morte de  Eliza Samudio . Durante uma fala considerada preconceituosa, o ator reclamou da  “falação sobre  Deus ”  no discurso do atleta depois que seu time foi campeão da  Libertadores  no último dia 27. Paulo escreveu no  Twitter  que, ao ver a cena do homem rezando antes do jogo começar, se lembrou de Bruno, que costumava rezar no  Maracanã  e depois “ ia matar a moça e jogar para os cães”. Na sua declaração, o goleiro que foi tricampeão da Libertadores agradeceu a Deus pela sua vitória com o Palmeiras. Na ocasião, ele disse: “ Hoje, diante de tanta adversidade, Deus nos agraciou para que não fique dúvida de quanto ele é bom e nos colocou na história de um gigante.  Não é fácil  vencer duas ...

Organização projeta Agrishow 2022 mais tecnológica em Ribeirão Preto, SP

  O presidente da Agrishow, Francisco Maturro, disse neste sábado (9) que a organização da feira de agronegócios projeta mais tecnologia para a edição de 2022 em  Ribeirão Preto  (SP). O evento, que ocorre entre 25 e 29 de abril, é retomado três anos depois da última edição, em 2019. As feiras previstas para 2020 e 2021  foram canceladas por conta da pandemia do coronavírus. “Nesse período longo de três anos, as indústrias não pararam de desenvolver, porque o agro não parou nesse período. Consequentemente, as novidades estão todas acumuladas, nós teremos uma chuva de novas tecnologias apresentadas na Agrishow”, explicou. Na manhã deste sábado, os organizadores da feira participaram de uma coletiva de imprensa em um hotel de Ribeirão. Presente no evento, o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), João Carlos Marchesan, também aposta que a tecnologia vai se destacar entre os expositores. “Nós vivemos hoje já entrando na cone...