Pular para o conteúdo principal

Protestos o Brasil mostra a sua cara: Acompanhe os protestos pelo Brasil Onze capitais do país tiveram manifestações nesta quinta-feira

  1. A onda de protestos feriu o centro do poder na noite desta quinta-feira. A presidente Dilma Rousseff, que registrou índices de aprovação próximos dos 60% nas últimas pesquisas de opinião, de repente viu o chão sumir sob os seus pés. Reunida com seus auxiliares mais próximos no Palácio do Planalto, ela viu mais de um milhão de pessoas ganharem as ruas em cem cidades brasileiras. Cerca de 30 mil manifestantes ocuparam a Praça dos Três Poderes, em Brasília. Dilma convocou uma reunião de crise para esta sexta-feira. No encontro, será debatida a adoção de medidas econômicas de emergência e um pronunciamento oficial à nação.

    Mas não foi apenas Dilma que viu sua legitimidade ser posta em xeque. Seu partido, o PT, também se viu destituído do papel de porta-voz dos anseios populares em que se arvorou nos últimos 30 anos. Nesta quinta, militantes do PT e da CUT, braço sindical da sigla, convocados para participarem das passeatas pelo presidente do PT, Rui Falcão, foram hostilizados e expulsos das manifestações nos grandes centros. No Rio e em São Paulo, petistas chegaram a ser agredidos.

    Se no começo a característica principal dos protestos parecia ser a multiplicidade de causas, parece cada vez mais claro que seu traço dominante é a rejeição de políticos, partidos, representantes, autoridades. Até mesmo o Movimento Passe Livre, que detonou os protestos há quinze dias, não pôde saborear por muito tempo a vitória de quarta-feira sobre o prefeito e o governador de São Paulo, que cederam ao seu pleito de revogação dos aumentos de tarifas de transporte. A passeata na capital paulista já não os teve como organizadores, e eles se perderam no meio da multidão.

    Como nos dias anteriores, momentos de violência irromperam em meio a marchas pacíficas. Houve confrontos entre manifestantes e policiais em Brasília, Rio de Janeiro, Belém, Campinas (SP) e Vitória. Foi na capital federal, a poucos metros do gabinete de Dilma, que um grupo de marginais protagonizou as piores cenas do dia, ao depredar o prédio do Itamaraty, a Catedral de Brasília e outros edifícios públicos. Na maior parte das cidades houve prisões e um saldo grande de feridos – números oficiais ainda não foram divulgados.

    Confira os últimos acontecimentos nas manifestações pelo Brasil:
  2. 01:27 – Rio de Janeiro – A reportagem do site de VEJA registrou os principais momentos da manifestação desta quinta-feira no Rio, que já começou tensa e terminou com confronto entre policiais e vândalos.  Eles deixaram um rastro de destruição pelo Centro da cidade. Assista:
  3. 01:10 – Rio de Janeiro – Com o triplo do tamanho da passeata da Avenida Rio Branco, a manifestação desta quinta-feira no Rio de Janeiro repetiu, em versão ampliada, o roteiro dos atos de protesto em todo o Brasil: um mar de gente, motivado por um apanhado extenso e difuso de reivindicações, que fluiu de forma pacífica até desembocar em um confronto de um grupo pequeno com a polícia. Leia mais:
  4. 00:30 – Salvador – Os protestos no Brasil podem ameaçar a Copa das Confederações. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, a Fifa recebeu reclamações de duas seleções que participam da competição  por causa do clima de insegurança no país. Uma delas, disse o jornalista Juca Kfouri à rádio CBN, seria a Itália, que teria afirmado à entidade que "futebol não se joga numa praça de guerra". Dois micro-ônibus da Fifa foram apedrejados em Salvador na noite desta quinta-feira e houve tentativa de invasão do hotel onde funcionários da entidade estão hospedados na capital baiana. A suspensão da Copa das Confederações, apesar de ainda ser considerada uma especulação, tem base jurídica: a Lei Geral da Copa determina que "a União assumirá os efeitos da responsabilidade civil perante a Fifa, seus representantes legais, empregados ou consultores por todo e qualquer dano resultante ou que tenha surgido em função de qualquer incidente ou acidente de segurança relacionado aos eventos". Portanto, a Fifa pode alegar insegurança, cancelar o torneio e ainda processar o Brasil.
  5. 00:15 – São Paulo – A Polícia Militar informa que a Avenida Paulista, ponto de concentração das manifestações nesta quinta-feira, tem trânsito liberado. Segundo a PM, não há mais pontos de interdição na capital paulista. Além de um preso por portar coquetel molotov na Paulista com a Rua Bela Cintra, a polícia diz que outras duas pessoas foram detidas por pichar um orelhão na Alameda Itu.
  6. 00:00 – Rio de Janeiro – A situação ainda é tensa na região da Lapa. Policiais militares e agentes do Bope tomaram o local que havia sido rota de fuga de alguns manifestantes. Bares e lanchonetes se tornaram refúgio até por quem apenas passeava pelo local. Bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha são usadas incessantemente.
  7. 23:56 – Brasília – Viaturas policiais desmontam o cerco ao Congresso Nacional.
  8. 23:50 – Brasília – Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal informa que o Samu fez 45 atendimentos e os bombeiros, 82. Entre os feridos existem dez policiais.
  9. 23:46 – Brasília – As manifestações na capital federal caminham para o fim. Poucas pessoas ainda permanecem concentradas diante do Congresso Nacional, a maior parte é de policiais.
  10. 23:36 – Brasília – O Palácio do Planalto segue escoltado por um contingente do Exército. Diante do Congresso, das 27 bandeiras que representam os estados e o Distrito Federal, apenas uma permaneceu intacta no mastro. As demais foram arrancadas por vândalos e usadas para fazer fogueiras. Na Esplanada dos Ministérios, um rastro de destruição: placas, pontos de ônibus, radares eletrônicos e fachadas de prédios públicos foram danificadas.
  11. 23:24 – Brasília – Vândalos seguem atuando nas manifestações na capital federal. O mais novo alvo é a Catedral Metropolitana de Brasília, obra de Oscar Niemeyer. Recentemente restaurada, a igreja teve um dos vidrais trincado após o lançamento de pedras.
  12. 23:01 – São Paulo – Um manifestante foi detido na Avenida Paulista por portar coquetel molotov.
  13. 23:05 – Brasília – Cabos de energia são lançados contra fogueiras acesas na Esplanada dos Ministérios. A secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal diz que, no momento, predominam ações de vândalos e informa que estão sendo identificados manifestantes que atentaram contra o patrimônio público.
  14. 23:00 – Brasília – Vândalos continuam a atuar nas manifestações em Brasília. Depois das pichações e do princípio de incêndio no Ministério de Relações Exteriores, foram quebradas vidraças de outros prédios do governo e pichadas as fachadas dos edifícios. Pontos de ônibus e radares eletrônicos foram destruídos há pouco. Um carro de reportagem do SBT foi depredado.
  15. 22:54 – Natal - Na capital potiguar, o clima foi de tensão no protesto intitulado "Vem para Rua Natal". Um pequeno grupo de vândalos tentou invadir o principal shopping da cidade, que foi atingido por pedras. Um carro de reportagem da TV Bandeirantes foi virado e todos os objetos de seu interior roubados. A estimativa da polícia é que 15 mil pessoas tenham participado do protesto. Na manhã dessa quinta-feira, o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT), anunciou a redução da tarifa de transporte urbano, passando de 2,30 reais para 2,20 reais. 
  16. 22:46 – Rio de Janeiro – Até o Hospital Souza Aguiar, que recebeu até o momento 41 feridos na manifestação desta quinta, foi alvo dos vândalos que levaram um clima de pânico ao Centro da cidade. O secretário municipal de Saúde, Hans Dohman, confirmou uma tentativa de invasão à unidade, mas disse não saber qual era a intenção do grupo. Foi preciso chamar a polícia, que soltou bombas de efeito moral para dispersar a confusão. (Cecília Ritto e Pâmela Oliveira)
  17. 22:45 - Rio de Janeiro - Cerca de cem manifestantes gritam palavras de ordem neste momento em frente ao Palácio Guanabara, em Laranjeiras, sede do governo do Rio. Dizendo “vem pra rua, vem”, o grupo causa tumulto, fechando a rua Pinheiro Machado, que dá acesso ao Túnel Santa Bárbara, uma das ligações da Zona Sul com o Centro. Acaba de chegar um grupo de policiais, em várias viaturas, e o helicóptero da PM sobrevoa o local. Moradores da região relatam ao site de VEJA o barulho de muitas bombas e tiros.(Cecília Ritto e Pâmela Oliveira)
  18. 22:32 – Brasília – Correria entre manifestantes em Brasília. A PM começa a atirar seguidas bombas de gás lacrimogêneo para dispersar a multidão em frente ao Congresso Nacional. Parte dos manifestantes começa a caminhar em direção à rodoviária, distante do parlamento. Mais cedo, vândalos destruíram radares eletrônicos.
  19. 22:23 - Brasília - A presidente Dilma Rousseff convocou uma reunião de emergência para as 9h desta sexta-feira, no Palácio do Planalto, com os principais ministros e assessores do governo.
  20. 22:18 – Cuiabá - Cerca de 30 mil pessoas, segundo a Polícia Militar, participaram do segundo dia de manifestação no centro de Cuiabá, em Mato Grosso. A passeata foi pacífica até a chegada ao prédio da Assembleia Legislativa do Mato Grosso, que teve as janelas quebradas por pedras atiradas por manifestantes, mas não houve feridos e nem confronto com a polícia. Além da melhoria da qualidade do transporte público, saúde e educação, os manifestantes gritavam palavra de ordem contra a corrupção. Além de Cuiabá, acontecem manifestações em mais dez cidade do interior de Mato Grosso. (Com Estadão Conteúdo)

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

Estudante da USP acusado de estuprar colega obtém registro de médico

Imagens internet Réu em um processo sob acusação de  cometer estupro  numa festa da USP (e absolvido na primeira instância em fevereiro), Daniel Tarciso da Silva Cardoso conseguiu o registro de médico no Conselho Regional de Medicina de Pernambuco. Ele apresentou os documentos necessários, inclusive diploma, segundo o órgão. Seu cadastro data de abril e consta como regular. SEM CARTEIRA O caso motivou uma série de protestos no ano passado na Faculdade de Medicina da USP. O Conselho Regional de Medicina de SP já havia se antecipado a um eventual pedido de registro e dito em novembro que o negaria enquanto não tivesse acesso à sindicância da universidade para apurar o caso. Daniel não chegou a fazer solicitação em SP. EM CURSO O advogado dele, Daniel Casagrande, diz não saber informar se o cliente está exercendo a medicina em Pernambuco, mas afirma que ele não cometeu crime. fonte:  Folha de S. Paulo

Votação de reforma trabalhista testa força política de Temer no Congresso

Fragilizado pela denúncia criminal apresentada contra o presidente Michel Temer, o governo conta com margem apertada para aprovar no Senado, hoje, a ampla reforma da legislação trabalhista que o peemedebista apresentou como uma das bandeiras de seu governo. A oposição quer aproveitar o clima criado pela denúncia, que está sob análise da Câmara dos Deputados, para tentar barrar a votação e atrasar ainda mais o calendário programado pelo Palácio do Planalto, que contava com a aprovação do texto em junho. Levantamento da reportagem mostra que o governo tem o apoio declarado de 43 senadores para aprovar a reforma. Como se trata de um projeto de lei, o apoio de metade mais um dos presentes na sessão basta para o governo - se os 81 senadores comparecerem, seriam suficientes 41 votos. O Planalto conta com a aprovação da reforma para dar uma demonstração de força no Congresso e reagir ao clima negativo criado pela discussão da denúncia criminal na Câmara, que aprovou a reforma traba...

Ex-goleiro Marcos deixa a UTI e vai para o quarto após cirurgia no coração

O ex-goleiro Marcos deixou a UTI do Hospital do Coração (Hcor), em São Paulo, e está no quarto para continuar a recuperação de uma cirurgia cardíaca realizada na última quinta-feira. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, o ídolo palmeirense tem quadro estável e com boa recuperação. Marcos, de 43 anos, chegou a publicar vídeo nas redes sociais no último fim de semana para mandar recado aos fãs e mostrar a cicatriz no peito. Os médicos realizaram um procedimento para corrigir um prolapso da válvula mitral, problema identificado durante exame de rotinas cerca de um mês antes da cirurgia. O ex-goleiro preferiu não divulgar o tratamento, para evitar alarde. O hospital não tem previsão de alta nem da divulgação de novos boletins sobre o estado de saúde do paciente. O ídolo palmeirense se aposentou do futebol no fim de 2011. Desde então, atuou como embaixador do Palmeiras em eventos e cuidou de projetos pessoais. fonte: Istoé

Galã da Globo de 30 anos sofre ataque cardíaco e é internado em SP

O ator Felipe Titto, de 30 anos, sofreu um ataque cardíaco neste domingo (22) e teve de ser internado no Hospital São Luiz, no Morumbi, em São Paulo. De acordo com o G1, o hospital não divulgou boletim médico. Entretanto, a assessoria de Titto informou que o ator passa bem, mas ainda será submetido a novos exames. "Felipe está bem, está falando, está sem dor, mas ainda não tem previsão de alta", informou a nota à imprensa. Na rede social Snapchat, o galã publicou uma foto dele na cama do hospital. “Deu ruim, mas nóes é zikaaa” (sic), escreveu o artista, que tem no currículo trabalhos e novelas como Malhação (2004 A 2007), “Avenida Brasil” (2012) e “Amor à Vida” (2014). fonte: https://www.noticiasaominuto.com.br/fama/335998/gala-da-globo-sofre-ataque-cardiaco-e-e-internado-em-sp?utm_source=notification&utm_medium=push&utm_campaign=335998

GM encerra operações na Venezuela após confisco de fábrica da montadora pelo governo

Bloqueio de fábrica em centro industrial e o confisco de bens da montadora ocorre em meio à crise econômica no país Após as autoridades da Venezuela tomarem uma unidade da General Motors, a montadora norte-americana anunciou, na quarta-feira, o encerramento das operação no país. De acordo com o site  G1 , a planta da empresa localizada no centro industrial de Valencia teve o funcionamento impedido pelo governo venezuelano. "Ontem  (terça-feira) , a fábrica da GMV (General Motors Venezolana) foi inesperadamente tomada pelas autoridades públicas, impedindo as operações normais. Além disso, outros ativos da companhia, como veículos, foram retirados ilegalmente de suas instalações", afirmou a montadora por meio de comunicado. O confisco da unidade da GM ocorre em meio à crise econômica e política da Venezuela, onde outras empresas norte-americanas também já foram afetadas. Conforme o  G1 , a indústria automobilística do país enfrenta a falta de matéria-prima e div...

Roger agradece carinho da torcida do Bota com filha: "Marcou a minha vida"

Na derrota de 2 a 0 para o Avaí, atacante entra em campo com Giulia, que tem o seu nome gritado pelo público presente ao Nilton Santos: "Eu me senti muito amado" O Botafogo perdeu para o Avaí por 2 a 0 nesta segunda-feira, mas o atacante Roger deixou o Estádio Nilton Santos feliz pelo carinho dos torcedores com a sua filha Giulia. A menina de 11 anos, que é deficiente visual, entrou em campo com o pai e teve  o seu nome gritado pelo público presente ao jogo . Em entrevista ao programa "Bem, Amigos!", o centroavante agradeceu o carinho dos brasileiros desde que ela foi tema de uma matéria do programa "Globo Esporte", na última semana e disse que jamais esquecerá das manifestações dos alvinegros. Roger garantiu que a reportagem tinha como objetivo mostrar para a sua filha como é a sua profissão e ficou surpreso com tantas manifestações. O centroavante lamentou não poder retribuir o carinho dos torcedores com gols e mais uma vitória, mas fez questã...

A Regra do Jogo: Dante desconfia de Gibson

Dante (Marco Pigossi) vai desconfiar de Gibson (José de Abreu) depois do resgate de Aninha (Letícia Braga) em A Regra do Jogo. A menina surgirá na mansão da família após Kiki (Deborah Evelyn) chantagear o pai. O policial não acreditará na história contada pelo avô. Gibson afirmará que os sequestradores da criança pediram resgate, e ele pagou, além de ter montado um esquema de investigação com seus seguranças e ex-policiais. "Eu não queria e não podia te envolver nisso, mas depois a gente conversa melhor", despistará o líder da facção ao neto.  Essa sequência vai ao ar a partir do dia 20 na novela das nove da Globo. Antes, o público verá Dante desconfiado da mãe.  Ele não vai acreditar em Kiki , que afirmará que não voltou antes para mostrar que estava viva por conta de sua relação com Zé Maria (Tony Ramos). A loira dirá que teve uma filha com ele e tinha medo de o amante ser preso. O policial chegará a desconfiar de que ela é da facção criminosa da trama e está acobert...

GM vai apresentar no Salão do Automóvel em SP, Novo Tracker turbo

Uma das principais atrações da Chevrolet para o Salão do Automóvel, que acontece de 10 a 20 de novembro, o reestilizado Tracker foi flagrado com camuflagem pela nossa reportagem nos arredores de São Paulo (SP). Com mudanças concentradas na dianteira, o Tracker 2017 recebeu novos para-choques, faróis de LEDs e grade estreita, ficando alinhado a nova identidade visual da GM. O interior também muda e recebe um novo painel com quadro de instrumentos analógicos, além de tela multimídia de 7″ com o novo MyLink. fonte:  http://carplace.uol.com.br/flagra-chevrolet-tracker-2017-e-pego-antes-da-estreia/

Os perigos e consequências de emprestar seu nome para terceiros

Por  Victor Manuel Barbosa Vicente  e  Dany Rogers . Os estudos da pesquisadora  Cecília Mattoso , desenvolvidos na COPPEAD/UFRJ, resultaram no livro  Me empresta seu nome? Um estudo sobre os consumidores pobres e seus problemas financeiros . Já a pesquisadora  Jessica Campara  e outros pesquisadores, desenvolveram o estudo intitulado  O dilema dos inadimplentes: antecedentes e consequentes do ‘nome sujo’ . Estes materiais demonstraram uma relação entre o empréstimo do nome para contração de dívidas de terceiros e o endividamento das pessoas em todas as classes sociais. Mostra ainda que o problema atinge com mais ímpeto as classes menos abastadas financeiramente. O bom coração do brasileiro e a sua vontade em querer ajudar e ser solidário acabam resultando em sérios problemas. Segundo dados do SPC Brasil e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 1 em cada 10 brasileiros contrai dívidas por emprestar seu nome para terc...

Empate heroico no Palestra

Palmeiras busca empate, mas Cruzeiro leva vantagem por semifinal Os 32.067 pagantes que estiveram no Estádio Palestra Itália viveram fortes emoções na noite desta quarta-feira. O Cruzeiro chegou a abrir 3 a 0, mas o Palmeiras conseguiu o empate por 3 a 3, resultado que garante aos mineiros a vantagem na briga por uma vaga na semifinal da Copa do Brasil pelos gols fora de casa (avança com 0 x 0, 1 x 1 ou 2 x 2 em Belo Horizonte). Inoperante no primeiro tempo, o Palmeiras apenas assistiu os gols de Thiago Neves, Robinho e Alisson. Na etapa complementar, o time mandante entrou no jogo com dois gols de Dudu e, empurrado pela torcida, ainda conseguiu empatar por meio de Willian. O jogo de volta será às 21h45 (de Brasília) de 26 de julho, no Mineirão. Na semifinal, o ganhador enfrenta Grêmio ou Atlético-PR. Pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, às 16 horas de sábado, o Palmeiras pega o Grêmio, no Pacaembu. Já o Cruzeiro, às 16 horas de domingo, encara o rival Atlético-MG, no ...