Pular para o conteúdo principal

'Ninfomaníaca', de Lars Von Trier, o filmes que discutem a sexualidade das mulheres, assista o filme

SEXO TRISTE Charlotte Gainsbourg  e Shia LaBeouf, em cena de Ninfomaníaca.Tristeza  em lugar  de escândalo (Foto: Divulgação)Enquanto a neve cai lá fora, uma bela mulher em convalescença senta-se à cama e conta a seu anfitrião histórias sobre sexo. Suas histórias. Assim, como uma perversão de As mil e uma noites, começa um dos filmes mais esperados do ano, Ninfomaníaca, do diretor dinamarquês Lars Von Trier, que entrou em cartaz semana passada. Estrelado pela atriz habitual do diretor, Charlotte Gainsbourg, e pela novata Stacy Martin (que encarna a personagem quando jovem), o filme tinha a intenção de causar escândalo. Anunciou-se o uso de dublês de sexo por causa das cenas explícitas, divulgou-se uma sequência de trailers picantes e mesmo os cartazes do filme sugeriam que todos os atores envolvidos (de Uma Thurmam a Shia LaBeouf) teriam orgasmos desnudos diante do público. Não é o caso. A primeira parte do filme, com uma hora e 50 minutos, que entrou em cartaz agora, oscila entre a ironia e a tristeza. Não choca espectadores adultos e tampouco fornece material inédito aos voyeurs. Antes, desconcerta e oprime. A segunda parte, que estreará em março, com duas horas e dez minutos, promete ser sexualmente pesada – mas também essa expectativa pode ser falsa, resultado do gênio publicitário de Von Trier, sempre engenhoso em criar interesse em torno de seus filmes.

 
Com a estreia de Ninfomaníaca, completa-se um ciclo de lançamentos que, desde o final do ano passado, tratam do mesmo assunto, a vida sexual das mulheres. Os outros são Azul é a cor mais quente, do franco-tunisiano Abdellatif Kechiche, e Jovem e bela, do francês François Ozon. Azul conta a história de amor entre a estudante adolescente Adèle e Emma, uma jovem pintora. O filme tem três horas, ganhou a Palma de Ouro no festival de Cannes e foi tratado por Steven Spielberg, presidente do júri, como obra-prima. A primeira grande história de amor do século XXI, ele disse. Mas as três cenas de sexo entre as duas mulheres (que somam, talvez, 15 minutos) galvanizaram a discussão sobre o filme e quase azedaram seu lançamento.Jovem e bela é menos pretensioso, embora igualmente voltado ao erotismo feminino. Isabelle, a linda protagonista de 17 anos, prostitui-se nos hotéis de Paris nos intervalos entre as aulas do colégio. Ela é de uma família de classe média, não precisa de dinheiro, mas encontra prazer em submeter-se a tipos variados de homens mais velhos. Ozon debruça-se sobre a situação sem tentar explicá-la inteiramente. O resultado é um filme misterioso e delicado.
>> Quando o diretor vai longe demais

“Nenhum dos filmes é erótico. Não foram feitos com o propósito de vender sexo ou de excitar. Eles discutem seriamente a sexualidade feminina”, diz Pedro Butcher, crítico e editor do site Filme B, que acompanha os lançamentos do mercado cinematográfico. Esses novos filmes europeus têm pouco em comum com o clássico erótico Nove semanas e meia de amor, de 1986, ou com o futuro Cinquenta tons de cinza, previsto para 2015, do qual se espera estímulos à libido proporcionais à imensa popularidade do livro, sobretudo entre as mulheres. Nesses filmes eróticos, a trama funciona quase sempre como desculpa (boa ou má) para que os personagens tirem a roupa. Em Azul Jovem e bela, assim como em Ninfomaníaca, é diferente. Nos dois primeiros, o sexo é parte importante da história, que não começa nem acaba nele. Em Ninfomaníaca, o sexo ocupa o centro da trama, mas despido de glamour ou sedução, quase como doença. Nos três casos, não existe a afetação sensual que caracteriza (e esvazia) o tal cinema erótico. “Esses diretores tratam a nudez e o sexo com naturalidade”, diz Marcelo Hessel, editor do site de cinema Omelete. “Seus filmes refletem sobre o sexo, não o exploram.” 
ELAS EM CENA As atrizes Adèle Exarchopoulos e Léa Seydoux, acima, em Azul é a cor mais quente, e Marine Vacth como Isabelle, a prostituta adolescente de Jovem e bela.  O cinema discute  o sexo das mulheres (Foto: Divulgação)
Embora dirigidos por homens, os três filmes são narrados do ponto de vista das mulheres, o que também constitui novidade. Em Azul, a câmera de Kechiche parece enfeitiçada por Adèle, personagem interpretada pela estreante Adèle Exarchopoulos. São os sentimentos dela, o corpo dela e o cotidiano dela em cena, o tempo inteiro. Vale o mesmo para o filme de Ozon e, ainda mais, para Ninfomaníaca. São filmes femininos, embora distantes do estereó­tipo feminista. Isso reflete algum tipo de mudança social. No passado, os filmes famosos sobre sexo costumavam ter um olhar masculino. O último tango em Paris, de 1973, primeiro escândalo sexual do cinema moderno, gira em torno de Paul, um americano atormentado de meia-idade, interpretado por Marlon Brando. Ele se entrega ao sexo sem pudores com uma jovem desconhecida num apartamento em Paris. O império dos sentidos, de 1976, censurado no mundo inteiro, mostra sem filtros o mergulho no sexo e na morte de um casal de amantes no Japão de 1936. A loucura dela é o motor da trama, mas é a destruição dele que parece interessar ao diretor Nagisa Oshima. As personagens femininas dos dois filmes entraram para a história do cinema, mas as duas atrizes envolvidas – Maria Schneider e Eiko Matsuda – tiveram suas carreiras destruídas e suas vidas pessoais abaladas pela repercussão escandalosa de suas atuações.

"Por ser homem, não posso
filmar a história de amor
de duas mulheres?"
ABDELLATIF KECHICHE, DIRETOR 
DE AZUL É A COR MAIS QUENTE
Agora o escândalo é menor, ou quase inexistente – e isso se reflete, negativamente, nas bilheterias. Azul está em cartaz há cinco semanas, em nove salas de cinema em todo o Brasil. Apesar de longas reportagens na imprensa, atraiu apenas 75 mil pessoas. O editor do Filme B prevê que chegará a 100 mil espectadores, considerada uma boa marca para “filmes de arte”. Jovem e bela foi visto somente por 27 mil pessoas. Para efeito de comparação, a comédia Até que a morte nos separe 2, lançada em 740 salas, já vendeu 1,7 milhão de ingressos. “O último tango causou controvérsia e lotou cinemas no mundo todo”, diz But­cher. “Agora não é mais assim.” Mesmo com o lançamento maior e provocativo deNinfomaníaca, que conseguiu 40 salas, não se espera uma grande bilheteria. Parece que o público, anestesiado pela pornografia sem limites na internet, não se escandaliza mais – e tampouco se interessa pelo que o cinema tem a dizer sobre o sexo. A forma de tratar (ou não tratar do assunto) é ditada pelo grande cinema comercial americano, cada vez mais pudico devido ao sistema de classificação etária de seus filmes. Cenas de sexo e nudez tornam a exibição imprópria para audiências juvenis e destroem as chances de uma boa bilheteria, conquistada, invariavelmente, nas férias escolares. Por isso, os diretores abusam do erotismo adolescente, repleto de frases e imagens insinuantes, mas evitam tratar o sexo de frente. Isso contribui para o que os críticos chamam de juvenalização da produção de Hollywood (uma inflação de filmes de aventura “para a família”) e deixa o cinema europeu mais ou menos sozinho no trato da sexualidade adulta.
>> Luís Antônio Giron: Sexo explícito e cinema

Essa situação traz seus próprios problemas. Kechiche foi acusado por suas atrizes de ter passado dos limites na repetição das cenas de sexo entre as duas. Léa Seydoux disse que se sentiu “como uma prostituta” e que não trabalharia mais com o diretor. Ao mesmo tempo, ele foi acusado por Julie Maroh, autora da história em quadrinhos que deu origem ao roteiro deAzul, de ter feito um filme “masculino” com a história de duas lésbicas. Ele ficou furioso. “Quer dizer que, por ser homem, não posso filmar a história de duas mulheres?”, disse.
>> Ruth de Aquino: Sexo real entre mulheres

Com as inevitáveis polêmicas, esta última leva de filmes europeus sugere que a tarefa de discutir o sexo de forma adulta no cinema está em boas mãos. Apesar das provocações e do tom de farsa adotado por Von Trier, apesar da forma como ele interfere com longos e inúteis parênteses na narrativa, seu Ninfomaníaca é, no mínimo, perturbador. Às vezes, parece lírico, outras vezes ridículo – como na cena em que o clube das devassas juvenis recita, em tom de oração, o mantra “mea vulva, mea vulva, mea maxima vulva” –, mas jamais é banal.  Frequentemente, pode ser tocante. O diretor de Melancolia (2011), Anticristo (2009) e Dogville(2003) não filma para nos deixar indiferentes. 

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

Estudante da USP acusado de estuprar colega obtém registro de médico

Imagens internet Réu em um processo sob acusação de  cometer estupro  numa festa da USP (e absolvido na primeira instância em fevereiro), Daniel Tarciso da Silva Cardoso conseguiu o registro de médico no Conselho Regional de Medicina de Pernambuco. Ele apresentou os documentos necessários, inclusive diploma, segundo o órgão. Seu cadastro data de abril e consta como regular. SEM CARTEIRA O caso motivou uma série de protestos no ano passado na Faculdade de Medicina da USP. O Conselho Regional de Medicina de SP já havia se antecipado a um eventual pedido de registro e dito em novembro que o negaria enquanto não tivesse acesso à sindicância da universidade para apurar o caso. Daniel não chegou a fazer solicitação em SP. EM CURSO O advogado dele, Daniel Casagrande, diz não saber informar se o cliente está exercendo a medicina em Pernambuco, mas afirma que ele não cometeu crime. fonte:  Folha de S. Paulo

Votação de reforma trabalhista testa força política de Temer no Congresso

Fragilizado pela denúncia criminal apresentada contra o presidente Michel Temer, o governo conta com margem apertada para aprovar no Senado, hoje, a ampla reforma da legislação trabalhista que o peemedebista apresentou como uma das bandeiras de seu governo. A oposição quer aproveitar o clima criado pela denúncia, que está sob análise da Câmara dos Deputados, para tentar barrar a votação e atrasar ainda mais o calendário programado pelo Palácio do Planalto, que contava com a aprovação do texto em junho. Levantamento da reportagem mostra que o governo tem o apoio declarado de 43 senadores para aprovar a reforma. Como se trata de um projeto de lei, o apoio de metade mais um dos presentes na sessão basta para o governo - se os 81 senadores comparecerem, seriam suficientes 41 votos. O Planalto conta com a aprovação da reforma para dar uma demonstração de força no Congresso e reagir ao clima negativo criado pela discussão da denúncia criminal na Câmara, que aprovou a reforma traba...

Ex-goleiro Marcos deixa a UTI e vai para o quarto após cirurgia no coração

O ex-goleiro Marcos deixou a UTI do Hospital do Coração (Hcor), em São Paulo, e está no quarto para continuar a recuperação de uma cirurgia cardíaca realizada na última quinta-feira. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, o ídolo palmeirense tem quadro estável e com boa recuperação. Marcos, de 43 anos, chegou a publicar vídeo nas redes sociais no último fim de semana para mandar recado aos fãs e mostrar a cicatriz no peito. Os médicos realizaram um procedimento para corrigir um prolapso da válvula mitral, problema identificado durante exame de rotinas cerca de um mês antes da cirurgia. O ex-goleiro preferiu não divulgar o tratamento, para evitar alarde. O hospital não tem previsão de alta nem da divulgação de novos boletins sobre o estado de saúde do paciente. O ídolo palmeirense se aposentou do futebol no fim de 2011. Desde então, atuou como embaixador do Palmeiras em eventos e cuidou de projetos pessoais. fonte: Istoé

Galã da Globo de 30 anos sofre ataque cardíaco e é internado em SP

O ator Felipe Titto, de 30 anos, sofreu um ataque cardíaco neste domingo (22) e teve de ser internado no Hospital São Luiz, no Morumbi, em São Paulo. De acordo com o G1, o hospital não divulgou boletim médico. Entretanto, a assessoria de Titto informou que o ator passa bem, mas ainda será submetido a novos exames. "Felipe está bem, está falando, está sem dor, mas ainda não tem previsão de alta", informou a nota à imprensa. Na rede social Snapchat, o galã publicou uma foto dele na cama do hospital. “Deu ruim, mas nóes é zikaaa” (sic), escreveu o artista, que tem no currículo trabalhos e novelas como Malhação (2004 A 2007), “Avenida Brasil” (2012) e “Amor à Vida” (2014). fonte: https://www.noticiasaominuto.com.br/fama/335998/gala-da-globo-sofre-ataque-cardiaco-e-e-internado-em-sp?utm_source=notification&utm_medium=push&utm_campaign=335998

GM encerra operações na Venezuela após confisco de fábrica da montadora pelo governo

Bloqueio de fábrica em centro industrial e o confisco de bens da montadora ocorre em meio à crise econômica no país Após as autoridades da Venezuela tomarem uma unidade da General Motors, a montadora norte-americana anunciou, na quarta-feira, o encerramento das operação no país. De acordo com o site  G1 , a planta da empresa localizada no centro industrial de Valencia teve o funcionamento impedido pelo governo venezuelano. "Ontem  (terça-feira) , a fábrica da GMV (General Motors Venezolana) foi inesperadamente tomada pelas autoridades públicas, impedindo as operações normais. Além disso, outros ativos da companhia, como veículos, foram retirados ilegalmente de suas instalações", afirmou a montadora por meio de comunicado. O confisco da unidade da GM ocorre em meio à crise econômica e política da Venezuela, onde outras empresas norte-americanas também já foram afetadas. Conforme o  G1 , a indústria automobilística do país enfrenta a falta de matéria-prima e div...

Roger agradece carinho da torcida do Bota com filha: "Marcou a minha vida"

Na derrota de 2 a 0 para o Avaí, atacante entra em campo com Giulia, que tem o seu nome gritado pelo público presente ao Nilton Santos: "Eu me senti muito amado" O Botafogo perdeu para o Avaí por 2 a 0 nesta segunda-feira, mas o atacante Roger deixou o Estádio Nilton Santos feliz pelo carinho dos torcedores com a sua filha Giulia. A menina de 11 anos, que é deficiente visual, entrou em campo com o pai e teve  o seu nome gritado pelo público presente ao jogo . Em entrevista ao programa "Bem, Amigos!", o centroavante agradeceu o carinho dos brasileiros desde que ela foi tema de uma matéria do programa "Globo Esporte", na última semana e disse que jamais esquecerá das manifestações dos alvinegros. Roger garantiu que a reportagem tinha como objetivo mostrar para a sua filha como é a sua profissão e ficou surpreso com tantas manifestações. O centroavante lamentou não poder retribuir o carinho dos torcedores com gols e mais uma vitória, mas fez questã...

A Regra do Jogo: Dante desconfia de Gibson

Dante (Marco Pigossi) vai desconfiar de Gibson (José de Abreu) depois do resgate de Aninha (Letícia Braga) em A Regra do Jogo. A menina surgirá na mansão da família após Kiki (Deborah Evelyn) chantagear o pai. O policial não acreditará na história contada pelo avô. Gibson afirmará que os sequestradores da criança pediram resgate, e ele pagou, além de ter montado um esquema de investigação com seus seguranças e ex-policiais. "Eu não queria e não podia te envolver nisso, mas depois a gente conversa melhor", despistará o líder da facção ao neto.  Essa sequência vai ao ar a partir do dia 20 na novela das nove da Globo. Antes, o público verá Dante desconfiado da mãe.  Ele não vai acreditar em Kiki , que afirmará que não voltou antes para mostrar que estava viva por conta de sua relação com Zé Maria (Tony Ramos). A loira dirá que teve uma filha com ele e tinha medo de o amante ser preso. O policial chegará a desconfiar de que ela é da facção criminosa da trama e está acobert...

GM vai apresentar no Salão do Automóvel em SP, Novo Tracker turbo

Uma das principais atrações da Chevrolet para o Salão do Automóvel, que acontece de 10 a 20 de novembro, o reestilizado Tracker foi flagrado com camuflagem pela nossa reportagem nos arredores de São Paulo (SP). Com mudanças concentradas na dianteira, o Tracker 2017 recebeu novos para-choques, faróis de LEDs e grade estreita, ficando alinhado a nova identidade visual da GM. O interior também muda e recebe um novo painel com quadro de instrumentos analógicos, além de tela multimídia de 7″ com o novo MyLink. fonte:  http://carplace.uol.com.br/flagra-chevrolet-tracker-2017-e-pego-antes-da-estreia/

Os perigos e consequências de emprestar seu nome para terceiros

Por  Victor Manuel Barbosa Vicente  e  Dany Rogers . Os estudos da pesquisadora  Cecília Mattoso , desenvolvidos na COPPEAD/UFRJ, resultaram no livro  Me empresta seu nome? Um estudo sobre os consumidores pobres e seus problemas financeiros . Já a pesquisadora  Jessica Campara  e outros pesquisadores, desenvolveram o estudo intitulado  O dilema dos inadimplentes: antecedentes e consequentes do ‘nome sujo’ . Estes materiais demonstraram uma relação entre o empréstimo do nome para contração de dívidas de terceiros e o endividamento das pessoas em todas as classes sociais. Mostra ainda que o problema atinge com mais ímpeto as classes menos abastadas financeiramente. O bom coração do brasileiro e a sua vontade em querer ajudar e ser solidário acabam resultando em sérios problemas. Segundo dados do SPC Brasil e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 1 em cada 10 brasileiros contrai dívidas por emprestar seu nome para terc...

Empate heroico no Palestra

Palmeiras busca empate, mas Cruzeiro leva vantagem por semifinal Os 32.067 pagantes que estiveram no Estádio Palestra Itália viveram fortes emoções na noite desta quarta-feira. O Cruzeiro chegou a abrir 3 a 0, mas o Palmeiras conseguiu o empate por 3 a 3, resultado que garante aos mineiros a vantagem na briga por uma vaga na semifinal da Copa do Brasil pelos gols fora de casa (avança com 0 x 0, 1 x 1 ou 2 x 2 em Belo Horizonte). Inoperante no primeiro tempo, o Palmeiras apenas assistiu os gols de Thiago Neves, Robinho e Alisson. Na etapa complementar, o time mandante entrou no jogo com dois gols de Dudu e, empurrado pela torcida, ainda conseguiu empatar por meio de Willian. O jogo de volta será às 21h45 (de Brasília) de 26 de julho, no Mineirão. Na semifinal, o ganhador enfrenta Grêmio ou Atlético-PR. Pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, às 16 horas de sábado, o Palmeiras pega o Grêmio, no Pacaembu. Já o Cruzeiro, às 16 horas de domingo, encara o rival Atlético-MG, no ...