Pular para o conteúdo principal

Carnaval 2015; Vai- Vai é campeã 2015

Vai-Vai é campeã do carnaval de São Paulo (Flavio Moraes/G1)

Com o enredo "Simplesmente Elis – A fábula de uma voz na transversal do tempo", em homenagem à cantora Elis Regina, a escola de samba Vai-Vai foi eleita campeã do Carnaval 2015 em São Paulo, chegando a seu 15º título na história. O resultado foi revelado durante apuração das notas dos desfiles, realizada nesta terça-feira (17), no sambódromo do Anhembi. 
A apuração foi acirrada e decidida no último quesito. Vai-Vai e Mocidade Alegre estavam empatadas até a leitura das notas de evolução. A campeã terminou com 269,9 pontos, três décimos à frente da Mocidade – campeã dos últimos três anos –, que ficou com 269,6 (veja o placar completo com todas as notas). "Eu quero agradecer à minha comunidade. E em primeiro lugar, agradeço a meu pai Ogum, meu pai guerreiro. Ele virou o jogo! Obrigado, Elis. Obrigado aos filhos da Elis", disse emocionado o presidente da escola, Darly Silva, o Neguitão. A Vai-Vai foi a penúltima escola a desfilar na madrugada de domingo, entrando no Anhembi às 5h07. Mesmo rivalizando com a Gaviões da Fiel, escola com grande torcida, a Vai-Vai foi a agremiação que mais levantou o público no segundo dia de desfiles, desde a concentração, onde o samba – que trazia trecho da canção "Maria Maria", de Milton Nascimento – já era cantado com força. Passistas entravam na avenida emocionados, chorando, e os espectadores participaram ativamente, acenando bandeiras, cantando e usando máscaras com o rosto da homenageada.
"A música venceu. Essa homenagem a Elis, um dos maiores ícones do século 20, é uma vitória da Vai-Vai, é uma vitória da música. É muito mais difícil assistir a uma apuração do que entrar no Carnegie Hall. Sofri como um condenado, mas viva a Vai-Vai", disse o maestro João Carlos Martins, que acompanhou a apuração no sambódromo com outros integrantes. Martins foi tema da Vai-Vai em 2011, ano em que a escola conquistou seu penúltimo título.
A cantora Maria Rita, filha de Elis e um dos destaques do desfile, escreveu no Twitter durante a apuração e brincou com o fato de ter se sentido mal ao final da passagem da Vai-Vai pela avenida. "Estou tremendo. Chama o Samu de novo, faz favor", escreveu durante a leitura das notas. Ao final da apuração, ela publicou apenas: "Não estou acreditando". 
A presidente da escola vice-campeã, Solange Bichara, parabenizou a Vai-Vai e se disse orgulhosa da Mocidade: "Ganhar ou perder faz parte do jogo. Agora é começar a trabalhar pelo próximo. Agora é analisar os nossos erros e trabalhar para que não aconteçam mais. Me sinto orgulhosa de minha escola. De ter apostado até o final. E Vai-Vai também é um grande enredo, gente. Parabéns, sucesso, faz parte. Daqui a pouco eu estou lá no Bexiga tomando uma cerveja".

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, também usou o Twitter para parabenizar a escola. "Parabéns Vai-Vai! Lindo samba-enredo. Elis Regina e seu bairro do coração eternizados. Viva o Bexiga e a maior cantora brasileira!". 
As escolas Tom Maior e Mancha Verde foram rebaixadas por terminarem nas duas últimas colocações. Acadêmicos do Tatuapé, que começou a apuração com desconto de 1,1 ponto por punição em função de atraso, conseguiu permanecer no Grupo Especial.
Desfile foi catarse coletiva
Poderia ser só mais um desfile. Poderia ser só mais um enredo biográfico. Poderia ser um show de velhos sucessos da MPB... mas foi uma catarse coletiva. O desfile da Vai-Vai em homenagem à cantora Elis Regina certamente entra para a história do Sambódromo do Anhembi como um dos momentos mais emocionantes do Carnaval paulistano.
Raras vezes se viu cenário igual, com sambistas chorando durante boa parte do desfile – entre eles, a cantora Maria Rita, que conduziu o espetáculo como mestre de cerimônia da comissão de frente. Seus irmãos, Pedro Mariano e João Marcelo Bôscoli, também estavam lá, ao lado de outros artistas que foram importantes na vida de Elis. A participação do público contribuiu para conferir um caráter de celebração ao desfile da Saracura. Muito pela força do samba, um dos mais belos do ano, construído à base de uma costura de títulos, frases e citações de célebres sucessos da Pimentinha. O refrão, que resgata o canto de escravos presente na canção "Maria, Maria", de Milton Nascimento e Fernando Brandt, se encarregou de levar o Anhembi ao delírio, do começo ao fim do desfile.
Na apoteose podiam-se ouvir gritos, justificados, de "é campeão, é campeão". Com 85 anos de vida, a Vai-Vai tem 14 títulos. Curiosamente, o último campeonato foi conquistado em 2011, com o enredo "A música venceu", em homenagem ao maestro João Carlos Martins. Mas o fato é que a escola entrou na avenida este ano sob o estigma do decepcionante desfile do ano passado, quando terminou em nono lugar e ameaçada pelo rebaixamento. Por conta desse fantasma, causou aflição o problema no eixo do carro abre-alas de 90 metros de comprimento, que quase pôs a perder um desfile histórico. Um desfile que era para ser "Simplesmente Elis", mas foi "Simplesmente Vai-Vai".Apuração
No total, as agremiações foram avaliadas em nove quesitos, cada um avaliado por quatro jurados. A menor nota, que vai de oito a dez pontos, é sempre descartada. A ordem dos critérios de desempate neste ano foi evolução harmonia, enredo, comissão de frente, mestre-sala e porta-bandeira, fantasia, bateria, samba-enredo e alegoria – o critério de desempate foi definido por sorteio feito pela Liga das Escolas de Samba de São Paulo e vale para os Grupos Especial e Acesso.

Como nos últimos anos, a apuração da escola campeã do Carnaval de São Paulo foi fechada para apenas dez representantes de cada agremiação, que acompanharam a leitura das notas no Anhembi. Dentre as favoritas ao título, estavam Gaviões da Fiel, Vai-Vai, Mocidade Alegre e Rosas de Ouro. 

O desfile das campeãs, que reúne as cinco primeiras colocadas do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo, acontece nesta sexta-feira.
Ficha Técnica: Vai-Vai
Fundação: 1 de janeiro de 1930
Cores oficiais: preto e branco
Presidente: Darly Silva (Neguitão)
Carnavalesco: Comissão de Carnaval
Enredo: "Simplesmente Elis - A fábula de uma voz na transversal do tempo"
Intérpretes: Márcio Alexandre e Gilsinho
Mestre de Bateria: Mestre Thadeu
Rainha de Bateria: Camila Silva
Mestre-sala e porta-bandeira: Pingo e Paulinha
Alas: 25
Componentes: 3.000

"Simplesmente Elis - A fábula de uma voz na transversal do tempo"
Autores: Zeca do Cavaco, Zé Carlinhos e Ronaldinho FQD
Reluziu, seu canto ecoou no meu Brasil
Cantora igual jamais se ouviu
Saracura a cantar, bem mais feliz
Simplesmente Elis
Carnaval a Bela Vista está em festa
Qua qua ra qua qua
Vem viajar, a hora é esta
Mergulhando na emoção
Encontrei inspiração
Que linda voz, salve a rainha
Fiz Louvação em aquarela
Na passarela hoje tem arrastão
Upa neguinho na estrada é demais
Vou a romaria como nossos pais
De um falso brilhante eu fiz fantasia
Maria Maria
Águas de março a rolar
Trem azul vai passar, um sonho mais lindo
Na batucada da vida, um samba no Bexiga
Vai amanhecer
A cantar a dor o amor o bêbado e a equilibrista
A voz do povo diz que o show de todo artista
Tem que continuar
Glória fino da bossa com Jair só alegria
Hoje retrato em preto e branco na folia
A grande estrela deste meu país

Campeã (com critérios de desempate)
Caem para o grupo de acesso

fonte:http://carnaval.uol.com.br/2015/sao-paulo/placar/index.htm

fonte:http://carnaval.uol.com.br/2015/noticias/redacao/2015/02/17/campea-do-carnaval-2015-em-sao-paulo.htm
1ºVai-Vai269,9
2ºMocidade Alegre269,6
3ºRosas de Ouro269,4
4ºÁguia de Ouro269,3
5ºDragões da Real269,3
6ºTucuruvi269,2
7ºNenê de Vila Matilde269,2
8ºCasa Verde269,1
9ºGaviões da Fiel269
10ºVila Maria268,9
11ºX-9 Paulistana268,7
12ºAcadêmicos do Tatuapé268
13ºMancha Verde267,9
14ºTom Maior267,7

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Confira quais são os principais lançamentos do Salão de Pequim 2024

  Com as montadoras chinesas crescendo fortemente no Brasil e no mundo, a edição 2024 do Salão do Automóvel de Pequim irá apresentar novidades que vão impactar não apenas o mercado chinês, como também revelar modelos que devem ganhar os principais mercados globais nos próximos anos Este ano nós do  Motor1.com Brasil  também está lá, mostrando os principais lançamentos que serão realizados na China. Além de novidades que ainda podem chegar ao Brasil, o que vemos aqui também chegará à Europa em breve. Isso sem contar as novidades da  BYD  para o nosso mercado. Audi Q6 e-tron O novo SUV elétrico da Audi se tornará Q6L e-tron. A variante com distância entre eixos longa do já revelado Q6 e-tron fará sua estreia no Salão do Automóvel de Pequim. O novo modelo, projetado especificamente para o mercado doméstico de acordo com os gostos dos motoristas chineses, será produzido na fábrica da Audi FAW NEV em Changchun, juntamente com o Q6 e-tron e o A6 e-tron. Reestilização do BMW i4 BMW i4 restyli

Governo Lula propõe ‘imposto do pecado’ e taxação deve atingir cigarro, bebidas e até veículos

  Um pacotão de novos impostos deve pesar no bolso do contribuinte brasileiro. O governo  Lula  apresentou uma proposta de reforma tributária que inclui a criação do chamado ‘imposto do pecado’. O texto conta com aval dos Estados. Se concretizada, essa taxação passará a ser aplicada sobre produtos como cigarros, bebidas alcoólicas, bebidas todas como açucaradas, veículos enquadradas como poluentes, e também na extração de minério de ferro, petróleo e gás natural. O projeto visa a tributar esses bens e serviços com uma alíquota mais elevada em comparação com outros itens da  economia . A proposta, no entanto, aponta que a definição das alíquotas deve ser estabelecida posteriormente por lei ordinária. Além disso, ainda não está claro se a introdução do imposto do pecado resultará em um aumento da carga tributária em relação ao sistema atual, no qual esses produtos já são taxados com alíquotas mais elevadas. Atualmente, segundo o Sindicato Nacional da Indústria das Cervejas (Sindicerv), c

Sai a lista anual de bilionários da Forbes 2024; veja os 10 mais ricos do mundo

  1. Bernard Arnault (França) CRÉDITO, GETTY IMAGES Patrimônio líquido:  US$ 233 bilhões (R$ 1,18 trilhão) Pelo segundo ano consecutivo, Arnault é a pessoa mais rica do mundo. Sua fortuna cresceu 10% em 2023 graças a mais um ano de faturamento recorde para seu conglomerado de luxo, o LVMH, dono de Louis Vuitton, Christian Dior e Sephora. 2. Elon Musk (EUA) CRÉDITO, GETTY IMAGES Patrimônio líquido:  US$ 195 bilhões (R$ 987 bilhões) Como o ranking muda constantemente, Musk ganhou e perdeu diversas vezes o título de "mais rico do mundo", à medida que mudou a valorização das suas empresas, a SpaceX, a Tesla e a rede social X (antigo Twitter). 3. Jeff Bezos (EUA) CRÉDITO, GETTY IMAGES Patrimônio líquido:  US$ 194 bilhões (R$ 982 bilhões) Bezos ficou mais rico este ano graças ao excelente desempenho da Amazon no mercado de ações. 4. Mark Zuckerberg (EUA) CRÉDITO, GETTY IMAGES Patrimônio líquido:  US$ 177 bilhões (R$ 895 bilhões) O presidente da Meta enfrenta altos e baixos. Depois

BYD: 2ª geração da bateria Blade chega em 2024 com alcance de 1.000 km

A BYD, gigante chinesa de tecnologia e líder global em carros elétricos e híbridos plug-in, anuncia a vinda da segunda geração da bateria Blade, com lançamento previsto para agosto de 2024. A nova tecnologia promete ser um grande passo com avanços em autonomia, desempenho e custo.  A revelação foi feita recentemente pelo próprio CEO da BYD, Wang Chuanfu, que falou sobre a novidade pela primeira vez em uma reunião de comunicação de resultados financeiros sobre a BYD estar atualmente desenvolvendo um sistema de bateria Blade de segunda geração. A BYD, gigante chinesa de tecnologia e líder global em carros elétricos e híbridos plug-in, anuncia a vinda da segunda geração da bateria Blade, com lançamento previsto para agosto de 2024. A nova tecnologia promete ser um grande passo com avanços em autonomia, desempenho e custo.   A revelação foi feita recentemente pelo próprio CEO da BYD, Wang Chuanfu, que falou sobre a novidade pela primeira vez em uma reunião de comunicação de resultados fina

Invasões do MST chegam a 24 áreas em 10 Estados e no DF

24 propriedades já foram invadidas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em 11 estados do país durante o chamado Abril Vermelho, segundo dados divulgados na manhã desta terça (16) pelo grupo. As ocupações começaram ainda no fim de semana e, de acordo com o movimento, devem se estender até sexta (19) na Jornada Nacional de Lutas em Defesa da Reforma Agrária. Além das invasões, o grupo promoveu outras seis ações diversas como montagem de acampamentos em alguns estados, assembleias e manifestações. As ações ocorrem mesmo após o  anúncio de um programa do governo federal para a reforma agrária que vai destinar R$ 520 milhões  para a compra de propriedades ainda neste ano para assentar cerca de 70 mil famílias do movimento. Entre os estados que tiveram invasões a propriedades estão Pernambuco – com a terceira ocupação de uma área da Embrapa –, Sergipe, Paraná, São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro, Bahia, entre outros. “Até o momento, a Jornada contabiliza a realização de 30 aç

Setores citam prejuízo e repudiam judicialização da desoneração

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu monocraticamente pontos da lei que prorroga a desoneração da folha de pagamento de municípios e de diversos setores produtivos até 2027. Na avaliação do magistrado, a norma não observou o que dispõe a Constituição quanto ao impacto orçamentário e financeiro. O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu pontos da lei que prorroga a desoneração da folha de pagamento de municípios e de diversos setores produtivos até 2027. Na avaliação do magistrado, a norma não observou o que dispõe a Constituição quanto ao impacto orçamentário e financeiro.  O governo está forçando a barra sobre um tema que já foi decidido pelo Congresso. O governo não aceita a decisão do Poder Legislativo. O governo não mostrou disponibilidade no ano passado para debater esse tema. Retirou a urgência nesse ano. Uma semana depois de retirar a urgência, entra no STF. O diálogo sempre vai existir, o governo é que não mostra disposição