Postagem em destaque

Nova Chevrolet S10 é flagrada no Brasil; estreia será no próximo ano

Reestilização dará sobrevida ao modelo até a chegada da nova geração, que será desenvolvida nos EUA para virar realidade só em 2023    ...

Não achou a matéria? Pesquise aqui!

segunda-feira, 8 de julho de 2019

Veja a importância de uma boa noite de sono para a saúde

Mulher em sono profundo pela manhã

A diminuição do tempo de descanso é algo comum nos dias atuais e, assim, as pessoas estão acostumadas a ter uma rotina intensa e de pouco descanso. No entanto, em algum momento o corpo começará a dar sinais de exaustão e podem aparecer doenças e dificuldades no cotidiano.

Para garantir que o corpo não fique sobrecarregado, é essencial ter uma boa noite de sono. Afinal, durante esse período, o corpo recarrega as energias, restabelece as células e recupera o sistema imunológico.

É por esse motivo que problemas durante o sono, como a apneia e a insônia, podem atrapalhar o dia seguinte e a saúde de um indivíduo. Saiba qual é a importância de uma boa noite de sono e como alcançá-la. Boa leitura!

Qual é a importância de uma boa noite de sono?
Uma noite bem-dormida é capaz de transformar o dia seguinte e, quando se torna rotina, modifica a qualidade de vida de uma pessoa. Isso porque quando não dormimos o suficiente, o metabolismo fica mais lento. Desse modo, o corpo entende que é necessário economizar energia, o que prejudica as funções físicas e mentais.

A privação do sono atrapalha o aprendizado, a consolidação da memória, a produtividade e o rendimento escolar e no trabalho. Além disso, o cansaço pode deixar a pessoa irritada e mal-humorada, interferindo de forma negativa nas relações interpessoais.

Um organismo descansado também promove melhor equilíbrio dos hormônios, que é essencial na prevenção de doenças, como a hipertensão e o diabetes. Isso acontece porque a leptina, hormônio da saciedade, é secretado durante o sono, impedindo que haja excesso no consumo de alimentos. O mesmo acontece com a insulina, hormônio que age no controle de açúcar no sangue. É por esse motivo que pessoas com insônia têm maior tendência a ter diabetes.

Existem diversas outras funções realizadas durante o sono. É imprescindível que uma pessoa durma cerca de 8 horas por dia, sem interrupções, para ter sua saúde seja preservada.

Como ter uma noite de sono efetiva?
Existem algumas ações que podem ser realizadas antes de dormir para promover uma melhor noite de sono. Acompanhe!

Higiene do sono
A higiene do sono é um conjunto de boas práticas que devem ser realizadas antes de dormir. É indicado deitar-se na cama apenas quando sentir sono, a fim de evitar que a pessoa fique deitada pensando nos afazeres do dia seguinte.

Também é importante evitar o uso de aparelhos eletrônicos, visto que eles emitem uma luz capaz de inibir a melatonina, o hormônio que inicia o sono. O ideal é que o quarto esteja completamente escuro, com temperatura agradável e sem barulhos. Outras medidas importantes incluem não dormir durante o dia e não ficar na cama sem dormir por mais de 20 minutos.

Exercícios e alimentação
A atividade física libera adrenalina, o que não deixará o corpo descansar mesmo que a pessoa esteja cansada. Desse modo, evite realizar exercícios nas duas horas que antecedem a hora de dormir. A dica também é válida para alimentos energéticos como o café, Coca-Cola, álcool e tabaco. Também é importante evitar se alimentar antes de deitar, e, caso seja necessário, a comida deve ser leve para evitar problemas na digestão.

Rotina
Criar uma rotina, ou seja, ter hora para deitar e para acordar, é fundamental para regular o relógio biológico. Assim, seu corpo saberá que em determinado horário deve relaxar e descansar e que somente algumas horas depois é hora de levantar, o que impede que a insônia e interrupções durante a noite.

Caso o problema não seja resolvido com as dicas acima, é recomendado procurar um médico especialista. Afinal, a importância de uma boa noite de sono é indiscutível para a manutenção da saúde física e mental.

Realizar atividades físicas durante o dia é uma ótima forma de gastar energia e deixar o corpo preparado para descansar durante a noite. Se você ainda não pratica nenhum tipo de exercício saiba agora como começar a fazer exercício físico!


fonte: https://www.boaconsulta.com/blog/veja-a-importancia-de-uma-boa-noite-de-sono-para-a-saude/

Nenhum comentário:

AS MAIS LIDAS DA SEMANA

COMPARTILHE