Pular para o conteúdo principal

Quão real é o suposto vínculo do PT com o crime organizado?


Em um recente (19/06/20) artigo publicado no ‘The American Enterprise Institute’ (um think tank “dedicado a defender a dignidade humana, expandindo o potencial humano e construindo um mundo cada vez mais livre e seguro”), Ryan Berg apresenta um texto inquestionavelmente estrondoso: “Brazil’s Workers’ Party has an organized crime problem in the making” (em tradução livre significaria algo como ‘o Partido dos Trabalhadores do Brasil tem um problema de crime organizado em formação’).
Que há uma relação íntima da esquerda com o crime organizado isso é um fato já exposto e, em certo sentido, inconteste.
Conforme tem sido esclarecido por anos pelo professor Olavo de Carvalho e por Graça Salgueiro (autora do elucidativo livro “O Foro de São Paulo: A maior organização revolucionária das Américas”), dentre diversos outros, o Foro de São Paulo (fundado em 1990 por Fidel Castro e Lula) é a “coordenação estratégica do movimento comunista na América Latina”, sendo que desde o início seu propósito é a “cubanização de toda a América Latina”.
Não obstante, além de contar com os maiores expoentes políticos da esquerda latino americana, o Foro de São Paulo também conta com a presença das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).
Surgidas em 1964, as Farc pretendiam impor o socialismo mediante a sangrenta revolução armada (causaram, segundo especulações, um saldo de aproximadamente 260.000 mortos e 45.000 desaparecidos).
Em seu passado há relatos de sequestros, narcotráfico, extorsão, tráfico humano e diversos outros crimes. Segundo o então procurador geral da nação (Colômbia), Jorge Fernando Perdomo, a partir de registros de computadores apreendidos em operações contra as Farc em 2016, foi possível contabilizar que elas obtiveram pelo menos 22.5 milhões de dólares com o narcotráfico entre 1995 e 2014.
Em suas palavras, à época dessa investigação (2016), “as Farc participaram em toda a cadeia de valor criminosa do narcotráfico (…) da semeadura da folha de coca à transformação em pasta de coca e cloridrato de cocaína e a distribuição desta cocaína”.
Além disso, também foi descoberto que, de 1975 a 2014, as Farc “recrutaram” (frequentemente mediante o uso da violência) 11.556 menores para suas guerrilhas, narcotráfico e outras operações criminosas.
Mas o ponto que quero sublinhar aqui é o seguinte: As Farc também estavam presentes na primeira edição do Foro de São Paulo, em 1990, ocasião em que foi lida, em sua abertura, a carta do então líder das Farc, Pedro Antonio Marín, conhecido como Tirofijo.
Na verdade, nas atas do Foro de São Paulo descobrimos que as Farc foram também fundadoras do movimento, tendo participado abertamente dos encontros até 2004, ano a partir do qual passaram a enviar participantes incógnitos para não ser evidenciada abertamente sua participação.
Vou me eximir de entrar nos aspectos sinistros do Foro de São Paulo, mas muitas revelações aterradoras sobre ele e suas ambições medonhas podem ser lidas em livros como “Conspiração de portas abertas”, organizado por Paulo Zamboni. Nele há textos do professor Olavo de Carvalho e de Graça Salgueiro, expoentes na denúncia das pretensões perversas do Foro de São Paulo para a América latina.
Sendo assim, aqui me interessa observar que, embora em 2016 as Farc tenham assinado um acordo de paz com o governo colombiano, grupos dissidentes não aceitaram o suposto processo de paz. Assim, eles estreitaram as relações com grupos criminosos brasileiros.
Segundo o ex-ministro da defesa nacional da Colômbia, Luis Carlos Villegas, ex-guerrilheiros das Farc seguem se dedicando ao narcotráfico, à mineração ilegal e às demais práticas criminosas pelas quais elas são conhecidas, dessa vez especialmente em parceria com facções criminosas brasileiras.
Ainda segundo Villegas, esses ex-guerrilheiros controlariam as rotas internacionais do tráfico de drogas no oceano pacífico, e teriam montado um esquema envolvendo o Brasil.
Segundo já foi relatado em investigações, o PCC (primeiro comando da capital – organização criminosa que opera em São Paulo e possui ramificações no Peru, no Paraguai, na Colômbia e na Bolívia) controlaria o maior percentual do mercado colombiano de cocaína. O PCC usaria aviões e rotas alternativas para atender o mercado brasileiro e de outros países.
Isso nos permite considerar, então, a existência de uma visceral e sombria conexão entre Foro de São Paulo (maior aglutinação da esquerda nas Américas), Farc e PCC.
Agora, voltemo-nos para o artigo de Ryan Berg.
De largada o autor nos diz que em breve o PT poderá estar envolvido em “outro escândalo de corrupção”. Por que? Ora, porque, em seus termos, “recentes reportagens mostram que o PT tem conexões inexplicáveis com a maior organização criminosa do país, o primeiro comando da capital (PCC).
Essas conexões poderiam alcançar o ex-presidente Luiz Inácio ‘Lula’ da Silva”.
Ainda segundo o autor, a vitória do Presidente Bolsonaro em 2018 ocorreu, em grande medida, por conta de uma rejeição pública ao establishment político corrupto (que envolve, cabe notar, não apenas o PT, embora ele tenha se tornado o aparente alvo preferencial da operação lava jato, citada por Berg), ou seja, em virtude de uma rejeição à corrupção política endêmica que envolveria as conhecidas práticas de lavagem de dinheiro, propinas, etc.
Mas a questão é: a corrupção política iria além das propinas, dos desvios de dinheiro e outras práticas já “tradicionais” na política brasileira. Haveria, também, conexões de políticos e partidos com o crime organizado (especialmente com o narcotráfico), o que inclui o PCC.
Muitas dessas conexões são apresentadas por Ryan Berg em um relatório publicado em 25/03/20, intitulado “Breaking out: Brazil’s First Capital Command and the emerging prison-based threat” (‘Irrompendo: Primeiro Comando da Capital do Brasil e a ameaça emergente nas prisões’).
Nesse relatório ele expõe casos de interferência do PCC na política brasileira, o que inclui, segundo ele, diversas conexões entre o PT e o PCC. Por exemplo, ele mostra como advogados do PT atuaram para assegurar benefícios para prisioneiros ligados ao PCC, inclusive recorrendo, em defesa de líderes do PCC, à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (entidade que integra o Sistema Interamericano de Proteção dos Direitos Humanos, junto à Corte Interamericana de Direitos Humanos).
Ele também cita o artigo investigativo do jornalista Allan de Abreu (“O piloto, o PCC e o voo da morte”, de 03/06/20), no qual é exposta a suposta conexão entre um traficante e piloto do PCC e o PT. O artigo começa descrevendo a biografia do piloto de maior confiança do PCC, o qual se tornou milionário rapidamente (aos 30 anos já acumulava uma fortuna de 19.5 milhões) transportando drogas para o PCC.
Alguns detalhes da reportagem investigativa de Abreu chamam a atenção. “Coincidentemente”, o piloto morava no notório edifício ‘Solaris’, em Guarujá, que se tornou conhecido por dele fazer parte o triplex atribuído pela Justiça ao ex-presidente Lula (causando, inclusive, sua prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro).
Sobre o apartamento do piloto, ele estaria, segundo a reportagem, em nome de uma funcionária da OAS. No entanto, segundo o Ministério Público Federal ele pertencia, na verdade, à esposa do ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto (condenado por ser partícipe do esquema de corrupção da Petrobras), pelo qual ele (o piloto) teria pago um valor abaixo do preço de mercado.
Ou seja, o principal piloto transportador de drogas do PCC teria negociado (por um valor abaixo do preço de mercado) seu apartamento com a mulher de Vaccari.
Mas aqui ainda poderíamos acrescentar, se quisermos rastrear possíveis aproximações entre o PCC e o PT, uma notícia datada de 23 de maio de 2014, publicada na (esquerdista, diga-se de passagem) ‘Folha de São Paulo’, segundo a qual, cito, “o deputado estadual Luiz Moura (PT) participou de uma reunião, em março deste ano [2014], em que estavam presentes ao menos 13 integrantes da facção criminosa PCC, de acordo com informações obtidas pela ‘Folha’ com a cúpula da polícia.
Entre eles estava um dos criminosos acusados de participar do furto do Banco Central, no Ceará, em 2005, quando foram levados R$ 164,8 milhões, além de um procurado da Justiça por roubos a bancos.
A reunião ocorreu na sede da Transcooper, zona leste da capital, cooperativa da qual o deputado faz parte, segundo documentos da Junta Comercial de São Paulo. Moura é aliado do secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto (PT)”.
Dessa forma, notícias como as acima referidas nos fazem especular sobre a questão colocada como título desse texto: quão real é o suposto vínculo do PT com o crime organizado?
Por fim, em seu artigo Ryan Berg resgata pontos de seu relatório anterior para mostrar que o PCC criou redes sofisticadas e, mesmo, institucionalizadas de corrupção, especialmente, mas não apenas, no Brasil.
Segundo ele, nossas instituições ainda não estariam sequer em condições de enfrentar essa ameaça hoje enraizada em nossas instituições. A partir dessa institucionalização o PCC estaria em condições de financiar, inclusive, políticos.
Afinal, ele possui, hoje, um império fundado sobre o narcotráfico e outros crimes. Conforme Ryan Berg, a evidenciada conexão entre PCC e PT em Guarujá poderia expor, segundo sua conjectura, o indício de uma estratégia sistemática do PCC para sobrepor-se a partidos políticos e políticos, tornando-os seus, por assim dizer, vassalos.
A partir de tal conexão poder-se-ia, então, desenrolar o enredo de uma relação ameaçadora entre o crime organizado e a política, uma relação altamente perniciosa para a sociedade civil e suas instituições (não apenas políticas).
Na verdade, se levarmos também em conta a tradicional agenda da esquerda em geral, a qual propõe, contra as políticas antidrogas, a liberação do uso recreativo das drogas, a vitimização dos criminosos, o desarmamento dos cidadãos comuns (exceto dos criminosos), o aborto (morte intencional de uma pessoa por nascer), a promiscuidade e a degradação dos valores (inclusive estéticos), bem como, pasmem, a justificativa para o assalto (alguém ainda lembra da ex-candidata ao governo do RJ, Márcia Tiburi, dizendo, em entrevista, que um assaltante está “legitimado” a roubar em uma sociedade capitalista, uma vez que ele é um excluído, uma “vítima da sociedade”, que, em certo sentido, executa uma espécie de “redistribuição social” ao roubar?), como se trabalhar não fosse uma alternativa possível para a ascensão social, então podemos perceber, unicamente pela análise de sua agenda, uma proximidade evidente entre seus estandartes e os propósitos de organizações criminosas como o PCC, as quais visam, em uníssono, tanto o caos social quanto os benefícios que elas obtêm desse estado caótico em que colocam a sociedade civil.
Carlos Adriano Ferraz - (Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com estágio doutoral na State University of New York (SUNY). Foi Professor Visitante na Universidade Harvard (2010). Atualmente é professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Filosofia, no qual orienta dissertações e teses com foco em ética, filosofia política e filosofia do direito. Também é membro do movimento Docentes pela Liberdade (DPL), sendo atualmente Diretor do DPL/RS).

fonte: Jornal da Cidade

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

Estudante da USP acusado de estuprar colega obtém registro de médico

Imagens internet Réu em um processo sob acusação de  cometer estupro  numa festa da USP (e absolvido na primeira instância em fevereiro), Daniel Tarciso da Silva Cardoso conseguiu o registro de médico no Conselho Regional de Medicina de Pernambuco. Ele apresentou os documentos necessários, inclusive diploma, segundo o órgão. Seu cadastro data de abril e consta como regular. SEM CARTEIRA O caso motivou uma série de protestos no ano passado na Faculdade de Medicina da USP. O Conselho Regional de Medicina de SP já havia se antecipado a um eventual pedido de registro e dito em novembro que o negaria enquanto não tivesse acesso à sindicância da universidade para apurar o caso. Daniel não chegou a fazer solicitação em SP. EM CURSO O advogado dele, Daniel Casagrande, diz não saber informar se o cliente está exercendo a medicina em Pernambuco, mas afirma que ele não cometeu crime. fonte:  Folha de S. Paulo

Votação de reforma trabalhista testa força política de Temer no Congresso

Fragilizado pela denúncia criminal apresentada contra o presidente Michel Temer, o governo conta com margem apertada para aprovar no Senado, hoje, a ampla reforma da legislação trabalhista que o peemedebista apresentou como uma das bandeiras de seu governo. A oposição quer aproveitar o clima criado pela denúncia, que está sob análise da Câmara dos Deputados, para tentar barrar a votação e atrasar ainda mais o calendário programado pelo Palácio do Planalto, que contava com a aprovação do texto em junho. Levantamento da reportagem mostra que o governo tem o apoio declarado de 43 senadores para aprovar a reforma. Como se trata de um projeto de lei, o apoio de metade mais um dos presentes na sessão basta para o governo - se os 81 senadores comparecerem, seriam suficientes 41 votos. O Planalto conta com a aprovação da reforma para dar uma demonstração de força no Congresso e reagir ao clima negativo criado pela discussão da denúncia criminal na Câmara, que aprovou a reforma traba...

Ex-goleiro Marcos deixa a UTI e vai para o quarto após cirurgia no coração

O ex-goleiro Marcos deixou a UTI do Hospital do Coração (Hcor), em São Paulo, e está no quarto para continuar a recuperação de uma cirurgia cardíaca realizada na última quinta-feira. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, o ídolo palmeirense tem quadro estável e com boa recuperação. Marcos, de 43 anos, chegou a publicar vídeo nas redes sociais no último fim de semana para mandar recado aos fãs e mostrar a cicatriz no peito. Os médicos realizaram um procedimento para corrigir um prolapso da válvula mitral, problema identificado durante exame de rotinas cerca de um mês antes da cirurgia. O ex-goleiro preferiu não divulgar o tratamento, para evitar alarde. O hospital não tem previsão de alta nem da divulgação de novos boletins sobre o estado de saúde do paciente. O ídolo palmeirense se aposentou do futebol no fim de 2011. Desde então, atuou como embaixador do Palmeiras em eventos e cuidou de projetos pessoais. fonte: Istoé

Galã da Globo de 30 anos sofre ataque cardíaco e é internado em SP

O ator Felipe Titto, de 30 anos, sofreu um ataque cardíaco neste domingo (22) e teve de ser internado no Hospital São Luiz, no Morumbi, em São Paulo. De acordo com o G1, o hospital não divulgou boletim médico. Entretanto, a assessoria de Titto informou que o ator passa bem, mas ainda será submetido a novos exames. "Felipe está bem, está falando, está sem dor, mas ainda não tem previsão de alta", informou a nota à imprensa. Na rede social Snapchat, o galã publicou uma foto dele na cama do hospital. “Deu ruim, mas nóes é zikaaa” (sic), escreveu o artista, que tem no currículo trabalhos e novelas como Malhação (2004 A 2007), “Avenida Brasil” (2012) e “Amor à Vida” (2014). fonte: https://www.noticiasaominuto.com.br/fama/335998/gala-da-globo-sofre-ataque-cardiaco-e-e-internado-em-sp?utm_source=notification&utm_medium=push&utm_campaign=335998

GM encerra operações na Venezuela após confisco de fábrica da montadora pelo governo

Bloqueio de fábrica em centro industrial e o confisco de bens da montadora ocorre em meio à crise econômica no país Após as autoridades da Venezuela tomarem uma unidade da General Motors, a montadora norte-americana anunciou, na quarta-feira, o encerramento das operação no país. De acordo com o site  G1 , a planta da empresa localizada no centro industrial de Valencia teve o funcionamento impedido pelo governo venezuelano. "Ontem  (terça-feira) , a fábrica da GMV (General Motors Venezolana) foi inesperadamente tomada pelas autoridades públicas, impedindo as operações normais. Além disso, outros ativos da companhia, como veículos, foram retirados ilegalmente de suas instalações", afirmou a montadora por meio de comunicado. O confisco da unidade da GM ocorre em meio à crise econômica e política da Venezuela, onde outras empresas norte-americanas também já foram afetadas. Conforme o  G1 , a indústria automobilística do país enfrenta a falta de matéria-prima e div...

Roger agradece carinho da torcida do Bota com filha: "Marcou a minha vida"

Na derrota de 2 a 0 para o Avaí, atacante entra em campo com Giulia, que tem o seu nome gritado pelo público presente ao Nilton Santos: "Eu me senti muito amado" O Botafogo perdeu para o Avaí por 2 a 0 nesta segunda-feira, mas o atacante Roger deixou o Estádio Nilton Santos feliz pelo carinho dos torcedores com a sua filha Giulia. A menina de 11 anos, que é deficiente visual, entrou em campo com o pai e teve  o seu nome gritado pelo público presente ao jogo . Em entrevista ao programa "Bem, Amigos!", o centroavante agradeceu o carinho dos brasileiros desde que ela foi tema de uma matéria do programa "Globo Esporte", na última semana e disse que jamais esquecerá das manifestações dos alvinegros. Roger garantiu que a reportagem tinha como objetivo mostrar para a sua filha como é a sua profissão e ficou surpreso com tantas manifestações. O centroavante lamentou não poder retribuir o carinho dos torcedores com gols e mais uma vitória, mas fez questã...

A Regra do Jogo: Dante desconfia de Gibson

Dante (Marco Pigossi) vai desconfiar de Gibson (José de Abreu) depois do resgate de Aninha (Letícia Braga) em A Regra do Jogo. A menina surgirá na mansão da família após Kiki (Deborah Evelyn) chantagear o pai. O policial não acreditará na história contada pelo avô. Gibson afirmará que os sequestradores da criança pediram resgate, e ele pagou, além de ter montado um esquema de investigação com seus seguranças e ex-policiais. "Eu não queria e não podia te envolver nisso, mas depois a gente conversa melhor", despistará o líder da facção ao neto.  Essa sequência vai ao ar a partir do dia 20 na novela das nove da Globo. Antes, o público verá Dante desconfiado da mãe.  Ele não vai acreditar em Kiki , que afirmará que não voltou antes para mostrar que estava viva por conta de sua relação com Zé Maria (Tony Ramos). A loira dirá que teve uma filha com ele e tinha medo de o amante ser preso. O policial chegará a desconfiar de que ela é da facção criminosa da trama e está acobert...

GM vai apresentar no Salão do Automóvel em SP, Novo Tracker turbo

Uma das principais atrações da Chevrolet para o Salão do Automóvel, que acontece de 10 a 20 de novembro, o reestilizado Tracker foi flagrado com camuflagem pela nossa reportagem nos arredores de São Paulo (SP). Com mudanças concentradas na dianteira, o Tracker 2017 recebeu novos para-choques, faróis de LEDs e grade estreita, ficando alinhado a nova identidade visual da GM. O interior também muda e recebe um novo painel com quadro de instrumentos analógicos, além de tela multimídia de 7″ com o novo MyLink. fonte:  http://carplace.uol.com.br/flagra-chevrolet-tracker-2017-e-pego-antes-da-estreia/

Os perigos e consequências de emprestar seu nome para terceiros

Por  Victor Manuel Barbosa Vicente  e  Dany Rogers . Os estudos da pesquisadora  Cecília Mattoso , desenvolvidos na COPPEAD/UFRJ, resultaram no livro  Me empresta seu nome? Um estudo sobre os consumidores pobres e seus problemas financeiros . Já a pesquisadora  Jessica Campara  e outros pesquisadores, desenvolveram o estudo intitulado  O dilema dos inadimplentes: antecedentes e consequentes do ‘nome sujo’ . Estes materiais demonstraram uma relação entre o empréstimo do nome para contração de dívidas de terceiros e o endividamento das pessoas em todas as classes sociais. Mostra ainda que o problema atinge com mais ímpeto as classes menos abastadas financeiramente. O bom coração do brasileiro e a sua vontade em querer ajudar e ser solidário acabam resultando em sérios problemas. Segundo dados do SPC Brasil e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 1 em cada 10 brasileiros contrai dívidas por emprestar seu nome para terc...

Empate heroico no Palestra

Palmeiras busca empate, mas Cruzeiro leva vantagem por semifinal Os 32.067 pagantes que estiveram no Estádio Palestra Itália viveram fortes emoções na noite desta quarta-feira. O Cruzeiro chegou a abrir 3 a 0, mas o Palmeiras conseguiu o empate por 3 a 3, resultado que garante aos mineiros a vantagem na briga por uma vaga na semifinal da Copa do Brasil pelos gols fora de casa (avança com 0 x 0, 1 x 1 ou 2 x 2 em Belo Horizonte). Inoperante no primeiro tempo, o Palmeiras apenas assistiu os gols de Thiago Neves, Robinho e Alisson. Na etapa complementar, o time mandante entrou no jogo com dois gols de Dudu e, empurrado pela torcida, ainda conseguiu empatar por meio de Willian. O jogo de volta será às 21h45 (de Brasília) de 26 de julho, no Mineirão. Na semifinal, o ganhador enfrenta Grêmio ou Atlético-PR. Pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, às 16 horas de sábado, o Palmeiras pega o Grêmio, no Pacaembu. Já o Cruzeiro, às 16 horas de domingo, encara o rival Atlético-MG, no ...