Pular para o conteúdo principal

Quão real é o suposto vínculo do PT com o crime organizado?


Em um recente (19/06/20) artigo publicado no ‘The American Enterprise Institute’ (um think tank “dedicado a defender a dignidade humana, expandindo o potencial humano e construindo um mundo cada vez mais livre e seguro”), Ryan Berg apresenta um texto inquestionavelmente estrondoso: “Brazil’s Workers’ Party has an organized crime problem in the making” (em tradução livre significaria algo como ‘o Partido dos Trabalhadores do Brasil tem um problema de crime organizado em formação’).
Que há uma relação íntima da esquerda com o crime organizado isso é um fato já exposto e, em certo sentido, inconteste.
Conforme tem sido esclarecido por anos pelo professor Olavo de Carvalho e por Graça Salgueiro (autora do elucidativo livro “O Foro de São Paulo: A maior organização revolucionária das Américas”), dentre diversos outros, o Foro de São Paulo (fundado em 1990 por Fidel Castro e Lula) é a “coordenação estratégica do movimento comunista na América Latina”, sendo que desde o início seu propósito é a “cubanização de toda a América Latina”.
Não obstante, além de contar com os maiores expoentes políticos da esquerda latino americana, o Foro de São Paulo também conta com a presença das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).
Surgidas em 1964, as Farc pretendiam impor o socialismo mediante a sangrenta revolução armada (causaram, segundo especulações, um saldo de aproximadamente 260.000 mortos e 45.000 desaparecidos).
Em seu passado há relatos de sequestros, narcotráfico, extorsão, tráfico humano e diversos outros crimes. Segundo o então procurador geral da nação (Colômbia), Jorge Fernando Perdomo, a partir de registros de computadores apreendidos em operações contra as Farc em 2016, foi possível contabilizar que elas obtiveram pelo menos 22.5 milhões de dólares com o narcotráfico entre 1995 e 2014.
Em suas palavras, à época dessa investigação (2016), “as Farc participaram em toda a cadeia de valor criminosa do narcotráfico (…) da semeadura da folha de coca à transformação em pasta de coca e cloridrato de cocaína e a distribuição desta cocaína”.
Além disso, também foi descoberto que, de 1975 a 2014, as Farc “recrutaram” (frequentemente mediante o uso da violência) 11.556 menores para suas guerrilhas, narcotráfico e outras operações criminosas.
Mas o ponto que quero sublinhar aqui é o seguinte: As Farc também estavam presentes na primeira edição do Foro de São Paulo, em 1990, ocasião em que foi lida, em sua abertura, a carta do então líder das Farc, Pedro Antonio Marín, conhecido como Tirofijo.
Na verdade, nas atas do Foro de São Paulo descobrimos que as Farc foram também fundadoras do movimento, tendo participado abertamente dos encontros até 2004, ano a partir do qual passaram a enviar participantes incógnitos para não ser evidenciada abertamente sua participação.
Vou me eximir de entrar nos aspectos sinistros do Foro de São Paulo, mas muitas revelações aterradoras sobre ele e suas ambições medonhas podem ser lidas em livros como “Conspiração de portas abertas”, organizado por Paulo Zamboni. Nele há textos do professor Olavo de Carvalho e de Graça Salgueiro, expoentes na denúncia das pretensões perversas do Foro de São Paulo para a América latina.
Sendo assim, aqui me interessa observar que, embora em 2016 as Farc tenham assinado um acordo de paz com o governo colombiano, grupos dissidentes não aceitaram o suposto processo de paz. Assim, eles estreitaram as relações com grupos criminosos brasileiros.
Segundo o ex-ministro da defesa nacional da Colômbia, Luis Carlos Villegas, ex-guerrilheiros das Farc seguem se dedicando ao narcotráfico, à mineração ilegal e às demais práticas criminosas pelas quais elas são conhecidas, dessa vez especialmente em parceria com facções criminosas brasileiras.
Ainda segundo Villegas, esses ex-guerrilheiros controlariam as rotas internacionais do tráfico de drogas no oceano pacífico, e teriam montado um esquema envolvendo o Brasil.
Segundo já foi relatado em investigações, o PCC (primeiro comando da capital – organização criminosa que opera em São Paulo e possui ramificações no Peru, no Paraguai, na Colômbia e na Bolívia) controlaria o maior percentual do mercado colombiano de cocaína. O PCC usaria aviões e rotas alternativas para atender o mercado brasileiro e de outros países.
Isso nos permite considerar, então, a existência de uma visceral e sombria conexão entre Foro de São Paulo (maior aglutinação da esquerda nas Américas), Farc e PCC.
Agora, voltemo-nos para o artigo de Ryan Berg.
De largada o autor nos diz que em breve o PT poderá estar envolvido em “outro escândalo de corrupção”. Por que? Ora, porque, em seus termos, “recentes reportagens mostram que o PT tem conexões inexplicáveis com a maior organização criminosa do país, o primeiro comando da capital (PCC).
Essas conexões poderiam alcançar o ex-presidente Luiz Inácio ‘Lula’ da Silva”.
Ainda segundo o autor, a vitória do Presidente Bolsonaro em 2018 ocorreu, em grande medida, por conta de uma rejeição pública ao establishment político corrupto (que envolve, cabe notar, não apenas o PT, embora ele tenha se tornado o aparente alvo preferencial da operação lava jato, citada por Berg), ou seja, em virtude de uma rejeição à corrupção política endêmica que envolveria as conhecidas práticas de lavagem de dinheiro, propinas, etc.
Mas a questão é: a corrupção política iria além das propinas, dos desvios de dinheiro e outras práticas já “tradicionais” na política brasileira. Haveria, também, conexões de políticos e partidos com o crime organizado (especialmente com o narcotráfico), o que inclui o PCC.
Muitas dessas conexões são apresentadas por Ryan Berg em um relatório publicado em 25/03/20, intitulado “Breaking out: Brazil’s First Capital Command and the emerging prison-based threat” (‘Irrompendo: Primeiro Comando da Capital do Brasil e a ameaça emergente nas prisões’).
Nesse relatório ele expõe casos de interferência do PCC na política brasileira, o que inclui, segundo ele, diversas conexões entre o PT e o PCC. Por exemplo, ele mostra como advogados do PT atuaram para assegurar benefícios para prisioneiros ligados ao PCC, inclusive recorrendo, em defesa de líderes do PCC, à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (entidade que integra o Sistema Interamericano de Proteção dos Direitos Humanos, junto à Corte Interamericana de Direitos Humanos).
Ele também cita o artigo investigativo do jornalista Allan de Abreu (“O piloto, o PCC e o voo da morte”, de 03/06/20), no qual é exposta a suposta conexão entre um traficante e piloto do PCC e o PT. O artigo começa descrevendo a biografia do piloto de maior confiança do PCC, o qual se tornou milionário rapidamente (aos 30 anos já acumulava uma fortuna de 19.5 milhões) transportando drogas para o PCC.
Alguns detalhes da reportagem investigativa de Abreu chamam a atenção. “Coincidentemente”, o piloto morava no notório edifício ‘Solaris’, em Guarujá, que se tornou conhecido por dele fazer parte o triplex atribuído pela Justiça ao ex-presidente Lula (causando, inclusive, sua prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro).
Sobre o apartamento do piloto, ele estaria, segundo a reportagem, em nome de uma funcionária da OAS. No entanto, segundo o Ministério Público Federal ele pertencia, na verdade, à esposa do ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto (condenado por ser partícipe do esquema de corrupção da Petrobras), pelo qual ele (o piloto) teria pago um valor abaixo do preço de mercado.
Ou seja, o principal piloto transportador de drogas do PCC teria negociado (por um valor abaixo do preço de mercado) seu apartamento com a mulher de Vaccari.
Mas aqui ainda poderíamos acrescentar, se quisermos rastrear possíveis aproximações entre o PCC e o PT, uma notícia datada de 23 de maio de 2014, publicada na (esquerdista, diga-se de passagem) ‘Folha de São Paulo’, segundo a qual, cito, “o deputado estadual Luiz Moura (PT) participou de uma reunião, em março deste ano [2014], em que estavam presentes ao menos 13 integrantes da facção criminosa PCC, de acordo com informações obtidas pela ‘Folha’ com a cúpula da polícia.
Entre eles estava um dos criminosos acusados de participar do furto do Banco Central, no Ceará, em 2005, quando foram levados R$ 164,8 milhões, além de um procurado da Justiça por roubos a bancos.
A reunião ocorreu na sede da Transcooper, zona leste da capital, cooperativa da qual o deputado faz parte, segundo documentos da Junta Comercial de São Paulo. Moura é aliado do secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto (PT)”.
Dessa forma, notícias como as acima referidas nos fazem especular sobre a questão colocada como título desse texto: quão real é o suposto vínculo do PT com o crime organizado?
Por fim, em seu artigo Ryan Berg resgata pontos de seu relatório anterior para mostrar que o PCC criou redes sofisticadas e, mesmo, institucionalizadas de corrupção, especialmente, mas não apenas, no Brasil.
Segundo ele, nossas instituições ainda não estariam sequer em condições de enfrentar essa ameaça hoje enraizada em nossas instituições. A partir dessa institucionalização o PCC estaria em condições de financiar, inclusive, políticos.
Afinal, ele possui, hoje, um império fundado sobre o narcotráfico e outros crimes. Conforme Ryan Berg, a evidenciada conexão entre PCC e PT em Guarujá poderia expor, segundo sua conjectura, o indício de uma estratégia sistemática do PCC para sobrepor-se a partidos políticos e políticos, tornando-os seus, por assim dizer, vassalos.
A partir de tal conexão poder-se-ia, então, desenrolar o enredo de uma relação ameaçadora entre o crime organizado e a política, uma relação altamente perniciosa para a sociedade civil e suas instituições (não apenas políticas).
Na verdade, se levarmos também em conta a tradicional agenda da esquerda em geral, a qual propõe, contra as políticas antidrogas, a liberação do uso recreativo das drogas, a vitimização dos criminosos, o desarmamento dos cidadãos comuns (exceto dos criminosos), o aborto (morte intencional de uma pessoa por nascer), a promiscuidade e a degradação dos valores (inclusive estéticos), bem como, pasmem, a justificativa para o assalto (alguém ainda lembra da ex-candidata ao governo do RJ, Márcia Tiburi, dizendo, em entrevista, que um assaltante está “legitimado” a roubar em uma sociedade capitalista, uma vez que ele é um excluído, uma “vítima da sociedade”, que, em certo sentido, executa uma espécie de “redistribuição social” ao roubar?), como se trabalhar não fosse uma alternativa possível para a ascensão social, então podemos perceber, unicamente pela análise de sua agenda, uma proximidade evidente entre seus estandartes e os propósitos de organizações criminosas como o PCC, as quais visam, em uníssono, tanto o caos social quanto os benefícios que elas obtêm desse estado caótico em que colocam a sociedade civil.
Carlos Adriano Ferraz - (Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com estágio doutoral na State University of New York (SUNY). Foi Professor Visitante na Universidade Harvard (2010). Atualmente é professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Filosofia, no qual orienta dissertações e teses com foco em ética, filosofia política e filosofia do direito. Também é membro do movimento Docentes pela Liberdade (DPL), sendo atualmente Diretor do DPL/RS).

fonte: Jornal da Cidade

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

URGENTE: Morre humorista Batoré em SP

  Nesta segunda-feira, 10, a luta do humorista Batoré contra o câncer chegou ao fim. Ivanildo Gomes Nogueira, o histórico comediante da "A Praça é Nossa" Batoré, infelizmente faleceu. O humorista nasceu em Pernambuco e se mudou para São Paulo ainda criança. Antes de se tornar ator, jogou futebol nas categorias de base em times paulistas. Fez história e marcou época na TV Brasileira. Na web, internautas estão lamentando a morte do artista e desejando conforto aos familiares. fonte: Jornal da Cidade online

Prepare o seu bolso, gasolina sobe no próximo domingo 1º de fevereiro

A tributação sobre os combustíveis será elevada a partir deste domingo (1º), conforme o decreto presidencial publicado no "Diário Oficial da União". Segundo o Fisco, o impacto do aumento será de R$ 0,22 por litro para a gasolina e de R$ 0,15 para o diesel. O governo espera arrecadar R$ 12,18 bilhões com a medida em 2015. O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de São Paulo (Sindipetro), José Alberto Paiva Gouveia, afirma que a expectativa é que as distribuidoras repassem o valor total da cobrança aos postos já a partir de domingo. "Se elas repassarem, vamos elevar os preços integralmente já no domingo, porque senão já não teremos margem para comprar mais combustíveis na segunda-feira", explica o executivo. O Sindicom (Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes) informou que a decisão de repassar ou não o aumento é de cada distribuidora, não havendo posicionamento oficial do...

Homenagem a Chapecoense direto da Colômbia na íntegra, assista

fonte: https://www.youtube.com/watch?v=0cT2w8K6UF4

AO VIVO - TV Senado - Assista à nossa programação - 24/07/2017

fonte: youtube

Novo Cruze x Sentra x Focus Fastback x Corolla, supercomparativo sedãs médios

Se o ano passado foi dos SUVs compactos, 2016 ficará marcado pela estreia de novos sedãs médios no mercado brasileiro. E isso acontece justamente numa época em que o Corolla nada de braçada no mercado, chegando a vender mais que os concorrentes somados. Pois a GM já trouxe o novo Cruze para a briga, e ele chega mais forte do que nunca – literalmente, por conta do motor turbo. Por sua vez, a Nissan deu uma repaginada no Sentra e aproveitou para rechear seu sedã com equipamentos. Em breve vem mais: no fim de julho chega o novo Honda Civic e, um pouco depois, a nova geração do Hyundai Elantra. Mesmo ainda aguardando o Civic, a estreia do Cruze merecia uma recepção de gala. Por isso, nós do CARPLACE  escalamos nada menos que o líder Corolla, o renovado Sentra e a referência em dinâmica Focus Fastback para um encontro com a novidade da Chevrolet. Todos na versão topo de linha, com preços variando entre R$ 96 mil e R$ 107 mil. Qual deles é o sedã médio ...

Renault Kardian é o Carro do Ano 2025

O   Renault Kardian  é o grande vencedor do  Carro do Ano 2025 . O modelo concorreu contra   BYD Dolphin Mini ,   Citroën Basalt ,   Hyundai Creta   e   Peugeot 2008   na categoria principal da premiação mais importante da indústria A 58ª edição do Carro do Ano contou ainda com   outras seis categorias de carros e três de motores . Os   finalistas do prêmio   foram escolhidos por indicação direta de 26 jurados especialistas no segmento, seguindo os critérios de modelos pré-finalistas classificados pelo Comitê Gestor. O   limite foi de cinco finalistas por categoria , e apenas um modelo por marca pode ser classificado em uma mesma classe,   conforme previsto no regulamento . Vale lembrar que a auditoria do Carro do Ano 2025 foi feita pela   EY .  automotiva brasileira. Essa é a primeira vez que a   Renault   — e uma fabricante francesa — vence o prêmio.  O   Renault Kardian é o grande venc...

Executivo da Chevrolet confirma, Novo Cruze Hatch estréia no Salão de Automóvel

Confirmada a estreia da nova geração do Cruze no Brasil para junho (a apresentação na Argentina já aconteceu), as atenções se voltam agora para o lançamento da versão hatchback. Em entrevista concedida ao site  Auto Blog Argentina , Ignacio Pierrez, executivo da Chevrolet no país vizinho, adiantou que a chegada do modelo ao mercado acontecerá poucos meses depois da carroceria sedã. De acordo com Pierrez, a apresentação pública da novidade será durante o Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro. Apresentado na edição deste ano do Salão de Detroit, o Cruze Hatch chama atenção nesta segunda geração pela pegada esportiva e jovial do visual. Internamente terá o espaço interno como grande atrativo, mantendo os 2,70 metros de entre-eixos do sedã e tendo capacidade para acomodar 524 litros (padrão norte-americano). O modelo também herdará do sedã a lista de equipamentos bem recheada, que deve incluir MyLink II, sistema de estacionamento automático, Start/Stop e o...

Confusão em baile funk termina com nove mortos em Paraisópolis

Um baile funk em Paraisópolis, uma das maiores comunidades de São Paulo, terminou ao menos com nove pessoas mortas, após um tumulto na madrugada deste domingo (1º), com a chegada de policiais militares que perseguiam suspeitos na região. Entre as vítimas, uma mulher e oitos homens - dois deles de 16 anos. A polícia diz que não houve disparo de arma de fogo pelos policiais.  De acordo com a corporação, policiais do 16º Batalhão Metropolitano que faziam patrulhamento na Operação Pancadão no bairro reagiram após dois homens em uma moto efetuarem disparos de arma de fogo.  Houve perseguição e os agentes, que também estavam de moto, seguiram os homens até o baile funk que acontecia na comunidade e reunia, por volta das 4h, cerca de 5.000 pessoas. A PM afirma que os criminosos continuaram atirando enquanto fugiam.  Ainda de acordo com a PM, frequentadores do baile funk atiraram objetos, como pedras e garrafas nos policiais, que solicitaram reforço à Força T...

Quanto é o salário de engenheiros, técnicos, mecânicos e outros funcionários da F1, confira

Quando se fala em salários da Fórmula 1, você logo pensa nas cifras milionárias recebidas pelos pilotos. Caras como Hamilton, Vettel e Alonso chegam a ganhar mais de 15 milhões de euros por temporada, mas pouco se sabia sobre os salários pagos aos funcionários mais mundanos da categoria, como mecânicos e engenheiros de pista. Ao menos até agora. Cada equipe de Fórmula 1 emprega, em média, 90 pessoas, divididos em funções técnicas e administrativas. Da secretária aos motoristas de caminhão, passando por mecânicos, gerentes de marketing e engenheiros de pista, os salários são pagos de acordo com o nível de responsabilidade da função, como em qualquer empresa “comum”. O  site esportivo Marca , da Espanha, conseguiu reunir o  salário anual  médio das equipes intermediárias da Fórmula 1 como Lotus e Force India. Segundo a lista dos espanhóis, os salários das funções administrativas são: Gerentes de Contas Publicitárias — 70.000 euros Assistente de Conta — 50.000 euros...

Cansou do Facebook? 50 outras redes sociais que estão bombando

  "Ninguém mais vai àquele lugar. É muito lotado.” A frase célebre, dita pelo jogador de beisebol Yogi Berra sobre um restaurante badalado de Saint Louis, nos Estados Unidos, sintetiza um comportamento típico do ser humano. Gostamos de estar na moda e de frequentar ambientes descolados. Quando todos descobrem a novidade, o prazer de estar lá perde a graça e sentimos que precisamos descobrir novos lugares. Chegar antes da multidão é muito mais divertido do que fazer parte dela. A regra de Yogi Berra vale também para o mundo virtual. Nos anos que se seguiram à fundação do Facebook em Harvard, em 2004, não havia lugar mais legal na internet. Todos queriam descobrir o que fazia a cabeça dos universitários americanos. Hoje, é difícil pensar num site mais banal. Os jovens de Harvard foram seguidos por crianças e adolescentes de todas as partes do mundo, que volta e meia esbarram em seus pais e avós na mesma rede. Ter um cadastro no Facebook não diz absolutamente nada sobre a pe...