Pular para o conteúdo principal

Batalha sindical se desenrola na GM no México antes da votação dos trabalhadores

CIDADE DO MÉXICO (Reuters) – Mais de 6.000 trabalhadores da General Motors no México elegerão um novo sindicato esta semana, já que um grupo iniciante apoiado por ativistas internacionais pretende derrotar uma das maiores organizações trabalhistas do México que detinha o contrato há 25 anos.

A votação é uma das primeiras de uma reforma trabalhista que sustenta um novo acordo comercial com o Canadá e os Estados Unidos e visa ajudar a melhorar os salários ao romper o controle dos sindicatos que, segundo críticos, assinaram acordos com empresas pelas costas dos trabalhadores.

Também sob a lei, os trabalhadores da estatal petrolífera Pemex elegem um novo chefe sindical na segunda-feira em sua primeira votação direta.

A votação da GM, marcada para terça e quarta-feira na fábrica de picapes na cidade central de Silao, ocorre depois que os trabalhadores em agosto rescindiram seu contrato com a Confederação dos Trabalhadores Mexicanos (CTM). A votação foi monitorada por funcionários dos EUA, que ameaçaram impor tarifas sobre as exportações de GM sob o acordo comercial Estados Unidos-México-Canadá (USMCA) se a montadora não protegesse os direitos dos trabalhadores.

O governo dos EUA está observando Silao novamente.

A votação de quase 6.300 trabalhadores pode dar o tom para outras fábricas mexicanas da GM e para toda a indústria automobilística mexicana, que é amplamente dominada por sindicatos que especialistas dizem ter a reputação de proteger os interesses comerciais e deprimir os salários.

A GM disse que está “consciente da importância deste exercício para nossos trabalhadores” e trabalhará com o grupo vencedor.

Muitos trabalhadores querem expulsar a CTM, que mantém o contrato de Silao desde a inauguração da fábrica em 1995 e está alinhada com o Partido Revolucionário Institucional (PRI) que governou o México por décadas.

O sindicato CTM lançado no ano passado deu lugar a uma facção separada da CTM que está pedindo aos trabalhadores que tenham a mente aberta.

“Eles satanizam o CTM porque o último sindicato não fez as coisas como deveriam”, disse David Limon, membro do CTM.

O sindicato independente rival, o SINTTIA, que muitos trabalhadores querem no lugar do CTM, surgiu de um movimento que incitou os trabalhadores a rejeitar seu contrato no ano passado, ganhando muitos seguidores que aumentaram suas chances de vitória.

Dois outros sindicatos também estão competindo.

A reforma trabalhista do México exige que as votações de ratificação de contratos ocorram até maio de 2023 e abram as portas para novos sindicatos.

No entanto, dos mais de 3.000 votos até agora, os trabalhadores rejeitaram apenas 25 contratos, ressaltando a dificuldade de mudar um sistema enraizado, dizem os especialistas.

O Solidarity Center, com sede em Washington, aliado da federação trabalhista AFL-CIO dos EUA, e o sindicato canadense Unifor estão apoiando o SINTTIA, que visitou bairros de trabalhadores, colou panfletos em postes telefônicos e circulou mensagens de texto.

“A CTM só cuida de seus próprios interesses pessoais”, disse o SINTTIA aos apoiadores via WhatsApp.

BATALHA DE UNIÃO

Esse argumento ressoa com o funcionário German, de 49 anos, que quer que sua aposentadoria daqui a uma década reflita o que equivalerá a 36 anos de serviço na GM.

“Se voltarmos à CTM, será a mesma coisa, todo este trabalho terá sido em vão”, disse German, que, tal como outros colaboradores, pediu para não ser identificado por medo de represálias.

Muitos trabalhadores que apoiaram o contrato anterior da CTM formaram a La Coalicion, ou The Coalition, que os críticos dizem ter ligações com a CTM. Na semana passada, dezenas de apoiadores se reuniram do lado de fora da fábrica, cantando “Beat it, SINTTIA!”

A CTM e um concorrente final, o sindicato Carrillo Puerto, também criticaram o SINTTIA, pois circulam rumores de que os trabalhadores podem perder seus empregos se apoiarem o grupo rival – uma tática muito usada no México para desencorajar a organização.

Cada grupo promete pressionar por aumentos em um país onde os salários estão estagnados há anos e onde a inflação agora está mordendo.

“Nos sentimos muito pressionados… nosso salário não é suficiente com esses preços”, disse Juan Ramon Gasca, 33.

Os trabalhadores de manufatura no México ganham um décimo de seus pares nos EUA, observou Catherine Feingold, diretora internacional da AFL-CIO.

“Isso cria pobreza para os trabalhadores no México e concorrência desleal que prejudica os trabalhadores nos EUA”, disse ela.

Os legisladores dos EUA ecoaram essas preocupações, pedindo às autoridades da GM e mexicanas que garantam uma votação justa.

As atitudes dos trabalhadores estão mudando.

Juan, 38 anos, está apoiando o SINTTIA, mas vai recuar se o sindicato não cumprir a promessa.

“Temos o direito de levantar a mão e dizer: ‘Sabe de uma coisa, esse sindicato não funcionou para nós’”, disse ele.

(Reportagem de Daina Beth Solomon; Edição de Bernard Orr)

fonte: R7 Plus

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

Renault Kardian é o Carro do Ano 2025

O   Renault Kardian  é o grande vencedor do  Carro do Ano 2025 . O modelo concorreu contra   BYD Dolphin Mini ,   Citroën Basalt ,   Hyundai Creta   e   Peugeot 2008   na categoria principal da premiação mais importante da indústria A 58ª edição do Carro do Ano contou ainda com   outras seis categorias de carros e três de motores . Os   finalistas do prêmio   foram escolhidos por indicação direta de 26 jurados especialistas no segmento, seguindo os critérios de modelos pré-finalistas classificados pelo Comitê Gestor. O   limite foi de cinco finalistas por categoria , e apenas um modelo por marca pode ser classificado em uma mesma classe,   conforme previsto no regulamento . Vale lembrar que a auditoria do Carro do Ano 2025 foi feita pela   EY .  automotiva brasileira. Essa é a primeira vez que a   Renault   — e uma fabricante francesa — vence o prêmio.  O   Renault Kardian é o grande venc...

Exército defende “kids pretos”

 A pressão da esquerda para acabar com as Forças Especiais do Exército, os chamados "kids pretos", aumentou depois que a Polícia Federal acusou ao menos quatro militares de usar seu treinamento especial para planejar o assassinato de autoridades. O Exército prometeu uma reformulação no próximo ano, porém, não pretende acabar com a unidade. Saiba quais são os planos. Militares na mira de Moraes. O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou que o Exército forneça informações sobre visitas aos militares presos pela suposta tentativa de golpe de Estado. Contra o decreto de Lula. Parlamentares de oposição e governadores prometem trabalhar para derrubar o decreto que regula o uso da força por policiais. Informações: Gazeta do Povo/ https://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/bom-dia/exercito-kids-pretos-moraes-questiona-militares/

Eu na Cozinha - Bife Suculento - VD1

Rancho D'Ajuda/ https://www.youtube.com/watch?v=woi3F4jKsMU&t=16s Como prepara um bife suculento na forma de amador, ficou delicioso.

IPVA 2025; veja calendário de pagamento e descontos

  Proprietários que quitarem o débito em cota única terão desconto de 3% Todos os proprietários de carros, motos, caminhões e ônibus são obrigados a pagar o  Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA)  anualmente no Brasil. No  Estado de São Paulo, o   calendário de pagamento 2025 e todas as informações sobre o  imposto  foram divulgadas nesta sexta-feira (13). Neste ano, os contribuintes podem  quitar o IPVA em cota única no mês de janeiro com desconto de 3% . Há também a possibilidade de quitação integralmente em fevereiro, mas sem desconto. Quem preferir pode ainda  parcelar o tributo em até cinco vezes   nos meses de janeiro, fevereiro, março, abril e maio, de acordo com o final da placa do veículo. No último caso, também não há redução de preço. Confira abaixo o calendário: Calendário do IPVA 2025 de São Paulo (SP) Final da placa Janeiro Fevereiro Março Abril Maio 1ª parcela ou cota única com 3% de desconto 2ª parcel...

Projeto que cria Escola Cívico-Militar proposto pelo Governo de SP é aprovado na Alesp

  O   Projeto de Lei Complementar 9/2024, que cria o Programa Escola Cívico-Militar proposto pelo governador Tarcísio de Freitas , foi aprovado nesta terça-feira (21) pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). A proposta foi enviada para o parlamento paulista no início de março. Aprovado, agora segue para sanção do governador. “Firmamos esse compromisso e estamos avançando. A comunidade vai votar e, de acordo com a votação de pais de alunos e professores, a gente transforma a escola em cívico-militar com policiais militares da reserva que vão atuar na disciplina e no civismo, e os profissionais da Educação ficam com a parte pedagógica”, destacou o governador, Tarcísio de Freitas. A proposta tem como objetivos a melhoria da qualidade do ensino com aferição pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o enfrentamento à violência e a promoção da cultura de paz no ambiente escolar. O programa será desenvolvido sob responsabilidade das secretarias esta...

Dino desdenha e ofende o parlamento!

Informações: Jacaré de Tanga/https://www.youtube.com/watch?v=BOZzLHsJhHw

Projeto de lei da TV Globo quer taxar usuários de rede social

https://x.com/JoseDinisPFons1/status/1861852570823565461  

BPC Loas, com novas regras em 2025, milhares de pessoas podem perder o beneficio

 

Trabalhadores relatam maus-tratos e agressões em obra da fábrica da BYD na Bahia

  Uma mulher franzina equilibra uma tábua de madeira atrás do pescoço para carregar, sem perder tempo, dois baldes pesados. Um grupo de seis trabalhadores é transportado até o canteiro de obras em um carro de passeio, com um deles sendo levado dentro do porta-malas. Em um cooler pequeno, daqueles usados para manter a temperatura de cervejas e refrigerantes, é servida uma sopa para centenas de trabalhadores famintos, após uma longa jornada de trabalho. Agressões físicas, com chutes e pontapés. Alojamentos sujos, aglomerados, mal iluminados e sem divisão entre homens e mulheres. Banheiros imundos, sem limpeza diária das pias e dos vasos sanitários. Operários atuando sem equipamentos de proteção individual, submetidos a rotinas de 12 horas por dia, de domingo a domingo. Todas essas situações, de acordo com denúncias que a  Agência Pública  recebeu, estariam acontecendo dentro do canteiro de obras da empresa chinesa BYD, que está instalando uma fábrica de automóveis elétricos...

Trump Inauguration LIVE Coverage | Donald Trump Delivers Stunning Speech In Washington DC LIVE

  Informações: https://www.youtube.com/watch?v=IP6SSaJGo-c