Pular para o conteúdo principal

COMPORTAMENTO Trabalhos a quatro mãos



FINANÇAS PESSOAIS - 04/11/2011 21h43 - Atualizado em 14/11/2011 15h39
TAMANHO DO TEXTO

Trabalhos a quatro mãos

Como os casais podem planejar projetos comuns como ter filhos, morar no exterior e comprar a casa dos sonhos

NATALIA GÓMEZ
Enviar por e-mail
|
Imprimir
|
Comentários
ENRIQUECIDOS Andrea e Leonardo em casa, em São Paulo. Depois de três anos na Guatemala, eles passaram dois na França (Foto: Filipe Redondo/ÉPOCA e llustrações: Samuel Rodrigues)
Um dólar e 87 centavos era tudo o que a jovem Della tinha para comprar um presente de Natal para seu marido, Jim. Depois de pensar, a moça tomou uma decisão radical: vendeu seus longos cabelos a fim de comprar uma corrente para o relógio de ouro do marido. Quando Jim chegou do trabalho e viu a mulher de cabelo curto, não pôde acreditar. Ele vendera seu relógio a fim de comprar para a mulher um jogo de lindos pentes – agora, tão inúteis quanto a corrente. A história O presente dos magos, do contista americano O. Henry, ilustra alguns dos maiores desafios para os casais. Mesmo que haja muito amor, a falta de conversa pode atrapalhar terrivelmente os planos conjuntos.
Um jeito de contornar essa armadilha é conversar e organizar os sonhos do casal – desejos comuns a ambos que possam ser realizados ao longo da vida, cada um a seu tempo. Com planejamento, é mais fácil manter a disciplina financeira de longo prazo. Além dela, porém, há macetes que devem ser levados em conta na hora de planejar um sonho a dois. Em cada caso, há uma lista de cuidados específicos a tomar:


Comprar a primeira casa (Foto: Ilustração: Samuel Rodrigues)
Comprar a primeira casa Quem compra um imóvel com pouco planejamento costuma cometer pelo menos um de dois erros: ou paga muito caro na conta final, por fazer um financiamento muito longo (gasta demais com juros ao longo de anos), ou assume prestações altas demais (e difíceis de honrar a cada mês em caso de imprevistos, como perda de emprego). Comprar um imóvel a dois torna mais fácil evitar esses equívocos, porque o esforço de poupança e o pagamento podem ser compartilhados.
Embora haja grandes variações de contrato para contrato, um financiamento de 20 anos facilmente duplica o preço de um imóvel. Por isso, a maioria dos especialistas em finanças considera mais razoável dar uma entrada maior – como 40% – e fazer um financiamento mais curto, em dez anos. Esse plano não pode levar o casal a cair no segundo erro: assumir prestações altas demais. “Se não fizer o orçamento dos gastos extras da casa nova e não pensar em imprevistos, o casal corre o risco de se endividar demais”, diz o consultor financeiro Mauro Calil. Ele recomenda que se avalie como opção a entrada num consórcio. Funciona como uma poupança conjunta dos participantes, e não como um empréstimo – o encarecimento final do imóvel ao longo de dez anos pode ficar em apenas 20%.
Na dúvida, os casais deveriam usar o tempo de pagar aluguel como um momento para economizar mais e correr menos riscos. Essa é a etapa em que estão o publicitário Andrei Loreto e a executiva Priscilla Caselatto. Depois de seis meses de pesquisa e de achar dois imóveis que pareciam ideais, eles decidiram adiar a decisão de compra enquanto poupam mais. “Conciliar o valor desejado com o tamanho e o bairro ideal está difícil”, afirma Loreto. “Não temos pressa. Vamos esperar mais para poder usar o mínimo possível de financiamento”, diz Priscilla.

  •  
Temporada no exterior (Foto: Ilustração: Samuel Rodrigues)
Temporada no exteriorEliana viveu nos Estados Unidos com o marido durante quatro anos, mas não conseguiu fazer um doutorado, por causa dos dois filhos pequenos. Só o marido conseguiu trabalhar, e ela voltou frustrada. Se pudesse voltar no tempo, diz que faria tudo diferente – ainda que sua carreira tenha sido muito bem-sucedida. Eliana Bussinger, autora de As leis do dinheiro para mulheres, é um nome bem conhecido como orientadora financeira. A experiência que ela viveu mostra como os casais precisam tomar cuidados adicionais quando querem morar no exterior. “Se a viagem for beneficiar apenas um dos dois, considero o projeto errado”, diz Eliana. Se um dos dois considera a viagem um sacrifício pelo outro, talvez seja o caso de refazer os planos, para que ambos desfrutem integralmente a experiência. As contas desse tipo de projeto também devem incluir a cobertura de um período sem renda no exterior e outro período no Brasil, na volta, caso não haja emprego garantido. A consultora Andrea Palma Silva e o engenheiro Leonardo Silva acreditam ter acertado na organização da ida e da volta em suas viagens.
Eles experimentaram a vida no exterior quando Leonardo foi transferido de Florianópolis para a Guatemala, em 2006. A experiência foi tão boa que, ao voltar, decidiram estudar em Paris. Prepararam-se para fazer os cursos que queriam e gastaram as economias. Chegaram a Paris em 2009, sabendo que teriam de reduzir drasticamente o padrão de vida. “Muitos casais começam a brigar por não se adaptar à nova situação, mas entramos de cabeça”, afirma Andrea. Quando voltaram ao Brasil, em janeiro, tudo o que tinham cabia em quatro malas – e eles não estavam nem um pouco aflitos por isso. Ambos se consideram enriquecidos pela viagem.

  •  
Abrir um negócio (Foto: Ilustração: Samuel Rodrigues)
Abrir um negócioTer um negócio próprio é um sonho comum. O casal que abraça esse projeto tem de pensar como um time. Um equívoco frequente, capaz de arruinar casamentos e o próprio negócio, é apenas um dos dois ver a empresa como sonho – mas, para pô-la de pé, precisar da economia dos dois. Outro problema é a mudança de ritmo de quem empreende, já que um negócio próprio exige intensa dedicação e jornadas de trabalho irregulares.
O melhor é dividir as responsabilidades. Um dos dois pode começar a empreitada, enquanto o outro garante a renda familiar estável, com ambos cientes de que 1) o ritmo de trabalho de um empreendedor tende a ser mais intenso que o de um assalariado e 2) o negócio próprio demora algum tempo para dar retorno. Essa estratégia reduz os riscos para o casal, caso o negócio não vingue. “O começo de um negócio sempre é difícil. O casal precisa estar mais unido que nunca”, afirma o consultor financeiro Caio Torralvo. O apoio da mulher tem sido fundamental para o administrador Rafael Andrade, de 36 anos. Ele ia usar economias para comprar um apartamento, mas decidiu abrir um negócio próprio – um aviário no norte do Paraná. Enquanto ergue a estrutura da empresa, continua no emprego. No futuro, pretende se mudar do Rio de Janeiro, onde vive, para Maringá, onde funcionará a empresa. Sua mulher, Aline Tavares, de 32 anos, é dentista e sabe que terá de ir junto, mesmo que, atualmente, não pense em trabalhar na empresa.
Os casais empreendedores ficarão mais tranquilos nessa etapa se construírem uma reserva financeira para o período de criação do negócio. Além dos recursos para a própria empresa, o ideal seria o casal ter recursos que correspondessem a 12 meses de despesas pessoais e gastos com a casa do cônjuge que se dedicará ao empreendimento. Caso o negócio seja bem-sucedido, o outro integrante do casal pode ingressar na sociedade. Aí o problema potencial passa a ser outro: cuidar para que o relacionamento continue bem, mesmo diante dos problemas no trabalho.

  •  
Ter filho (Foto: Ilustração: Samuel Rodrigues)
Ter filhoFilhos trazem tudo em grandes doses – alegrias, preocupações e gastos. A despesa mensal de um casal de classe média costuma crescer pelo menos 15%, logo na chegada do bebê. Alguns casais se incomodam com a ideia de planejar demais essa mudança. Eles deveriam pensar que, quanto mais despreparados estiverem para cobrir os gastos com o rebento, mais pobres estarão no momento de se aposentar, e maior a chance de que deem trabalho para filhos e netos no futuro. Por isso, uma regra básica é não abandonar o planejamento da aposentadoria. “Se o filho precisar de crédito estudantil para estudar, vai conseguir, mas os pais não vão conseguir crédito para envelhecer”, diz a orientadora financeira Eliana Bussinger.
Um erro comum é dar atenção demais a investimentos para bancar a futura faculdade do filho recém-nascido. Se o casal puder dispor desses recursos, ótimo. “Caso entre numa faculdade pública, o filho poderá ficar com o dinheiro depois de se formar. Isso é um estímulo para ele estudar para o vestibular”, afirma o consultor Mauro Calil. Merecem prioridade muito maior outros pontos, como um seguro de vida dos pais para proteger o filho, uma preparação financeira para custear ao menos parte dos gastos escolares e a manutenção da saúde financeira da família ao longo desse período.
Os consultores dizem que o ideal é aumentar o esforço de poupança por três anos antes de os filhos nascerem. Se acharem difícil fazer as previsões de despesas, os futuros pais devem conversar com casais de poder aquisitivo semelhante e que sejam experientes no assunto.
Após o nascimento, os pais têm de fazer escolhas mais inteligentes e menos emocionais. O consultor Humberto Veiga menciona gastos exagerados com as primeiras festas de aniversário, o enxoval e o quarto do bebê. “Muitas compras são feitas mais para os pais do que para as crianças, que nem percebem isso nos primeiros anos de vida”, diz Veiga.

Morar na casa dos sonhos (Foto: Ilustração: Samuel Rodrigues)
Morar na casa dos sonhosÉ hora de mudar – de novo. Dessa vez, o casal não se preocupa tanto com a localização do imóvel em relação ao local de trabalho. Eles querem a casa perfeita. Comprar esse imóvel requer alguns cuidados específicos. Se houver necessidade de uma grande reforma, aceite que sua primeira estimativa de custo tende a ser superada de longe – gastos equivalentes a 30% do valor do imóvel não são raros. Um engano típico de quem faz esse tipo de mudança é subestimar os novos gastos mensais. A conta futura precisa incluir maior gasto com transporte se a casa for mais afastada, aumento de custo de vida de acordo com o padrão da vizinhança e IPTU maior. Alguns casais também cedem mais facilmente a pressões sociais. “Quem vai para imóvel novo quer móveis novos, carro novo porque os vizinhos têm carros importados...”, diz o orientador financeiro Reinaldo Domingos.
O ideal é ter dinheiro para fazer à vista a troca de imóveis. Pode haver um intervalo entre vender o imóvel anterior e comprar o novo. Nesse caso, a família pode morar temporariamente pagando aluguel, sem problema. O que é preciso evitar a todo custo são mudanças com pouco planejamento e pouca conversa.

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

GM, dia do voluntário, funcionário anônimo que faz a diferença em ajudar quem precisa

A General Motors em São José dos Campos, SP promove este mês o dia do voluntário, uma iniciativa de extrema importância, onde o individualismo impera na maioria das pessoas. Mas existem excessões, dentro de seu quadro de funcionários tem pessoas anônimas que fazem a diferença,  procuram ajudar quem precisa e compartilhr seus conhecimentos com o próximo. Vamos conhecer Danilo augusto, um desses colaboradores anônimo. Danilo Augusto trabalha na General Motors há 12 anos em São José dos Campos (SP), depois de uma jornada de  trabalho divide seu tempo de descanso com trabalho voluntário numa associação Beneficente em Caçapava (SP) Em um bate papo, Danilo conta um pouquinho de sua história "O dia do voluntário GM só vem nos incentivar a participar cada vez mais e ajudar aqueles que precisam, seja em hospitais, orfanatos, escolas etc. Acho a atitude da empresa um incentivo e motivação para seus funcionários. Sou Voluntário desde Julho de 2013, ajudo no Projet...

Descubra a cidade de interior que foi eleita a melhor do Brasil para viver

Localizada em São Paulo, Gavião Peixoto tem chamado a atenção por seu desempenho notável em   qualidade de vida . Embora seja um dos municípios mais jovens do Brasil, criado há menos de 30 anos, já conquistou uma posição de destaque no cenário nacional. Isso se reflete em sua classificação pelo   Índice de Progresso Social (IPS)   Brasil, onde é reconhecida como a cidade com a melhor qualidade de vida. Esta designação é resultado de um cuidadoso equilíbrio entre diversos fatores sociais e econômicos. Anuncios Com apenas 4.702 habitantes, conforme registrado pelo último levantamento do IBGE, a cidade tem se destacado por criar um ambiente seguro e acolhedor, respaldado por políticas públicas eficazes. Desde que se emancipou de Araraquara em 1995, Gavião Peixoto adotou um modelo de desenvolvimento que prioriza o bem-estar dos seus moradores. Como Gavião Peixoto se Destaca? Gavião Peixoto/Foto: Governo do Estado de São Paulo/Wikimedia Commons O  Índice de Progresso Soci...

Projeto de lei da TV Globo quer taxar usuários de rede social

https://x.com/JoseDinisPFons1/status/1861852570823565461  

Fisiculturista de 23 anos morre por suspeita de excesso de anabolizante em Taubaté, SP

A Polícia Civil informou na manhã desta quarta (28) que investiga se  a morte de um fisiculturista de 23 anos foi provocada pelo uso excessivo de anabolizantes  em Taubaté (SP). O corpo do jovem Mateus Ferraz está sendo velado e será cremado nesta quarta-feira. A Polícia Civil informou que a morte foi registrada como suspeita e está sendo investigada. Segundo o Instituto Médico Legal, o hospital atestou apenas que a morte foi causada por insuficiência respiratória. “Pedimos exames toxicológicos para saber quais substâncias e qual a quantidade no sangue. Queremos entender se ele usou alguma droga ilegal para aumento do rendimento físico e se isso aconteceu, saber quem recomentou a dosagem e quem fazia a venda do produto”, disse José Antonio Paiva, delegado seccional de Taubaté. Segundo a polícia, o laudo dos exames toxicológicos deve ficar pronto em até 30 dias e só depois disso será possível atestar a causa da morte do jovem. Mateus Ferraz deu entrada no hospital às ...

Jair Bolsonaro, homem de pulso firme

Entrei no carro e, como habitual, o taxista começou a reclamar do Brasil até soltar a máxima: “o que o Brasil precisa é importar um ditador japonês para colocar a casa em ordem”. Ele não foi o primeiro, nem o segundo, taxista a me falar que o Brasil precisa é de um  homem  de pulso firme  no poder. O propósito da minha coluna não é, do alto de minha suprema sabedoria e soberba, chamar taxista de coxinha, autoritário ou ignorante. O que eu gostaria de problematizar aqui é que a visão do taxista, talvez justamente por pertencer a um dos segmentos mais vulneráveis da classe trabalhadora, é apenas uma versão extrema de algo naturalizado em sociedade – a crença que a solução dos problemas virá da mão de um líder. Esse tipo de pensamento se manifesta, com diferentes nuanças, em diversos setores da sociedade, que vão do senso comum às mais sofisticadas análises políticas.De um lado, há aqueles que depositam suas esperanças numa  volta triunfante de Lula para consert...

Aos 75 anos, Betty Faria admite fumar maconha, diz que adora a erva

Apenas dois dias depois de assumir que foi usuária de maconha e defender a liberação da erva no país, a atriz Betty Faria se disse admirada com o comportamento das pessoas. A declaração foi dada durante entrevista a Pedro Bial e repercutiu. Betty, que tem 75 anos, diz que embora tenha recebido elogios, ela não entende o reboliço em cima do assunto, segundo informações do Extra. "Mas gente, os EUA comercializando a maconha de uma maneira fantástica, e as pessoas aqui se assustando com o que eu falei... Isso é muito antigo! Por isso é que continua a hipocrisia neste país", rebate. A atriz se orgulha ainda de ter sido verdadeira no bate-papo e se diz satisfeita com a participação no "Programa do Bial", do GNT. "Não foi coragem, a verdade precisa ser dita. Alguém tem que quebrar o estado de vida fingidinho das pessoas. Não cabe mais esse fingimento, estamos vivendo muitas coisas sérias. Temos uma falta nos hospitais públicos, nas escolas, na segurança.....

Por meio de Medida Provisória, Temer muda tudo no ensino médio

O  ensino médio  vai mudar. Radical e rapidamente. O presidente Michel Temer  sancionou a  Medida Provisória  que mexe no currículo, na organização e na carga horária dos últimos anos da educação básica.  Flexibilização de grade curricular ,  aumento do número de horas de aula  e  ensino integral  em metade da rede estão entre as principais mudanças que começam a ser postas em prática já a partir de 2017/2018 – dependendo somente de quando a Base Nacional Curricular Comum entrar em vigor.  A mudança mais sentida será na grade de disciplinas dos alunos. Hoje, o estudante encara 13 matérias fixas  (língua portuguesa, matemática, biologia, física, química, filosofia, inglês, geografia, história, sociologia, educação física, educação artística, literatura)  em 25 horas de aula semanal.  A partir do próximo ano, as escolas se organizarão para o aluno escolher entre  itinerários formativos  – o nome dado pe...

Enterrada a estudante morta por PM em festa S. José dos Campos, SP

O caso foi registrado como homicídio, suicídio consumado e lesão corporal. Foi realizada perícia no local e exames necroscópicos e toxicológico no policial envolvido. A pistola utilizada na ação foi apreendida. A Polícia Civil ainda está investigando as causas do crime. O advogado Jamil José Saab da empresa Atlas Imagem & Cia, uma das organizadoras da festa, disse que os seguranças pediram para o policial, que seria convidado da estudante, não entrar armado no local. O homem, porém, teria se recusado a deixar o revólver no carro, alegando que por ser policial, poderia permanecer armado no evento. Amigos O crime aconteceu durante uma festa pré-formatura com universitários de várias instituições. Eles contam que a cena chocou o grupo. A jornalista Jéssica Magalhães, de 24 anos, presenciou a cena do crime. "Não parecia real, não teve grito, nem nada. Todos ficaram congelados, foi um momento de muito choque e só depois que a ficha caiu", contou. Segundo ela, após a...

Trump Inauguration LIVE Coverage | Donald Trump Delivers Stunning Speech In Washington DC LIVE

  Informações: https://www.youtube.com/watch?v=IP6SSaJGo-c

Tiago Iorc em clipe "Amei Te Ver" com Bruna Marquezine seminua, assista

Bruna Marquezine vai tirar alguns dias de folga depois do fim de  I Love Paraisópolis , novela que deixou a faixa das sete da Globo na última semana. Mas a sua imagem não vai descansar completamente. O cantor e compositor Tiago Iorc está divulgando nesta segunda-feira o clipe de  Amei te Ver , em que canta, ao longo de quatro minutos e vinte e dois segundos, abraçado a uma Bruna seminua. Um detalhe: Iorc é namorado de outra global, a atriz Isabelle Drummond. No clipe, Bruna aparece apenas de calça, sem qualquer peça acima da cintura. Mas não mostra nada demais: como está o tempo todo abraçada a Iorc, só se veem as suas costas. fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/entretenimento/seminua-bruna-marquezine-abraca-e-nao-larga-tiago-iorc-em-clipe