Pular para o conteúdo principal

Por meio de Medida Provisória, Temer muda tudo no ensino médio

Resultado de imagem para Temer muda tudo no ensino médio

ensino médio vai mudar. Radical e rapidamente. O presidenteMichel Temer sancionou a Medida Provisória que mexe no currículo, na organização e na carga horária dos últimos anos da educação básica. Flexibilização de grade curricularaumento do número de horas de aula e ensino integral em metade da rede estão entre as principais mudanças que começam a ser postas em prática já a partir de 2017/2018 – dependendo somente de quando a Base Nacional Curricular Comum entrar em vigor. 


A mudança mais sentida será na grade de disciplinas dos alunos.Hoje, o estudante encara 13 matérias fixas (língua portuguesa, matemática, biologia, física, química, filosofia, inglês, geografia, história, sociologia, educação física, educação artística, literatura) em 25 horas de aula semanal. A partir do próximo ano, as escolas se organizarão para o aluno escolher entre itinerários formativos – o nome dado pelo Ministério da Educação (MEC) ao conjunto de matérias que cada aluno escolherá para estudar.
Os itinerários são agrupados em cinco grandes conjuntos:linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e formação técnica e profissional. Dentro de cada um deles haverácinco disciplinas. Cada escola ou rede de ensino decidirá que outras disciplinas vão compor esse itinerário. As únicas obrigatórias em todos eles serão língua portuguesa, inglês e matemática. O aluno escolherá o que vai estudar no final do 1º ano do ensino médio.
Um exemplo: o aluno chega ao final do 1º ano, no qual teve as mesmas disciplinas que todos os seus colegas, e opta pelo itinerário de linguagem. A partir de então, no 2º e 3º ano do ensino médio, ele terá aulas de língua portuguesa, língua inglesa, matemática (essas três compõem a grade obrigatória), literatura brasileira, história do Brasil, história geral, geopolítica e espanhol. O exemplo é hipotético, pois cada escola (ou rede) terá liberdade de apontar quais serão as cinco disciplinas que vão compor cada itinerário.
As mudanças anunciadas hoje estão atreladas à Base Nacional Curricular Comum, que está em sua segunda versão. O isso significa? De acordo com o que prevê a MP, esse modelo de organização curricular só poderá ocorrer depois que o currículo nacional já estiver implantado. A previsão dada pelo MEC é que isso ocorrerá no próximo ano. Por isso, a escolha pelo currículo flexível só deverá ocorrer a partir de 2018.
A partir de então, a MP prevê que a carga horária de 2.400 horas de aula no total será dividida em 1.200 horas de aula dedicadas às disciplinas da BNCC e outras 1.200 horas de aula dedicadas às disciplinas que o aluno escolher estudar. O objetivo é permitir que o estudante se aprofunde no estudo das áreas pelas quais tem maior interesse.
No entanto, algumas mudanças começarão no próximo ano letivo. Uma delas é transformar 5% das escolas da rede estadual em escolas de turno integral. A prioridade serão as áreas mais pobres. O objetivo é que metade das escolas de ensino médio seja de ensino integral. O tempo para que isso ocorra dependerá da capacidade de organização (e de orçamento) de cada estado. 
O ministro da Educação, Mendonça Filho, anunciou logo que assumiu o cargo que sua prioridade seria a reforma do ensino médio. A decisão dele ecoa a preocupação de toda a sociedade. O ensino médio é a fase com os piores resultados de aprendizagem dos 12 anos de educação básica. No último Ideb, divulgado há duas semanas, mais uma vez foi o setor com os piores resultados. A área não só não progrediu na nota (que mede os conhecimentos de matemática e de língua portuguesa e os dados de evasão escolar), como retrocedeu. O aluno do ensino médio hoje sabe menos do que o garoto que estava no mesmo ano da escola sabia em 2009.
As razões para a derrocada do ensino médio são muitas. A principal delas é o desinteresse do jovem por essa fase. Por um lado, o currículo sobrecarregado, com as 13 disciplinas, leva àsuperficialidade mesmo das disciplinas que o estudante mais aprecia. Por outro, obriga o estudante a aguentar uma série de matérias que não lhe interessam. Esse cenário resulta na desistência de 700 mil alunos por ano (só no ensino médio). "Numa conta simples, isso significa que o país joga fora R$ 3,7 bilhões de por ano com evasão", diz Mozart Ramos Neves, diretor do Instituto Ayrton Senna, ex-secretário de Educação de Pernambuco e ex-reitor da Universidade Federal de Pernambuco. "Passou da hora de fazermos uma mudança no ensino médio", diz ele.
As resoluções anunciadas hoje foram baseadas num projeto de lei que estava em tramitação desde 2013 e também nas propostas de mudança desenhadas pelo Consed, órgão que reúne os secretários de Educação do país. Ainda assim, a Medida Provisória não foi bem recebida por boa parte da área da educação. Muitos educadores reclamam que uma mudança dessa envergadura precisa da participação ativa de toda a comunidade, inclusive dos alunos. "Em 35 anos de educação, nunca tinha visto uma medida dessa importância ocorrer por Medida Provisória", diz Antonio Augusto Gomes Batista, coordenador de pesquisas do Cenpec – Centro de Estudos e Pesquisa de Educação e Cultura. "Somos totalmente a favor da flexibilização da educação, que é um objetivo da MP. Mas há muitos riscos que o documento não dá conta de indicar de que forma serão tratados", diz.
Como toda grande mudança, o rastreamento de riscos já começou a ser feito. O principal deles é sobre o aumento das desigualdades. Com a liberdade de poder escolher o que será oferecido, escolas em locais mais vulneráveis podem deixar de oferecer as disciplinas de ciências naturais, por exemplo – área que carece sistematicamente de professores de química e física. "As secretarias de Educação terão um trabalho vital de olhar para a rede de cada região e garantir o equilíbrio de ofertas. Todo aluno deve ter todas as alternativas em sua vizinhança, se não numa escola, na mais próxima", diz Ricardo Henriques, superintendente da Fundação Unibanco. "A partir de agora, os dois grandes desafios das secretarias e escolas serão implementar o modelo e fazer a formação dos professores. Para poder ajudar o aluno a se aprofundar nas áreas, os professores terão de se aprofundar também no conteúdo e na técnica de ensino", diz ele. 

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Confira quais são os principais lançamentos do Salão de Pequim 2024

  Com as montadoras chinesas crescendo fortemente no Brasil e no mundo, a edição 2024 do Salão do Automóvel de Pequim irá apresentar novidades que vão impactar não apenas o mercado chinês, como também revelar modelos que devem ganhar os principais mercados globais nos próximos anos Este ano nós do  Motor1.com Brasil  também está lá, mostrando os principais lançamentos que serão realizados na China. Além de novidades que ainda podem chegar ao Brasil, o que vemos aqui também chegará à Europa em breve. Isso sem contar as novidades da  BYD  para o nosso mercado. Audi Q6 e-tron O novo SUV elétrico da Audi se tornará Q6L e-tron. A variante com distância entre eixos longa do já revelado Q6 e-tron fará sua estreia no Salão do Automóvel de Pequim. O novo modelo, projetado especificamente para o mercado doméstico de acordo com os gostos dos motoristas chineses, será produzido na fábrica da Audi FAW NEV em Changchun, juntamente com o Q6 e-tron e o A6 e-tron. Reestilização do BMW i4 BMW i4 restyli

Governo Lula propõe ‘imposto do pecado’ e taxação deve atingir cigarro, bebidas e até veículos

  Um pacotão de novos impostos deve pesar no bolso do contribuinte brasileiro. O governo  Lula  apresentou uma proposta de reforma tributária que inclui a criação do chamado ‘imposto do pecado’. O texto conta com aval dos Estados. Se concretizada, essa taxação passará a ser aplicada sobre produtos como cigarros, bebidas alcoólicas, bebidas todas como açucaradas, veículos enquadradas como poluentes, e também na extração de minério de ferro, petróleo e gás natural. O projeto visa a tributar esses bens e serviços com uma alíquota mais elevada em comparação com outros itens da  economia . A proposta, no entanto, aponta que a definição das alíquotas deve ser estabelecida posteriormente por lei ordinária. Além disso, ainda não está claro se a introdução do imposto do pecado resultará em um aumento da carga tributária em relação ao sistema atual, no qual esses produtos já são taxados com alíquotas mais elevadas. Atualmente, segundo o Sindicato Nacional da Indústria das Cervejas (Sindicerv), c

Sai a lista anual de bilionários da Forbes 2024; veja os 10 mais ricos do mundo

  1. Bernard Arnault (França) CRÉDITO, GETTY IMAGES Patrimônio líquido:  US$ 233 bilhões (R$ 1,18 trilhão) Pelo segundo ano consecutivo, Arnault é a pessoa mais rica do mundo. Sua fortuna cresceu 10% em 2023 graças a mais um ano de faturamento recorde para seu conglomerado de luxo, o LVMH, dono de Louis Vuitton, Christian Dior e Sephora. 2. Elon Musk (EUA) CRÉDITO, GETTY IMAGES Patrimônio líquido:  US$ 195 bilhões (R$ 987 bilhões) Como o ranking muda constantemente, Musk ganhou e perdeu diversas vezes o título de "mais rico do mundo", à medida que mudou a valorização das suas empresas, a SpaceX, a Tesla e a rede social X (antigo Twitter). 3. Jeff Bezos (EUA) CRÉDITO, GETTY IMAGES Patrimônio líquido:  US$ 194 bilhões (R$ 982 bilhões) Bezos ficou mais rico este ano graças ao excelente desempenho da Amazon no mercado de ações. 4. Mark Zuckerberg (EUA) CRÉDITO, GETTY IMAGES Patrimônio líquido:  US$ 177 bilhões (R$ 895 bilhões) O presidente da Meta enfrenta altos e baixos. Depois

BYD: 2ª geração da bateria Blade chega em 2024 com alcance de 1.000 km

A BYD, gigante chinesa de tecnologia e líder global em carros elétricos e híbridos plug-in, anuncia a vinda da segunda geração da bateria Blade, com lançamento previsto para agosto de 2024. A nova tecnologia promete ser um grande passo com avanços em autonomia, desempenho e custo.  A revelação foi feita recentemente pelo próprio CEO da BYD, Wang Chuanfu, que falou sobre a novidade pela primeira vez em uma reunião de comunicação de resultados financeiros sobre a BYD estar atualmente desenvolvendo um sistema de bateria Blade de segunda geração. A BYD, gigante chinesa de tecnologia e líder global em carros elétricos e híbridos plug-in, anuncia a vinda da segunda geração da bateria Blade, com lançamento previsto para agosto de 2024. A nova tecnologia promete ser um grande passo com avanços em autonomia, desempenho e custo.   A revelação foi feita recentemente pelo próprio CEO da BYD, Wang Chuanfu, que falou sobre a novidade pela primeira vez em uma reunião de comunicação de resultados fina

Anvisa decreta retirada imediata de marca popular de sal de mercados

  Comunicado da Anvisa: Retirada de Produtos do Mercado A  Anvisa  (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou a retirada imediata de marca conhecida de  sal  dos supermercados. A ação foi tomada após a detecção de uma  substância perigosa  utilizada durante a fabricação desses produtos. Sal Rosa do Himalaia Iodado Moído da Kinino : A Anvisa emitiu a Resolução-RE Nº 1.427, datada de 12 de abril de 2024, ordenando a suspensão da venda, distribuição e uso do lote 1037 L A6 232, produzido pela H.L. do Brasil Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios LTDA. A medida veio após resultados insatisfatórios em testes de iodo, essencial para a prevenção de doenças da tireoide como o bócio. Macarrão da Marca Keishi : Em 2022, a marca Keishi, operada pela BBBR Indústria e Comércio de Macarrão, foi proibida de vender seus produtos devido à contaminação por propilenoglicol misturado com etilenoglicol. A substância tóxica, também encontrada em petiscos para cães que causaram a morte de 40

Imagem do ditador Nicolás Maduro aparece 13 vezes em cédula de votação

O ditador Nicolás Maduro aparece 13 vezes na cédula de votação das eleições venezuelanas marcadas para 28 de julho. A imagem do ditador também aparece bem-posicionada na cédula, ocupa todo o topo e quase toda a coluna esquerda do documento. A cédula é emitida pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE), órgão controlado pelo regime do ditador. No canal estatal de televisão, o ditador comentou as críticas que sofreu após divulgação do documento. “ Temos 13 fotos legalmente, como ocorreu em outras eleições, porque temos 13 movimentos políticos, todos muito poderosos, da esquerda, do marxismo-leninismo, do comunismo, do cristianismo, dos movimentos sociais, do ecologismo, que apoiam unitariamente a candidatura ”. Informações: Diario do Poder/ https://diariodopoder.com.br/exteriores/imagem-do-ditador-nicolas-maduro-aparece-13-vezes-em-cedula-de-votacao