Pular para o conteúdo principal

Ayrton Senna testou 12 carros para Quatro Rodas, veja

Comparativo com Ayrton Senna
Ayrton Senna da Silva tinha 24 anos quando estreou na Fórmula 1, em 1984. Pouco antes de fazer aniversário, deu um presentão a QUATRO RODAS: testou 12 nacionais no autódromo de Interlagos.
Entre uma avaliação e outra, conferiu o desempenho de cada automóvel, repassou suas notas nos 14 itens e, claro, falou sobre a primeira temporada na F-1, que estava prestes a começar pela Toleman-Hart. "Não esperem vitórias. Se eu conseguir um quinto ou sexto lugar, já poderei me considerar realizado", afirmou.
Mas Ayrton conseguiu muito mais que isso. Já em sua sexta prova na categoria, em Mônaco, ficou em segundo lugar. Na Inglaterra e em Portugal, terminou em terceiro. Seu talento foi logo reconhecido e, no ano seguinte, estava pilotando pela escuderia Lotus. A partir daí, todo mundo já sabe: numa das trajetórias mais gloriosas da F-1, sagrou-se tricampeão pela McLaren e transformou-se em mito do automobilismo mundial.
Comparativo com Ayrton Senna
O convite a Ayrton seguia uma tradição de QUATRO RODAS de ter personalidades da F-1 para testar os carros brasileiros. Jackie Stewart foi o primeiro, em 1970. Um ano depois, Collin Chapman, dono da Lotus, e Emerson Fittipaldi toparam o desafio.
Em 1975, Emerson repetiria a dose e, em 1978, foi a vez de Jody Scheckter, que ganharia o título do ano seguinte. ParaAyrton Senna, dirigir 12 modelos poucos dias antes de alinhar pela primeira vez no grid da F-1, em Jacarepaguá (RJ), foi um esquenta para a temporada que viria.
O sinal verde imaginário acendeu e Senna começou o teste com o Volkswagen Passat LS. De cara, sua primeira percepção: "O carro veio equipado com câmbio longo, o que agradou bastante. Tem um bom aproveitamento do motor e pouco barulho interno". Gostou da performance nas freadas, apesar do esforço exagerado que o pedal de freio exigia do piloto. O acabamento levou nota 9, mas considerou o painel pobre e com poucos instrumentos.

Volkswagen Passat
Dos modelos VW, o Passat foi o melhor nas frenagens | Crédito: Claudio Laranjeira / Saulo Mazzoni
A bordo do Chevrolet Monza SL/E, Ayrton se surpreendeu com a suavidade que não comprometia a estabilidade. "O motor, de tão silencioso, parece desligado. O painel é muito bacana, com todos os instrumentos fáceis de visualizar." Senna não aprovou a posição do volante - muito baixo e próximo das pernas - e achou que o freio era pesado demais.

Chevrolet Monza
O Monza era luxuoso e bem-acabado | Crédito: Claudio Laranjeira / Saulo Mazzoni
Sempre enfático em suas opiniões, Ayrton não mediu palavras ao falar do VW Gol LS: "Este carro não me agrada em nada. O motor em baixas rotações é alegre. Mas perde todo o encanto quando a terceira é engatada. Ele se torna barulhento demais. Uma quinta marcha poderia resolver isso". Ele relatou que o carro saía bastante de traseira nas curvas e que a suspensão era dura demais. As melhores notas, como direção, porta-malas e instrumentos, não passaram de 7. E tascou um 5 em nível de ruído e freios.

Volkswagen Gol
Gol: o hatch pouco agradou o campeão | Crédito: Claudio Laranjeira / Saulo Mazzoni
O ponto alto do Ford Del Rey Ouro foi o painel, o mais completo de todos os automóveis nacionais e, segundo Ayrton, comparável ao do Alfa Romeo. "O Del Rey é macio e confortável, adequado ao público a que se destina", comentou. Ele gostou da posição de dirigir e dos bancos, que seguravam bem nas curvas. Mas observou que a alavanca de câmbio tinha "muito jogo", sem atrapalhar o desempenho do carro.

Ford Del Rey
O Del Rey era tão confortável que sua estabilidade era prejudicada | Crédito: Claudio Laranjeira / Saulo Mazzoni
O melhor câmbio
"O Chevrolet Chevette SL tem o melhor câmbio entre todos os carros avaliados", sentenciou o piloto brasileiro. Ao compará-lo com o Monza, do mesmo fabricante, ele disse que o engate da quinta marcha era mais fácil e preciso no Chevette. O problema estava no barulho excessivo do motor. Sempre exigente nos freios, Ayrton revelou que os do compacto só começavam a responder depois de muito esforço no pedal. "A posição de dirigir é agradável e os bancos são confortáveis. Pena que o painel seja incompleto", ressaltou.

Chevrolet Chevette
Chevette: o câmbio mais preciso | Crédito: Claudio Laranjeira / Saulo Mazzoni
Ayrton começou a avaliação do Fiat Oggi CL criticando a falta de espaço interno. "Avançar todo o banco da frente para uma pessoa poder entrar atrás é negativo", disse. Tirando o porta-malas, que recebeu uma nota 8, o modelo só levou bordoadas: "O pedal de freio é muito duro e o curso da alavanca de câmbio é longo: a segunda vai colada na perna do motorista e a quinta na perna do passageiro. Faltam instrumentos no painel. O desempenho do motor 1 300 é fraco e, apesar da boa estabilidade, o carro está rolando demais". A conclusão sobre o Fiat: "É um carro para andar devagar na cidade".

Fiat Oggi
O Oggi foi o carro que mais recebeu críticas | Crédito: Claudio Laranjeira / Saulo Mazzoni
Dos 12 modelos avaliados, o que mais impressionou Senna foi o Ford Escort GL, com uma enxurrada de notas 9, entre elas em freios, estilo e posição do motorista. "Os freios provaram que são um ponto alto da Ford", afirmou Ayrton. "Acionados em emergência, eles travam as rodas dianteiras, diminuindo a velocidade sem assustar o motorista." Considerou ótimo o desempenho do motor CHT, auxiliado pelo bom escalonamento da transmissão manual de cinco marchas.

Ford Escort
Escort: o que mais impressionou Ayrton | Crédito: Claudio Laranjeira / Saulo Mazzoni
Apesar do luxo e dos itens de série que em outros carros seriam opcionais, o Alfa Romeo ti4 apresentou alguns problemas. Um deles era o elevado barulho do motor em altas rotações, que impedia até a conversa entre os passageiros. Os freios decepcionaram, pois só os da roda direita funcionaram. De resto, o carro agradou. Tinha acabamento de qualidade, ótimo sistema de direção hidráulico e bancos dianteiros anatômicos.

Afla Romeo 2300 ti
O Alfa Romeo tinha câmbio com engates suaves e painel completo | Crédito: Claudio Laranjeira / Saulo Mazzoni
Rigoroso nas notas, Ayrton só deu um 10, e foi para o porta-malas da Chevrolet Caravan. "Você pode transportar um monte de coisas e ainda tem um carro para a família. O projeto é antigo, mas o estilo continua agradando", afirmou. Ayrton considerou o painel um pouco distante, por isso, sentiu certa dificuldade de acionar os comandos. Outra ressalva foi a potência do motor, incompatível com o tamanho do automóvel, ainda mais com o compartimento de bagagem lotado.

Chevrolet Caravan
Caravan: única a ganhar nota 10 | Crédito: Claudio Laranjeira / Saulo Mazzoni
O desempenho da VW Parati não satisfez Ayrton, mas ela mostrou outras qualidades, como os ótimos bancos dianteiros, que permitiam várias regulagens. O câmbio de quatro marchas permitia engates precisos e sua­ves e a suspensão garantia conforto porque não era dura demais.

Volkswagen Parati
Parati: elogios para os bancos dianteiros, com várias regulagens | Crédito: Claudio Laranjeira / Saulo Mazzoni
A Ford Belina tinha o mesmo motor CHT de Escort e Del Rey, o que constituía um fato negativo, na visão de Ayrton. "É um modelo com maior capacidade de carga e, por essa razão, seu desempenho fica comprometido. Os freios não trabalharam bem. Internamente, o carro era muito pobre e os bancos não repetiam o padrão de outros automóveis da Ford. A posição de dirigir não era das melhores: para alcançar os instrumentos do painel, houve necessidade de movimentar o corpo para a frente.

Ford Belina
Pela capacidade de carga maior, a Belina deveria ter motor mais potente | Crédito: Claudio Laranjeira / Saulo Mazzoni
Na reta de chegada da avaliação, Ayrton dirigiu a Fiat Panorama CL. "As diferenças em relação ao Oggi estão nas dimensões, porque são iguais em motor e desempenho", disse. Ele gostou do câmbio de quatro marchas, mais eficiente que o de cinco do Oggi. Os freios também foram superiores, mas o pedal era duro demais. "Acabamento e conforto me parecem pobres, mas o estilo me agrada. Sou fã de peruas", disse.

Fiat Panorama
Na Panorama, Senna sentiu falta de um banco com encosto dobrável | Crédito: Claudio Laranjeira / Saulo Mazzoni
Do primeiro piloto de Fórmula 1 convidado, Jackie Stewart, até Ayrton Senna, passaram-se 14 anos. Respaldada pelas impressões do campeão, a QUATRO RODAS deu um veredicto muito animador: "Nesse período, a evolução dos nossos carros foi notável". A conclusão de Ayrtonseguiu o mesmo caminho: "Os carros brasileiros melhoraram muito de uns anos para cá e podem ser comparados aos europeus".
Março de 1984
"Paciente, escrupuloso, atento, Ayrton Senna experimentou todos os veículos da mesma forma. Acertava a posição dos bancos e fixava o cinto de segurança antes de acionar os comandos. Depois de completar a avaliação, fazia questão de examinar o porta-malas demoradamente, além de verificar todos os instrumentos. Um comportamento profissional do qual ele não se desviou durante as 8 horas de teste, sob o inclemente sol de fevereiro (...) Ayrton não escondeu sua predileção por Escort e Monza."
FICHA TÉCNICA
Passat LSMonza SL/EGol LSDel Rey Ouro
Motordianteiro, longitudinal, 4 cilindros em linha, 1 588 cm³, 79,5 x 80 mm, carburador, 81 cv a 5 200 rpm, 12,8 mkgf a 2 600 rpmdianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 1 598 cm³, 80 x 79,5 mm, carburador, 72 cv a 5 200 rpm, 12,6 mkgf a 2 600 rpmdianteiro, longitudinal, 4 cilindros opostos, 1 584 cm³, 85,5 x 69 mm, carburador, 56 cv a 4 600 rpm, 11,3 mkgf a 3 000 rpmdianteiro, longitudinal, 4 cilindros em linha, 1 555 cm³, 76,9 x 83,5 mm, carburador, 73 cv a 5 200 rpm, 11,9 mkgf a 3 600 rpm
Câmbiomanual de 4 marchas, tração dianteiramanual de 5 marchas, tração dianteiramanual de 4 marchas, tração dianteiramanual de 5 marchas, tração dianteira
Dimensõescomprimento, 429 cm; largura, 160 cm; altura, 135 cm; entre-eixos, 247 cm; peso, 910 kgcomprimento, 436 cm; largura, 166 cm; altura, 135 cm; entre-eixos, 257 cm; peso, 1 047 kgcomprimento, 379 cm; largura, 160 cm; altura, 137 cm; entre-eixos, 235 cm; peso, 780 kgcomprimento, 448 cm; largura, 167 cm; altura, 134 cm; entre-eixos, 243 cm; peso, 1 006 kg
FICHA TÉCNICA
Chevette SLOggi CLEscort GLAlfa Romeo 2300 ti4
Motordianteiro, longitudinal, 4 cilindros em linha, 1 599 cm³, 82 x 75,7 mm, carburador, 72 cv a 5 600 rpm, 12,3 mkgf a 3 200 rpmdianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 1 297 cm³, 76 x 71,5 mm, carburador, 56 cv a 5 200 rpm, 9,2 mkgf a 2 800 rpmdianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 1 555 cm³, 77 x 83,5 mm, carburador, 73 cv a 5 200 rpm, 11,6 mkgf a 3 600 rpmdianteiro, longitudinal, 4 cilindros em linha, 2 310 cm³, 88 x 95 mm, carburador, 149 cv a 5 500 rpm, 24 mkgf a 3 400 rpm
Câmbiomanual de 4 marchas, tração traseiramanual de 5 marchas, tração dianteiramanual de 5 marchas, tração dianteiramanual de 5 marchas, tração traseira
Dimensõescomprimento, 419 cm; largura, 157 cm; altura, 132 cm; entre-eixos, 239 cm; peso, 932 kgcomprimento, 396 cm; largura, 154 cm; altura, 133 cm; entre-eixos, 222 cm; peso, 840 kgcomprimento, 397 cm; largura, 164 cm; altura, 134 cm; entre-eixos, 240 cm; peso, 860 kgcomprimento, 471 cm; largura, 169 cm; altura, 136 cm; entre-eixos, 271 cm; peso, 1 426 kg
FICHA TÉCNICA
Parati GLSCaravanBelina GLPanorama CL
Motordianteiro, longitudinal, 4 cilindros em linha, 1 588 cm³, 79,5 x 80 mm, carburador, 81 cv a 5 200 rpm, 12,8 mkgf a 2 600 rpmdianteiro, longitudinal, 4 cilindros em linha, 2 470 cm³, 101,6 x 76,2 mm, carburador, 98 cv a 4 500 rpm, 17 mkgf a 2 000 rpmdianteiro, longitudinal, 4 cilindros em linha, 1 555 cm³, 76,9 x 83,5 mm, carburador, 73 cv a 5 200 rpm, 11,9 mkgf a 3 600 rpmdianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 1 297 cm³, 76 x 71,5 mm, carburador, 62 cv a 5 200 rpm, 11,5 mkgf a 3 000 rpm
Câmbiomanual de 4 marchas, tração dianteiramanual de 4 marchas, tração traseiramanual de 5 marchas, tração dianteiramanual de 4 marchas, tração dianteira
Dimensõescomprimento, 409 cm; largura, 162 cm; altura, 138 cm; entre-eixos, 236 cm; peso, 922 kgcomprimento, 467 cm; largura, 176 cm; altura, 139 cm; entre-eixos, 266 cm; peso, 1 214 kgcomprimento, 452 cm; largura, 166 cm; altura, 135 cm; entre-eixos, 244 cm; peso, 1 046 kgcomprimento, 392 cm; largura, 154 cm; altura, 141 cm; entre-eixos, 222 cm; peso, 846 kg

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

URGENTE: Morre humorista Batoré em SP

  Nesta segunda-feira, 10, a luta do humorista Batoré contra o câncer chegou ao fim. Ivanildo Gomes Nogueira, o histórico comediante da "A Praça é Nossa" Batoré, infelizmente faleceu. O humorista nasceu em Pernambuco e se mudou para São Paulo ainda criança. Antes de se tornar ator, jogou futebol nas categorias de base em times paulistas. Fez história e marcou época na TV Brasileira. Na web, internautas estão lamentando a morte do artista e desejando conforto aos familiares. fonte: Jornal da Cidade online

Prepare o seu bolso, gasolina sobe no próximo domingo 1º de fevereiro

A tributação sobre os combustíveis será elevada a partir deste domingo (1º), conforme o decreto presidencial publicado no "Diário Oficial da União". Segundo o Fisco, o impacto do aumento será de R$ 0,22 por litro para a gasolina e de R$ 0,15 para o diesel. O governo espera arrecadar R$ 12,18 bilhões com a medida em 2015. O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de São Paulo (Sindipetro), José Alberto Paiva Gouveia, afirma que a expectativa é que as distribuidoras repassem o valor total da cobrança aos postos já a partir de domingo. "Se elas repassarem, vamos elevar os preços integralmente já no domingo, porque senão já não teremos margem para comprar mais combustíveis na segunda-feira", explica o executivo. O Sindicom (Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes) informou que a decisão de repassar ou não o aumento é de cada distribuidora, não havendo posicionamento oficial do...

Homenagem a Chapecoense direto da Colômbia na íntegra, assista

fonte: https://www.youtube.com/watch?v=0cT2w8K6UF4

AO VIVO - TV Senado - Assista à nossa programação - 24/07/2017

fonte: youtube

Novo Cruze x Sentra x Focus Fastback x Corolla, supercomparativo sedãs médios

Se o ano passado foi dos SUVs compactos, 2016 ficará marcado pela estreia de novos sedãs médios no mercado brasileiro. E isso acontece justamente numa época em que o Corolla nada de braçada no mercado, chegando a vender mais que os concorrentes somados. Pois a GM já trouxe o novo Cruze para a briga, e ele chega mais forte do que nunca – literalmente, por conta do motor turbo. Por sua vez, a Nissan deu uma repaginada no Sentra e aproveitou para rechear seu sedã com equipamentos. Em breve vem mais: no fim de julho chega o novo Honda Civic e, um pouco depois, a nova geração do Hyundai Elantra. Mesmo ainda aguardando o Civic, a estreia do Cruze merecia uma recepção de gala. Por isso, nós do CARPLACE  escalamos nada menos que o líder Corolla, o renovado Sentra e a referência em dinâmica Focus Fastback para um encontro com a novidade da Chevrolet. Todos na versão topo de linha, com preços variando entre R$ 96 mil e R$ 107 mil. Qual deles é o sedã médio ...

Renault Kardian é o Carro do Ano 2025

O   Renault Kardian  é o grande vencedor do  Carro do Ano 2025 . O modelo concorreu contra   BYD Dolphin Mini ,   Citroën Basalt ,   Hyundai Creta   e   Peugeot 2008   na categoria principal da premiação mais importante da indústria A 58ª edição do Carro do Ano contou ainda com   outras seis categorias de carros e três de motores . Os   finalistas do prêmio   foram escolhidos por indicação direta de 26 jurados especialistas no segmento, seguindo os critérios de modelos pré-finalistas classificados pelo Comitê Gestor. O   limite foi de cinco finalistas por categoria , e apenas um modelo por marca pode ser classificado em uma mesma classe,   conforme previsto no regulamento . Vale lembrar que a auditoria do Carro do Ano 2025 foi feita pela   EY .  automotiva brasileira. Essa é a primeira vez que a   Renault   — e uma fabricante francesa — vence o prêmio.  O   Renault Kardian é o grande venc...

Executivo da Chevrolet confirma, Novo Cruze Hatch estréia no Salão de Automóvel

Confirmada a estreia da nova geração do Cruze no Brasil para junho (a apresentação na Argentina já aconteceu), as atenções se voltam agora para o lançamento da versão hatchback. Em entrevista concedida ao site  Auto Blog Argentina , Ignacio Pierrez, executivo da Chevrolet no país vizinho, adiantou que a chegada do modelo ao mercado acontecerá poucos meses depois da carroceria sedã. De acordo com Pierrez, a apresentação pública da novidade será durante o Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro. Apresentado na edição deste ano do Salão de Detroit, o Cruze Hatch chama atenção nesta segunda geração pela pegada esportiva e jovial do visual. Internamente terá o espaço interno como grande atrativo, mantendo os 2,70 metros de entre-eixos do sedã e tendo capacidade para acomodar 524 litros (padrão norte-americano). O modelo também herdará do sedã a lista de equipamentos bem recheada, que deve incluir MyLink II, sistema de estacionamento automático, Start/Stop e o...

Confusão em baile funk termina com nove mortos em Paraisópolis

Um baile funk em Paraisópolis, uma das maiores comunidades de São Paulo, terminou ao menos com nove pessoas mortas, após um tumulto na madrugada deste domingo (1º), com a chegada de policiais militares que perseguiam suspeitos na região. Entre as vítimas, uma mulher e oitos homens - dois deles de 16 anos. A polícia diz que não houve disparo de arma de fogo pelos policiais.  De acordo com a corporação, policiais do 16º Batalhão Metropolitano que faziam patrulhamento na Operação Pancadão no bairro reagiram após dois homens em uma moto efetuarem disparos de arma de fogo.  Houve perseguição e os agentes, que também estavam de moto, seguiram os homens até o baile funk que acontecia na comunidade e reunia, por volta das 4h, cerca de 5.000 pessoas. A PM afirma que os criminosos continuaram atirando enquanto fugiam.  Ainda de acordo com a PM, frequentadores do baile funk atiraram objetos, como pedras e garrafas nos policiais, que solicitaram reforço à Força T...

Quanto é o salário de engenheiros, técnicos, mecânicos e outros funcionários da F1, confira

Quando se fala em salários da Fórmula 1, você logo pensa nas cifras milionárias recebidas pelos pilotos. Caras como Hamilton, Vettel e Alonso chegam a ganhar mais de 15 milhões de euros por temporada, mas pouco se sabia sobre os salários pagos aos funcionários mais mundanos da categoria, como mecânicos e engenheiros de pista. Ao menos até agora. Cada equipe de Fórmula 1 emprega, em média, 90 pessoas, divididos em funções técnicas e administrativas. Da secretária aos motoristas de caminhão, passando por mecânicos, gerentes de marketing e engenheiros de pista, os salários são pagos de acordo com o nível de responsabilidade da função, como em qualquer empresa “comum”. O  site esportivo Marca , da Espanha, conseguiu reunir o  salário anual  médio das equipes intermediárias da Fórmula 1 como Lotus e Force India. Segundo a lista dos espanhóis, os salários das funções administrativas são: Gerentes de Contas Publicitárias — 70.000 euros Assistente de Conta — 50.000 euros...

Cansou do Facebook? 50 outras redes sociais que estão bombando

  "Ninguém mais vai àquele lugar. É muito lotado.” A frase célebre, dita pelo jogador de beisebol Yogi Berra sobre um restaurante badalado de Saint Louis, nos Estados Unidos, sintetiza um comportamento típico do ser humano. Gostamos de estar na moda e de frequentar ambientes descolados. Quando todos descobrem a novidade, o prazer de estar lá perde a graça e sentimos que precisamos descobrir novos lugares. Chegar antes da multidão é muito mais divertido do que fazer parte dela. A regra de Yogi Berra vale também para o mundo virtual. Nos anos que se seguiram à fundação do Facebook em Harvard, em 2004, não havia lugar mais legal na internet. Todos queriam descobrir o que fazia a cabeça dos universitários americanos. Hoje, é difícil pensar num site mais banal. Os jovens de Harvard foram seguidos por crianças e adolescentes de todas as partes do mundo, que volta e meia esbarram em seus pais e avós na mesma rede. Ter um cadastro no Facebook não diz absolutamente nada sobre a pe...