Pular para o conteúdo principal

Crise financeira e casamento: como lidar com essa realidade?

Resultado de imagem para Crise financeira e casamento: como lidar com essa realidade?
A crise está aí e uma parcela da população está sentindo efeitos que vão além da alta do preço dos alimentos ou dos juros exorbitantes do cheque especial. Muitas pessoas têm sentido não só no bolso, mas no casamento também.
Com o aumento do desemprego e o abalo que isso provoca na estrutura familiar, precisamos falar também de relacionamento. Mas como lidar com dificuldades financeiras no casamento? Abaixo, você confere algumas orientações que podem ajudar, se estiver passando por isso.

Amargar as perdas em vez de pensar na solução

A primeira coisa é entender que a forma como o casal lida com o problema é mais importante do que o problema em si. Isso pode parecer óbvio, mas muitos casais não encaram a questão de frente e perdem muito tempo discutindo.
Dinheiro é um dos maiores motivos de briga entre os casais, pois abala todas as áreas do casamento e muitas vezes alimenta o lado mais obscuro de cada um, promovendo sentimentos prejudiciais.

Buscar o diálogo

Se o casal nunca foi de conversar sobre dinheiro, a hora é agora. Felizmente, a crise traz oportunidades, pois em momentos de necessidade somos obrigados a tomar atitudes, como pensar em formas criativas de levar a vida e aproveitá-la juntos, a fim de ajustar as finanças e manter o casamento.
No entanto, antes de sentar e conversar, é importante que cada um consiga entender que tipos de hábitos individuais de consumo e que padrões podem ser mudados ou cortados de cada lado.
Por exemplo, a mulher frequenta a manicure toda semana, o homem leva o carro para lavar todo domingo e, semanalmente, o casal sai para jantar duas ou três vezes. Percebe os hábitos e o padrão? Não acha que é necessário mudar algumas coisas? Isso nos leva ao próximo tópico.

1. Evite buscar um culpado e discutir

As diferenças na forma com que cada um lida com o dinheiro e os hábitos individuais ficam mais evidentes e viram motivos para brigas e discussões, como se o hábito diferente de um fosse a culpa da erosão das economias. Não é por aí.
Muitas vezes, o estresse provocado é tão grande que o casamento termina em divórcio. Não perca tempo procurando o culpado; em vez disso, use o tempo para buscar soluções a dois.

2. Faça um plano de ação

Tendo em mente algumas mudanças de consumo que podem ser feitas, o próximo passo é colocar no papel os gastos mensais e avaliar se a renda atual é suficiente para pagar tudo. Se não for, faça ajustes e corte os itens menos prioritários – lembra o que comentamos acima?
Por exemplo, elimine o pacote de TV a cabo que não costumam assistir, avalie o plano de celular, veja que serviços podem fazer em casa em vez de terceirizar.
Aproveite para fazer uma análise criteriosa nas contas e veja se não há custos adicionais que não haviam percebido ou que não precisam, como um serviço de transferência de chamada do celular, um seguro que o banco cobra na sua fatura e você nem sabia.
3. Procure ajuda profissional
Não estamos falando do gerente do banco e sim de um consultor financeiro que verá de fora a situação com conhecimento técnico e sem tomar partido. O consultor ajudará a pensar em uma solução objetiva e de acordo com a necessidade do casal. Com essa ajuda é traçado um plano com objetivos claros em que cada um deve contribuir.
Se não tiver possibilidade de falar com um consultor, procuro ler artigos sobre finanças pessoais (você encontra vários aqui no Dinheirama), livros sobre o assunto ou converse com um amigo que entende do tema ou já passou por isso.
4. Seja positivo e tente diminuir a pressão
É preciso ter em mente que a crise, assim como outras que já enfrentamos, irá passar em algum momento. Até lá, o que resta é se adaptar e manter o pensamento positivo, pois perder tempo com negativismo e brigas só irá arriscar o casamento.
Procure fazer alguma atividade para relaxar e descontrair, seja caminhar, ler livros, escutar suas músicas preferidas ou frequentar os lugares que reforçam a sua fé. Seja qual for a crença, ter paz de espírito e aliviar a pressão trará mais leveza para lidar com questões tão complicadas.
5. Tenha objetivos individuais e em conjunto
A crise promove o amadurecimento da vida a dois, desde que seja percebida e que ambos trabalhem para passar por esse desafio. Questionamentos como “eu preciso mesmo de tudo que que quero?”, “quais são os meus sonhos e do meu parceiro ou parceira?”, “quais são as nossas prioridades?” são fundamentais.
Mesmo que a situação esteja difícil, é importante ter claro o que querem conquistar e conversar sobre isso. Ter sonhos é fundamental, pois nos força a pensar e buscar maneiras de realizá-lo. Além disso, faz com que as decisões do presente sejam tomadas de acordo com algo muito maior que se quer lá na frente.

Conclusão

Esse artigo não tem a pretensão de resolver todos os problemas financeiros do casamento. Afinal, cada casal é único e não é do dia para noite que hábitos e padrões são mudados. Porém, sabendo avaliar o momento que está passando é possível adaptar essas orientações às suas necessidades. E claro, passar por cima da crise unidos!
Este artigo foi escrito por Daniella Gomes.
Jornalista e especialista em Marketing Digital, trabalha no mercado financeiro desde 2010. Há um ano deixou o emprego fixo, mudou-se para os Estados Unidos e hoje atua como freelancer. Para Daniella, independência financeira é trabalhar de onde quiser, fazer o seu horário e nas horas livres planejar a sua próxima viagem. No Twitter: @daniellagomesmkt

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

AO VIVO - Tv Junina - São João de Campina Grande - 24/06/2018

fonte: youtube

Antes do Super Bowl, aprenda as regras do futebol americano

Final acontece domingo A nova temporada da NFL acabou de começar e as coisas estão pegando fogo já na primeira rodada. New England Patriots e Pittsbourg Steelers abriram o campeonato com vitória dos Patriots por 28 a 21. No domingo (13 de setembro), na estreia do Sunday Night Football, foi à vez de o New York Giants receber o Dallas Cowboys no AT&T Stadium em um jogo emocionante que contou uma virada incrível do Dallas sobre o Giants, por 27 a 26 nos sete segundos finais da partida.  Agitado, não? Os jogos rolam todas às segundas (21h30), quintas (21h25) e domingos (14h00, 17h05, 17h25 e 21h30) e são transmitidos pelo canal pago ESPN. Que tal acompanhar? Se você tem alguma dúvida, confira nosso guia com as regras básicas do futebol americano, abra uma cerveja e divirta-se. COMO FUNCIONA UM JOGO DE FUTEBOL AMERICANO? - Tempo de jogo:  o jogo é dividido em quatro períodos de 15 minutos, totalizando 60 minutos de partida. O cronômetro, entretanto, pode ser pa...

Bolsonaro faz discurso forte e fala verdade para empresários

  fonte:  Endireitando Brasil

GM vai apresentar no Salão do Automóvel em SP, Novo Tracker turbo

Uma das principais atrações da Chevrolet para o Salão do Automóvel, que acontece de 10 a 20 de novembro, o reestilizado Tracker foi flagrado com camuflagem pela nossa reportagem nos arredores de São Paulo (SP). Com mudanças concentradas na dianteira, o Tracker 2017 recebeu novos para-choques, faróis de LEDs e grade estreita, ficando alinhado a nova identidade visual da GM. O interior também muda e recebe um novo painel com quadro de instrumentos analógicos, além de tela multimídia de 7″ com o novo MyLink. fonte:  http://carplace.uol.com.br/flagra-chevrolet-tracker-2017-e-pego-antes-da-estreia/

O País vive mais uma vez uma vergonhosa epidemia, dengue mata um brasileiro a cada onze horas

Registrar a história de Frederico é fundamental. Assim como as de Laís Garcia, 25 anos, e a de seu pai, Henrique Garcia Júnior, 54 anos, e a de Sheila Storel, 38 anos, relatadas nesta reportagem. Eles estão entre os 746 mil brasileiros que tiveram dengue de janeiro até meados de abril, mas quando os números atingem um patamar assim tão dramático, corre-se o risco de passar-se a enxergar a situação somente como um fenômeno incômodo de saúde pública. Perde-se de vista o fato de que cada uma dessas 746 mil pessoas teve sua vida transtornada por causa da doença – e isso, essa dimensão individual, não pode ser pulverizada em estatísticas. Alguns mais, outros menos, todos foram obrigados a se deparar com um sistema de atendimento que não dá conta de prestar auxílio a tanta gente, perderam dias de trabalho, de estudo, de descanso. Sem falar nos 229 cidadãos que morreram até agora em uma epidemia que deveria ter sido evitada. Hoje, o Brasil é um país acuado pela enfermidade. Em São Paulo...

A jornalista Beatriz Thielmann, da TV Globo morreu hoje em São Paulo

A jornalista Beatriz Thielmann, da TV Globo, morreu em São Paulo neste domingo (29). A repórter tinha 63 anos e lutava contra um câncer. Ela deixa dois filhos. Com mais de 30 anos de carreira, Beatriz Theilmann cobriu importantes momentos do país, como a promulgação da Assembleia Nacional Constituinte, em 1988, a eleição e morte de Tancredo Neves, a implantação do Plano Cruzado, a Eco-92, os Jogos Pan-Americanos e a visita do Papa Francisco ao Rio. A primeira escolha profissional foi o curso de direito, mas, depois de dois anos, trocou pelo de jornalismo. No final de 1982, Beatriz ficou sabendo que a Globo abriria uma vaga de editor de texto. Entrou para o estágio e acumulou duas funções. Uma no jornal impresso e outra na TV. Na TV Globo, passou pelo Bom Dia Brasil, Jornal da Globo, Jornal Nacional, Globo Repórter, além da GloboNews. Cobriu diversas áreas, entre cidade, economia e política. Beatriz Thielmann tinha 63 anos (Foto: Renato Velasco/TV Globo) Beatriz Helena Monteiro...

Caminhoneiros fazem ato contra Doria e fecham a Marginal Tietê

  Manifestantes protestaram contra decisão do governo de SP de aumentar restrições no estado Um grupo de caminhoneiros decidiu fechar um trecho da Marginal Tietê, uma das principais vias expressas de  São Paulo , nesta sexta-feira (5), em protesto contra as medidas impostas pelo governador João Doria contra a pandemia de  Covid-19 , que incluiu o fechamento de diversos serviços pelas próximas duas semanas. Os manifestantes, com faixas, começaram o protesto por volta das 5h30, na Rodovia Castello Branco, e bloquearam o entroncamento entre as marginais Tietê e Pinheiros, na chegada a São Paulo. Por volta das 6h, havia 10 km de congestionamento nas duas marginais e na rodovia Castello Branco. A lentidão chegava até a praça de pedágio de Alphaville, em Barueri, da Castello Branco. Na via local da marginal, alguns motoristas de carros particulares e motociclistas foram liberados por manifestantes e conseguiram passar. Nas pistas central e expressa, os manifestantes liberavam a...

Mundo rural: Ferimentos em cavalos, como evitar que eles piorem os machucados

Há algum produto, ou tratamento, que impeça as mordidas constantes do meu cavalo em um ferimento na parte da frente da canela traseira dele, devido a um acidente com arame liso? O machucado já até aumentou de tamanho, por isso faço curativos para ele pastar e beber água e, à noite, deixo-o amarrado com cabo curto. Marcos Sextito, por email Ao manter a área da ferida limpa com o animal em bom estado de saúde, a cicatrização deve ocorrer normalmente, pois não houve complicação com contaminantes (bactérias e fungos). Contudo, a coceira, que faz com que o cavalo morda o ferimento, ocorre sobretudo quando há alguma contaminação. É importante ter muito cuidado com tétano, principalmente se o animal nunca foi vacinado. Por isso, a dica é lavar a região do machucado com sabão neutro e passar uma solução de clorexidine, ou algum produto que contenha antibióticos. Enfaixe o local e repita o procedimento uma ou duas vezes ao dia. O uso de corticoide também pode diminuir a coceira, mas tem ...
A chegada de  Xuxa  à sede da Record causou grande tumulto e precisou de uma força-tarefa de seguranças. Fãs se jogaram na frente do carro da apresentadora assim que ele despontou na rua da emissora, na região da Barra Funda, em São Paulo, nesta quinta-feira (5). Xuxa abriu uma fresta do vidro do carro e recebeu alguns presentes, que eram jogados dentro do veículo. Acompanhada por seguranças e por profissionais da cúpula da Record, a apresentadora desceu do carro com o pé direito e seguiu para o estúdio onde se encontravam cerca de 200 fãs, além de colegas de emissora e jornalistas. Foi lá que a apresentadora assinou seu contrato e tornou-se oficialmente uma artista da Record. "A rainha voltou" era o grito dos fãs que acompanharam a assinatura do contrato.  Curta a fanpage do iG Gente no Facebook e receba as últimas notícias nos famosos "Foi um namoro que durou um ano e meio. Sou muito turrona para mudar as coisas. Estou muito feliz", afirmou a apresentad...