Pular para o conteúdo principal

Papa no Brasil: Francisco surpreende segurança e vai ao encontro do povo

Papa Francisco acena para fiéis durante visita ao Rio de Janeiro

O papa teve o primeiro contato com os brasileiros na rua, como queria. Mas a segurança não conseguiu mantê-lo dentro do roteiro proposto, como se previa. Francisco chegou ao Rio recepcionado por uma multidão calorosa. Desvencilhou-se rapidamente da fila de autoridades na Base Aérea do Galeão, embarcou em um carro sem requinte e percorreu o caminho até o Centro. De vidros abertos, o primeiro papa latino-americano acenava o tempo todo, e manteve a janela abaixada até nos momentos em que uma pequena multidão se espremia para enxergá-lo dentro do Fiat Idea. Com mais sorte que planejamento, o deslocamento do pontífice se deu sem problemas até o Centro. Mas outro problema, este já na conta de fatos inevitáveis das autoridades locais, acabou se confirmando: depois da saída do papa, um novo tumulto entre manifestantes e policiais aconteceu no Guanabara, com feridos e presos. Os primeiros momentos do papa Francisco no Brasil só não foram tranquilos para a segurança. No trajeto até o Centro, pela pista lateral da Avenida Francisco Bicalho, onde estava a multidão, ele foi saudado e acabou preso em um congestionamento. O caminho não era o previsto pelas autoridades de segurança, mas acabou sendo adotado na hora com aval da Polícia Federal. A partir da Catedral Metropolitana, Francisco seguiu no papamóvel, para um rápido passeio até o Theatro Municipal e, de lá, novamente no Fiat até o Aeroporto Santos Dumont, de onde foi levado de helicóptero para o Palácio Guanabara, sede do governo do estado. Tumulto – O clima se manteve pacífico até às 19h45. No momento exato em que o papa chegava à Residência Assunção, no Sumaré, para pernoitar, começou o confronto entre manifestantes e policiais nas imediações do Palácio Laranjeiras, residência oficial do governador estadual que passa por reformas. Foram lançadas bombas de efeito moral e houve correria. Repórteres do site de VEJA presenciaram o momento do lançamento de duas bombas caseiras de um grupo em direção à PM. Pelo menos um policial sofreu queimaduras e foi levado para um hospital próximo.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que cinco feridos foram atendidos no Hospital Souza Aguiar, no Centro. Dois foram atingidos por balas de borracha e outros dois estavam com traumas na face e na mão. O quinto paciente estava com um ferimento na perna cuja causa não foi identificada. Exames não encontraram sinais de projétil. A PM negou ter usado armas letais no protesto.
Pelo Twitter, a Polícia Militar informou a prisão de cinco pessoas: um por desacato, três com coquetéis molotov e um por atirar pedras em policiais. Dois integrantes do grupo Mídia Ninja, que cobre os protestos do lado dos manifestantes, também foram detidos, acusados de incitar violência, mas liberados pouco depois, diante de gritos à porta da delegacia. No fim da noite, a Polícia Civil enviou um balanço informando a prisão de duas pessoas, a apreensão de um menor e a autuação de outras cinco pessoas na 9ª DP (Catete). Houve, ainda, a apreensão de onze coquetéis molotov.
Os protestos da noite de segunda-feira prenunciam momentos delicados para a segurança de Francisco nos eventos de Copacabana e de Guaratiba. A expectativa de ter entre 1,5 milhão e 2 milhões de pessoas torna mais difícil o trabalho dos policiais, que poderão barrar alguns grupos isolados, mas dificilmente terão como controlar manifestantes que queiram levantar palavras de ordem ou, como em quase todas as manifestações, estejam dispostos a confrontos violentos.
Através de seu porta-voz, o pontífice afirmou, logo depois de se retirar para a Residência Assunção, que não ficou assustado com o assédio da multidão. O mesmo não se pode dizer de quem cuida da segurança da comitiva. 

Acompanhe o 1º dia do papa no Brasil

Francisco chega ao Rio para participar da Jornada Mundial da Juventude, que começa oficialmente na terça e termina no domingo. Com reportagem de Adriana Dias Lopes, Carolina Farina, Cecília Ritto e Pâmela Oliveira.
  1. RESUMO DO DIA
    - O papa Francisco desembarcou na base aérea do Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, às 16h.
    - A caminho do Centro, o carro que levava o pontífice parou no trânsito, em um erro de trajeto, e fiéis cercaram o veículo.
    - Às 17h, Francisco começa seu desfile de papamóvel pelo Centro do Rio, ovacionado pelos peregrinos.
    - Uma hora depois, o pontífice chegava ao Palácio Guanabara, para a cerimônia de boas-vindas com autoridades. "Aprendi que para ter acesso ao povo brasileiro, é preciso ingressar pelo portal do seu imenso coração; por isso, permitam-se que nesta hora eu possa bater delicadamente a esta porta", disse, em seu primeiro discurso.
    - Às 19h15, o papa deixa o Palácio Guanabara e, ao virar as costas, a manifestação que ocorria em frente ao local se transforma em mais um confronto com a polícia, que termina com presos e feridos após muita correria e confusão.
  2. 22h30: Dois detidos são libertados
    Dois dos presos no protesto são soltos pela polícia. Felipe Assis e Felipe Peçanha são integrantes da Mídia Ninja. Eles afirmam terem sido impedidos de registrar o ato em frente à delegacia. Do lado de fora, o grupo de manifestantes comemora, mas pede que os outros detidos também sejam libertados - são cinco no total, de acordo com a PM. Segundo a Secretaria de Segurança, um jovem está sendo atendido no Hospital Souza Aguiar, no Centro, ferido com tiro de borracha. A Polícia Militar volta a negar o uso de arma letal no confronto. "Não foi tiro de fuzil. Foi projétil não letal (borracha) na perna", afirmou, em seu perfil no Twitter.
  3. #ninjaspresos Maior protesto contra a ditadura velada no Brasil em frente a delegacia no Rio de Janeiro!!!
  4. 22h04: Policiais militares tiraram nomes da farda
    Em frente à delegacia, os manifestantes antes concentrados no Largo do Machado, criticam o fato de policiais militares terem tirado seus nomes dos uniformes. A identificação é obrigatória. "Cadê o nome na farda?", questiona o grupo que pede a libertação dos presos após o protesto no Palácio Guanabara.
  5. 21h35: Manifestantes dizem que PM usou arma letal
    Manifestantes afirmam que pelo menos cinco pessoas foram baleadas por armas letais após o protesto desta segunda-feira. Entre as vítimas, estaria um estudante de medicina, que diz ter visto outro ferido da mesma forma. Eles garantem ter visto policiais militares dando tiros de fuzil. A PM nega. O Batalhão de Choque cerca a 9ª DP, para onde foram levados os cinco presos até o momento. Em frente ao local, um grupo ganha força e pede a libertação de todos. No interior da delegacia, o medo é de invasão. Janelas e portas estão trancadas e ninguém entra ou sai do local. Mídia Ninja publica vídeo do momento da prisão de dois de seus integrantes. O grupo ficou conhecido por cobrir os protestos do lado dos manifestantes. 
    1. 21h31: Cinco presos durante confronto com a PM
      A Polícia Militar corrige o número de detidos durante confronto após protesto em frente à sede do governo do Estado. "São 5 presos até o momento: 1 por desacato, 3 com coquetéis molotov e 1 por atirar pedras em policiais", informa o perfil da corporação no Twitter.
    2. 21h15: Protesto em frente à delegacia contra prisões
      Um grupo de manifestantes protesta em frente à 9ª Delegacia de Polícia, para onde foram encaminhados os detidos pela PM durante confronto no entorno do Palácio Guanabara. Eles pedem a libertação de dois integrantes da Mídia Ninja - como se intitula um grupo que cobre os atos no Rio de Janeiro do lado dos manifestantes. "Liberta a Ninja", gritam. Segundo o perfil da PM no Twitter, eles são acusados de incitar a violência durante o protesto. O subchefe de Polícia Civil, Sérgio Caldas, acompanha a movimentação na delegacia.
    3. 21h05: Manifestantes e policiais migram para o Largo do Machado
      O protesto desta segunda-feira volta ao ponto de partida, o Largo do Machado, próximo ao Palácio Guanabara, onde a segurança está reforçada por grades e centenas de agentes. Manifestantes tomaram a escadaria da Igreja de Nossa Senhora da Glória, e gritam palavras de ordem contra o governador Sérgio Cabral. O Batalhão de Choque cerca o local.
    4. 21h: Polícia publica vídeo de bomba que iniciou confronto
      A Polícia Militar divulgou um vídeo que mostra manifestantes atirando um coquetel molotov contra os agentes no entorno do Palácio Guanabara. Esse ato foi o que deu início ao confronto, afirma a corporação em seu perfil no Twitter. Seis pessoas foram presas até o momento: dois praticando de assalto, um flagrado com vinte coquetéis molotov, um por desacato e os dois últimos acusados de incitar a violência, diz a PM. Todos foram encaminhados à 9ª Delegacia de Polícia, mais próxima. 
      1. 20h46: Mais dois manifestantes são presos
        O Batalhão de Choque prendeu mais dois manifestantes após confronto próximo ao Palácio Guanabara. Eles foram flagrados praticando assaltos, afirma o Twitter da PM. São quatro os detidos até o momento - outro por portar coquetéis molotov e um por desacato. Todos estão sendo encaminhados à 9ª Delegacia de Polícia, mais próxima. A PM nega ter usado qualquer tipo de arma letal para dispersar a multidão. A segurança em frente à sede do governo do estado está reforçada e volta à normalidade. Ainda há tensão e pequenos confrontos nas ruas próximas. 
        1. 20h38: PM foi atingido por coquetel molotov
          A Polícia Militar afirma que um agente foi atingido por coquetel molotov, jogado por manifestantes. Com queimaduras no tórax, ele foi encaminhado ao hospital com urgência, informa o perfil da corporação no Twitter. O porta-voz do Vaticano, Frederico Lombardi, disse que a comitiva papal foi avisada da confusão pela polícia brasileira, e negou preocupação com o fato. Ele não acredita que o protesto esteja ligado à visita do pontífice. No evento criado no Facebook, os manifestantes confirmam que o ato não tem motivação religiosa.
        2. Toda manifestação popular espontânea, partidária e não anônima me emociona.. bonito o povo no RJ para ver o papa
        3. 20h25: Papa diz que terá 'semana estupenda' no Rio
          Francisco tem usado o Twitter para se comunicar com os jovens durante Jornada Mundial da Juventude. Pouco depois de desembarcar no Rio de Janeiro, onde teve seu primeiro contato com o público em um desfile no papamóvel pelo Centro, o papa mostrou animação em sua primeira viagem internacional desde a eleição para o cargo máximo da Igreja. "Hoje começamos uma semana estupenda no Rio; que ela seja uma ocasião para aprofundar a nossa amizade em Jesus Cristo!", escreveu, no perfil ‏@Pontifex_pt.
        4. Hoje começamos uma semana estupenda no Rio; que ela seja uma ocasião para aprofundar a nossa amizade em Jesus Cristo!
        5. 20h05: Jovem é preso com coquetel molotov, diz PM
          A Polícia Militar informa, em seu perfil no Twitter, que um manifestante foi preso na Rua das Laranjeiras, portando 20 coquetéis molotov. "O elemento que portava o material explosivo está sendo conduzido a DP para ser autuado. @MidiaNINJA convoca advogados da @OABRJ_oficial para defender elementos presos com Coquetel Molotov." O Batalhão de Choque cerca a Rua das Laranjeiras e o Largo do Machado, no entorno do Palácio Guanabara. Outra pessoa foi presa por desacato. 19h55: Feridos no confronto do Guanabara
          Há policiais e manifestantes feridos na manifestação em frente à sede do governo do estado. Um fotógrafo da agência France-Presse foi atingido na cabeça. "Manifestação transcorreu com tranquilidade até a atuação dos Black Blocs. #VandalismoNão", publicou a Polícia Militar, em seu perfil no Twitter. A corporação diz que agentes precisaram agir para evitar saques. A Lojas Americanas, na Rua das Laranjeiras, foi depredada. "Cerca de 1500 manifestantes que estavam na Rua Álvaro Chaves, ao lado do Estádio do Fluminense - Laranjeiras/Rio de Janeiro começaram a praticar ato de vandalismo, jogando coquetel molotov e confrontando-se com o policiamento que encontra-se no local." 
          1. 19h48: Confusão em frente ao Palácio Guanabara
            Poucos minutos após a saída do papa da sede do governo do estado, começou o tumulto nos acessos ao Palácio Guanabara. Manifestantes jogaram sinalizadores e bombas caseiras contra a polícia, que revidou com jatos d'água para dispersar a multidão. Também foram lançadas bombas de gás lacrimogêneo por parte dos PMs, mas em pouca quantidade. Do lado dos manifestantes voavam mais pedras, bombas caseiras e fogos de artifício.
          2. 19h47: Papa chega à residência da Igreja. Agenda encerrada
            Francisco chega de carro à residência da Igreja, no Sumaré, Zona Norte do Rio, onde fica hospedado até domingo. A casa é a mesma que hospedou João Paulo II em suas duas visitas ao Brasil, em 1980 e 1997. No local também ficará toda a comitiva papal, com cerca de 40 pessoas. Para terça-feira, não há compromissos na agenda oficial do pontífice, segundo a qual ele ficará todo o dia recluso na residência. Mas como é conhecido por quebrar protocolos, pode ser que Francisco mude a programação. No cardápio feito especialmente para ele, estão incluídos churrasco e pão de queijo.

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

URGENTE: Morre humorista Batoré em SP

  Nesta segunda-feira, 10, a luta do humorista Batoré contra o câncer chegou ao fim. Ivanildo Gomes Nogueira, o histórico comediante da "A Praça é Nossa" Batoré, infelizmente faleceu. O humorista nasceu em Pernambuco e se mudou para São Paulo ainda criança. Antes de se tornar ator, jogou futebol nas categorias de base em times paulistas. Fez história e marcou época na TV Brasileira. Na web, internautas estão lamentando a morte do artista e desejando conforto aos familiares. fonte: Jornal da Cidade online

Prepare o seu bolso, gasolina sobe no próximo domingo 1º de fevereiro

A tributação sobre os combustíveis será elevada a partir deste domingo (1º), conforme o decreto presidencial publicado no "Diário Oficial da União". Segundo o Fisco, o impacto do aumento será de R$ 0,22 por litro para a gasolina e de R$ 0,15 para o diesel. O governo espera arrecadar R$ 12,18 bilhões com a medida em 2015. O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de São Paulo (Sindipetro), José Alberto Paiva Gouveia, afirma que a expectativa é que as distribuidoras repassem o valor total da cobrança aos postos já a partir de domingo. "Se elas repassarem, vamos elevar os preços integralmente já no domingo, porque senão já não teremos margem para comprar mais combustíveis na segunda-feira", explica o executivo. O Sindicom (Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes) informou que a decisão de repassar ou não o aumento é de cada distribuidora, não havendo posicionamento oficial do...

Homenagem a Chapecoense direto da Colômbia na íntegra, assista

fonte: https://www.youtube.com/watch?v=0cT2w8K6UF4

AO VIVO - TV Senado - Assista à nossa programação - 24/07/2017

fonte: youtube

Novo Cruze x Sentra x Focus Fastback x Corolla, supercomparativo sedãs médios

Se o ano passado foi dos SUVs compactos, 2016 ficará marcado pela estreia de novos sedãs médios no mercado brasileiro. E isso acontece justamente numa época em que o Corolla nada de braçada no mercado, chegando a vender mais que os concorrentes somados. Pois a GM já trouxe o novo Cruze para a briga, e ele chega mais forte do que nunca – literalmente, por conta do motor turbo. Por sua vez, a Nissan deu uma repaginada no Sentra e aproveitou para rechear seu sedã com equipamentos. Em breve vem mais: no fim de julho chega o novo Honda Civic e, um pouco depois, a nova geração do Hyundai Elantra. Mesmo ainda aguardando o Civic, a estreia do Cruze merecia uma recepção de gala. Por isso, nós do CARPLACE  escalamos nada menos que o líder Corolla, o renovado Sentra e a referência em dinâmica Focus Fastback para um encontro com a novidade da Chevrolet. Todos na versão topo de linha, com preços variando entre R$ 96 mil e R$ 107 mil. Qual deles é o sedã médio ...

Renault Kardian é o Carro do Ano 2025

O   Renault Kardian  é o grande vencedor do  Carro do Ano 2025 . O modelo concorreu contra   BYD Dolphin Mini ,   Citroën Basalt ,   Hyundai Creta   e   Peugeot 2008   na categoria principal da premiação mais importante da indústria A 58ª edição do Carro do Ano contou ainda com   outras seis categorias de carros e três de motores . Os   finalistas do prêmio   foram escolhidos por indicação direta de 26 jurados especialistas no segmento, seguindo os critérios de modelos pré-finalistas classificados pelo Comitê Gestor. O   limite foi de cinco finalistas por categoria , e apenas um modelo por marca pode ser classificado em uma mesma classe,   conforme previsto no regulamento . Vale lembrar que a auditoria do Carro do Ano 2025 foi feita pela   EY .  automotiva brasileira. Essa é a primeira vez que a   Renault   — e uma fabricante francesa — vence o prêmio.  O   Renault Kardian é o grande venc...

Executivo da Chevrolet confirma, Novo Cruze Hatch estréia no Salão de Automóvel

Confirmada a estreia da nova geração do Cruze no Brasil para junho (a apresentação na Argentina já aconteceu), as atenções se voltam agora para o lançamento da versão hatchback. Em entrevista concedida ao site  Auto Blog Argentina , Ignacio Pierrez, executivo da Chevrolet no país vizinho, adiantou que a chegada do modelo ao mercado acontecerá poucos meses depois da carroceria sedã. De acordo com Pierrez, a apresentação pública da novidade será durante o Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro. Apresentado na edição deste ano do Salão de Detroit, o Cruze Hatch chama atenção nesta segunda geração pela pegada esportiva e jovial do visual. Internamente terá o espaço interno como grande atrativo, mantendo os 2,70 metros de entre-eixos do sedã e tendo capacidade para acomodar 524 litros (padrão norte-americano). O modelo também herdará do sedã a lista de equipamentos bem recheada, que deve incluir MyLink II, sistema de estacionamento automático, Start/Stop e o...

Confusão em baile funk termina com nove mortos em Paraisópolis

Um baile funk em Paraisópolis, uma das maiores comunidades de São Paulo, terminou ao menos com nove pessoas mortas, após um tumulto na madrugada deste domingo (1º), com a chegada de policiais militares que perseguiam suspeitos na região. Entre as vítimas, uma mulher e oitos homens - dois deles de 16 anos. A polícia diz que não houve disparo de arma de fogo pelos policiais.  De acordo com a corporação, policiais do 16º Batalhão Metropolitano que faziam patrulhamento na Operação Pancadão no bairro reagiram após dois homens em uma moto efetuarem disparos de arma de fogo.  Houve perseguição e os agentes, que também estavam de moto, seguiram os homens até o baile funk que acontecia na comunidade e reunia, por volta das 4h, cerca de 5.000 pessoas. A PM afirma que os criminosos continuaram atirando enquanto fugiam.  Ainda de acordo com a PM, frequentadores do baile funk atiraram objetos, como pedras e garrafas nos policiais, que solicitaram reforço à Força T...

Quanto é o salário de engenheiros, técnicos, mecânicos e outros funcionários da F1, confira

Quando se fala em salários da Fórmula 1, você logo pensa nas cifras milionárias recebidas pelos pilotos. Caras como Hamilton, Vettel e Alonso chegam a ganhar mais de 15 milhões de euros por temporada, mas pouco se sabia sobre os salários pagos aos funcionários mais mundanos da categoria, como mecânicos e engenheiros de pista. Ao menos até agora. Cada equipe de Fórmula 1 emprega, em média, 90 pessoas, divididos em funções técnicas e administrativas. Da secretária aos motoristas de caminhão, passando por mecânicos, gerentes de marketing e engenheiros de pista, os salários são pagos de acordo com o nível de responsabilidade da função, como em qualquer empresa “comum”. O  site esportivo Marca , da Espanha, conseguiu reunir o  salário anual  médio das equipes intermediárias da Fórmula 1 como Lotus e Force India. Segundo a lista dos espanhóis, os salários das funções administrativas são: Gerentes de Contas Publicitárias — 70.000 euros Assistente de Conta — 50.000 euros...

Cansou do Facebook? 50 outras redes sociais que estão bombando

  "Ninguém mais vai àquele lugar. É muito lotado.” A frase célebre, dita pelo jogador de beisebol Yogi Berra sobre um restaurante badalado de Saint Louis, nos Estados Unidos, sintetiza um comportamento típico do ser humano. Gostamos de estar na moda e de frequentar ambientes descolados. Quando todos descobrem a novidade, o prazer de estar lá perde a graça e sentimos que precisamos descobrir novos lugares. Chegar antes da multidão é muito mais divertido do que fazer parte dela. A regra de Yogi Berra vale também para o mundo virtual. Nos anos que se seguiram à fundação do Facebook em Harvard, em 2004, não havia lugar mais legal na internet. Todos queriam descobrir o que fazia a cabeça dos universitários americanos. Hoje, é difícil pensar num site mais banal. Os jovens de Harvard foram seguidos por crianças e adolescentes de todas as partes do mundo, que volta e meia esbarram em seus pais e avós na mesma rede. Ter um cadastro no Facebook não diz absolutamente nada sobre a pe...