Pular para o conteúdo principal

Papa no Brasil: Francisco surpreende segurança e vai ao encontro do povo

Papa Francisco acena para fiéis durante visita ao Rio de Janeiro

O papa teve o primeiro contato com os brasileiros na rua, como queria. Mas a segurança não conseguiu mantê-lo dentro do roteiro proposto, como se previa. Francisco chegou ao Rio recepcionado por uma multidão calorosa. Desvencilhou-se rapidamente da fila de autoridades na Base Aérea do Galeão, embarcou em um carro sem requinte e percorreu o caminho até o Centro. De vidros abertos, o primeiro papa latino-americano acenava o tempo todo, e manteve a janela abaixada até nos momentos em que uma pequena multidão se espremia para enxergá-lo dentro do Fiat Idea. Com mais sorte que planejamento, o deslocamento do pontífice se deu sem problemas até o Centro. Mas outro problema, este já na conta de fatos inevitáveis das autoridades locais, acabou se confirmando: depois da saída do papa, um novo tumulto entre manifestantes e policiais aconteceu no Guanabara, com feridos e presos. Os primeiros momentos do papa Francisco no Brasil só não foram tranquilos para a segurança. No trajeto até o Centro, pela pista lateral da Avenida Francisco Bicalho, onde estava a multidão, ele foi saudado e acabou preso em um congestionamento. O caminho não era o previsto pelas autoridades de segurança, mas acabou sendo adotado na hora com aval da Polícia Federal. A partir da Catedral Metropolitana, Francisco seguiu no papamóvel, para um rápido passeio até o Theatro Municipal e, de lá, novamente no Fiat até o Aeroporto Santos Dumont, de onde foi levado de helicóptero para o Palácio Guanabara, sede do governo do estado. Tumulto – O clima se manteve pacífico até às 19h45. No momento exato em que o papa chegava à Residência Assunção, no Sumaré, para pernoitar, começou o confronto entre manifestantes e policiais nas imediações do Palácio Laranjeiras, residência oficial do governador estadual que passa por reformas. Foram lançadas bombas de efeito moral e houve correria. Repórteres do site de VEJA presenciaram o momento do lançamento de duas bombas caseiras de um grupo em direção à PM. Pelo menos um policial sofreu queimaduras e foi levado para um hospital próximo.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que cinco feridos foram atendidos no Hospital Souza Aguiar, no Centro. Dois foram atingidos por balas de borracha e outros dois estavam com traumas na face e na mão. O quinto paciente estava com um ferimento na perna cuja causa não foi identificada. Exames não encontraram sinais de projétil. A PM negou ter usado armas letais no protesto.
Pelo Twitter, a Polícia Militar informou a prisão de cinco pessoas: um por desacato, três com coquetéis molotov e um por atirar pedras em policiais. Dois integrantes do grupo Mídia Ninja, que cobre os protestos do lado dos manifestantes, também foram detidos, acusados de incitar violência, mas liberados pouco depois, diante de gritos à porta da delegacia. No fim da noite, a Polícia Civil enviou um balanço informando a prisão de duas pessoas, a apreensão de um menor e a autuação de outras cinco pessoas na 9ª DP (Catete). Houve, ainda, a apreensão de onze coquetéis molotov.
Os protestos da noite de segunda-feira prenunciam momentos delicados para a segurança de Francisco nos eventos de Copacabana e de Guaratiba. A expectativa de ter entre 1,5 milhão e 2 milhões de pessoas torna mais difícil o trabalho dos policiais, que poderão barrar alguns grupos isolados, mas dificilmente terão como controlar manifestantes que queiram levantar palavras de ordem ou, como em quase todas as manifestações, estejam dispostos a confrontos violentos.
Através de seu porta-voz, o pontífice afirmou, logo depois de se retirar para a Residência Assunção, que não ficou assustado com o assédio da multidão. O mesmo não se pode dizer de quem cuida da segurança da comitiva. 

Acompanhe o 1º dia do papa no Brasil

Francisco chega ao Rio para participar da Jornada Mundial da Juventude, que começa oficialmente na terça e termina no domingo. Com reportagem de Adriana Dias Lopes, Carolina Farina, Cecília Ritto e Pâmela Oliveira.
  1. RESUMO DO DIA
    - O papa Francisco desembarcou na base aérea do Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, às 16h.
    - A caminho do Centro, o carro que levava o pontífice parou no trânsito, em um erro de trajeto, e fiéis cercaram o veículo.
    - Às 17h, Francisco começa seu desfile de papamóvel pelo Centro do Rio, ovacionado pelos peregrinos.
    - Uma hora depois, o pontífice chegava ao Palácio Guanabara, para a cerimônia de boas-vindas com autoridades. "Aprendi que para ter acesso ao povo brasileiro, é preciso ingressar pelo portal do seu imenso coração; por isso, permitam-se que nesta hora eu possa bater delicadamente a esta porta", disse, em seu primeiro discurso.
    - Às 19h15, o papa deixa o Palácio Guanabara e, ao virar as costas, a manifestação que ocorria em frente ao local se transforma em mais um confronto com a polícia, que termina com presos e feridos após muita correria e confusão.
  2. 22h30: Dois detidos são libertados
    Dois dos presos no protesto são soltos pela polícia. Felipe Assis e Felipe Peçanha são integrantes da Mídia Ninja. Eles afirmam terem sido impedidos de registrar o ato em frente à delegacia. Do lado de fora, o grupo de manifestantes comemora, mas pede que os outros detidos também sejam libertados - são cinco no total, de acordo com a PM. Segundo a Secretaria de Segurança, um jovem está sendo atendido no Hospital Souza Aguiar, no Centro, ferido com tiro de borracha. A Polícia Militar volta a negar o uso de arma letal no confronto. "Não foi tiro de fuzil. Foi projétil não letal (borracha) na perna", afirmou, em seu perfil no Twitter.
  3. #ninjaspresos Maior protesto contra a ditadura velada no Brasil em frente a delegacia no Rio de Janeiro!!!
  4. 22h04: Policiais militares tiraram nomes da farda
    Em frente à delegacia, os manifestantes antes concentrados no Largo do Machado, criticam o fato de policiais militares terem tirado seus nomes dos uniformes. A identificação é obrigatória. "Cadê o nome na farda?", questiona o grupo que pede a libertação dos presos após o protesto no Palácio Guanabara.
  5. 21h35: Manifestantes dizem que PM usou arma letal
    Manifestantes afirmam que pelo menos cinco pessoas foram baleadas por armas letais após o protesto desta segunda-feira. Entre as vítimas, estaria um estudante de medicina, que diz ter visto outro ferido da mesma forma. Eles garantem ter visto policiais militares dando tiros de fuzil. A PM nega. O Batalhão de Choque cerca a 9ª DP, para onde foram levados os cinco presos até o momento. Em frente ao local, um grupo ganha força e pede a libertação de todos. No interior da delegacia, o medo é de invasão. Janelas e portas estão trancadas e ninguém entra ou sai do local. Mídia Ninja publica vídeo do momento da prisão de dois de seus integrantes. O grupo ficou conhecido por cobrir os protestos do lado dos manifestantes. 
    1. 21h31: Cinco presos durante confronto com a PM
      A Polícia Militar corrige o número de detidos durante confronto após protesto em frente à sede do governo do Estado. "São 5 presos até o momento: 1 por desacato, 3 com coquetéis molotov e 1 por atirar pedras em policiais", informa o perfil da corporação no Twitter.
    2. 21h15: Protesto em frente à delegacia contra prisões
      Um grupo de manifestantes protesta em frente à 9ª Delegacia de Polícia, para onde foram encaminhados os detidos pela PM durante confronto no entorno do Palácio Guanabara. Eles pedem a libertação de dois integrantes da Mídia Ninja - como se intitula um grupo que cobre os atos no Rio de Janeiro do lado dos manifestantes. "Liberta a Ninja", gritam. Segundo o perfil da PM no Twitter, eles são acusados de incitar a violência durante o protesto. O subchefe de Polícia Civil, Sérgio Caldas, acompanha a movimentação na delegacia.
    3. 21h05: Manifestantes e policiais migram para o Largo do Machado
      O protesto desta segunda-feira volta ao ponto de partida, o Largo do Machado, próximo ao Palácio Guanabara, onde a segurança está reforçada por grades e centenas de agentes. Manifestantes tomaram a escadaria da Igreja de Nossa Senhora da Glória, e gritam palavras de ordem contra o governador Sérgio Cabral. O Batalhão de Choque cerca o local.
    4. 21h: Polícia publica vídeo de bomba que iniciou confronto
      A Polícia Militar divulgou um vídeo que mostra manifestantes atirando um coquetel molotov contra os agentes no entorno do Palácio Guanabara. Esse ato foi o que deu início ao confronto, afirma a corporação em seu perfil no Twitter. Seis pessoas foram presas até o momento: dois praticando de assalto, um flagrado com vinte coquetéis molotov, um por desacato e os dois últimos acusados de incitar a violência, diz a PM. Todos foram encaminhados à 9ª Delegacia de Polícia, mais próxima. 
      1. 20h46: Mais dois manifestantes são presos
        O Batalhão de Choque prendeu mais dois manifestantes após confronto próximo ao Palácio Guanabara. Eles foram flagrados praticando assaltos, afirma o Twitter da PM. São quatro os detidos até o momento - outro por portar coquetéis molotov e um por desacato. Todos estão sendo encaminhados à 9ª Delegacia de Polícia, mais próxima. A PM nega ter usado qualquer tipo de arma letal para dispersar a multidão. A segurança em frente à sede do governo do estado está reforçada e volta à normalidade. Ainda há tensão e pequenos confrontos nas ruas próximas. 
        1. 20h38: PM foi atingido por coquetel molotov
          A Polícia Militar afirma que um agente foi atingido por coquetel molotov, jogado por manifestantes. Com queimaduras no tórax, ele foi encaminhado ao hospital com urgência, informa o perfil da corporação no Twitter. O porta-voz do Vaticano, Frederico Lombardi, disse que a comitiva papal foi avisada da confusão pela polícia brasileira, e negou preocupação com o fato. Ele não acredita que o protesto esteja ligado à visita do pontífice. No evento criado no Facebook, os manifestantes confirmam que o ato não tem motivação religiosa.
        2. Toda manifestação popular espontânea, partidária e não anônima me emociona.. bonito o povo no RJ para ver o papa
        3. 20h25: Papa diz que terá 'semana estupenda' no Rio
          Francisco tem usado o Twitter para se comunicar com os jovens durante Jornada Mundial da Juventude. Pouco depois de desembarcar no Rio de Janeiro, onde teve seu primeiro contato com o público em um desfile no papamóvel pelo Centro, o papa mostrou animação em sua primeira viagem internacional desde a eleição para o cargo máximo da Igreja. "Hoje começamos uma semana estupenda no Rio; que ela seja uma ocasião para aprofundar a nossa amizade em Jesus Cristo!", escreveu, no perfil ‏@Pontifex_pt.
        4. Hoje começamos uma semana estupenda no Rio; que ela seja uma ocasião para aprofundar a nossa amizade em Jesus Cristo!
        5. 20h05: Jovem é preso com coquetel molotov, diz PM
          A Polícia Militar informa, em seu perfil no Twitter, que um manifestante foi preso na Rua das Laranjeiras, portando 20 coquetéis molotov. "O elemento que portava o material explosivo está sendo conduzido a DP para ser autuado. @MidiaNINJA convoca advogados da @OABRJ_oficial para defender elementos presos com Coquetel Molotov." O Batalhão de Choque cerca a Rua das Laranjeiras e o Largo do Machado, no entorno do Palácio Guanabara. Outra pessoa foi presa por desacato. 19h55: Feridos no confronto do Guanabara
          Há policiais e manifestantes feridos na manifestação em frente à sede do governo do estado. Um fotógrafo da agência France-Presse foi atingido na cabeça. "Manifestação transcorreu com tranquilidade até a atuação dos Black Blocs. #VandalismoNão", publicou a Polícia Militar, em seu perfil no Twitter. A corporação diz que agentes precisaram agir para evitar saques. A Lojas Americanas, na Rua das Laranjeiras, foi depredada. "Cerca de 1500 manifestantes que estavam na Rua Álvaro Chaves, ao lado do Estádio do Fluminense - Laranjeiras/Rio de Janeiro começaram a praticar ato de vandalismo, jogando coquetel molotov e confrontando-se com o policiamento que encontra-se no local." 
          1. 19h48: Confusão em frente ao Palácio Guanabara
            Poucos minutos após a saída do papa da sede do governo do estado, começou o tumulto nos acessos ao Palácio Guanabara. Manifestantes jogaram sinalizadores e bombas caseiras contra a polícia, que revidou com jatos d'água para dispersar a multidão. Também foram lançadas bombas de gás lacrimogêneo por parte dos PMs, mas em pouca quantidade. Do lado dos manifestantes voavam mais pedras, bombas caseiras e fogos de artifício.
          2. 19h47: Papa chega à residência da Igreja. Agenda encerrada
            Francisco chega de carro à residência da Igreja, no Sumaré, Zona Norte do Rio, onde fica hospedado até domingo. A casa é a mesma que hospedou João Paulo II em suas duas visitas ao Brasil, em 1980 e 1997. No local também ficará toda a comitiva papal, com cerca de 40 pessoas. Para terça-feira, não há compromissos na agenda oficial do pontífice, segundo a qual ele ficará todo o dia recluso na residência. Mas como é conhecido por quebrar protocolos, pode ser que Francisco mude a programação. No cardápio feito especialmente para ele, estão incluídos churrasco e pão de queijo.

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

Você anda de carro só com cheiro de combustível? Fique atento com rico da pane seca

Você é daqueles que   costuma andar de carro só com cheiro de combustível? Se sim, não faça mais isso. Você pode estar pondo em risco o automóvel e a integridade física de quem está lá dentro. Veja as dicas de Daniel Lovizaro, gerente de Assistência, Serviços e Treinamento Técnico automotivo da Bosch, e encha o tanque! RISCO MÁXIMO O principal risco da pane seca é que o veículo pare de funcionar de forma imediata, podendo ocasionar acidentes graves no trânsito. BOMBA Há o risco de redução da vida útil da bomba elétrica de combustível, cuja função é levar o que está no tanque para o sistema de alimentação do motor. Isto porque este componente é elétrico e refrigerado pelo próprio combustível. Assim, com o tanque sempre na reserva, a capacidade de refrigeração fica reduzida, aumentando a temperatura de trabalho do sistema. SUJEIRA Com o tanque sempre vazio também pode ocorrer o acúmulo de sujeira dentro da peça. As impurezas aspiradas pela bomba podem gerar saturação ...

AO VIVO - Jornal da BandNews FM - Com Ricardo Boechat11/08/2017

fonte: youtube

Aos 75 anos, Betty Faria admite fumar maconha, diz que adora a erva

Apenas dois dias depois de assumir que foi usuária de maconha e defender a liberação da erva no país, a atriz Betty Faria se disse admirada com o comportamento das pessoas. A declaração foi dada durante entrevista a Pedro Bial e repercutiu. Betty, que tem 75 anos, diz que embora tenha recebido elogios, ela não entende o reboliço em cima do assunto, segundo informações do Extra. "Mas gente, os EUA comercializando a maconha de uma maneira fantástica, e as pessoas aqui se assustando com o que eu falei... Isso é muito antigo! Por isso é que continua a hipocrisia neste país", rebate. A atriz se orgulha ainda de ter sido verdadeira no bate-papo e se diz satisfeita com a participação no "Programa do Bial", do GNT. "Não foi coragem, a verdade precisa ser dita. Alguém tem que quebrar o estado de vida fingidinho das pessoas. Não cabe mais esse fingimento, estamos vivendo muitas coisas sérias. Temos uma falta nos hospitais públicos, nas escolas, na segurança.....

Projeto de lei da TV Globo quer taxar usuários de rede social

https://x.com/JoseDinisPFons1/status/1861852570823565461  

GM revisa investimento de US$ 1 bi e anuncia nova plataforma global

A General Motors está reavaliando o plano de investimento de US$ 1 bilhão para a Índia e colocou na conta o desenvolvimento de uma nova plataforma global para mercados emergentes. O grupo repensou sua estratégia após as vendas caírem quase 40% em relação ao ano passado, derrubando o market share no segmento de carros de passeio para menos de 1% no país. Queda nos emplacamentos e maior rigor nas regras de emissões de carros a diesel também pesaram na mudança de planos. O fabricante norte-americano já tinha firmado o compromisso de investir US$ 1,0 bi no país, o que incluía, entre outras coisas, o lançamento de uma minivan (abandonada em favor de um SUV compacto) e agora uma nova plataforma modular, projetada para produzir carros compactos destinados a mercados emergentes. “Estamos realizando uma revisão completa de nosso programa para futuros produtos na Índia”, Swati Bhattacharya, porta-voz da GM Índia, disse em comunicado. “Como resultado, estamos também colocando em ...

8º dia de greve: caminhoneiros protestam mesmo após anúncio de Temer

Há protestos em AL, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MS, MT, PB, PE, PR, RJ, RN, RS, SC, SE, SP e TO Caminhoneiros ainda bloqueiam rodovias do RJ, mas não estão mais na entrada da Reduc 8 aeroportos estão sem combustível, diz Infraero fonte; G1

Por meio de Medida Provisória, Temer muda tudo no ensino médio

O  ensino médio  vai mudar. Radical e rapidamente. O presidente Michel Temer  sancionou a  Medida Provisória  que mexe no currículo, na organização e na carga horária dos últimos anos da educação básica.  Flexibilização de grade curricular ,  aumento do número de horas de aula  e  ensino integral  em metade da rede estão entre as principais mudanças que começam a ser postas em prática já a partir de 2017/2018 – dependendo somente de quando a Base Nacional Curricular Comum entrar em vigor.  A mudança mais sentida será na grade de disciplinas dos alunos. Hoje, o estudante encara 13 matérias fixas  (língua portuguesa, matemática, biologia, física, química, filosofia, inglês, geografia, história, sociologia, educação física, educação artística, literatura)  em 25 horas de aula semanal.  A partir do próximo ano, as escolas se organizarão para o aluno escolher entre  itinerários formativos  – o nome dado pe...

Tiago Iorc em clipe "Amei Te Ver" com Bruna Marquezine seminua, assista

Bruna Marquezine vai tirar alguns dias de folga depois do fim de  I Love Paraisópolis , novela que deixou a faixa das sete da Globo na última semana. Mas a sua imagem não vai descansar completamente. O cantor e compositor Tiago Iorc está divulgando nesta segunda-feira o clipe de  Amei te Ver , em que canta, ao longo de quatro minutos e vinte e dois segundos, abraçado a uma Bruna seminua. Um detalhe: Iorc é namorado de outra global, a atriz Isabelle Drummond. No clipe, Bruna aparece apenas de calça, sem qualquer peça acima da cintura. Mas não mostra nada demais: como está o tempo todo abraçada a Iorc, só se veem as suas costas. fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/entretenimento/seminua-bruna-marquezine-abraca-e-nao-larga-tiago-iorc-em-clipe

Como o valor do meu ingresso do cinema é dividido entre quem produz, distribui e exibe o filme?

Como o valor do meu ingresso do cinema é dividido entre quem produz, distribui e exibe o filme? William Brito, Jundiaí, SP fontes: Livro  O Economista de Hollywood , de Edward Epstein, e Marcos Petrucelli, crítico de cinema. Superinteressante

Exército defende “kids pretos”

 A pressão da esquerda para acabar com as Forças Especiais do Exército, os chamados "kids pretos", aumentou depois que a Polícia Federal acusou ao menos quatro militares de usar seu treinamento especial para planejar o assassinato de autoridades. O Exército prometeu uma reformulação no próximo ano, porém, não pretende acabar com a unidade. Saiba quais são os planos. Militares na mira de Moraes. O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou que o Exército forneça informações sobre visitas aos militares presos pela suposta tentativa de golpe de Estado. Contra o decreto de Lula. Parlamentares de oposição e governadores prometem trabalhar para derrubar o decreto que regula o uso da força por policiais. Informações: Gazeta do Povo/ https://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/bom-dia/exercito-kids-pretos-moraes-questiona-militares/