Pular para o conteúdo principal

As mentiras de Garotinho, levado para a delegacia após dizer ter sido agredido na cadeia

Rio - O ex-governador Anthony Garotinho, O ex-governador Anthony Garotinho, preso na Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica, prestou queixa na 21ª DP (Bonsucesso) de que foi agredido na cela na noite desta quinta-feira. Em depoimento na delegacia, Garotinho contou que invadiram a cela dele e o agrediram com golpes de porrete no joelho e um pisão no pé. Garotinho também teria sido ameaçado.
Fontes da polícia revelaram à Coluna Esplanada que as câmeras de segurança não registraram as agressões relatadas por Garotinho. Segundo alguns funcionários da Cadeia Pública de Benfica, o ex-governador teria provocado as próprias lesões.
De acordo com Carlos Azeredo, advogado de Garotinho, o ex-governador foi socorrido pelo médico e ex-secretário de Saúde do governo Cabral, Sérgio Cortes. Sergio Cabral, Sérgio Côrtes e outros políticos e empresários acusados de participar da organização criminosa que saqueou os cofres do Estado do Rio também estão presos em Benfica. 
Segundo Azeredo, Garotinho relatou que uma pessoa invadiu a cela dele e "deu um porrete no joelho e um pisão no pé". Além disso, o advogado contou que o ex-governador foi ameaçado.
As primeiras informações foram de que Garotinho apareceu com joelho machucado e com um dos dedos do pé inchado. Ele chegou por volta de meio-dia à delegacia e entrou pela porta dos fundos. 
O presidente do Sindicato dos Servidores do Sistema Penal, Gutembergue Oliveira, que acompanhou o depoimento do agente penitenciário que estava de plantão na madrugada na ala de Anthony Garotinho, defendeu o funcionário.
"O Anthony Garotinho não culpa nenhum agente, porque nao foi nenhum agente que fez isso, mas indiretamente ele atenta contra a reputação do agente porque, para chegar onde ele está, só com a permissão de um agente penitenciário, e ninguém pode chegar lá senao com a permissão de um agente penitenciário. Logo, o agente penitenciário de plantão que estava no posto naquele momento está muito chateado e nós estamos aqui em defesa desse agente. "Vai ser apresentado (imagens) ao órgão competente. Vai ser apresentado à autoridade policial, ao juiz da VEP e para quem desejar. Mas eu afirmo pela minha experiência que o Anthony Garotinho faz como qualquer preso comum quando ele quer conseguir uma transferência, ele imputa algo falso a um funcionário para conseguir o seu intento", disse Oliveira.
"Eu nao assisti (às imagens), mas eu confio na credibilidade, no coordenador de segurança que assistiu. Eu confio no servidor, porque ontem eu estive na unidade inclusive alertando os servidores que o Anthony Garotinho poderia criar uma escaramuça, porque nós conhecemos a índole dele e a forma como ele faz para conseguir isso aí. Os agentes me disseram: é impossível. Toda hora o Anthony pedia desculpa ao funcionário, porque nao era intenção de causar esse entrevero para o funcionário e o funcionário, muito chateado, afirmava para ele: 'você sabe que não aconteceu isso'", prosseguiu Oliveira, afirmando que existe uma câmera no hall das celas, pelo qual é possível ver quem entrou e quem saiu na ala do ex-governador.
O sindicalista afirma ainda que o coordenador do presídio de Benfica, identificado apenas como Rafael, teve acesso às imagens e informou que ninguém teria acesso à cela de Garotinho. Em nota, a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap) informou que aguarda o laudo do IML, que deve ficar pronto na próxima semana. 
Às 19h, a Seap informou que Garotinhoserái transferido para a Cadeia Pública Pedrolino Werling de Oliveira, no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, após decisão da Vara de Execuções Penais (VEP) de mantê-lo em Benfica. 
MP pede transferência de ex-governador
O Ministério Público do Estado do Rio, por meio da 11ª Promotoria de Investigação Penal, pediu à Vara de Execuções Penais, nesta sexta-feira, a transferência do ex-governador Anthony Garotinho para unidade prisional com perfil compatível com a Cadeia Pública José Frederico Marques, onde encontra-se preso.

Em fiscalização realizada na unidade, nesta sexta-feira, o MP verificou o clima de tensão que prevalece no local com a presença de Garotinho junto ao ex-governador Sérgio Cabral e demais integrantes da organização criminosa da qual faz parte. De acordo com a petição, não há meios de ser garantida a preservação da integridade física de Garotinho.
Segundo a petição, é dever da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária garantir a segurança dos internos, afastando potenciais riscos de conflitos que possam, no mínimo, causar tumulto na rotina da unidade.
"Irresponsabilidade", diz advogado
A agressão teria ocorrido na noite desta quinta-feira. "Isso já era previsto. Foi irresponsabilidade de quem o levou para lá. Por isso que, a princípio, ele tinha ido para o quartel do Corpo de Bombeiros. Ele está com o pé direito machucado", disse o advogado do ex-governador.
"Essa pessoa teria dito que Garotinho 'fala demais'. A polícia vai investigar quem é, o local onde ele está tem câmeras de segurança. Ele está com o joelho inchado e dois dedos do pé roxos. A polícia vai investigar essa história de que ele tenha se autolesionado", explicou, acrescentando que o ex-governador deve fazer um retrato falado do suspeito.
Na caçamba da viatura da Seap
Segundo O DIA apurou, Garotinho levou vários documentos e objetos pessoais à 21ª DP (Bonsucesso). O ex-governador foi transportado na caçamba de uma veículo da Seap. Acompanhado pelo advogado, Garotinho prestou depoimento por 3 horas e meia e, em seguida, foi levado de volta para a cela em Benfica.
Presos pela Polícia Federal
O ex-governador e a sua mulher, Rosinha Garotinho, foram presos pela Polícia Federal na quarta-feira. A PF apura os crimes de corrupção, concussão (recebimento de dinheiro indevido ou obtenção de vantagens), participação em organização criminosa e falsidade na prestação das contas eleitorais.
Nas investigações, a PF e o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ) identificaram elementos que apontam que "uma grande empresa do ramo de processamento de carnes firmou contrato fraudulento com uma empresa sediada em Macaé para prestação de serviços na área de informática".




Segundo a polícia, há a suspeita de que os serviços não eram efetivamente prestados e serviam para mascarar repasses irregulares para campanhas eleitorais. O contrato era no valor de R$ 3 milhões. A PF informou ainda que outros empresários denunciaram que o ex-governador cobrava propina nas licitações da Prefeitura de Campos, exigindo o pagamento para que os contratos "fossem honrados pelo poder público daquele município". 
Reportagem de Fabia Oliveira, Gustavo Ribeiro e Rafael Nascimento

fonte: O Dia
youtube

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

GM está saindo de suas torres de sede em Detroit

  A General Motors  planeja transferir sua sede global para o novo complexo  Hudson  ’s em Detroit em 2025, abandonando sua icônica localização no Renaissance Center.  A GM  continuará a ser proprietária do RenCen, como é chamado, e se juntará a uma parceria com a imobiliária Bedrock, a cidade de Detroit e o condado de Wayne para reconstruir o conjunto de torres que dominam o horizonte de Detroit. A GM será a inquilina âncora do projeto Bedrock's Hudson's Detroit, que foi construído no local da antiga loja de departamentos JL Hudson. Esta será a quarta sede da GM em Detroit. A localização fica na Woodward Avenue, onde a GM estabeleceu sua primeira sede em 1911. A GM assinará um  contrato de arrendamento  de 15 anos para os andares superiores de escritórios do complexo Hudson, juntamente com espaços no nível da rua para exibir seus veículos e para atividades públicas.  Hudson's Detroit  é um empreendimento de 1,5 milhão de pés quadrados que, de outra forma, contará com lojas

Invasões do MST chegam a 24 áreas em 10 Estados e no DF

24 propriedades já foram invadidas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em 11 estados do país durante o chamado Abril Vermelho, segundo dados divulgados na manhã desta terça (16) pelo grupo. As ocupações começaram ainda no fim de semana e, de acordo com o movimento, devem se estender até sexta (19) na Jornada Nacional de Lutas em Defesa da Reforma Agrária. Além das invasões, o grupo promoveu outras seis ações diversas como montagem de acampamentos em alguns estados, assembleias e manifestações. As ações ocorrem mesmo após o  anúncio de um programa do governo federal para a reforma agrária que vai destinar R$ 520 milhões  para a compra de propriedades ainda neste ano para assentar cerca de 70 mil famílias do movimento. Entre os estados que tiveram invasões a propriedades estão Pernambuco – com a terceira ocupação de uma área da Embrapa –, Sergipe, Paraná, São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro, Bahia, entre outros. “Até o momento, a Jornada contabiliza a realização de 30 aç

STF proíbe abordagem policial baseada em gênero ou cor da pele

O Supremo Tribunal Federal (STF) proibiu, nesta quinta-feira (11), que abordagens policiais sejam feitas com base em “raça, sexo, orientação sexual, cor da pele, ou aparência física”. A tese fixada pelos ministros será usada em casos semelhantes em instâncias inferiores da Justiça. “A busca pessoal, independente de mandado judicial, deve estar fundada em elementos indiciários objetivos de que a pessoa esteja na posse de arma proibida, ou de objetos ou papeis que constituam corpo de delito, não sendo lícita a realização da medida com base na raça, sexo, orientação sexual, cor da pele, ou aparência física”, diz orientação da Corte. A Corte debateu a chamada “filtragem racial” ou o “perfilamento racial”. Isso significa que eles avaliaram se houve atitudes da polícia motivadas por racismo em relação ao suspeito. O JULGAMENTO O STF elaborou a tese a partir do julgamento de um homem negro que foi condenado por tráfico de drogas por portar 1,53 gramas de cocaína, em 2020, em São Paulo. Nesse

Brasil soltou 57 mil presos na saidinha de Natal, e menos de 5% não voltaram para a cadeia

  Menos de 5% dos detentos que tiveram o direito à saidinha no Natal no fim de 2023 não retornaram aos presídios no Brasil.  Levantamento realizado pela  Folha  a partir de informações das secretarias estaduais responsáveis pelo sistema penitenciário mostra que 56.924 presos tiveram o benefício concedido pela Justiça em 18 unidades da federação. Destes, 2.741 não regressaram (4,8% do total).  Oito estados (Acre, Alagoas, Amazonas, Goiás, Mato Grasso, Paraíba, Rio Grande do Nortes e Tocantins) disseram que não concederam o direito. A Bahia não respondeu. O Pará informou que a saidinha ainda está em vigor em algumas comarcas do interior do estado. Levantamento realizado pela  Folha  a partir de informações das secretarias estaduais responsáveis pelo sistema penitenciário mostra que 56.924 presos tiveram o benefício concedido pela Justiça em 18 unidades da federação. Destes, 2.741 não regressaram (4,8% do total).  Oito estados (Acre, Alagoas, Amazonas, Goiás, Mato Grasso, Paraíba, Rio Gra

BYD anuncia nova bateria que permite ir de SP a Brasília sem recarga

  Os  carros elétricos e híbridos  da  BYD  devem dar um salto em termos de autonomia em breve. A FinDreams, subsidiária responsável pelas baterias da montadora chinesa, vai lançar a segunda geração das baterias  Blade  ainda neste ano e promete peças menores, mais leves e mais seguras, além do maior alcance. Isso porque as novas baterias devem ser mais densas,  chegando até aos 190 Wh/kg . A Blade atual  chega até aos 150 Wh/kg . O  presidente da BYD, Wang Chuanfu , revelou o desenvolvimento da nova bateria durante uma recente reunião de comunicação de relatórios financeiros, segundo o site CarNewsChina. O site ainda especula que, com as novas baterias, os carros elétricos da BYD poderão  passar dos 1.000 km de autonomia com apenas uma carga , que também deve ser mais rápida nos novos sistemas. Caso isso aconteça, será a bateria de fosfato de ferro-lítio (LFP) de maior densidade e autonomia. Esse tipo de material, normalmente, é de 20% a 30% menos denso do que as baterias de níquel, c

Mais uma derrota do Governo: Câmara aprova urgência para projeto que autoriza “força policial” contra MST

  A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (16) o projeto de lei PL 895/23, que estabelece sanções administrativas e restrições a ocupantes e invasores de propriedades rurais e urbanas. Uma das medidas previstas no projeto é a permissão do uso da força policial para expulsar invasores de propriedades sem a necessidade de uma ordem judicial. A urgência na tramitação do projeto ocorre em meio a recentes invasões de terras cometidas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) como parte das ações do Abril Vermelho. Pelo menos 24 propriedades foram invadidas pelo MST em 11 estados até a segunda-feira (15). O projeto estava pendente de votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). No entanto, deputados da oposição e do Centrão conseguiram aprovar um requerimento de urgência para que o projeto fosse votado em sessão plenária. A decisão de votar a urgência foi criticada por parlamentares governistas, que consideraram uma “quebra de acordo” alegando que o projeto não