Pular para o conteúdo principal

Bispo americano diz que meio ambiente é mais importante que aborto

 


O bispo John Stowe sugeriu na quinta-feira passada (10) que o meio ambiente é a questão preeminente a ser considerada pelos eleitores católicos, não o aborto. “Ambos são questões críticas”, admitiu o bispo pró-homossexual de Lexington, Kentucky. “Acho que se poderia argumentar que … a criação é a questão preeminente, porque sem o ambiente para sustentar a vida humana, você não pode ter vida humana.”

O bispo de Lexington, Kentucky, fez suas observações durante um webinar organizado pela Catholic Climate Covenant.

“Temos que olhar para qual cargo estamos votando nas pessoas – para qual cargo estamos elegendo e qual é o seu papel nesse cargo”, continuou Stowe. “Vimos o que o atual presidente pode fazer ao se retirar de um tratado internacional sobre a proteção do meio ambiente e o efeito que isso teve imediatamente.”

Por outro lado, o bispo disse: “Infelizmente vivemos com o aborto interpretado como um direito desde 1973. Depois de muitas administrações de ambas as partes, isso não mudou, então, quando olhamos apenas para o imediatismo e o papel do cargo e que efeito eles têm, eu acho que isso pode pesar nessa decisão.”

Stowe também criticou a Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB) por seu documento “Forming Consciences for Faithful Citizenship”, que afirmou que qualifica o aborto como a “prioridade preeminente” para os eleitores se preocuparem.

“A ameaça do aborto continua sendo nossa prioridade preeminente porque ataca diretamente a própria vida, porque ocorre dentro do santuário da família e por causa do número de vidas destruídas”, escreveram os bispos. “Em nossa nação, ‘o aborto e a eutanásia tornaram-se ameaças proeminentes à dignidade humana porque atacam diretamente a própria vida, o bem humano mais fundamental e a condição para todos os outros”, acrescentaram

“Votei contra a inclusão dessa linguagem”, disse Stowe, argumentando que era uma terminologia confusa.

“Eu entendo a lógica de ser proeminente”, ele admitiu, “porque sem o direito à vida os outros direitos humanos não existem. Então, eu entendo em um nível, mas infelizmente dá às pessoas a permissão para pensar que é o único que importa, e não acho que essa seja a intenção do documento.”

“Isso vai contra outras partes do documento que nos dizem para não sermos eleitores de uma única questão, então, se tomarmos esse tipo de espiritualidade da teia da vida, vemos a interconexão de todas essas questões”, apontou Stowe. “O Papa Francisco fez um grande trabalho ao nos guiar nessa direção. Acho que a inclusão desnecessária dessa palavra deu um passo para trás.”

O próprio documento da USCCB de fato pedia aos católicos que se concentrassem não apenas em uma questão. No entanto, qualificou que a “posição de qualquer candidato sobre uma única questão não é suficiente para garantir o apoio do eleitor. No entanto, se a posição de um candidato em uma única questão promove um ato intrinsecamente mau, como o aborto legal, a redefinição do casamento de uma forma que nega seu significado essencial ou o comportamento racista, um eleitor pode legitimamente desqualificar um candidato de receber apoio.”

Para os católicos fiéis, a posição de um político sobre o aborto e outras questões da vida, incluindo a eutanásia, é de importância fundamental.

O Papa Bento XVI, em 2006, identificou três “princípios que não são negociáveis” na política.

Ele mencionou pela primeira vez a “proteção da vida em todas as suas fases, desde o primeiro momento da concepção até a morte natural.”

Além disso, ele se referiu ao “reconhecimento e promoção da estrutura natural da família – como uma união entre um homem e uma mulher baseada no casamento – e sua defesa das tentativas de torná-la juridicamente equivalente a formas radicalmente diferentes de união que na realidade prejudicam e contribui para sua desestabilização, obscurecendo seu caráter particular e seu papel social insubstituível ”.

Finalmente, o Papa emérito listou “a proteção do direito dos pais de educar seus filhos”.

Em julho, o bispo Stowe desacreditou o presidente Trump como não sendo realmente pró-vida.

“Para este presidente chamar-se pró-vida, e para alguém apoiá-lo por causa de afirmações de ser pró-vida, é quase ignorância intencional”, disse ele. “Ele é muito anti-vida porque só se preocupa consigo mesmo e nos dá todas as indicações disso.”

“Sim, temos que nos preocupar com os nascituros”, disse o bispo na época. “É fundamental para nós, mas está tudo conectado”, e “nossa compreensão da pró-vida tem que ser a visão que foi descrita como a visão do vestuário sem costura”.

O termo “vestimenta sem costura” refere-se a uma teoria apresentada pela primeira vez pelo falecido Cardeal Joseph Bernardin. De acordo com essa teoria, males intrínsecos como o aborto são essencialmente moralmente equivalentes a males sociais como a pobreza.

“O Papa Francisco nos deu uma grande definição do que significa pró-vida”, disse o bispo Stowe. “Ele basicamente nos diz que não podemos alegar ser pró-vida se apoiarmos a separação dos filhos de seus pais na fronteira dos Estados Unidos, se apoiarmos a exposição de pessoas na fronteira ao COVID-19 por causa das instalações que eles estão, se apoiarmos negar às pessoas que precisam de cuidados de saúde adequados o acesso a esses cuidados de saúde, se impedirmos que as pessoas obtenham a habitação ou a educação de que precisam, não podemos nos considerar pró-vida ”.

O bispo Stowe também usou o webinar de julho para expressar mais uma vez seu apoio à homossexualidade e à ideologia de gênero, dizendo explicitamente: “Nossa compreensão da família tem que mudar”.

“Precisamos ter um entendimento diferente da família, e é aí que as questões LGBT entram em jogo”, disse ele. “Eu concordo totalmente com (outro participante do webinar) que nossa credibilidade está em jogo com toda a geração, e mais, de jovens que simplesmente não compram esse ensino, sabem por experiência própria, que existem pessoas boas e amorosas que por acaso se identificam como LGBT, e isso é parte de quem elas são.”

*Com informações da Life Site News

fonte: Estudos Nacionais.com

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Confira quais são os principais lançamentos do Salão de Pequim 2024

  Com as montadoras chinesas crescendo fortemente no Brasil e no mundo, a edição 2024 do Salão do Automóvel de Pequim irá apresentar novidades que vão impactar não apenas o mercado chinês, como também revelar modelos que devem ganhar os principais mercados globais nos próximos anos Este ano nós do  Motor1.com Brasil  também está lá, mostrando os principais lançamentos que serão realizados na China. Além de novidades que ainda podem chegar ao Brasil, o que vemos aqui também chegará à Europa em breve. Isso sem contar as novidades da  BYD  para o nosso mercado. Audi Q6 e-tron O novo SUV elétrico da Audi se tornará Q6L e-tron. A variante com distância entre eixos longa do já revelado Q6 e-tron fará sua estreia no Salão do Automóvel de Pequim. O novo modelo, projetado especificamente para o mercado doméstico de acordo com os gostos dos motoristas chineses, será produzido na fábrica da Audi FAW NEV em Changchun, juntamente com o Q6 e-tron e o A6 e-tron. Reestilização do BMW i4 BMW i4 restyli

Governo Lula propõe ‘imposto do pecado’ e taxação deve atingir cigarro, bebidas e até veículos

  Um pacotão de novos impostos deve pesar no bolso do contribuinte brasileiro. O governo  Lula  apresentou uma proposta de reforma tributária que inclui a criação do chamado ‘imposto do pecado’. O texto conta com aval dos Estados. Se concretizada, essa taxação passará a ser aplicada sobre produtos como cigarros, bebidas alcoólicas, bebidas todas como açucaradas, veículos enquadradas como poluentes, e também na extração de minério de ferro, petróleo e gás natural. O projeto visa a tributar esses bens e serviços com uma alíquota mais elevada em comparação com outros itens da  economia . A proposta, no entanto, aponta que a definição das alíquotas deve ser estabelecida posteriormente por lei ordinária. Além disso, ainda não está claro se a introdução do imposto do pecado resultará em um aumento da carga tributária em relação ao sistema atual, no qual esses produtos já são taxados com alíquotas mais elevadas. Atualmente, segundo o Sindicato Nacional da Indústria das Cervejas (Sindicerv), c

Sai a lista anual de bilionários da Forbes 2024; veja os 10 mais ricos do mundo

  1. Bernard Arnault (França) CRÉDITO, GETTY IMAGES Patrimônio líquido:  US$ 233 bilhões (R$ 1,18 trilhão) Pelo segundo ano consecutivo, Arnault é a pessoa mais rica do mundo. Sua fortuna cresceu 10% em 2023 graças a mais um ano de faturamento recorde para seu conglomerado de luxo, o LVMH, dono de Louis Vuitton, Christian Dior e Sephora. 2. Elon Musk (EUA) CRÉDITO, GETTY IMAGES Patrimônio líquido:  US$ 195 bilhões (R$ 987 bilhões) Como o ranking muda constantemente, Musk ganhou e perdeu diversas vezes o título de "mais rico do mundo", à medida que mudou a valorização das suas empresas, a SpaceX, a Tesla e a rede social X (antigo Twitter). 3. Jeff Bezos (EUA) CRÉDITO, GETTY IMAGES Patrimônio líquido:  US$ 194 bilhões (R$ 982 bilhões) Bezos ficou mais rico este ano graças ao excelente desempenho da Amazon no mercado de ações. 4. Mark Zuckerberg (EUA) CRÉDITO, GETTY IMAGES Patrimônio líquido:  US$ 177 bilhões (R$ 895 bilhões) O presidente da Meta enfrenta altos e baixos. Depois

BYD: 2ª geração da bateria Blade chega em 2024 com alcance de 1.000 km

A BYD, gigante chinesa de tecnologia e líder global em carros elétricos e híbridos plug-in, anuncia a vinda da segunda geração da bateria Blade, com lançamento previsto para agosto de 2024. A nova tecnologia promete ser um grande passo com avanços em autonomia, desempenho e custo.  A revelação foi feita recentemente pelo próprio CEO da BYD, Wang Chuanfu, que falou sobre a novidade pela primeira vez em uma reunião de comunicação de resultados financeiros sobre a BYD estar atualmente desenvolvendo um sistema de bateria Blade de segunda geração. A BYD, gigante chinesa de tecnologia e líder global em carros elétricos e híbridos plug-in, anuncia a vinda da segunda geração da bateria Blade, com lançamento previsto para agosto de 2024. A nova tecnologia promete ser um grande passo com avanços em autonomia, desempenho e custo.   A revelação foi feita recentemente pelo próprio CEO da BYD, Wang Chuanfu, que falou sobre a novidade pela primeira vez em uma reunião de comunicação de resultados fina

Imagem do ditador Nicolás Maduro aparece 13 vezes em cédula de votação

O ditador Nicolás Maduro aparece 13 vezes na cédula de votação das eleições venezuelanas marcadas para 28 de julho. A imagem do ditador também aparece bem-posicionada na cédula, ocupa todo o topo e quase toda a coluna esquerda do documento. A cédula é emitida pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE), órgão controlado pelo regime do ditador. No canal estatal de televisão, o ditador comentou as críticas que sofreu após divulgação do documento. “ Temos 13 fotos legalmente, como ocorreu em outras eleições, porque temos 13 movimentos políticos, todos muito poderosos, da esquerda, do marxismo-leninismo, do comunismo, do cristianismo, dos movimentos sociais, do ecologismo, que apoiam unitariamente a candidatura ”. Informações: Diario do Poder/ https://diariodopoder.com.br/exteriores/imagem-do-ditador-nicolas-maduro-aparece-13-vezes-em-cedula-de-votacao

Setores citam prejuízo e repudiam judicialização da desoneração

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu monocraticamente pontos da lei que prorroga a desoneração da folha de pagamento de municípios e de diversos setores produtivos até 2027. Na avaliação do magistrado, a norma não observou o que dispõe a Constituição quanto ao impacto orçamentário e financeiro. O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu pontos da lei que prorroga a desoneração da folha de pagamento de municípios e de diversos setores produtivos até 2027. Na avaliação do magistrado, a norma não observou o que dispõe a Constituição quanto ao impacto orçamentário e financeiro.  O governo está forçando a barra sobre um tema que já foi decidido pelo Congresso. O governo não aceita a decisão do Poder Legislativo. O governo não mostrou disponibilidade no ano passado para debater esse tema. Retirou a urgência nesse ano. Uma semana depois de retirar a urgência, entra no STF. O diálogo sempre vai existir, o governo é que não mostra disposição