Pular para o conteúdo principal

Bispo americano diz que meio ambiente é mais importante que aborto

 


O bispo John Stowe sugeriu na quinta-feira passada (10) que o meio ambiente é a questão preeminente a ser considerada pelos eleitores católicos, não o aborto. “Ambos são questões críticas”, admitiu o bispo pró-homossexual de Lexington, Kentucky. “Acho que se poderia argumentar que … a criação é a questão preeminente, porque sem o ambiente para sustentar a vida humana, você não pode ter vida humana.”

O bispo de Lexington, Kentucky, fez suas observações durante um webinar organizado pela Catholic Climate Covenant.

“Temos que olhar para qual cargo estamos votando nas pessoas – para qual cargo estamos elegendo e qual é o seu papel nesse cargo”, continuou Stowe. “Vimos o que o atual presidente pode fazer ao se retirar de um tratado internacional sobre a proteção do meio ambiente e o efeito que isso teve imediatamente.”

Por outro lado, o bispo disse: “Infelizmente vivemos com o aborto interpretado como um direito desde 1973. Depois de muitas administrações de ambas as partes, isso não mudou, então, quando olhamos apenas para o imediatismo e o papel do cargo e que efeito eles têm, eu acho que isso pode pesar nessa decisão.”

Stowe também criticou a Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB) por seu documento “Forming Consciences for Faithful Citizenship”, que afirmou que qualifica o aborto como a “prioridade preeminente” para os eleitores se preocuparem.

“A ameaça do aborto continua sendo nossa prioridade preeminente porque ataca diretamente a própria vida, porque ocorre dentro do santuário da família e por causa do número de vidas destruídas”, escreveram os bispos. “Em nossa nação, ‘o aborto e a eutanásia tornaram-se ameaças proeminentes à dignidade humana porque atacam diretamente a própria vida, o bem humano mais fundamental e a condição para todos os outros”, acrescentaram

“Votei contra a inclusão dessa linguagem”, disse Stowe, argumentando que era uma terminologia confusa.

“Eu entendo a lógica de ser proeminente”, ele admitiu, “porque sem o direito à vida os outros direitos humanos não existem. Então, eu entendo em um nível, mas infelizmente dá às pessoas a permissão para pensar que é o único que importa, e não acho que essa seja a intenção do documento.”

“Isso vai contra outras partes do documento que nos dizem para não sermos eleitores de uma única questão, então, se tomarmos esse tipo de espiritualidade da teia da vida, vemos a interconexão de todas essas questões”, apontou Stowe. “O Papa Francisco fez um grande trabalho ao nos guiar nessa direção. Acho que a inclusão desnecessária dessa palavra deu um passo para trás.”

O próprio documento da USCCB de fato pedia aos católicos que se concentrassem não apenas em uma questão. No entanto, qualificou que a “posição de qualquer candidato sobre uma única questão não é suficiente para garantir o apoio do eleitor. No entanto, se a posição de um candidato em uma única questão promove um ato intrinsecamente mau, como o aborto legal, a redefinição do casamento de uma forma que nega seu significado essencial ou o comportamento racista, um eleitor pode legitimamente desqualificar um candidato de receber apoio.”

Para os católicos fiéis, a posição de um político sobre o aborto e outras questões da vida, incluindo a eutanásia, é de importância fundamental.

O Papa Bento XVI, em 2006, identificou três “princípios que não são negociáveis” na política.

Ele mencionou pela primeira vez a “proteção da vida em todas as suas fases, desde o primeiro momento da concepção até a morte natural.”

Além disso, ele se referiu ao “reconhecimento e promoção da estrutura natural da família – como uma união entre um homem e uma mulher baseada no casamento – e sua defesa das tentativas de torná-la juridicamente equivalente a formas radicalmente diferentes de união que na realidade prejudicam e contribui para sua desestabilização, obscurecendo seu caráter particular e seu papel social insubstituível ”.

Finalmente, o Papa emérito listou “a proteção do direito dos pais de educar seus filhos”.

Em julho, o bispo Stowe desacreditou o presidente Trump como não sendo realmente pró-vida.

“Para este presidente chamar-se pró-vida, e para alguém apoiá-lo por causa de afirmações de ser pró-vida, é quase ignorância intencional”, disse ele. “Ele é muito anti-vida porque só se preocupa consigo mesmo e nos dá todas as indicações disso.”

“Sim, temos que nos preocupar com os nascituros”, disse o bispo na época. “É fundamental para nós, mas está tudo conectado”, e “nossa compreensão da pró-vida tem que ser a visão que foi descrita como a visão do vestuário sem costura”.

O termo “vestimenta sem costura” refere-se a uma teoria apresentada pela primeira vez pelo falecido Cardeal Joseph Bernardin. De acordo com essa teoria, males intrínsecos como o aborto são essencialmente moralmente equivalentes a males sociais como a pobreza.

“O Papa Francisco nos deu uma grande definição do que significa pró-vida”, disse o bispo Stowe. “Ele basicamente nos diz que não podemos alegar ser pró-vida se apoiarmos a separação dos filhos de seus pais na fronteira dos Estados Unidos, se apoiarmos a exposição de pessoas na fronteira ao COVID-19 por causa das instalações que eles estão, se apoiarmos negar às pessoas que precisam de cuidados de saúde adequados o acesso a esses cuidados de saúde, se impedirmos que as pessoas obtenham a habitação ou a educação de que precisam, não podemos nos considerar pró-vida ”.

O bispo Stowe também usou o webinar de julho para expressar mais uma vez seu apoio à homossexualidade e à ideologia de gênero, dizendo explicitamente: “Nossa compreensão da família tem que mudar”.

“Precisamos ter um entendimento diferente da família, e é aí que as questões LGBT entram em jogo”, disse ele. “Eu concordo totalmente com (outro participante do webinar) que nossa credibilidade está em jogo com toda a geração, e mais, de jovens que simplesmente não compram esse ensino, sabem por experiência própria, que existem pessoas boas e amorosas que por acaso se identificam como LGBT, e isso é parte de quem elas são.”

*Com informações da Life Site News

fonte: Estudos Nacionais.com

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

Helicóptero do Ibama é incendiado por ‘terroristas’ em Manaus

  Segundo reportagem da Agência Brasil, um helicóptero do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foi incendiado na madrugada desta segunda-feira (24), em Manaus (AM). A aeronave estava estacionada no Aeroclube do Amazonas, localizado no bairro Flores, na capital do estado. Segundo a secretaria estadual de Segurança Pública, câmeras de segurança registraram o momento em que dois homens pularam o muro do estabelecimento e atearam fogo no helicóptero. Quando os bombeiros chegaram ao local, as chamas já tinham se espalhado e destruído a parte dianteira da aeronave. Policias militares e civis também atenderam à ocorrência, mas como o Ibama é um órgão da União, as investigações ficarão a cargo da Polícia Federal (PF), que já recebeu as imagens captadas pelo sistema de vigilância. Há também um vídeo do momento em que os bombeiros trabalhavam para apagar o fogo (veja abaixo) Consultado, o Ibama ainda não se manifestou sobre o ataque. Até a publicaç...

Idosa se emociona após mensagem de Bolsonaro: “Eu te amo meu presidente” (veja o vídeo)

O presidente Jair Bolsonaro tem rompido barreiras e cada vez mais conquistado o coração da população brasileira. Um homem simples como sempre foi, luta por valores honrosos e em defesa da família. Nesta quinta-feira, dia 16, o presidente publicou em suas redes sociais um vídeo de uma senhora, Dona Maria, se emocionando com uma mensagem sua de agradecimento. “A senhora demonstrou muito carinho pela minha pessoa, ficou muito honrado e sensibilizado com isso”, disse Bolsonaro na gravação. Dona Maria foi às lágrimas após ver a mensagem do presidente. “Meu presidente, eu te amo muito! Eu brigo por tu e não deixo ninguém falar mau de você”, disse Maria, aos prantos. Confira a emocionante manifestação de carinho: fonte: Jornal da Cidade

Você anda de carro só com cheiro de combustível? Fique atento com rico da pane seca

Você é daqueles que   costuma andar de carro só com cheiro de combustível? Se sim, não faça mais isso. Você pode estar pondo em risco o automóvel e a integridade física de quem está lá dentro. Veja as dicas de Daniel Lovizaro, gerente de Assistência, Serviços e Treinamento Técnico automotivo da Bosch, e encha o tanque! RISCO MÁXIMO O principal risco da pane seca é que o veículo pare de funcionar de forma imediata, podendo ocasionar acidentes graves no trânsito. BOMBA Há o risco de redução da vida útil da bomba elétrica de combustível, cuja função é levar o que está no tanque para o sistema de alimentação do motor. Isto porque este componente é elétrico e refrigerado pelo próprio combustível. Assim, com o tanque sempre na reserva, a capacidade de refrigeração fica reduzida, aumentando a temperatura de trabalho do sistema. SUJEIRA Com o tanque sempre vazio também pode ocorrer o acúmulo de sujeira dentro da peça. As impurezas aspiradas pela bomba podem gerar saturação ...

AO VIVO - Globo - Desfile das Escola de Samba - Rio de Janeiro - 12/02/2018

fonte: youtube

Confira a fabricação dos motores do Onix e do Prisma na GM de Joinville

Todas as fases produtivas são monitoradas em tempo real e à distância Depois de prontos e inspecionados, os motores são levados para a fábrica da GM de Gravataí (RS) pois de prontos e inspecionados, os motores são levados para a fábrica da GM de Gravataí (RS) Os trabalhos começam com a usinagem do cabeçote de alumínio, que chega de um fornecedor de Minas Gerais já fundido. Os tempos do  Chevette  e do  Monza , carros de grande sucesso da  General Motors nas décadas de 1980 e 1990, ficaram definitivamente para trás. O processo de fabricação de  automóveis  mudou muito desde então. Fábrica de Joinville, às margens da BR-101, destaca-se pelo ambiente bem iluminado, silencioso e de temperatura agradável A fábrica onde são feitos os motores das linhas Prisma e Onix, em Joinville, chama a atenção pela tecnologia inserida em todas as fases do processo de usinagem do cabeçote e da montagem do motor.  A primeira etapa de usinagem cuidará d...

Fiat Mobi e Chevrolet Onix duelam em requisito segurança em novo teste Latin NCAP,

O  Fiat Mobi  foi mal no teste de segurança do Latin NCAP divulgado nesta terça-feira (01) e conquistou só uma estrela na proteção a adultos. A segurança de crianças ficou com duas estrelas.  Segundo o órgão, o desempenho do modelo na simulação de teste dianteiro foi razoável, mas a estrutura do carro se mostrou "inapropriada para suportar impacto lateral". O Mobi ofereceu proteção "pobre" para o peito do motorista em acidentes laterais e "débil" e "marginal em outras regiões do corpo. Apenas a cabeça e partes das pernas tiveram proteção considerada "boa" nos testes. Para classificar a segurança a adultos, o órgão atribui pontos que podem chegar ao máximo de 34, porém o  Mobi  conquistou apenas 19,20 pontos.  Já a segurança de crianças pode chegar a 49 pontos, mas no caso do compacto foram apenas 26,98 pontos. " O impacto lateral é o grande problema do carro porque há alta penetração do pilar B. Como mostram as imagens, a estrut...

AO VIVO - Ferroviária X Santos - Campeonato Paulista - Narração - 10/02/2018

fonte: youtube