Pular para o conteúdo principal

Vazamento massivo de dados mostra que dezenas de milhares de australianos estão sendo rastreados pelo Partido Comunista Chinês

 


Um vazamento massivo de dados mostra que dezenas de milhares de australianos estão sendo rastreados pela China. Desde celebridades, jornalistas e políticos até o primeiro-ministro do país e sua família tiveram seus dados coletados pela empresa chinesa Zhenhua Data, que possui ligações com redes de inteligência do Partido Comunista Chinês e militares chineses.

Segundo a mídia australiana, a enorme coleta de informações está sendo usada como uma ferramenta de “guerra psicológica” para manipular a opinião pública na Austrália.

O banco de dados foi publicado após vazar para um acadêmico dos EUA, Christopher Balding, e mostra que 2,4 milhões de pessoas em todo o mundo foram visadas – incluindo 35.000 australianos.

Os dados coletados pela Zhenhua Data devem ser usados pelo serviço de inteligência da China, o Ministério da Segurança do Estado, pois a empresa chinesa tem o Exército de Libertação Popular e o Partido Comunista Chinês como seus principais clientes.

O banco de dados parece se concentrar em indivíduos e instituições que a China considera “influentes ou importantes”, de políticos e suas famílias a professores e grupos de reflexão a cientistas, e líderes de tecnologia a personalidades do crime organizado.

Informações 

Os vazamentos mostram que a maioria do que Zhenhua tem coletado são dados de “código aberto”, incluindo datas de nascimento, endereços, estado civil, fotografias, associações políticas, parentes e identidades de mídia social.

“Os dados foram rastreados de plataformas conhecidas como Facebook, Twitter e LinkedIn, bem como outras”, diz o relatório sobre os dados encontrados.

“Além das informações pessoais, eles registraram informações sobre postagens, curtidas e retuítes. Isso permitiu uma ampla variedade de relacionamento e segmentação por pessoa-chave.”

No entanto, foi descoberto que até 20% dos dados não eram de código aberto, o que significa que podem ter sido obtidos na dark web ou por meio de hacking.

Essas informações podem incluir registros bancários confidenciais, formulários de emprego, perfis psicológicos e registros de funcionários do setor público.

O banco de dados incluía uma grande quantidade de registros de funcionários do setor público. Isso inclui todos, desde políticos conhecidos a assessores políticos e militares de baixo escalão. A amplitude da captura de dados foi bastante extensa, de acordo com o relatório.

Os pesquisadores e autores da descoberta relatam que, depois que a empresa chinesa criou um “perfil” dos dados, incluindo uma foto tirada de sites públicos em que os alvos mantinham contas como Twitter, Facebook ou LinkedIn, ele foi armazenado em servidores chineses disponíveis publicamente com links para cada indivíduo espionado.

Isso sugere que a Zhenhua Data faz parte de uma operação global complexa, criando perfis intrincados de indivíduos e organizações.

Lista

Há 35.000 australianos no total na lista, mas 656 são classificados como de “interesse especial” ou “politicamente expostos”.

A cantora Natalie Imbruglia foi listada, assim como o cofundador da One Nation, David Oldfield, o presidente do Partido Nacional, Larry Anthony, o filho do ex-tesoureiro, Peter Costello, a ex-parlamentar, Emma Husar, a jornalista da News Corp, Ellen Whinnett, e o diretor da ABC, Georgie Somerset.

Os pesquisadores descobriram que a lista também continha nomes de figuras criminosas em todo o mundo. Entre os nomes da Austrália estavam o autoproclamado xeque, Junaid Thorne, de Perth, e o fraudador da cidade australiana de Geelong, Robert Andrew Kirsopp.

Os pesquisadores disseram que não conseguiam entender qual era o significado da inclusão de criminosos na lista.

“Não há um motivo claro para a inclusão desse número significativo de figuras do crime organizado em nível amplamente conhecido, bem como figuras menos conhecidas em várias organizações criminosas”, disseram.

Propósito

De forma preocupante, o presidente-executivo da Zhenhua Data, Wang Xuefeng, um ex-funcionário da IBM, endossou publicamente a realização de uma “guerra híbrida” por meio da manipulação da opinião pública e “guerra psicológica”.

Os pesquisadores dizem que o “propósito fundamental” dos dados parece ser a “guerra de informação”.

O banco de dados inclui uma camada de análise de big data que permite aos analistas rastrear os principais influenciadores e como as notícias e opiniões se movem nas plataformas de mídia social”, disseram eles.

“A China, por meio de vários canais, mudou ativamente para plataformas de informação pública, tentando influenciar o debate e a narrativa sobre a China. Os dados coletados sobre indivíduos e instituições e as ferramentas analíticas sobrepostas de plataformas de mídia social fornecem à China um enorme benefício na formação de opinião, segmentação e mensagens.”

Eles dizem que também é possível que a China, mesmo em reuniões individualizadas, seja capaz de criar mensagens ou direcionar os indivíduos que eles consideram necessários.

No entanto, até agora, eles não foram capazes de obter “evidências diretas” de agências chinesas usando esses dados para criar campanhas de guerra de informação, mensagens, uso de conta anônima ou seleção de alvos por influência individual.

Consequências

O acadêmico que obteve os dados, o professor Chris Balding, diz que isso mostra a ambição da China de criar um “estado de vigilância tecnológica autoritária global”.

Ele havia trabalhado na elite da Universidade de Pequim até 2018, quando fugiu do país, devido aos temores por sua segurança física.

Morando no Vietnã, ele diz que é bem conhecido que o governo comunista chinês coleta dados comprometedores sobre seus próprios cidadãos, mas esses novos dados mostram que eles estão tentando fazê-lo em escala global.

“A ameaça da China como um estado autoritário de tecnovigilância é real e está acontecendo agora”, disse ele. “Não apenas na China, mas em todo o mundo.”

Em seu trabalho de pesquisa, ele disse que a informação vazada foi a primeira evidência direta de dados coletados pela China sobre seu monitoramento e coleta de dados sobre indivíduos e instituições estrangeiras para fins de inteligência e operações de influência.

Ele diz que a Austrália deve estar ciente do que está acontecendo.

“A combinação única de fusão civil-militar impulsionada pela China que trabalha com empresas privadas para se envolver em atividades de política de Estado, como coleta de inteligência, deve ser preocupante”, disse ele. “Os indivíduos e instituições estrangeiras que trabalham em setores sensíveis ou influentes precisam estar cientes de como a China os está direcionando para operações de influência.

“A China está usando uma variedade de empresas e canais para coletar dados para informar sua influência e operações de inteligência.”

De forma assustadora, os pesquisadores disseram que sociedades abertas e democráticas estão sendo colocadas em risco por esse tipo de guerra de informação.

“As sociedades liberais abertas não conseguem compreender as ameaças incorporadas no comunismo autoritário chinês ao ignorar a guerra não tradicional e as operações de influência”, disseram eles.

“A guerra de informação promovida pela Zhenhua tem como alvo instituições-chave nas democracias, como filhos de políticos, universidades e setores industriais importantes. Estes fluem para a transmissão de informações e formação de políticas. As democracias liberais abertas seriam sábias se melhorassem a privacidade e segurança dos dados e compreendessem as ameaças.”

Este banco de dados da Zhenhua parece ser apenas a ponta do iceberg, e mostra que o Partido Comunista Chinês está sistematicamente espionando milhões no Ocidente como potenciais alvos de inteligência. Qualquer pessoa com influência deve saber que o governo comunista chinês pode estar lhe vigiando.

Os fornecedores de dados de países democráticos precisam ser muito mais cuidadosos em seus negócios com empresas ligadas à China – está claro que a distopia de Big Data do Dragão Vermelho está usando dados ocidentais para cumprir sua agenda comunista e expandir seus tentáculos.

Com informações, ABC News e News.


fonte: Conexão Política

VANA GLORIA APRESENTA, PRÓXIMO SÁBADO ENSAIO ABERTO, (26/09) ÁS 17H

https://www.youtube.com/channel/UCkYP0vB6nlBi97Xkt3EsaEw


fonte: Vana Gloria/youtube 

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Confira quais são os principais lançamentos do Salão de Pequim 2024

  Com as montadoras chinesas crescendo fortemente no Brasil e no mundo, a edição 2024 do Salão do Automóvel de Pequim irá apresentar novidades que vão impactar não apenas o mercado chinês, como também revelar modelos que devem ganhar os principais mercados globais nos próximos anos Este ano nós do  Motor1.com Brasil  também está lá, mostrando os principais lançamentos que serão realizados na China. Além de novidades que ainda podem chegar ao Brasil, o que vemos aqui também chegará à Europa em breve. Isso sem contar as novidades da  BYD  para o nosso mercado. Audi Q6 e-tron O novo SUV elétrico da Audi se tornará Q6L e-tron. A variante com distância entre eixos longa do já revelado Q6 e-tron fará sua estreia no Salão do Automóvel de Pequim. O novo modelo, projetado especificamente para o mercado doméstico de acordo com os gostos dos motoristas chineses, será produzido na fábrica da Audi FAW NEV em Changchun, juntamente com o Q6 e-tron e o A6 e-tron. Reestilização do BMW i4 BMW i4 restyli

Governo Lula propõe ‘imposto do pecado’ e taxação deve atingir cigarro, bebidas e até veículos

  Um pacotão de novos impostos deve pesar no bolso do contribuinte brasileiro. O governo  Lula  apresentou uma proposta de reforma tributária que inclui a criação do chamado ‘imposto do pecado’. O texto conta com aval dos Estados. Se concretizada, essa taxação passará a ser aplicada sobre produtos como cigarros, bebidas alcoólicas, bebidas todas como açucaradas, veículos enquadradas como poluentes, e também na extração de minério de ferro, petróleo e gás natural. O projeto visa a tributar esses bens e serviços com uma alíquota mais elevada em comparação com outros itens da  economia . A proposta, no entanto, aponta que a definição das alíquotas deve ser estabelecida posteriormente por lei ordinária. Além disso, ainda não está claro se a introdução do imposto do pecado resultará em um aumento da carga tributária em relação ao sistema atual, no qual esses produtos já são taxados com alíquotas mais elevadas. Atualmente, segundo o Sindicato Nacional da Indústria das Cervejas (Sindicerv), c

Sai a lista anual de bilionários da Forbes 2024; veja os 10 mais ricos do mundo

  1. Bernard Arnault (França) CRÉDITO, GETTY IMAGES Patrimônio líquido:  US$ 233 bilhões (R$ 1,18 trilhão) Pelo segundo ano consecutivo, Arnault é a pessoa mais rica do mundo. Sua fortuna cresceu 10% em 2023 graças a mais um ano de faturamento recorde para seu conglomerado de luxo, o LVMH, dono de Louis Vuitton, Christian Dior e Sephora. 2. Elon Musk (EUA) CRÉDITO, GETTY IMAGES Patrimônio líquido:  US$ 195 bilhões (R$ 987 bilhões) Como o ranking muda constantemente, Musk ganhou e perdeu diversas vezes o título de "mais rico do mundo", à medida que mudou a valorização das suas empresas, a SpaceX, a Tesla e a rede social X (antigo Twitter). 3. Jeff Bezos (EUA) CRÉDITO, GETTY IMAGES Patrimônio líquido:  US$ 194 bilhões (R$ 982 bilhões) Bezos ficou mais rico este ano graças ao excelente desempenho da Amazon no mercado de ações. 4. Mark Zuckerberg (EUA) CRÉDITO, GETTY IMAGES Patrimônio líquido:  US$ 177 bilhões (R$ 895 bilhões) O presidente da Meta enfrenta altos e baixos. Depois

BYD: 2ª geração da bateria Blade chega em 2024 com alcance de 1.000 km

A BYD, gigante chinesa de tecnologia e líder global em carros elétricos e híbridos plug-in, anuncia a vinda da segunda geração da bateria Blade, com lançamento previsto para agosto de 2024. A nova tecnologia promete ser um grande passo com avanços em autonomia, desempenho e custo.  A revelação foi feita recentemente pelo próprio CEO da BYD, Wang Chuanfu, que falou sobre a novidade pela primeira vez em uma reunião de comunicação de resultados financeiros sobre a BYD estar atualmente desenvolvendo um sistema de bateria Blade de segunda geração. A BYD, gigante chinesa de tecnologia e líder global em carros elétricos e híbridos plug-in, anuncia a vinda da segunda geração da bateria Blade, com lançamento previsto para agosto de 2024. A nova tecnologia promete ser um grande passo com avanços em autonomia, desempenho e custo.   A revelação foi feita recentemente pelo próprio CEO da BYD, Wang Chuanfu, que falou sobre a novidade pela primeira vez em uma reunião de comunicação de resultados fina

Setores citam prejuízo e repudiam judicialização da desoneração

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu monocraticamente pontos da lei que prorroga a desoneração da folha de pagamento de municípios e de diversos setores produtivos até 2027. Na avaliação do magistrado, a norma não observou o que dispõe a Constituição quanto ao impacto orçamentário e financeiro. O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu pontos da lei que prorroga a desoneração da folha de pagamento de municípios e de diversos setores produtivos até 2027. Na avaliação do magistrado, a norma não observou o que dispõe a Constituição quanto ao impacto orçamentário e financeiro.  O governo está forçando a barra sobre um tema que já foi decidido pelo Congresso. O governo não aceita a decisão do Poder Legislativo. O governo não mostrou disponibilidade no ano passado para debater esse tema. Retirou a urgência nesse ano. Uma semana depois de retirar a urgência, entra no STF. O diálogo sempre vai existir, o governo é que não mostra disposição

Brasileiros estão sentindo no bolso e 79% dizem que preço dos alimentos aumentou

  A mais recente pesquisa realizada pelo Ipec (antigo Ibope) aponta que a maioria dos brasileiros, 79% deles, acredita que o preço dos alimentos aumentou nos últimos meses no país. Enquanto isso, uma parcela menor, representando 9% dos entrevistados, acredita que houve uma queda nos preços dos alimentos. Apenas 11% acreditam que os preços permaneceram estáveis. Aqueles que não souberam ou não responderam correspondem a 1% dos participantes. Além de avaliar a percepção atual, os pesquisadores também investigaram as expectativas para o futuro. Para 64% dos entrevistados, a tendência é de que os preços continuem a subir nos próximos meses. Enquanto isso, 15% acreditam que os valores vão diminuir, e 18% esperam que fiquem iguais aos de hoje. Aqueles que não souberam ou não responderam representam 3%. O levantamento ouviu 2000 pessoas entre os dias 4 e 8 de abril em 129 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos percentuais e um nível de confiança de 95%. Informação: Conexão Pol