Pular para o conteúdo principal

Vazamento massivo de dados mostra que dezenas de milhares de australianos estão sendo rastreados pelo Partido Comunista Chinês

 


Um vazamento massivo de dados mostra que dezenas de milhares de australianos estão sendo rastreados pela China. Desde celebridades, jornalistas e políticos até o primeiro-ministro do país e sua família tiveram seus dados coletados pela empresa chinesa Zhenhua Data, que possui ligações com redes de inteligência do Partido Comunista Chinês e militares chineses.

Segundo a mídia australiana, a enorme coleta de informações está sendo usada como uma ferramenta de “guerra psicológica” para manipular a opinião pública na Austrália.

O banco de dados foi publicado após vazar para um acadêmico dos EUA, Christopher Balding, e mostra que 2,4 milhões de pessoas em todo o mundo foram visadas – incluindo 35.000 australianos.

Os dados coletados pela Zhenhua Data devem ser usados pelo serviço de inteligência da China, o Ministério da Segurança do Estado, pois a empresa chinesa tem o Exército de Libertação Popular e o Partido Comunista Chinês como seus principais clientes.

O banco de dados parece se concentrar em indivíduos e instituições que a China considera “influentes ou importantes”, de políticos e suas famílias a professores e grupos de reflexão a cientistas, e líderes de tecnologia a personalidades do crime organizado.

Informações 

Os vazamentos mostram que a maioria do que Zhenhua tem coletado são dados de “código aberto”, incluindo datas de nascimento, endereços, estado civil, fotografias, associações políticas, parentes e identidades de mídia social.

“Os dados foram rastreados de plataformas conhecidas como Facebook, Twitter e LinkedIn, bem como outras”, diz o relatório sobre os dados encontrados.

“Além das informações pessoais, eles registraram informações sobre postagens, curtidas e retuítes. Isso permitiu uma ampla variedade de relacionamento e segmentação por pessoa-chave.”

No entanto, foi descoberto que até 20% dos dados não eram de código aberto, o que significa que podem ter sido obtidos na dark web ou por meio de hacking.

Essas informações podem incluir registros bancários confidenciais, formulários de emprego, perfis psicológicos e registros de funcionários do setor público.

O banco de dados incluía uma grande quantidade de registros de funcionários do setor público. Isso inclui todos, desde políticos conhecidos a assessores políticos e militares de baixo escalão. A amplitude da captura de dados foi bastante extensa, de acordo com o relatório.

Os pesquisadores e autores da descoberta relatam que, depois que a empresa chinesa criou um “perfil” dos dados, incluindo uma foto tirada de sites públicos em que os alvos mantinham contas como Twitter, Facebook ou LinkedIn, ele foi armazenado em servidores chineses disponíveis publicamente com links para cada indivíduo espionado.

Isso sugere que a Zhenhua Data faz parte de uma operação global complexa, criando perfis intrincados de indivíduos e organizações.

Lista

Há 35.000 australianos no total na lista, mas 656 são classificados como de “interesse especial” ou “politicamente expostos”.

A cantora Natalie Imbruglia foi listada, assim como o cofundador da One Nation, David Oldfield, o presidente do Partido Nacional, Larry Anthony, o filho do ex-tesoureiro, Peter Costello, a ex-parlamentar, Emma Husar, a jornalista da News Corp, Ellen Whinnett, e o diretor da ABC, Georgie Somerset.

Os pesquisadores descobriram que a lista também continha nomes de figuras criminosas em todo o mundo. Entre os nomes da Austrália estavam o autoproclamado xeque, Junaid Thorne, de Perth, e o fraudador da cidade australiana de Geelong, Robert Andrew Kirsopp.

Os pesquisadores disseram que não conseguiam entender qual era o significado da inclusão de criminosos na lista.

“Não há um motivo claro para a inclusão desse número significativo de figuras do crime organizado em nível amplamente conhecido, bem como figuras menos conhecidas em várias organizações criminosas”, disseram.

Propósito

De forma preocupante, o presidente-executivo da Zhenhua Data, Wang Xuefeng, um ex-funcionário da IBM, endossou publicamente a realização de uma “guerra híbrida” por meio da manipulação da opinião pública e “guerra psicológica”.

Os pesquisadores dizem que o “propósito fundamental” dos dados parece ser a “guerra de informação”.

O banco de dados inclui uma camada de análise de big data que permite aos analistas rastrear os principais influenciadores e como as notícias e opiniões se movem nas plataformas de mídia social”, disseram eles.

“A China, por meio de vários canais, mudou ativamente para plataformas de informação pública, tentando influenciar o debate e a narrativa sobre a China. Os dados coletados sobre indivíduos e instituições e as ferramentas analíticas sobrepostas de plataformas de mídia social fornecem à China um enorme benefício na formação de opinião, segmentação e mensagens.”

Eles dizem que também é possível que a China, mesmo em reuniões individualizadas, seja capaz de criar mensagens ou direcionar os indivíduos que eles consideram necessários.

No entanto, até agora, eles não foram capazes de obter “evidências diretas” de agências chinesas usando esses dados para criar campanhas de guerra de informação, mensagens, uso de conta anônima ou seleção de alvos por influência individual.

Consequências

O acadêmico que obteve os dados, o professor Chris Balding, diz que isso mostra a ambição da China de criar um “estado de vigilância tecnológica autoritária global”.

Ele havia trabalhado na elite da Universidade de Pequim até 2018, quando fugiu do país, devido aos temores por sua segurança física.

Morando no Vietnã, ele diz que é bem conhecido que o governo comunista chinês coleta dados comprometedores sobre seus próprios cidadãos, mas esses novos dados mostram que eles estão tentando fazê-lo em escala global.

“A ameaça da China como um estado autoritário de tecnovigilância é real e está acontecendo agora”, disse ele. “Não apenas na China, mas em todo o mundo.”

Em seu trabalho de pesquisa, ele disse que a informação vazada foi a primeira evidência direta de dados coletados pela China sobre seu monitoramento e coleta de dados sobre indivíduos e instituições estrangeiras para fins de inteligência e operações de influência.

Ele diz que a Austrália deve estar ciente do que está acontecendo.

“A combinação única de fusão civil-militar impulsionada pela China que trabalha com empresas privadas para se envolver em atividades de política de Estado, como coleta de inteligência, deve ser preocupante”, disse ele. “Os indivíduos e instituições estrangeiras que trabalham em setores sensíveis ou influentes precisam estar cientes de como a China os está direcionando para operações de influência.

“A China está usando uma variedade de empresas e canais para coletar dados para informar sua influência e operações de inteligência.”

De forma assustadora, os pesquisadores disseram que sociedades abertas e democráticas estão sendo colocadas em risco por esse tipo de guerra de informação.

“As sociedades liberais abertas não conseguem compreender as ameaças incorporadas no comunismo autoritário chinês ao ignorar a guerra não tradicional e as operações de influência”, disseram eles.

“A guerra de informação promovida pela Zhenhua tem como alvo instituições-chave nas democracias, como filhos de políticos, universidades e setores industriais importantes. Estes fluem para a transmissão de informações e formação de políticas. As democracias liberais abertas seriam sábias se melhorassem a privacidade e segurança dos dados e compreendessem as ameaças.”

Este banco de dados da Zhenhua parece ser apenas a ponta do iceberg, e mostra que o Partido Comunista Chinês está sistematicamente espionando milhões no Ocidente como potenciais alvos de inteligência. Qualquer pessoa com influência deve saber que o governo comunista chinês pode estar lhe vigiando.

Os fornecedores de dados de países democráticos precisam ser muito mais cuidadosos em seus negócios com empresas ligadas à China – está claro que a distopia de Big Data do Dragão Vermelho está usando dados ocidentais para cumprir sua agenda comunista e expandir seus tentáculos.

Com informações, ABC News e News.


fonte: Conexão Política

VANA GLORIA APRESENTA, PRÓXIMO SÁBADO ENSAIO ABERTO, (26/09) ÁS 17H

https://www.youtube.com/channel/UCkYP0vB6nlBi97Xkt3EsaEw


fonte: Vana Gloria/youtube 

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

Helicóptero do Ibama é incendiado por ‘terroristas’ em Manaus

  Segundo reportagem da Agência Brasil, um helicóptero do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foi incendiado na madrugada desta segunda-feira (24), em Manaus (AM). A aeronave estava estacionada no Aeroclube do Amazonas, localizado no bairro Flores, na capital do estado. Segundo a secretaria estadual de Segurança Pública, câmeras de segurança registraram o momento em que dois homens pularam o muro do estabelecimento e atearam fogo no helicóptero. Quando os bombeiros chegaram ao local, as chamas já tinham se espalhado e destruído a parte dianteira da aeronave. Policias militares e civis também atenderam à ocorrência, mas como o Ibama é um órgão da União, as investigações ficarão a cargo da Polícia Federal (PF), que já recebeu as imagens captadas pelo sistema de vigilância. Há também um vídeo do momento em que os bombeiros trabalhavam para apagar o fogo (veja abaixo) Consultado, o Ibama ainda não se manifestou sobre o ataque. Até a publicaç...

Idosa se emociona após mensagem de Bolsonaro: “Eu te amo meu presidente” (veja o vídeo)

O presidente Jair Bolsonaro tem rompido barreiras e cada vez mais conquistado o coração da população brasileira. Um homem simples como sempre foi, luta por valores honrosos e em defesa da família. Nesta quinta-feira, dia 16, o presidente publicou em suas redes sociais um vídeo de uma senhora, Dona Maria, se emocionando com uma mensagem sua de agradecimento. “A senhora demonstrou muito carinho pela minha pessoa, ficou muito honrado e sensibilizado com isso”, disse Bolsonaro na gravação. Dona Maria foi às lágrimas após ver a mensagem do presidente. “Meu presidente, eu te amo muito! Eu brigo por tu e não deixo ninguém falar mau de você”, disse Maria, aos prantos. Confira a emocionante manifestação de carinho: fonte: Jornal da Cidade

Você anda de carro só com cheiro de combustível? Fique atento com rico da pane seca

Você é daqueles que   costuma andar de carro só com cheiro de combustível? Se sim, não faça mais isso. Você pode estar pondo em risco o automóvel e a integridade física de quem está lá dentro. Veja as dicas de Daniel Lovizaro, gerente de Assistência, Serviços e Treinamento Técnico automotivo da Bosch, e encha o tanque! RISCO MÁXIMO O principal risco da pane seca é que o veículo pare de funcionar de forma imediata, podendo ocasionar acidentes graves no trânsito. BOMBA Há o risco de redução da vida útil da bomba elétrica de combustível, cuja função é levar o que está no tanque para o sistema de alimentação do motor. Isto porque este componente é elétrico e refrigerado pelo próprio combustível. Assim, com o tanque sempre na reserva, a capacidade de refrigeração fica reduzida, aumentando a temperatura de trabalho do sistema. SUJEIRA Com o tanque sempre vazio também pode ocorrer o acúmulo de sujeira dentro da peça. As impurezas aspiradas pela bomba podem gerar saturação ...

AO VIVO - Globo - Desfile das Escola de Samba - Rio de Janeiro - 12/02/2018

fonte: youtube

Confira a fabricação dos motores do Onix e do Prisma na GM de Joinville

Todas as fases produtivas são monitoradas em tempo real e à distância Depois de prontos e inspecionados, os motores são levados para a fábrica da GM de Gravataí (RS) pois de prontos e inspecionados, os motores são levados para a fábrica da GM de Gravataí (RS) Os trabalhos começam com a usinagem do cabeçote de alumínio, que chega de um fornecedor de Minas Gerais já fundido. Os tempos do  Chevette  e do  Monza , carros de grande sucesso da  General Motors nas décadas de 1980 e 1990, ficaram definitivamente para trás. O processo de fabricação de  automóveis  mudou muito desde então. Fábrica de Joinville, às margens da BR-101, destaca-se pelo ambiente bem iluminado, silencioso e de temperatura agradável A fábrica onde são feitos os motores das linhas Prisma e Onix, em Joinville, chama a atenção pela tecnologia inserida em todas as fases do processo de usinagem do cabeçote e da montagem do motor.  A primeira etapa de usinagem cuidará d...

Fiat Mobi e Chevrolet Onix duelam em requisito segurança em novo teste Latin NCAP,

O  Fiat Mobi  foi mal no teste de segurança do Latin NCAP divulgado nesta terça-feira (01) e conquistou só uma estrela na proteção a adultos. A segurança de crianças ficou com duas estrelas.  Segundo o órgão, o desempenho do modelo na simulação de teste dianteiro foi razoável, mas a estrutura do carro se mostrou "inapropriada para suportar impacto lateral". O Mobi ofereceu proteção "pobre" para o peito do motorista em acidentes laterais e "débil" e "marginal em outras regiões do corpo. Apenas a cabeça e partes das pernas tiveram proteção considerada "boa" nos testes. Para classificar a segurança a adultos, o órgão atribui pontos que podem chegar ao máximo de 34, porém o  Mobi  conquistou apenas 19,20 pontos.  Já a segurança de crianças pode chegar a 49 pontos, mas no caso do compacto foram apenas 26,98 pontos. " O impacto lateral é o grande problema do carro porque há alta penetração do pilar B. Como mostram as imagens, a estrut...

AO VIVO - Ferroviária X Santos - Campeonato Paulista - Narração - 10/02/2018

fonte: youtube