Pular para o conteúdo principal

OPINIÃO: A militância de Dom Orlando Brandes, o arcebispo que adora colocar política no altar

 


Dom Orlando Brandes adora colocar política no altar. O Arcebispo de Aparecida utilizou o sermão na missa de 12 de outubro para falar o seguinte:

"[...] Para ser pátria amada não pode ser pátria armada. Para ser pátria amada, seja uma pátria sem ódio. Para ser pátria amada, uma república sem mentira e sem fake news. Pátria amada sem corrupção [...]’’.

O Arcebispo pode ter falado tais coisas de forma genérica sem a menor intenção de atingir o presidente Bolsonaro e a corrente política por ele representada? Pode. Mas fica difícil acreditar na ingenuidade de quem já falou insanidades como ‘’a direita é violenta e injusta’’ e ‘’temos o dragão do tradicionalismo’’.

Não estamos tratando de um caipira desinformado. Se Dom Orlando Brandes repete os clichês do mainstream sobre tais temas, há intencionalidade nisso. Ele tem claramente uma posição político-ideológica, e essa posição é incompatível com a doutrina da Igreja Católica – a que ele deveria zelar e defender.

Quando falou que a direita é injusta e citou o tal dragão do tradicionalismo, Dom Orlando lamentou as críticas ao Concílio Vaticano II. Pois bem, o CVII foi uma das maiores – se não a maior das – vitórias que os inimigos da Igreja obtiveram ao longo de dois mil anos. Ao invés de ser a bússola desse mundo caído e manchado pelo pecado, a Igreja Católica – ou parte importante dela – preferiu fazer bella figura ao modernismo, que desde São Pio X é considerado herético. De mudanças aparentemente banais como o rito da missa até questões fundamentais como a salvação das almas, o Concílio foi lamentado pelos católicos mais fiéis, como o gigante Gustavo Corção em seu primoroso ‘’A Igreja Católica e a Outra’’.

Ao saudar o Concílio como uma maravilha inquestionável, Dom Orlando atesta que a sua concepção de Igreja difere irreversivelmente daquela dos santos e mártires. E lamento dizer aos autoproclamados católicos progressistas, mas a verdade é única e independe da opinião de quem quer que seja. A Santa Igreja é incompatível com o progressismo e com coisas do tipo ‘’qualquer igreja ou religião salva’’.

Dom Orlando falou em violência direitista. Pois bem, qual o grande ato violento da direita nos últimos anos? As manifestações com famílias, crianças, idosos e outros cidadãos pacíficos carregando a bandeira do Brasil e pedindo aos ocupantes momentâneos das instituições que respeitem a Constituição e deixem o presidente Bolsonaro governar? Se ele entende como ‘’direita’’ tudo o que pode existir de ruim, isso diz mais da sua formação esquerdista do que sobre a própria corrente política.

Mas já que o Arcebispo gosta de falar contra a violência, a esquerda é um prodígio nisso e ofereceu inúmeros exemplos para ele se manifestar. O MST transformou o campo em uma zona de conflito ao invadir diversas propriedades. Os black blocs aterrorizaram as manifestações de 2013 com um nível de virulência jamais visto – as ligações do grupo com partidos de esquerda são amplamente conhecidas. E claro, a cereja desse bolo podre foi o atentado contra o presidente Bolsonaro em 2018, na época da campanha presidencial, atentado esse feito por um militante esquerdista que já foi filiado ao PSOL. Os casos são abundantes, sendo impossível citá-los em sua totalidade, mas os colocados aqui bastam.

Em todos esses episódios de violência esquerdista, Dom Orlando Brandes não levantou a voz para condená-los. Mas quando se trata de uma violência inexistente do outro lado, ele é o primeiro a falar em tom indignado. É de um cinismo inigualável.

A esquerda é a corrente política dos revolucionários, e em praticamente todas as grandes revoluções a Igreja Católica foi alvo da fúria doentia dos destruidores da ordem. A Revolução Francesa matou clérigos, expropriou terras da Igreja e iniciou a danosa remoção do altar da vida pública. A Revolução Russa não fica atrás em nível de virulência e ódio anticatólico. Ambas são saudadas como grandes eventos pela esquerda. A direita, pelo contrário, busca a manutenção da ordem combinada com a preservação das liberdades individuais e do direito natural, com a própria Igreja Católica tendo um papel fundamental nisso. Ao condenar o lado que defende a Igreja e silenciar sobre o inimigo, Dom Orlando Brandes mostra de que lado está.

Sobre as tais fake news citadas pelo Arcebispo, vale um esclarecimento importante: a esquerda adota a moral revolucionária, o que significa que qualquer meio necessário para o sucesso da revolução é, por tal lógica, moralmente correto. Roubar, chantagear e até mesmo matar é aceitável se beneficiar a revolução.

Com a mentira não é diferente. Não por acaso a esquerda sempre se valeu da desinformação contra seus inimigos. Um caso célebre está na própria Igreja: a associação mentirosa do Papa Pio XII ao nazismo. Tal engodo começou com os soviéticos e ganhou vida própria no Ocidente graças ao livro ‘’O Papa de Hitler’’, de John Cornwell. O autor disse ter examinado por meses documentos secretos que comprovam o colaboracionismo nazista de Pio XII, mas nos registros da biblioteca do Vaticano ele permaneceu nela por menos de um mês, além do fato de que tais documentos são públicos. Mesmo assim, a lenda do Papa de Hitler permanece utilizada pela esquerda ocidental no seu afã de espalhar o ódio contra a Igreja Católica.

Dom Orlando Brandes é um militante de batina e eu já falei disso em outro artigo. A sua fala mais recente só atesta isso. Como diria o outro, só se é traído pelos seus. Além de mentir e desinformar conscientemente, ele presta um desserviço gigantesco à Igreja Católica. Nada que nós já não vimos em outras ocasiões.

Referências:

1.https://www.nsctotal.com.br/noticias/patria-amada-nao-pode-ser-patria-armada-diz-dom-orlando-brandes...

2.https://www.youtube.com/watch?v=FagDhy1yXZs

3.https://veja.abril.com.br/brasil/psol-pstu-e-pt-comandam-sindicatos-ligados-a-black-blocs/

4.https://www.conexaopolitica.com.br/coluna/coluna-dom-orlando-brandes-o-militante-de-batina/

  • fonte: Jornal da Cidade online

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

Renault Kardian é o Carro do Ano 2025

O   Renault Kardian  é o grande vencedor do  Carro do Ano 2025 . O modelo concorreu contra   BYD Dolphin Mini ,   Citroën Basalt ,   Hyundai Creta   e   Peugeot 2008   na categoria principal da premiação mais importante da indústria A 58ª edição do Carro do Ano contou ainda com   outras seis categorias de carros e três de motores . Os   finalistas do prêmio   foram escolhidos por indicação direta de 26 jurados especialistas no segmento, seguindo os critérios de modelos pré-finalistas classificados pelo Comitê Gestor. O   limite foi de cinco finalistas por categoria , e apenas um modelo por marca pode ser classificado em uma mesma classe,   conforme previsto no regulamento . Vale lembrar que a auditoria do Carro do Ano 2025 foi feita pela   EY .  automotiva brasileira. Essa é a primeira vez que a   Renault   — e uma fabricante francesa — vence o prêmio.  O   Renault Kardian é o grande venc...

Exército defende “kids pretos”

 A pressão da esquerda para acabar com as Forças Especiais do Exército, os chamados "kids pretos", aumentou depois que a Polícia Federal acusou ao menos quatro militares de usar seu treinamento especial para planejar o assassinato de autoridades. O Exército prometeu uma reformulação no próximo ano, porém, não pretende acabar com a unidade. Saiba quais são os planos. Militares na mira de Moraes. O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou que o Exército forneça informações sobre visitas aos militares presos pela suposta tentativa de golpe de Estado. Contra o decreto de Lula. Parlamentares de oposição e governadores prometem trabalhar para derrubar o decreto que regula o uso da força por policiais. Informações: Gazeta do Povo/ https://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/bom-dia/exercito-kids-pretos-moraes-questiona-militares/

Eu na Cozinha - Bife Suculento - VD1

Rancho D'Ajuda/ https://www.youtube.com/watch?v=woi3F4jKsMU&t=16s Como prepara um bife suculento na forma de amador, ficou delicioso.

IPVA 2025; veja calendário de pagamento e descontos

  Proprietários que quitarem o débito em cota única terão desconto de 3% Todos os proprietários de carros, motos, caminhões e ônibus são obrigados a pagar o  Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA)  anualmente no Brasil. No  Estado de São Paulo, o   calendário de pagamento 2025 e todas as informações sobre o  imposto  foram divulgadas nesta sexta-feira (13). Neste ano, os contribuintes podem  quitar o IPVA em cota única no mês de janeiro com desconto de 3% . Há também a possibilidade de quitação integralmente em fevereiro, mas sem desconto. Quem preferir pode ainda  parcelar o tributo em até cinco vezes   nos meses de janeiro, fevereiro, março, abril e maio, de acordo com o final da placa do veículo. No último caso, também não há redução de preço. Confira abaixo o calendário: Calendário do IPVA 2025 de São Paulo (SP) Final da placa Janeiro Fevereiro Março Abril Maio 1ª parcela ou cota única com 3% de desconto 2ª parcel...

Projeto que cria Escola Cívico-Militar proposto pelo Governo de SP é aprovado na Alesp

  O   Projeto de Lei Complementar 9/2024, que cria o Programa Escola Cívico-Militar proposto pelo governador Tarcísio de Freitas , foi aprovado nesta terça-feira (21) pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). A proposta foi enviada para o parlamento paulista no início de março. Aprovado, agora segue para sanção do governador. “Firmamos esse compromisso e estamos avançando. A comunidade vai votar e, de acordo com a votação de pais de alunos e professores, a gente transforma a escola em cívico-militar com policiais militares da reserva que vão atuar na disciplina e no civismo, e os profissionais da Educação ficam com a parte pedagógica”, destacou o governador, Tarcísio de Freitas. A proposta tem como objetivos a melhoria da qualidade do ensino com aferição pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o enfrentamento à violência e a promoção da cultura de paz no ambiente escolar. O programa será desenvolvido sob responsabilidade das secretarias esta...

Dino desdenha e ofende o parlamento!

Informações: Jacaré de Tanga/https://www.youtube.com/watch?v=BOZzLHsJhHw

Projeto de lei da TV Globo quer taxar usuários de rede social

https://x.com/JoseDinisPFons1/status/1861852570823565461  

BPC Loas, com novas regras em 2025, milhares de pessoas podem perder o beneficio

 

Trabalhadores relatam maus-tratos e agressões em obra da fábrica da BYD na Bahia

  Uma mulher franzina equilibra uma tábua de madeira atrás do pescoço para carregar, sem perder tempo, dois baldes pesados. Um grupo de seis trabalhadores é transportado até o canteiro de obras em um carro de passeio, com um deles sendo levado dentro do porta-malas. Em um cooler pequeno, daqueles usados para manter a temperatura de cervejas e refrigerantes, é servida uma sopa para centenas de trabalhadores famintos, após uma longa jornada de trabalho. Agressões físicas, com chutes e pontapés. Alojamentos sujos, aglomerados, mal iluminados e sem divisão entre homens e mulheres. Banheiros imundos, sem limpeza diária das pias e dos vasos sanitários. Operários atuando sem equipamentos de proteção individual, submetidos a rotinas de 12 horas por dia, de domingo a domingo. Todas essas situações, de acordo com denúncias que a  Agência Pública  recebeu, estariam acontecendo dentro do canteiro de obras da empresa chinesa BYD, que está instalando uma fábrica de automóveis elétricos...

Trump Inauguration LIVE Coverage | Donald Trump Delivers Stunning Speech In Washington DC LIVE

  Informações: https://www.youtube.com/watch?v=IP6SSaJGo-c