Pular para o conteúdo principal

Valor de imóveis da Igreja Católica equivale ao PIB do Brasil e da Rússia

 Uma das mais poderosas instituições religiosas e capitalistas do mundo, a Igreja Católica tem US$ 3 trilhões em bens imóveis e quer aumentar sua rentabilidade para aplicar mais no social, diz o papa Francisco

A imprensa concentra suas reportagens sobre o papa Francisco — tratado como pop star por jornais, revistas, rádios e tevês — nas questões morais, que, de fato, são importantes interna e externamente. Mas a reforma proposta pelo argentino Jorge Mario Bergoglio é mais ampla do que parece à primeira vista e a resistência interna não é apenas quanto aos aspectos morais e comportamentais.

O religioso está mexendo nas questões econômicas, derrubando certos privilégios e buscando tornar a Igreja Católica mais rentável, ou melhor, mais produtiva para si e fieis. O jornalista norte-americano Alexander Stille, na reportagem “E pur si muove”, detalha partes da reforma econômica e financeira que está sendo articulada de maneira rigorosa e, até, implacável nas estruturas da maior organização religiosa do mundo. O texto, publicado pela revista “New Yorker” — uma das mais prestigiosas dos Estados Unidos —, saiu no Brasil na edição de janeiro da revista “Piauí”, com tradução de Sergio Tellaroli.

A matéria do professor de Jornalismo da Universidade Columbia tem sete páginas e discute, de maneira enfática, os problemas morais da Igreja Católica, instituição milenar que tem cerca de 2,1 bilhões de seguidores e, apesar do crescimento das igrejas evangélicas, é dominante no Brasil. Vale a pena ler toda a reportagem, mas concentro-me basicamente nos “problemas” financeiros, pois os morais estão sobejamente discutidos.

O Instituto para as Obras de Religião (IOR), como é conhecido internamente o Banco do Vaticano, é uma solução e um problema (leia o texto “O livro negro do Vaticano”) para a Igreja Católica. Figurou, “no princípio dos anos 2000, entre os dez maiores paraísos fiscais offshore do mundo, abrigando evasões de impostos e lavagem de dinheiro”.

O papa anterior, Bento XVI, teve de assinar uma lei antilavagem de dinheiro para conter o liberticídio dos financistas das Igreja Católica. Em 2012, o Vatileaks mostrou que, em termos de finanças, o Banco do Vaticano não era nada diferente dos bancos suíços e dos paraísos fiscais. O livro “Sua Santidade: As Cartas Secretas de Bento XVI” (Leya Brasil, 320 páginas), de Gianluigi Nuzzi, pôs lenha na fogueira e provocou novas mudanças na condução econômica e financeira dos negócios da Igreja Católica.

Gotti Tedeschi caiu da presidência do Banco do Vaticano e o responsável pelo vazamento dos documentos secretos, o mordomo de Bento XVI, Paolo Gabriele, foi preso. De fato, Paolo Gabriele vazou os documentos, mas, como todos sabem na cúpula da Igreja Católica, era apenas o mordomo, quer dizer, uma ponte para autoridades de fato poderosas. O Banco do Vaticano fechou, “em silêncio, cerca de 4600 contas”.

O objetivo do Vatileaks, criado na estrutura do Vaticano, era, mais do que corrigir erros graves, atingir o cardeal Bertone, secretário de Estado — uma espécie de primeiro-ministro do poder imperial da Igreja Católica. A renúncia e a aposentadoria de Joseph Ratzinger, um intelectual altamente preparado e um homem íntegro, tem a ver com os vazamentos e, sobretudo, com a ideia cristalizada de que, embora fosse rigoroso, havia perdido o controle do poder. Alguma coisa, até muitas coisas, estava ocorrendo à sua revelia. Em 2013, deixou o comando da Igreja Católica.

Mais durão do que parece
A julgar pelas aparições públicas e pelo que publicam os jornais e revistas, Francisco é um homem “doce” e “afável”. É, sem dúvida. Entretanto, para presidir uma organização religiosa universalizada, um verdadeiro império transnacional, é preciso ser rigoroso. “Intramuros”, sublinha Alexander Stille, “tem fama de durão”.

Numa entrevista à Civiltà Cattolica, o papa disse que é “um pouco ingênuo”, ressalvando que é “um pouco furbo”, isto é, “astuto, esperto, malandro”. Uma contradição? Na verdade, não. Jorge Mario Bergolio está sugerindo que é possível ser “bom” (os bons tendem a ser tratados como ingênuos), pensar no bem da Humanidade, e, ao mesmo tempo, saber o que está acontecendo e decidir com pulso de ferro.

O cardeal australiano George Pell, secretário de Economia do Vaticano, assumiu com carta branca para reorganizar as finanças da Igreja Católica no mundo, não apenas na Itália. Havia certo amadorismo insensato na condução da política econômica dos empreendimentos do Vaticano. De imediato, George Pell contratou um executivo, Danny Casey, para gerenciar as finanças do império. A equipe montada pelo dois entrou em contato com consultores internacionais “para tomar pé das embaralhadas finanças do Vaticano”.

McKinsey, Deloitte e EY têm contribuído para o reordenamento financeiro. Alexander Stille conta que “padronizaram os procedimentos contábeis, identificaram os ativos de maior valor e puseram uma série de pequenas propriedades e instituições do Vaticano sob o controle direto da Santa Sé, a entidade legal que comanda o Vaticano e certas instituições em Roma e nos arredores da cidade. Em 2015, o novo Secretariado anunciou ter identificado 1,2 bilhão de dólares em ativos financeiros que nunca constaram do balanço do Vaticano”.

O caos era imenso. Informaram a Danny Casey que “a Santa Sé compreendia 65 instituições diferentes”. “Verificamos que são 136”, afirma o executivo. 71 a mais. “Todas as instituições do Vaticano têm sido solicitadas a se adaptar aos padrões internacionais de contabilidade e supervisão, e seus administradores — padres e freiras, em muitos casos — recebem treinamento básico em ciências contábeis”, informa a reportagem da “New Yorker”.

Os novos executivos, experimentados na área financeira, descobriram que a gestão fragmentada dos bens do Vaticano prejudica seus negócios — daí os ralos financeiros. Os gerentes instituíram o “princípio dos quatro olhos”. Para eliminar os feudos internos, “todas as decisões financeiras precisam ser examinadas por duas pessoas”.

“Estima-se que a Igreja Católica seja dona de 20% dos bens imóveis de toda a Itália e de 25% dos imóveis em Roma”, revela Alexander Stille. “Estima-se que a Propaganda Fide, ou Sagrada Congregação para a Evangelização dos Povos, a entidade do Vaticano que patrocina missões religiosas no exterior, seja proprietária de 10 bilhões de dólares em bens imóveis, concentrados sobretudo em Roma e dos quais fazem parte algumas das mais belas edificações históricas da cidade”, escreve o jornalista.

Alguns aluguéis estariam com preços inferiores aos praticados pelo mercado italiano. “O estilista Valentino”, segundo relato do cardeal Bertone ao repórter, “pagava um aluguel bem abaixo do mercado por sua loja principal, localizada na elegante via del Babuino, num dos bairros mais caros de Roma”. O porta-voz do estilista contesta e garante que “paga aluguel de mercado e jamais recebeu favores”.

As medidas, de acordo com a reportagem de Alexander Stille, estão dando resultado. Desde a posse do papa Francisco, em 2013, caiu o número de “atividades suspeitas”. Alexander Stille relata que, “numa investigação da polícia italiana sobre corrupção em Milão, uma escuta gravou um importante político se queixando da nova atmosfera no Vaticano: ‘Não há proteção no Vaticano, porque o novo papa não dá a menor bola para o mundo italiano e, entre os cardeais, já não tem ninguém que possa oferecer proteção’”. O papa não se deixa contaminar pelo mundo da política e das finanças da Itália.

As medidas de contenção do papa Francisco têm um objetivo: gerar mais receita. “Fazer mais dinheiro com nossos ativos, para que a gente possa fazer o bem em maior escala”, assegura o gerente Danny Casey. Depósitos e ativos do Banco do Vaticano somam 6 bilhões de dólares. “Os ativos em bens imóveis da Igreja Católica no mundo todo já foram estimados em 3 trilhões de dólares, soma comparável ao Produto Interno Bruto da Rússia, da Índia ou do Brasil.”

Os reformadores financeiros da Igreja Católica sugerem a criação de uma organização, com o nome de Gerenciamento de Ativos do Vaticanos, para gerir os múltiplos empreendimentos do império.

Especialista em assuntos do Vaticano, o jornalista Piero Schiavazzi percebe que “há uma luta em curso entre as mentalidades mais capitalistas, como a do cardeal Pell, e os que querem algo diferente. Os primeiros são a favor de operar dentro do sistema capitalista e fazer tanto dinheiro quando possível para viabilizar as boas ações. O outro grupo, que talvez conte com a simpatia de Francisco, acredita que o Vaticano deve usar seu dinheiro para mudar o sistema, isto é, investir diretamente em países pobres e mudar sua estrutura”.

O papa Francisco, em julho de 2015, endossou as ações dos novos gerentes: “Não tenhamos medo de dizer: queremos mudança, mudança de fato, mudança estrutural”. Ao mesmo tempo, condenou o sistema capitalista, que, na sua opinião, “impôs a mentalidade do lucro a qualquer preço, sem nenhuma preocupação com a exclusão social ou com a destruição da natureza”. Retórica? Em parte, sim. No geral, homem sincero e realista, o papa pensa mesmo mais nos pobres.

O papa Francisco critica o capitalismo, até com certa acidez, mas está conduzindo uma operação altamente capitalista para tornar a Igreja Católica mais rentável. O objetivo final é nobre: aplicar mais dinheiro no social. Mas de maneira organizada, sem ralos financeiros. “Francisco tem trabalhado arduamente para modificar o consenso no interior da Igreja, em vez de impor a mudança”, anota Alexander Stille. É possível que tenha avançado mais em economia do que na mudança de mentalidade. Neste sentido, parece que é mais hábil que João Paulo I.


fonte: Jornal Opção

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

Estudante da USP acusado de estuprar colega obtém registro de médico

Imagens internet Réu em um processo sob acusação de  cometer estupro  numa festa da USP (e absolvido na primeira instância em fevereiro), Daniel Tarciso da Silva Cardoso conseguiu o registro de médico no Conselho Regional de Medicina de Pernambuco. Ele apresentou os documentos necessários, inclusive diploma, segundo o órgão. Seu cadastro data de abril e consta como regular. SEM CARTEIRA O caso motivou uma série de protestos no ano passado na Faculdade de Medicina da USP. O Conselho Regional de Medicina de SP já havia se antecipado a um eventual pedido de registro e dito em novembro que o negaria enquanto não tivesse acesso à sindicância da universidade para apurar o caso. Daniel não chegou a fazer solicitação em SP. EM CURSO O advogado dele, Daniel Casagrande, diz não saber informar se o cliente está exercendo a medicina em Pernambuco, mas afirma que ele não cometeu crime. fonte:  Folha de S. Paulo

Votação de reforma trabalhista testa força política de Temer no Congresso

Fragilizado pela denúncia criminal apresentada contra o presidente Michel Temer, o governo conta com margem apertada para aprovar no Senado, hoje, a ampla reforma da legislação trabalhista que o peemedebista apresentou como uma das bandeiras de seu governo. A oposição quer aproveitar o clima criado pela denúncia, que está sob análise da Câmara dos Deputados, para tentar barrar a votação e atrasar ainda mais o calendário programado pelo Palácio do Planalto, que contava com a aprovação do texto em junho. Levantamento da reportagem mostra que o governo tem o apoio declarado de 43 senadores para aprovar a reforma. Como se trata de um projeto de lei, o apoio de metade mais um dos presentes na sessão basta para o governo - se os 81 senadores comparecerem, seriam suficientes 41 votos. O Planalto conta com a aprovação da reforma para dar uma demonstração de força no Congresso e reagir ao clima negativo criado pela discussão da denúncia criminal na Câmara, que aprovou a reforma traba...

Ex-goleiro Marcos deixa a UTI e vai para o quarto após cirurgia no coração

O ex-goleiro Marcos deixou a UTI do Hospital do Coração (Hcor), em São Paulo, e está no quarto para continuar a recuperação de uma cirurgia cardíaca realizada na última quinta-feira. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, o ídolo palmeirense tem quadro estável e com boa recuperação. Marcos, de 43 anos, chegou a publicar vídeo nas redes sociais no último fim de semana para mandar recado aos fãs e mostrar a cicatriz no peito. Os médicos realizaram um procedimento para corrigir um prolapso da válvula mitral, problema identificado durante exame de rotinas cerca de um mês antes da cirurgia. O ex-goleiro preferiu não divulgar o tratamento, para evitar alarde. O hospital não tem previsão de alta nem da divulgação de novos boletins sobre o estado de saúde do paciente. O ídolo palmeirense se aposentou do futebol no fim de 2011. Desde então, atuou como embaixador do Palmeiras em eventos e cuidou de projetos pessoais. fonte: Istoé

Galã da Globo de 30 anos sofre ataque cardíaco e é internado em SP

O ator Felipe Titto, de 30 anos, sofreu um ataque cardíaco neste domingo (22) e teve de ser internado no Hospital São Luiz, no Morumbi, em São Paulo. De acordo com o G1, o hospital não divulgou boletim médico. Entretanto, a assessoria de Titto informou que o ator passa bem, mas ainda será submetido a novos exames. "Felipe está bem, está falando, está sem dor, mas ainda não tem previsão de alta", informou a nota à imprensa. Na rede social Snapchat, o galã publicou uma foto dele na cama do hospital. “Deu ruim, mas nóes é zikaaa” (sic), escreveu o artista, que tem no currículo trabalhos e novelas como Malhação (2004 A 2007), “Avenida Brasil” (2012) e “Amor à Vida” (2014). fonte: https://www.noticiasaominuto.com.br/fama/335998/gala-da-globo-sofre-ataque-cardiaco-e-e-internado-em-sp?utm_source=notification&utm_medium=push&utm_campaign=335998

GM encerra operações na Venezuela após confisco de fábrica da montadora pelo governo

Bloqueio de fábrica em centro industrial e o confisco de bens da montadora ocorre em meio à crise econômica no país Após as autoridades da Venezuela tomarem uma unidade da General Motors, a montadora norte-americana anunciou, na quarta-feira, o encerramento das operação no país. De acordo com o site  G1 , a planta da empresa localizada no centro industrial de Valencia teve o funcionamento impedido pelo governo venezuelano. "Ontem  (terça-feira) , a fábrica da GMV (General Motors Venezolana) foi inesperadamente tomada pelas autoridades públicas, impedindo as operações normais. Além disso, outros ativos da companhia, como veículos, foram retirados ilegalmente de suas instalações", afirmou a montadora por meio de comunicado. O confisco da unidade da GM ocorre em meio à crise econômica e política da Venezuela, onde outras empresas norte-americanas também já foram afetadas. Conforme o  G1 , a indústria automobilística do país enfrenta a falta de matéria-prima e div...

Roger agradece carinho da torcida do Bota com filha: "Marcou a minha vida"

Na derrota de 2 a 0 para o Avaí, atacante entra em campo com Giulia, que tem o seu nome gritado pelo público presente ao Nilton Santos: "Eu me senti muito amado" O Botafogo perdeu para o Avaí por 2 a 0 nesta segunda-feira, mas o atacante Roger deixou o Estádio Nilton Santos feliz pelo carinho dos torcedores com a sua filha Giulia. A menina de 11 anos, que é deficiente visual, entrou em campo com o pai e teve  o seu nome gritado pelo público presente ao jogo . Em entrevista ao programa "Bem, Amigos!", o centroavante agradeceu o carinho dos brasileiros desde que ela foi tema de uma matéria do programa "Globo Esporte", na última semana e disse que jamais esquecerá das manifestações dos alvinegros. Roger garantiu que a reportagem tinha como objetivo mostrar para a sua filha como é a sua profissão e ficou surpreso com tantas manifestações. O centroavante lamentou não poder retribuir o carinho dos torcedores com gols e mais uma vitória, mas fez questã...

A Regra do Jogo: Dante desconfia de Gibson

Dante (Marco Pigossi) vai desconfiar de Gibson (José de Abreu) depois do resgate de Aninha (Letícia Braga) em A Regra do Jogo. A menina surgirá na mansão da família após Kiki (Deborah Evelyn) chantagear o pai. O policial não acreditará na história contada pelo avô. Gibson afirmará que os sequestradores da criança pediram resgate, e ele pagou, além de ter montado um esquema de investigação com seus seguranças e ex-policiais. "Eu não queria e não podia te envolver nisso, mas depois a gente conversa melhor", despistará o líder da facção ao neto.  Essa sequência vai ao ar a partir do dia 20 na novela das nove da Globo. Antes, o público verá Dante desconfiado da mãe.  Ele não vai acreditar em Kiki , que afirmará que não voltou antes para mostrar que estava viva por conta de sua relação com Zé Maria (Tony Ramos). A loira dirá que teve uma filha com ele e tinha medo de o amante ser preso. O policial chegará a desconfiar de que ela é da facção criminosa da trama e está acobert...

GM vai apresentar no Salão do Automóvel em SP, Novo Tracker turbo

Uma das principais atrações da Chevrolet para o Salão do Automóvel, que acontece de 10 a 20 de novembro, o reestilizado Tracker foi flagrado com camuflagem pela nossa reportagem nos arredores de São Paulo (SP). Com mudanças concentradas na dianteira, o Tracker 2017 recebeu novos para-choques, faróis de LEDs e grade estreita, ficando alinhado a nova identidade visual da GM. O interior também muda e recebe um novo painel com quadro de instrumentos analógicos, além de tela multimídia de 7″ com o novo MyLink. fonte:  http://carplace.uol.com.br/flagra-chevrolet-tracker-2017-e-pego-antes-da-estreia/

Os perigos e consequências de emprestar seu nome para terceiros

Por  Victor Manuel Barbosa Vicente  e  Dany Rogers . Os estudos da pesquisadora  Cecília Mattoso , desenvolvidos na COPPEAD/UFRJ, resultaram no livro  Me empresta seu nome? Um estudo sobre os consumidores pobres e seus problemas financeiros . Já a pesquisadora  Jessica Campara  e outros pesquisadores, desenvolveram o estudo intitulado  O dilema dos inadimplentes: antecedentes e consequentes do ‘nome sujo’ . Estes materiais demonstraram uma relação entre o empréstimo do nome para contração de dívidas de terceiros e o endividamento das pessoas em todas as classes sociais. Mostra ainda que o problema atinge com mais ímpeto as classes menos abastadas financeiramente. O bom coração do brasileiro e a sua vontade em querer ajudar e ser solidário acabam resultando em sérios problemas. Segundo dados do SPC Brasil e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 1 em cada 10 brasileiros contrai dívidas por emprestar seu nome para terc...

Empate heroico no Palestra

Palmeiras busca empate, mas Cruzeiro leva vantagem por semifinal Os 32.067 pagantes que estiveram no Estádio Palestra Itália viveram fortes emoções na noite desta quarta-feira. O Cruzeiro chegou a abrir 3 a 0, mas o Palmeiras conseguiu o empate por 3 a 3, resultado que garante aos mineiros a vantagem na briga por uma vaga na semifinal da Copa do Brasil pelos gols fora de casa (avança com 0 x 0, 1 x 1 ou 2 x 2 em Belo Horizonte). Inoperante no primeiro tempo, o Palmeiras apenas assistiu os gols de Thiago Neves, Robinho e Alisson. Na etapa complementar, o time mandante entrou no jogo com dois gols de Dudu e, empurrado pela torcida, ainda conseguiu empatar por meio de Willian. O jogo de volta será às 21h45 (de Brasília) de 26 de julho, no Mineirão. Na semifinal, o ganhador enfrenta Grêmio ou Atlético-PR. Pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, às 16 horas de sábado, o Palmeiras pega o Grêmio, no Pacaembu. Já o Cruzeiro, às 16 horas de domingo, encara o rival Atlético-MG, no ...