Pular para o conteúdo principal

O perfil dos executivos que comandam as montadoras

 


Em sua terceira edição, a pesquisa Liderança no Setor Automotivo, promovida por Automotive Business em parceria com a MHD Consultoria, especializada em planejamento estratégico, alcançou recorde de participação e permitiu conhecer o perfil e as estratégias dos executivos do setor automotivo. Foram 1.893 respondentes, com crescimento de 181% em relação ao levantamento anterior, realizado em 2019.

“Ainda que a indústria automotiva tenha pela frente uma série de desafios que demandam novas mentalidades e competências, a engenharia segue como área de formação dominante no segmento. Mais de 50% dos respondentes da pesquisa declararam esse como principal campo de formação”, explicou Tânia Macriani, diretora da MHD e coordenadora da pesquisa.

FORMAÇÃO DOS PARTICIPANTES DA PESQUISA
50% 
Engenharia
28% Administração e economia
8% Outros
6% Comunicação e marketing
4% Tecnologia e informática
3% Contabilidade e finanças
2% Direito

ESCOLARIDADE NA ALTA GESTÃO
0%
 Pós-doutorado 
1% Doutorado 
16% Mestrado 
60% Especialização - MBA 
21% Superior completo 
2% Superior incompleto 
0% Ensino médio 

O perfil no topo da liderança

Após a conclusão da pesquisa, fizemos um levantamento para descobrir a formação e alguns passos na carreira dos presidentes e CEOs de algumas das principais montadoras da indústria automobilística local. Você pode conferir a seguir o resultado e checar a participação dos engenheiros na gestão da indústria automobilística. As informações foram obtidas junto aos departamentos de comunicação das montadoras.

Airton Cousseau – Presidente da Nissan Mercosul


Airton Cousseau é presidente da Nissan Mercosul e diretor geral da Nissan do Brasil. Em sua função, comanda diretamente a operação da Nissan do Brasil e desenvolve as sinergias na área de manufatura da empresa no Brasil e na Argentina. O executivo é graduado em administração de empresas pela Universidade Federal do Paraná, bem como pós-graduado em marketing pela Universidade da República (Uruguai) e finanças pela Universidade de Montevidéu (Uruguai). De julho de 2020 a março de 2021, Cousseau foi vice-presidente sênior regional de marketing, vendas e operações da Nissan América do Sul.

Com 30 anos na indústria automotiva e oito anos na Nissan, o executivo ocupou cargos de liderança na empresa na América Latina, América do Norte e China. Na Nissan América do Norte, atuou como vice-presidente sênior de marketing e vendas até assumir sua atual posição. Anteriormente, em 2016, Cousseau foi vice-presidente da Dongfeng Motor e diretor administrativo da Dongfeng Nissan Passenger Vehicle na China. Antes dessa posição, foi presidente da Nissan México.

Aksel Krieger – Presidente da BMW do Brasil 

Executivo com 20 anos de experiência internacional nos segmentos automotivo e de financiamento ao consumidor, Aksel Krieger é presidente e CEO da operação brasileira do BMW Group desde fevereiro de 2019. Brasileiro com nacionalidade dinamarquesa, iniciou a carreira no BMW Group no ano 2000, como analista da BMW Serviços Financeiros - e chegou à função de CFO para o braço financeiro da empresa naquele país. 

Formado em administração de empresas pela Mauá Business School, com pós-graduação em finanças pelo Insper e MBA pela Fundação Dom Cabral, também tem experiência executiva trabalhando na África do Sul, Alemanha e China.

Antonio Filosa – Presidente da Stellantis para a América do Sul

Antonio Filosa é o presidente (COO) da Stellantis para a América do Sul. Com 48 anos, nascido na região de Nápoles, Itália, formou-se em engenharia pelo conceituado Instituto Politécnico de Milão e complementou a formação em gestão na Fundação Dom Cabral, em Minas Gerais. Ingressou no Grupo Fiat, atual FCA, em 1999, e ocupou cargos na Espanha, Estados Unidos, Itália, Argentina e Brasil.

Filosa chegou ao Brasil em 2005 e em 2006 incorporou-se à planta da Fiat em Betim (MG), onde exerceu os cargos de gerente de logística interna, de planejamento estratégico e de compras, além de diretor-adjunto de manufatura. Foi diretor de compras para a América Latina, diretor-geral da FCA Argentina e presidente da FCA para a América Latina até janeiro de 2021, quando foi constituída a Stellantis, a partir da fusão global da FCA com a PSA, e Filosa passou a comandar o novo grupo na América do Sul.

Atsushi Fujimoto – Presidente da Honda América do Sul

Atsushi Fujimoto, japonês de 58 anos, é desde abril de 2021 o chief officer da Honda América do Sul e responsável pelas operações de produção e vendas de automóveis, motocicletas e produtos de força no continente. Ele acumula também as funções de presidente e diretor da Honda South America, da Honda Automóveis do Brasil e da Moto Honda da Amazônia.

O executivo ingressou na Honda em 1986 e tem uma sólida trajetória na marca, na qual destaca-se a ampla experiência internacional adquirida na posição de presidente de operações da Honda em países como Malásia, Tailândia e China.

Fujimoto formou-se em economia, no Japão.

Christopher Podgorski – Presidente e CEO da Scania Latin America

Christopher Podgorski é formado em administração de empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) com especialização em marketing na mesma instituição. Atualmente cursa conselheiros de administração, no Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC.

Podgorski ingressou na Scania em 1998, na área de vendas de caminhões e ônibus para a América Latina. Mais tarde, dirigiu a Scania México e retornou ao Brasil para assumir as operações comerciais no país e posteriormente para toda a América Latina.

Em 2013, expatriado para a Suécia como vice-presidente sênior global de vendas e marketing, foi o responsável pela introdução da nova geração de caminhões na Europa. Em 2017, repatriado, repetiu o lançamento para toda a América Latina no ano seguinte. Christopher segue à frente da Scania Latin America e está conduzindo a empresa rumo a um ecossistema de transporte e logística mais sustentável.

Frédéric Drouin – CEO da Jaguar Land Rover América Latina

Há mais de 33 anos atuando na indústria automotiva, Frédéric Drouin é hoje o CEO das marcas Jaguar e Land Rover na América Latina. Formado em economia pela Universidade Sciences Po de Paris e pós-graduado em master of internacional studies pela Universidade da Carolina do Sul (Estados Unidos), possui amplo conhecimento sobre ciências políticas e relações internacionais. 

Unindo a formação e a paixão de infância por carros, Frédéric passou ainda por experiências na PSA Peugeot Citroën e Porsche antes de aceitar um novo desafio na Jaguar Land Rover, em 2017, oportunidades que o fizeram vivenciar a dinâmica do mercado latino-americano e de outros territórios, como França, Alemanha, Países Baixos, Suíça e Áustria.

Johannes Roscheck – Presidente e CEO da Audi do Brasil

Johannes Roscheck é austríaco, formado em engenharia industrial na Áustria e é PhD em engenharia mecânica e industrial. O executivo tem 20 anos de experiência no setor automotivo, com atuação internacional nas áreas de finanças e produção. Dentro da Audi, ocupou cargos de chefia na Hungria, Estados Unidos, Alemanha e Brasil, além de ter passagens pelo Grupo Volkswagen e empresas de consultoria.

Em sua primeira passagem pela Audi do Brasil, Roscheck foi responsável pela controladoria na fábrica da marca no Paraná, na década de 1990, e atuou como CFO na unidade da marca em Curitiba. Posteriormente, passou a ser responsável pelos negócios da empresa no país, especialmente pela produção local de veículos. Após essa passagem pelo Brasil, assumiu a posição de secretário-geral da Audi AG, em 2002. Nos Estados Unidos, atuou como líder de projetos e, posteriormente, como membro do board e CFO da Audi Hungria. Desde fevereiro de 2017 é presidente e CEO da Audi do Brasil.

Ken Ramírez – Presidente e CEO da Hyundai no Brasil

Ken Ramírez é presidente e CEO da Hyundai no Brasil e nas Américas Central e do Sul desde janeiro de 2021. Sua carreira tem uma trajetória internacional que abrange três décadas na indústria automotiva, atuando na Europa, Estados Unidos, Japão, México e América Latina. Ramírez ingressou na Aliança Renault-Nissan em 2002, ocupando vários cargos de liderança, incluindo diretor-executivo da Nissan América Latina e Caribe, diretor-executivo da Renault para o Reino Unido, vice-presidente sênior da Renault Europa, onde também foi membro do Comitê de Gestão do Grupo Renault e, por último, vice-presidente sênior da Nissan Europa, antes de ingressar no Grupo PSA em 2019 como vice-presidente sênior da Peugeot Europa. 

Ele nasceu em Porto Rico em 1968, é bacharel em engenharia elétrica pelo Instituto de Tecnologia da Georgia (EUA) e foi conselheiro consultivo da Câmara de Comércio Francesa no Reino Unido.

Mauro Correia – Presidente da Caoa

O engenheiro Mauro Correia assumiu a presidência da Caoa em novembro de 2016, após ter ocupado o cargo de vice-presidente da Caoa Montadora desde fevereiro de 2014, quando chegou à empresa.

Antes da Caoa, trabalhou por 20 anos na Ford Motor Company, dois anos na Volkswagen e seis anos em empresas do segmento eletrônico, como Nokia e Semp Toshiba. É formado pela FEI - Faculdade de Engenharia Industrial de São Bernardo do Campo, e concluiu o MBA pela Michigan University.

Foi indicado presidente da Sociedade dos Engenheiros Automotivos, a SAE Brasil, durante o biênio 2017 e 2018 e continua de forma atuante como vice-presidente automotivo na atual gestão.

Pablo Di Si – Presidente e CEO da Volkswagen América Latina

O argentino Pablo Di Si assumiu a posição de presidente e CEO da Volkswagen América Latina em outubro de 2017. Antes desta nomeação, ocupava o cargo de presidente e CEO da Volkswagen Argentina.

Em 2018, completou o programa Managing Efficient Boards na Harvard University. Em 2017, concluiu o CEO Global Program na Wharton, IESE and CEIBS Business School. Graduado pela Harvard Business School, tem MBA de international management pela Thunderbird, School of Management (2002). Formou-se em contabilidade pela Northwestern University (1996). Pablo Di Si é também bacharel em administração, com especialização em finanças, pela Loyola University of Chicago (1994). 

Di Si tem 51 anos e iniciou a carreira no Grupo Volkswagen em 2014. Anteriormente, ocupou posições-chave nas áreas de finanças e desenvolvimento de negócios na FCA – Grupo Fiat Chrysler – nos Estados Unidos e no Brasil, onde viveu por 11 anos (nas cidades de São Paulo, Curitiba e Belo Horizonte).

Rafael Chang – Presidente da Toyota do Brasil

O peruano Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil, é formado em engenharia industrial pela Universidade Católica do Peru. Ele fala espanhol, inglês, japonês e português. 

Chang iniciou a carreira na Toyota em 1993 no departamento de vendas da empresa no Peru. Assumiu o cargo de presidente da Toyota do Brasil em 2017. Atualmente, ocupa a presidência no Brasil e Venezuela. 

Sob sua liderança, a Toyota anunciou dois novos ciclos de investimento no Brasil, além de trabalhar para a introdução do modelo Yaris em 2018 e a nova geração do Corolla brasileiro, com tecnologia híbrida flex em 2019. 

Chang concentra sua gestão nas pessoas, desafiando as equipes a pensar e executar de maneira inovadora, com base no Toyota Way, o código de valores da empresa, com respeito pelas pessoas e melhoria contínua.

Reinaldo Muratori – Presidente da HPE Automotores (Mitsubishi e Suzuki)

Reinaldo Muratori é engenheiro mecânico pela Escola Politécnica da USP e pós-graduado em administração de empresas pela FAAP.

Iniciou a carreira na indústria automobilística em 1980, como engenheiro de desenvolvimento de produto na Ford Brasil.

De 1986 a 1999 foi gerente de engenharia da Sogefi - Filtros Fram. Entre 1999 e 2001 atuou como gerente industrial da Tec-Fil, sendo responsável pela mudança da planta fabril em janeiro de 2001.

Em maio de 2001 ingressou na Mitsubishi Motors (HPE Automotores do Brasil) como gerente de projetos especiais. Ocupou as funções de diretor de engenharia e diretor de planejamento estratégico. Desde fevereiro de 2021 exerce a função de diretor presidente.

Atuou também como membro do board da SAE Brasil, entre 2004 e 2016. Atualmente é membro do conselho fiscal da entidade.

Ricardo Gondo – Presidente da Renault do Brasil

Ricardo Gondo é engenheiro mecânico formado pelo Instituto Mauá de Tecnologia e pós-graduado em administração de empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. Ingressou na Renault em 1996, como gerente de vendas. 

O executivo brasileiro já ocupou diferentes posições na empresa no Brasil, como diretor de vendas a empresas e diretor de vendas e rede.

Em 2013 foi para a Europa como presidente da Renault Espanha e Portugal. Em 2016, retornou à América Latina como vice-presidente de vendas e marketing para a região Américas da Renault. 

Ricardo assumiu a presidência da Renault do Brasil em 1º de janeiro de 2019.

Roberto Cortes – Presidente e CEO da VWCO

Presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus, membro do executive board do grupo Traton e integrante do management board da MAN SE, Roberto Cortes obteve o bacharelado em ciências econômicas pela Universidade Mackenzie em 1979. Concluiu especialização em finanças pelo Instituto Mauá de Tecnologia no mesmo ano e frequentou o programa de gestão avançada do Insead e Fundação Dom Cabral.

Roberto Cortes tem uma longa história no segmento automotivo. Passando por departamentos financeiros em empresas multinacionais e bancos, iniciou a carreira no segmento automotivo há 40 anos.

Nos últimos 20 anos, Cortes vem ocupando o cargo de presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus, com responsabilidade mundial pela marca de mesmo nome e também pelos veículos comerciais MAN em toda a América Latina. O executivo é membro do management board dos grupos MAN e Volkswagen Truck&Bus, agora chamados de Traton, ambos sediados na Alemanha.

Santiago Chamorro – Presidente da GM América do Sul

Santiago Chamorro, 51 anos, assumiu o cargo de presidente da General Motors América do Sul (Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Paraguai e Uruguai) em 31 de agosto de 2021.

Ao longo de 27 anos de carreira na GM, Santiago passou por diversos cargos de alta liderança na América do Sul e na sede global da empresa. Sua última posição foi como vice-presidente da GM Global Connected Services (2016-2021) em Detroit nos Estados Unidos.

Santiago já foi presidente e diretor-gerente da General Motors do Brasil (2013 a 2016), vice-presidente regional de vendas, marketing e pós-vendas da América do Sul (2012-2013), presidente e diretor-geral da GM Colmotores na Colômbia (2008-2012), gerente de vendas e marketing nos Estados Unidos (2007-2008) e diretor de vendas (2004 – 2007) e de marketing (2003-2004) no Brasil.

Antes de ingressar na GM, o executivo trabalhou no Bancoldex (Colômbia) e na Texaco, na área de marketing. 

Chamorro nasceu na Colômbia, é formado em economia e pós-graduado em finanças pela Universidad de los Andes em Bogotá.

Vilmar Fistarol – Presidente da CNH Industrial para a América Latina

Vilmar Fistarol é presidente da CNH Industrial para América Latina -- empresa detentora das marcas Case Construction Equipment, Case IH, New Holland Construction, New Holland Agriculture, Iveco, Iveco Bus, Iveco Defence Vehicles, FPT Industrial e Magirus desde setembro de 2013 e membro do senior leadership team mundial da CNH Industrial.

Graduado em administração de empresas pela Universidade de Caxias do Sul, com MBA na FDC/Kellog School of Management (EUA) e MBA na FDC/Insead (França), Fistarol foi contratado pela Fiat Automobiles em 1991 e integrou-se à área de compras, na qual desenvolveu carreira nacional e internacional.

Sendo o responsável mundial pela área de compras da Fiat, na condição de CEO da Fiat Group Purchasing, o executivo acumulou também a função de head of group purchasing da Fiat/Chrysler para América Latina.

Durante essa trajetória, Vilmar Fistarol foi diretor de compras da Fiat Automobiles em várias regiões do mundo; diretor-presidente da Teksid para Nafta e Mercosul; vice-presidente de recursos humanos da Fiat América Latina e, ao mesmo tempo, vice-presidente executivo da Fiat Automobiles da Argentina.

Wilson Lirmann – Presidente do Grupo Volvo América Latina


Wilson Lirmann é o principal executivo da Volvo na América Latina, com responsabilidade direta pelas operações de caminhões da marca no Brasil, Argentina, Chile, Peru e demais países da região. Ele foi o primeiro brasileiro selecionado para esta posição, que ocupa desde 2016.

Há 26 anos na companhia, Lirmann iniciou a carreira como estagiário na fábrica da Volvo em Curitiba (PR), em 1990. Depois de uma breve passagem por uma empresa do setor florestal, voltou para o Grupo Volvo em 1995 como engenheiro de qualidade do produto. A partir daí, ocupou cargos de liderança em diferentes áreas, desde serviços, passando por suporte técnico e garantia, planejamento de produto e pós-venda. Foi também diretor-executivo do Grupo Lapônia, rede de concessionárias de caminhões e ônibus da marca, com oito casas no estado de São Paulo.

Em sua trajetória, acumulou também experiência internacional, assumindo em duas ocasiões diferentes posições na Suécia, sede mundial do Grupo Volvo, onde morou cinco anos.

Paranaense com 46 anos, Lirmann é graduado em engenharia mecânica pela Universidade Federal do Paraná, com MBA em administração estratégica pela Universidade Positivo.

*Este texto traz a opinião do autor e não reflete, necessariamente, o posicionamento editorial de Automotive Business

fonte: Automotive Business 

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

Estudante da USP acusado de estuprar colega obtém registro de médico

Imagens internet Réu em um processo sob acusação de  cometer estupro  numa festa da USP (e absolvido na primeira instância em fevereiro), Daniel Tarciso da Silva Cardoso conseguiu o registro de médico no Conselho Regional de Medicina de Pernambuco. Ele apresentou os documentos necessários, inclusive diploma, segundo o órgão. Seu cadastro data de abril e consta como regular. SEM CARTEIRA O caso motivou uma série de protestos no ano passado na Faculdade de Medicina da USP. O Conselho Regional de Medicina de SP já havia se antecipado a um eventual pedido de registro e dito em novembro que o negaria enquanto não tivesse acesso à sindicância da universidade para apurar o caso. Daniel não chegou a fazer solicitação em SP. EM CURSO O advogado dele, Daniel Casagrande, diz não saber informar se o cliente está exercendo a medicina em Pernambuco, mas afirma que ele não cometeu crime. fonte:  Folha de S. Paulo

Votação de reforma trabalhista testa força política de Temer no Congresso

Fragilizado pela denúncia criminal apresentada contra o presidente Michel Temer, o governo conta com margem apertada para aprovar no Senado, hoje, a ampla reforma da legislação trabalhista que o peemedebista apresentou como uma das bandeiras de seu governo. A oposição quer aproveitar o clima criado pela denúncia, que está sob análise da Câmara dos Deputados, para tentar barrar a votação e atrasar ainda mais o calendário programado pelo Palácio do Planalto, que contava com a aprovação do texto em junho. Levantamento da reportagem mostra que o governo tem o apoio declarado de 43 senadores para aprovar a reforma. Como se trata de um projeto de lei, o apoio de metade mais um dos presentes na sessão basta para o governo - se os 81 senadores comparecerem, seriam suficientes 41 votos. O Planalto conta com a aprovação da reforma para dar uma demonstração de força no Congresso e reagir ao clima negativo criado pela discussão da denúncia criminal na Câmara, que aprovou a reforma traba...

Ex-goleiro Marcos deixa a UTI e vai para o quarto após cirurgia no coração

O ex-goleiro Marcos deixou a UTI do Hospital do Coração (Hcor), em São Paulo, e está no quarto para continuar a recuperação de uma cirurgia cardíaca realizada na última quinta-feira. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, o ídolo palmeirense tem quadro estável e com boa recuperação. Marcos, de 43 anos, chegou a publicar vídeo nas redes sociais no último fim de semana para mandar recado aos fãs e mostrar a cicatriz no peito. Os médicos realizaram um procedimento para corrigir um prolapso da válvula mitral, problema identificado durante exame de rotinas cerca de um mês antes da cirurgia. O ex-goleiro preferiu não divulgar o tratamento, para evitar alarde. O hospital não tem previsão de alta nem da divulgação de novos boletins sobre o estado de saúde do paciente. O ídolo palmeirense se aposentou do futebol no fim de 2011. Desde então, atuou como embaixador do Palmeiras em eventos e cuidou de projetos pessoais. fonte: Istoé

Galã da Globo de 30 anos sofre ataque cardíaco e é internado em SP

O ator Felipe Titto, de 30 anos, sofreu um ataque cardíaco neste domingo (22) e teve de ser internado no Hospital São Luiz, no Morumbi, em São Paulo. De acordo com o G1, o hospital não divulgou boletim médico. Entretanto, a assessoria de Titto informou que o ator passa bem, mas ainda será submetido a novos exames. "Felipe está bem, está falando, está sem dor, mas ainda não tem previsão de alta", informou a nota à imprensa. Na rede social Snapchat, o galã publicou uma foto dele na cama do hospital. “Deu ruim, mas nóes é zikaaa” (sic), escreveu o artista, que tem no currículo trabalhos e novelas como Malhação (2004 A 2007), “Avenida Brasil” (2012) e “Amor à Vida” (2014). fonte: https://www.noticiasaominuto.com.br/fama/335998/gala-da-globo-sofre-ataque-cardiaco-e-e-internado-em-sp?utm_source=notification&utm_medium=push&utm_campaign=335998

GM encerra operações na Venezuela após confisco de fábrica da montadora pelo governo

Bloqueio de fábrica em centro industrial e o confisco de bens da montadora ocorre em meio à crise econômica no país Após as autoridades da Venezuela tomarem uma unidade da General Motors, a montadora norte-americana anunciou, na quarta-feira, o encerramento das operação no país. De acordo com o site  G1 , a planta da empresa localizada no centro industrial de Valencia teve o funcionamento impedido pelo governo venezuelano. "Ontem  (terça-feira) , a fábrica da GMV (General Motors Venezolana) foi inesperadamente tomada pelas autoridades públicas, impedindo as operações normais. Além disso, outros ativos da companhia, como veículos, foram retirados ilegalmente de suas instalações", afirmou a montadora por meio de comunicado. O confisco da unidade da GM ocorre em meio à crise econômica e política da Venezuela, onde outras empresas norte-americanas também já foram afetadas. Conforme o  G1 , a indústria automobilística do país enfrenta a falta de matéria-prima e div...

Roger agradece carinho da torcida do Bota com filha: "Marcou a minha vida"

Na derrota de 2 a 0 para o Avaí, atacante entra em campo com Giulia, que tem o seu nome gritado pelo público presente ao Nilton Santos: "Eu me senti muito amado" O Botafogo perdeu para o Avaí por 2 a 0 nesta segunda-feira, mas o atacante Roger deixou o Estádio Nilton Santos feliz pelo carinho dos torcedores com a sua filha Giulia. A menina de 11 anos, que é deficiente visual, entrou em campo com o pai e teve  o seu nome gritado pelo público presente ao jogo . Em entrevista ao programa "Bem, Amigos!", o centroavante agradeceu o carinho dos brasileiros desde que ela foi tema de uma matéria do programa "Globo Esporte", na última semana e disse que jamais esquecerá das manifestações dos alvinegros. Roger garantiu que a reportagem tinha como objetivo mostrar para a sua filha como é a sua profissão e ficou surpreso com tantas manifestações. O centroavante lamentou não poder retribuir o carinho dos torcedores com gols e mais uma vitória, mas fez questã...

A Regra do Jogo: Dante desconfia de Gibson

Dante (Marco Pigossi) vai desconfiar de Gibson (José de Abreu) depois do resgate de Aninha (Letícia Braga) em A Regra do Jogo. A menina surgirá na mansão da família após Kiki (Deborah Evelyn) chantagear o pai. O policial não acreditará na história contada pelo avô. Gibson afirmará que os sequestradores da criança pediram resgate, e ele pagou, além de ter montado um esquema de investigação com seus seguranças e ex-policiais. "Eu não queria e não podia te envolver nisso, mas depois a gente conversa melhor", despistará o líder da facção ao neto.  Essa sequência vai ao ar a partir do dia 20 na novela das nove da Globo. Antes, o público verá Dante desconfiado da mãe.  Ele não vai acreditar em Kiki , que afirmará que não voltou antes para mostrar que estava viva por conta de sua relação com Zé Maria (Tony Ramos). A loira dirá que teve uma filha com ele e tinha medo de o amante ser preso. O policial chegará a desconfiar de que ela é da facção criminosa da trama e está acobert...

GM vai apresentar no Salão do Automóvel em SP, Novo Tracker turbo

Uma das principais atrações da Chevrolet para o Salão do Automóvel, que acontece de 10 a 20 de novembro, o reestilizado Tracker foi flagrado com camuflagem pela nossa reportagem nos arredores de São Paulo (SP). Com mudanças concentradas na dianteira, o Tracker 2017 recebeu novos para-choques, faróis de LEDs e grade estreita, ficando alinhado a nova identidade visual da GM. O interior também muda e recebe um novo painel com quadro de instrumentos analógicos, além de tela multimídia de 7″ com o novo MyLink. fonte:  http://carplace.uol.com.br/flagra-chevrolet-tracker-2017-e-pego-antes-da-estreia/

Os perigos e consequências de emprestar seu nome para terceiros

Por  Victor Manuel Barbosa Vicente  e  Dany Rogers . Os estudos da pesquisadora  Cecília Mattoso , desenvolvidos na COPPEAD/UFRJ, resultaram no livro  Me empresta seu nome? Um estudo sobre os consumidores pobres e seus problemas financeiros . Já a pesquisadora  Jessica Campara  e outros pesquisadores, desenvolveram o estudo intitulado  O dilema dos inadimplentes: antecedentes e consequentes do ‘nome sujo’ . Estes materiais demonstraram uma relação entre o empréstimo do nome para contração de dívidas de terceiros e o endividamento das pessoas em todas as classes sociais. Mostra ainda que o problema atinge com mais ímpeto as classes menos abastadas financeiramente. O bom coração do brasileiro e a sua vontade em querer ajudar e ser solidário acabam resultando em sérios problemas. Segundo dados do SPC Brasil e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 1 em cada 10 brasileiros contrai dívidas por emprestar seu nome para terc...

Empate heroico no Palestra

Palmeiras busca empate, mas Cruzeiro leva vantagem por semifinal Os 32.067 pagantes que estiveram no Estádio Palestra Itália viveram fortes emoções na noite desta quarta-feira. O Cruzeiro chegou a abrir 3 a 0, mas o Palmeiras conseguiu o empate por 3 a 3, resultado que garante aos mineiros a vantagem na briga por uma vaga na semifinal da Copa do Brasil pelos gols fora de casa (avança com 0 x 0, 1 x 1 ou 2 x 2 em Belo Horizonte). Inoperante no primeiro tempo, o Palmeiras apenas assistiu os gols de Thiago Neves, Robinho e Alisson. Na etapa complementar, o time mandante entrou no jogo com dois gols de Dudu e, empurrado pela torcida, ainda conseguiu empatar por meio de Willian. O jogo de volta será às 21h45 (de Brasília) de 26 de julho, no Mineirão. Na semifinal, o ganhador enfrenta Grêmio ou Atlético-PR. Pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, às 16 horas de sábado, o Palmeiras pega o Grêmio, no Pacaembu. Já o Cruzeiro, às 16 horas de domingo, encara o rival Atlético-MG, no ...