Pular para o conteúdo principal

O perfil dos executivos que comandam as montadoras

 


Em sua terceira edição, a pesquisa Liderança no Setor Automotivo, promovida por Automotive Business em parceria com a MHD Consultoria, especializada em planejamento estratégico, alcançou recorde de participação e permitiu conhecer o perfil e as estratégias dos executivos do setor automotivo. Foram 1.893 respondentes, com crescimento de 181% em relação ao levantamento anterior, realizado em 2019.

“Ainda que a indústria automotiva tenha pela frente uma série de desafios que demandam novas mentalidades e competências, a engenharia segue como área de formação dominante no segmento. Mais de 50% dos respondentes da pesquisa declararam esse como principal campo de formação”, explicou Tânia Macriani, diretora da MHD e coordenadora da pesquisa.

FORMAÇÃO DOS PARTICIPANTES DA PESQUISA
50% 
Engenharia
28% Administração e economia
8% Outros
6% Comunicação e marketing
4% Tecnologia e informática
3% Contabilidade e finanças
2% Direito

ESCOLARIDADE NA ALTA GESTÃO
0%
 Pós-doutorado 
1% Doutorado 
16% Mestrado 
60% Especialização - MBA 
21% Superior completo 
2% Superior incompleto 
0% Ensino médio 

O perfil no topo da liderança

Após a conclusão da pesquisa, fizemos um levantamento para descobrir a formação e alguns passos na carreira dos presidentes e CEOs de algumas das principais montadoras da indústria automobilística local. Você pode conferir a seguir o resultado e checar a participação dos engenheiros na gestão da indústria automobilística. As informações foram obtidas junto aos departamentos de comunicação das montadoras.

Airton Cousseau – Presidente da Nissan Mercosul


Airton Cousseau é presidente da Nissan Mercosul e diretor geral da Nissan do Brasil. Em sua função, comanda diretamente a operação da Nissan do Brasil e desenvolve as sinergias na área de manufatura da empresa no Brasil e na Argentina. O executivo é graduado em administração de empresas pela Universidade Federal do Paraná, bem como pós-graduado em marketing pela Universidade da República (Uruguai) e finanças pela Universidade de Montevidéu (Uruguai). De julho de 2020 a março de 2021, Cousseau foi vice-presidente sênior regional de marketing, vendas e operações da Nissan América do Sul.

Com 30 anos na indústria automotiva e oito anos na Nissan, o executivo ocupou cargos de liderança na empresa na América Latina, América do Norte e China. Na Nissan América do Norte, atuou como vice-presidente sênior de marketing e vendas até assumir sua atual posição. Anteriormente, em 2016, Cousseau foi vice-presidente da Dongfeng Motor e diretor administrativo da Dongfeng Nissan Passenger Vehicle na China. Antes dessa posição, foi presidente da Nissan México.

Aksel Krieger – Presidente da BMW do Brasil 

Executivo com 20 anos de experiência internacional nos segmentos automotivo e de financiamento ao consumidor, Aksel Krieger é presidente e CEO da operação brasileira do BMW Group desde fevereiro de 2019. Brasileiro com nacionalidade dinamarquesa, iniciou a carreira no BMW Group no ano 2000, como analista da BMW Serviços Financeiros - e chegou à função de CFO para o braço financeiro da empresa naquele país. 

Formado em administração de empresas pela Mauá Business School, com pós-graduação em finanças pelo Insper e MBA pela Fundação Dom Cabral, também tem experiência executiva trabalhando na África do Sul, Alemanha e China.

Antonio Filosa – Presidente da Stellantis para a América do Sul

Antonio Filosa é o presidente (COO) da Stellantis para a América do Sul. Com 48 anos, nascido na região de Nápoles, Itália, formou-se em engenharia pelo conceituado Instituto Politécnico de Milão e complementou a formação em gestão na Fundação Dom Cabral, em Minas Gerais. Ingressou no Grupo Fiat, atual FCA, em 1999, e ocupou cargos na Espanha, Estados Unidos, Itália, Argentina e Brasil.

Filosa chegou ao Brasil em 2005 e em 2006 incorporou-se à planta da Fiat em Betim (MG), onde exerceu os cargos de gerente de logística interna, de planejamento estratégico e de compras, além de diretor-adjunto de manufatura. Foi diretor de compras para a América Latina, diretor-geral da FCA Argentina e presidente da FCA para a América Latina até janeiro de 2021, quando foi constituída a Stellantis, a partir da fusão global da FCA com a PSA, e Filosa passou a comandar o novo grupo na América do Sul.

Atsushi Fujimoto – Presidente da Honda América do Sul

Atsushi Fujimoto, japonês de 58 anos, é desde abril de 2021 o chief officer da Honda América do Sul e responsável pelas operações de produção e vendas de automóveis, motocicletas e produtos de força no continente. Ele acumula também as funções de presidente e diretor da Honda South America, da Honda Automóveis do Brasil e da Moto Honda da Amazônia.

O executivo ingressou na Honda em 1986 e tem uma sólida trajetória na marca, na qual destaca-se a ampla experiência internacional adquirida na posição de presidente de operações da Honda em países como Malásia, Tailândia e China.

Fujimoto formou-se em economia, no Japão.

Christopher Podgorski – Presidente e CEO da Scania Latin America

Christopher Podgorski é formado em administração de empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) com especialização em marketing na mesma instituição. Atualmente cursa conselheiros de administração, no Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC.

Podgorski ingressou na Scania em 1998, na área de vendas de caminhões e ônibus para a América Latina. Mais tarde, dirigiu a Scania México e retornou ao Brasil para assumir as operações comerciais no país e posteriormente para toda a América Latina.

Em 2013, expatriado para a Suécia como vice-presidente sênior global de vendas e marketing, foi o responsável pela introdução da nova geração de caminhões na Europa. Em 2017, repatriado, repetiu o lançamento para toda a América Latina no ano seguinte. Christopher segue à frente da Scania Latin America e está conduzindo a empresa rumo a um ecossistema de transporte e logística mais sustentável.

Frédéric Drouin – CEO da Jaguar Land Rover América Latina

Há mais de 33 anos atuando na indústria automotiva, Frédéric Drouin é hoje o CEO das marcas Jaguar e Land Rover na América Latina. Formado em economia pela Universidade Sciences Po de Paris e pós-graduado em master of internacional studies pela Universidade da Carolina do Sul (Estados Unidos), possui amplo conhecimento sobre ciências políticas e relações internacionais. 

Unindo a formação e a paixão de infância por carros, Frédéric passou ainda por experiências na PSA Peugeot Citroën e Porsche antes de aceitar um novo desafio na Jaguar Land Rover, em 2017, oportunidades que o fizeram vivenciar a dinâmica do mercado latino-americano e de outros territórios, como França, Alemanha, Países Baixos, Suíça e Áustria.

Johannes Roscheck – Presidente e CEO da Audi do Brasil

Johannes Roscheck é austríaco, formado em engenharia industrial na Áustria e é PhD em engenharia mecânica e industrial. O executivo tem 20 anos de experiência no setor automotivo, com atuação internacional nas áreas de finanças e produção. Dentro da Audi, ocupou cargos de chefia na Hungria, Estados Unidos, Alemanha e Brasil, além de ter passagens pelo Grupo Volkswagen e empresas de consultoria.

Em sua primeira passagem pela Audi do Brasil, Roscheck foi responsável pela controladoria na fábrica da marca no Paraná, na década de 1990, e atuou como CFO na unidade da marca em Curitiba. Posteriormente, passou a ser responsável pelos negócios da empresa no país, especialmente pela produção local de veículos. Após essa passagem pelo Brasil, assumiu a posição de secretário-geral da Audi AG, em 2002. Nos Estados Unidos, atuou como líder de projetos e, posteriormente, como membro do board e CFO da Audi Hungria. Desde fevereiro de 2017 é presidente e CEO da Audi do Brasil.

Ken Ramírez – Presidente e CEO da Hyundai no Brasil

Ken Ramírez é presidente e CEO da Hyundai no Brasil e nas Américas Central e do Sul desde janeiro de 2021. Sua carreira tem uma trajetória internacional que abrange três décadas na indústria automotiva, atuando na Europa, Estados Unidos, Japão, México e América Latina. Ramírez ingressou na Aliança Renault-Nissan em 2002, ocupando vários cargos de liderança, incluindo diretor-executivo da Nissan América Latina e Caribe, diretor-executivo da Renault para o Reino Unido, vice-presidente sênior da Renault Europa, onde também foi membro do Comitê de Gestão do Grupo Renault e, por último, vice-presidente sênior da Nissan Europa, antes de ingressar no Grupo PSA em 2019 como vice-presidente sênior da Peugeot Europa. 

Ele nasceu em Porto Rico em 1968, é bacharel em engenharia elétrica pelo Instituto de Tecnologia da Georgia (EUA) e foi conselheiro consultivo da Câmara de Comércio Francesa no Reino Unido.

Mauro Correia – Presidente da Caoa

O engenheiro Mauro Correia assumiu a presidência da Caoa em novembro de 2016, após ter ocupado o cargo de vice-presidente da Caoa Montadora desde fevereiro de 2014, quando chegou à empresa.

Antes da Caoa, trabalhou por 20 anos na Ford Motor Company, dois anos na Volkswagen e seis anos em empresas do segmento eletrônico, como Nokia e Semp Toshiba. É formado pela FEI - Faculdade de Engenharia Industrial de São Bernardo do Campo, e concluiu o MBA pela Michigan University.

Foi indicado presidente da Sociedade dos Engenheiros Automotivos, a SAE Brasil, durante o biênio 2017 e 2018 e continua de forma atuante como vice-presidente automotivo na atual gestão.

Pablo Di Si – Presidente e CEO da Volkswagen América Latina

O argentino Pablo Di Si assumiu a posição de presidente e CEO da Volkswagen América Latina em outubro de 2017. Antes desta nomeação, ocupava o cargo de presidente e CEO da Volkswagen Argentina.

Em 2018, completou o programa Managing Efficient Boards na Harvard University. Em 2017, concluiu o CEO Global Program na Wharton, IESE and CEIBS Business School. Graduado pela Harvard Business School, tem MBA de international management pela Thunderbird, School of Management (2002). Formou-se em contabilidade pela Northwestern University (1996). Pablo Di Si é também bacharel em administração, com especialização em finanças, pela Loyola University of Chicago (1994). 

Di Si tem 51 anos e iniciou a carreira no Grupo Volkswagen em 2014. Anteriormente, ocupou posições-chave nas áreas de finanças e desenvolvimento de negócios na FCA – Grupo Fiat Chrysler – nos Estados Unidos e no Brasil, onde viveu por 11 anos (nas cidades de São Paulo, Curitiba e Belo Horizonte).

Rafael Chang – Presidente da Toyota do Brasil

O peruano Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil, é formado em engenharia industrial pela Universidade Católica do Peru. Ele fala espanhol, inglês, japonês e português. 

Chang iniciou a carreira na Toyota em 1993 no departamento de vendas da empresa no Peru. Assumiu o cargo de presidente da Toyota do Brasil em 2017. Atualmente, ocupa a presidência no Brasil e Venezuela. 

Sob sua liderança, a Toyota anunciou dois novos ciclos de investimento no Brasil, além de trabalhar para a introdução do modelo Yaris em 2018 e a nova geração do Corolla brasileiro, com tecnologia híbrida flex em 2019. 

Chang concentra sua gestão nas pessoas, desafiando as equipes a pensar e executar de maneira inovadora, com base no Toyota Way, o código de valores da empresa, com respeito pelas pessoas e melhoria contínua.

Reinaldo Muratori – Presidente da HPE Automotores (Mitsubishi e Suzuki)

Reinaldo Muratori é engenheiro mecânico pela Escola Politécnica da USP e pós-graduado em administração de empresas pela FAAP.

Iniciou a carreira na indústria automobilística em 1980, como engenheiro de desenvolvimento de produto na Ford Brasil.

De 1986 a 1999 foi gerente de engenharia da Sogefi - Filtros Fram. Entre 1999 e 2001 atuou como gerente industrial da Tec-Fil, sendo responsável pela mudança da planta fabril em janeiro de 2001.

Em maio de 2001 ingressou na Mitsubishi Motors (HPE Automotores do Brasil) como gerente de projetos especiais. Ocupou as funções de diretor de engenharia e diretor de planejamento estratégico. Desde fevereiro de 2021 exerce a função de diretor presidente.

Atuou também como membro do board da SAE Brasil, entre 2004 e 2016. Atualmente é membro do conselho fiscal da entidade.

Ricardo Gondo – Presidente da Renault do Brasil

Ricardo Gondo é engenheiro mecânico formado pelo Instituto Mauá de Tecnologia e pós-graduado em administração de empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. Ingressou na Renault em 1996, como gerente de vendas. 

O executivo brasileiro já ocupou diferentes posições na empresa no Brasil, como diretor de vendas a empresas e diretor de vendas e rede.

Em 2013 foi para a Europa como presidente da Renault Espanha e Portugal. Em 2016, retornou à América Latina como vice-presidente de vendas e marketing para a região Américas da Renault. 

Ricardo assumiu a presidência da Renault do Brasil em 1º de janeiro de 2019.

Roberto Cortes – Presidente e CEO da VWCO

Presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus, membro do executive board do grupo Traton e integrante do management board da MAN SE, Roberto Cortes obteve o bacharelado em ciências econômicas pela Universidade Mackenzie em 1979. Concluiu especialização em finanças pelo Instituto Mauá de Tecnologia no mesmo ano e frequentou o programa de gestão avançada do Insead e Fundação Dom Cabral.

Roberto Cortes tem uma longa história no segmento automotivo. Passando por departamentos financeiros em empresas multinacionais e bancos, iniciou a carreira no segmento automotivo há 40 anos.

Nos últimos 20 anos, Cortes vem ocupando o cargo de presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus, com responsabilidade mundial pela marca de mesmo nome e também pelos veículos comerciais MAN em toda a América Latina. O executivo é membro do management board dos grupos MAN e Volkswagen Truck&Bus, agora chamados de Traton, ambos sediados na Alemanha.

Santiago Chamorro – Presidente da GM América do Sul

Santiago Chamorro, 51 anos, assumiu o cargo de presidente da General Motors América do Sul (Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Paraguai e Uruguai) em 31 de agosto de 2021.

Ao longo de 27 anos de carreira na GM, Santiago passou por diversos cargos de alta liderança na América do Sul e na sede global da empresa. Sua última posição foi como vice-presidente da GM Global Connected Services (2016-2021) em Detroit nos Estados Unidos.

Santiago já foi presidente e diretor-gerente da General Motors do Brasil (2013 a 2016), vice-presidente regional de vendas, marketing e pós-vendas da América do Sul (2012-2013), presidente e diretor-geral da GM Colmotores na Colômbia (2008-2012), gerente de vendas e marketing nos Estados Unidos (2007-2008) e diretor de vendas (2004 – 2007) e de marketing (2003-2004) no Brasil.

Antes de ingressar na GM, o executivo trabalhou no Bancoldex (Colômbia) e na Texaco, na área de marketing. 

Chamorro nasceu na Colômbia, é formado em economia e pós-graduado em finanças pela Universidad de los Andes em Bogotá.

Vilmar Fistarol – Presidente da CNH Industrial para a América Latina

Vilmar Fistarol é presidente da CNH Industrial para América Latina -- empresa detentora das marcas Case Construction Equipment, Case IH, New Holland Construction, New Holland Agriculture, Iveco, Iveco Bus, Iveco Defence Vehicles, FPT Industrial e Magirus desde setembro de 2013 e membro do senior leadership team mundial da CNH Industrial.

Graduado em administração de empresas pela Universidade de Caxias do Sul, com MBA na FDC/Kellog School of Management (EUA) e MBA na FDC/Insead (França), Fistarol foi contratado pela Fiat Automobiles em 1991 e integrou-se à área de compras, na qual desenvolveu carreira nacional e internacional.

Sendo o responsável mundial pela área de compras da Fiat, na condição de CEO da Fiat Group Purchasing, o executivo acumulou também a função de head of group purchasing da Fiat/Chrysler para América Latina.

Durante essa trajetória, Vilmar Fistarol foi diretor de compras da Fiat Automobiles em várias regiões do mundo; diretor-presidente da Teksid para Nafta e Mercosul; vice-presidente de recursos humanos da Fiat América Latina e, ao mesmo tempo, vice-presidente executivo da Fiat Automobiles da Argentina.

Wilson Lirmann – Presidente do Grupo Volvo América Latina


Wilson Lirmann é o principal executivo da Volvo na América Latina, com responsabilidade direta pelas operações de caminhões da marca no Brasil, Argentina, Chile, Peru e demais países da região. Ele foi o primeiro brasileiro selecionado para esta posição, que ocupa desde 2016.

Há 26 anos na companhia, Lirmann iniciou a carreira como estagiário na fábrica da Volvo em Curitiba (PR), em 1990. Depois de uma breve passagem por uma empresa do setor florestal, voltou para o Grupo Volvo em 1995 como engenheiro de qualidade do produto. A partir daí, ocupou cargos de liderança em diferentes áreas, desde serviços, passando por suporte técnico e garantia, planejamento de produto e pós-venda. Foi também diretor-executivo do Grupo Lapônia, rede de concessionárias de caminhões e ônibus da marca, com oito casas no estado de São Paulo.

Em sua trajetória, acumulou também experiência internacional, assumindo em duas ocasiões diferentes posições na Suécia, sede mundial do Grupo Volvo, onde morou cinco anos.

Paranaense com 46 anos, Lirmann é graduado em engenharia mecânica pela Universidade Federal do Paraná, com MBA em administração estratégica pela Universidade Positivo.

*Este texto traz a opinião do autor e não reflete, necessariamente, o posicionamento editorial de Automotive Business

fonte: Automotive Business 

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

Agrishow, público pode conferir programas de capacitação para aplicar defensivos agrícolas com segurança

  #Agrishow2022euaqui - Iniciativas, lideradas pelo Centro de Engenharia e Automação (CEA), do Instituto Agronômico, oferecerem conteúdos sobre estratégias de aplicações de agroquímicos nas lavouras. Quatro programas de capacitação para agricultores no manejo com defensivos agrícolas ou agroquímicos podem ser conferidos durante a Agrishow 2022, que acontece de segunda-feira (25) a sexta-feira (29) em  Ribeirão Preto  (SP). rograma "Aplique Bem" da Agrishow foca na capacitação de pequenos e médios produtores para o uso correto dos defensivos agrícolas — Foto: Divulgação/Agrishow O público pode acompanhar desde estratégias de aplicações nas lavouras até informações sobre como obter certificações para o uso, como a concedida por meio do programa “Aplicador Legal”, do governo federal. O objetivo é ampliar o conhecimento sobre formas corretas de defensivos e agroquímicos nas lavouras, o que beneficia o meio ambiente e promove o uso seguro dos produtos para lavouras e para trab...

Helicóptero do Ibama é incendiado por ‘terroristas’ em Manaus

  Segundo reportagem da Agência Brasil, um helicóptero do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foi incendiado na madrugada desta segunda-feira (24), em Manaus (AM). A aeronave estava estacionada no Aeroclube do Amazonas, localizado no bairro Flores, na capital do estado. Segundo a secretaria estadual de Segurança Pública, câmeras de segurança registraram o momento em que dois homens pularam o muro do estabelecimento e atearam fogo no helicóptero. Quando os bombeiros chegaram ao local, as chamas já tinham se espalhado e destruído a parte dianteira da aeronave. Policias militares e civis também atenderam à ocorrência, mas como o Ibama é um órgão da União, as investigações ficarão a cargo da Polícia Federal (PF), que já recebeu as imagens captadas pelo sistema de vigilância. Há também um vídeo do momento em que os bombeiros trabalhavam para apagar o fogo (veja abaixo) Consultado, o Ibama ainda não se manifestou sobre o ataque. Até a publicaç...

Escolas americanas oferecem "clubes do cochilo" aos alunos

Os adolescentes não estão dormindo o suficiente: de acordo com  estudo  publicado no periódicoJournal of Adolescent Health, mais de 70% dos jovens americanos dormem menos de sete horas por noite —  segundo a Fundação Nacional do Sono , nos Estados Unidos, o ideal é que fosse um período entre oito e dez horas. Uma boa noite de  sono  é essencial para ter mais disposição, concentração, memória, bom humor e evitar problemas de saúde. Pensando nisso, algumas escolas americanas decidiram intervir, criando o " clubes do cochilo ".  Trata-se de uma espécie de atividade extracurricular, na qual é necessário ficar em sala de aula sem fazer barulho, conversar, ou usar dispositivos eletrônicos.  Segundo o jornal  The Wall Street Journal , alguns colégios estão, inclusive, tentando deixar os locais mais preparados para o  descanso , investindo em sofás confortáveis e oferecendo chás para os alunos. "É como se fosse uma sala de estudos terapêuti...

Gestamp, fábrica de componestes interrompe a produção da Ford e VW na Argentina

   A produção de veículos Ford Focus e Ranger e Volkswagen Amarok e Suran/SpaceFox na Argentina foi interrompida na quinta-feira, 29, informa a publicação local Clarín. A razão é falta de peças estampadas produzidas pela Gestamp, com fábrica instalada em Escobar. Na segunda-feira, 27, a fábrica foi invadida por manifestantes que protestavam contra a demissão de 69 dos 580 funcionários, de acordo com o El Economista, outra publicação local. Desde então a produção parou. De acordo com o Clarín a produção nas fábricas de Fiat, General Motors e PSA Peugeot Citroën na Argentina também está ameaçada de parar por falta de peças, caso a interrupção no fornecimento prossiga. Os trabalhadores querem a reintegração dos demitidos. O sindicato local, Smata, não se pronunciou segundo a imprensa local. Sem acordo  – Terminou mais uma vez sem acordo a reunião de representantes dos governos argentino e brasileiro, incluindo montadoras instaladas nos dois países, realizada em Bu...

Veja diferenças entre armas da PM e as usadas em mega-assalto em SP

Um especialista em armamentos analisou o tipo de munição utilizada por um  grupo  de criminosos que assaltou uma empresa de  valores  e matou três pessoas em Santos, no litoral de São Paulo, na madrugada da última segunda-feira (4). Segundo Ricardo Góes Moreira, o cenário era "de guerrilha", devido às diferenças entre os armamentos utilizados pela polícia e pelos suspeitos  magens de monitoramento da cidade flagraram um dos assaltantes utilizando um fuzil 0.50 durante a fuga . A arma é utilizada em guerras em diferentes partes do mundo. "O fuzil não é feito para um tiro rápido, e sim para perfurar  materiais  a longa distância ou acertar um alvo a mais de mil metros", explica Ricardo  Especialista mostra diferença entre munição usada   pela PM e por bandidos (Foto: Reprodução/Site) O fuzil é capaz de perfurar carros blindados e derrubar aeronaves. O especialista acredita que o armamento foi utilizado para perfurar paredes blindadas...

AO VIVO - Pânico Jovem Pan Rádio com imagem

fonte: youtube

Chevrolet anuncia dia exclusivo para 50.000 convidados Onix no Lollapalooza

Convidados curtirão as apresentações de Liam Gallagher, Whiz Kaliffa e LCD Soundsystem na quinta-feira (22) Com ingressos esgotados para dois dos três dias de shows, o festival Lollapalooza acaba de ganhar mais uma data de apresentações no Brasil. A novidade é uma surpresa que a Chevrolet , parceira do evento desde 2014, anunciou nesta segunda-feira (12) para clientes do Onix. Batizado de OnixDay, a marca promoverá uma pré-estreia exclusiva para 50.000 convidados um dia antes da abertura oficial do festival. A ação acontecerá na quinta-feira, dia 22, com apresentações de Liam Gallagher, Wiz Khaliffa e LCD Soundsystem apenas no Palco Onix. A novidade não alterará a programação já conhecida do evento que seguirá nos dias 23, 24 e 25 deste mês, no Autódromo de Interlagos. A marca destaca que não se trata de um sorteio ou algo do tipo. A partir do próximo dia 14, interessados terão de ficar de olho no lançamento de um hotsite exclusivo, onde precisarão se ...

Notícia sobre o “panelaço” pega no flagrante a parcialidade da Globo

O panelaço começou às 20h30, a notícia estava no ar às 20h31, isto é estava publicado em impresso na mesma hora do pronunciamento, que milagre é esse. Em apenas um minuto conseguiram detectar que o protesto “se repetiram em diversas cidades” Eles são tão acostumados a fazer matéria pra massa de manobra, aquela que aceita tudo, que nem se dão mais o trabalho de disfarçar. A 'esquerdalha' aceita qualquer coisa mesmo... Publicação ocorreu no minuto seguinte a hora marcada para início do panelaço fonte: Jornal da Cidade

BYD Dolphin é eleito o melhor carro influenciada diretamente pela opinião dos proprietários

  O prêmio “Os Eleitos”, promovido pela  revista Quatro Rodas , se destaca no cenário automotivo brasileiro por ser uma premiação influenciada diretamente pela opinião dos proprietários de veículos. Em sua 24ª edição, este evento visa capturar a verdadeira experiência dos consumidores, fornecendo insights valiosos sobre o mercado nacional e suas tendências emergentes. Com um total de 4.800 respostas válidas nesta edição, a pesquisa representa uma amostra significativa das percepções dos usuários sobre os modelos disponíveis no mercado. À medida que novas marcas e abordagens entram no mercado, as expectativas dos consumidores mudam, proporcionando um ambiente dinâmico e desafiador para os fabricantes de automóveis. Como o BYD Dolphin transformou o cenário dos elétricos? O  BYD Dolphin  despontou como o Grande Campeão dos Eleitos deste ano, reunindo o maior índice de satisfação entre os proprietários de veículos no Brasil. Este compacto teve um impacto notável ao desmi...

Previsão do tempo

fonte: IPhone