Pular para o conteúdo principal

Volkswagen completa 69 anos no Brasil

Há exatos 69 anos, a Volkswagen começava sua produção no Brasil em sua primeira sede, na Rua do Manifesto, no bairro do Ipiranga, em São Paulo. Ao longo das quase sete décadas, a marca alemã se consagrou como pioneira e vanguardista ao trazer tecnologias e soluções inéditas para a indústria brasileira, além dos lançamentos de modelos icônicos para o mercado nacional.

Começando com a dupla Fusca e Kombi, com peças importadas da Alemanha e apenas 12 funcionários, a VW deu início a uma sequência de décadas focadas em inovações e desenvolvimento de novas tecnologias para o mercado brasileiro.

A aceleração foi ainda mais visível a partir de 1959 com a inauguração da fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), a primeira unidade da Volkswagen construída fora da Alemanha. Seis anos depois, a expansão foi além com a fundação do primeiro centro de desenvolvimento, pesquisa e design, nunca visto antes no segmento de automóveis no País. A consequência do crescimento acelerado já se mostrou em 1970, quando a VW alcançou a marca de um milhão de carros produzidos.

Nas décadas seguintes, mais de 33 linhas de produto diferentes foram desenvolvidas, outras três fábricas foram inauguradas (São Carlos - SP, Taubaté - SP e São José dos Pinhais - PR), e a marca alemã ultrapassou as mais de 24 milhões de unidades fabricadas e mais de 12,5 milhões de motores construídos no País.

Veja os principais marcos de tecnologia e inovação em cada década de presença da Volkswagen no Brasil:

Anos 50 – VW democratiza o automóvel

Com a inauguração da fábrica em São Bernardo do Campo (SP), iniciou-se o processo de nacionalização da marca no Brasil. Em 1959, a Kombi tinha 50% de suas partes produzidas localmente, com o maior índice de nacionalização no segmento automotivo à época. Naquele ano, o Fusca entrou para o time dos nacionalizados, passando a receber 54% das peças fabricadas localmente. Tudo isso permitiu que os dois modelos fossem disponibilizados para o consumidor brasileiro com preços mais acessíveis, democratizando o automóvel e a mobilidade nos anos 50.


Anos 60 – Uma Volkswagen “Made in Brazil”

Em 1965, a VW foi pioneira no Brasil com a inauguração do primeiro Centro de Desenvolvimento, Pesquisa e Design na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). O Centro foi aberto com objetivo de criar produtos novos, incluindo projetos, confecção de modelos em escalas natural e reduzida, desenvolvimento de ferramental e construção de protótipos.

Durante este período, foram lançados projetos como o Karmann-Ghia, em parceria com a empresa alemã que levava o mesmo nome, além do início de design e pesquisa de modelos que marcaram a história da VW, como o SP e o Brasília, que seriam lançados na década seguinte.

Anos 70 – Nova era para a Volkswagen

No início da década, em 1972, chegavam às concessionárias o SP1 e o SP2, trazendo um design esportivo e ousado, sem abrir mão da funcionalidade, com motores 1.6l (SP1) e 1.7l (SP2). Até hoje, ambos são reconhecidos por entusiastas como o design mais belo da história da VW.

Um ano depois, em 1973, a marca se colocou um passo à frente com o lançamento do Brasília, apresentando um conceito moderno de carroceria hatchback, o primeiro no País. Anos mais tarde, o tipo de carroceria inaugurado no Brasília se tornou o mais comercializado no mercado nacional.

Completando o início da Nova Era, em 1974, foi apresentado o Passat, dando um salto tecnológico na aplicação do novo trem de força dianteiro com refrigeração líquida, aliado as novas molas helicoidais da suspensão, entregando um conjunto mais dinâmico, confortável e responsivo.


Anos 80 – Nasce uma lenda, o Gol

Em 1980, a VW inaugurou uma nova fase na indústria automobilística nacional, trazendo uma nova família de modelos, liderada pelo Gol na sua primeira geração. O sucesso foi tanto que o modelo se manteve na liderança por 27 anos consecutivos e até hoje é o modelo mais produzido, vendido e exportado do mercado brasileiro.

Ainda em sua primeira geração, o VW Gol se tornou o primeiro carro com injeção eletrônica de combustível do Brasil, com a chegada da versão GTi equipada com motor 2.0l, quatro cilindros, gerando 120 cv e 18,4 kgfm de torque, aliado ao câmbio manual de cinco marchas, no fim dos anos 80.

Antes disso, em 1984, a VW chegou ao segmento superior com o Santana. Baseado no Passat europeu, o sedã foi projetado e desenvolvido por engenheiros e desenhistas brasileiros com pacote de alta tecnologia, revolucionando a segurança automotiva na década de 90.

Anos 90 – Salto tecnológico

Em sua segunda geração, o VW Santana trouxe, em dois anos seguidos, inovações pioneiras nos itens de segurança e motorização. Em 1991, o modelo foi o primeiro veículo nacional a oferecer freios ABS. No ano seguinte, em 1992, o Santana quatro portas foi equipado com catalisadores no sistema de escape, para motorizações a etanol ou a gasolina, antecipando as determinações do Conselho Nacional do Meio Ambiente que entrariam em vigor na sequência.

Em 1994, a história do Gol ficou marcada com a chegada da sua segunda geração, carinhosamente chamada de “Bolinha” por conta das linhas de design mais arredondadas em relação a versão anterior, trazendo uma linguagem global da VW. O Gol Bolinha também ficou responsável pela popularização da injeção eletrônica. 

Anos 2000 – Agora tanto faz, pode ser etanol ou gasolina

Ainda no início da década, em 2002, a VW cravou a revolução no segmento de compactos premium com a chegada do Polo na planta de São Bernardo do Campo, inaugurando a nova plataforma “PQ-24”, o primeiro da marca a receber direção eletro-hidráulica e a introdução de soldas a laser, proporcionando uma carroceria mais rígida e segura.

A terceira geração do Gol, em 2003, inovou ao inaugurar a primeira motorização flex (abastecimento com etanol ou gasolina) do Brasil, sob a motorização 1.6l. Nomeada de “Total Flex”, a tecnologia lançada pela VW marcou uma mudança de paradigma na indústria automotiva brasileira, e que permanece presente até hoje em toda a linha nacional da Volkswagen.

No mesmo ano de 2003, a família de compactos cresceu com a chegada do Fox, o primeiro compacto “high roof” (teto alto) do Brasil. Ele foi inteiramente projetado e desenvolvido no País, além de comercializado também na Europa.

Já em 2007, com a chegada do Passat importado da Alemanha, a VW definiu nova tendência de propulsores com a inauguração dos motores TSI no portfólio brasileiro. Essas e outras variações da linha TSI se consolidaram e, hoje, estão presentes em praticamente toda linha comercializada no Brasil.

Anos 2010 – O primeiro nota máxima em segurança

O modelo up!, lançado em 2014, foi o primeiro veículo do mercado de compactos de entrada a alcançar a nota máxima nos testes de colisão do Latin NCAP. Produzido em Taubaté (SP), o modelo conquistou as cinco estrelas e deu sequência à história de sucesso da marca quando o assunto é segurança, iniciada com o lançamento do Golf em 2013. Em suas épocas de lançamento, Polo, Virtus, T-Cross, Taos e Jetta também gabaritaram os testes do instituto, seguindo os protocolos de cada período, sendo o Taos o único modelo do Brasil a receber as cinco estrelas nos novos protocolos do Latin NCAP.

Em 2015, a fábrica de São Carlos (SP) passou a produzir, também, os motores TSI, que fazem parte da família EA211, marcando uma revolução no mercado de propulsores em termos de performance, baixo consumo de combustível e prazer ao dirigir.

Com o Novo Polo (2017) e o Virtus (2018), foi lançada uma nova Volkswagen, inaugurando a plataforma modular MQB, referência em rigidez e segurança, base em que modelos como T-Cross e Nivus foram construídos posteriormente. Nesse período, a empresa fez a maior renovação de portfólio da sua história no Brasil.

Anos 2020 – A década da conectividade

A chegada do Nivus, em 2020, ficou marcada por uma revolução completa em design e conectividade. O modelo, totalmente desenvolvido no Brasil, foi o primeiro SUV com linhas cupê do segmento. No interior, foi o primeiro modelo que recebeu a nova central multimídia da marca, o VW Play, trazendo interface intuitiva, conexão com smartphone sem fio e aplicativos nativos. O SUVW é o primeiro veículo totalmente desenvolvido no Brasil que está sendo produzido e comercializado na Europa, sob a alcunha de Taigo.

Em 2021, foi o momento do Taos, SUVW produzido na Argentina, referência em design, conectividade, espaço interno e segurança, sendo o único modelo a conquistar nota máxima nos testes do Latin NCAP, seguindo o novo protocolo.

Esta década trará ainda novidades muito importantes, com foco em digitalização e descarbonização da marca. Os testes com carros elétricos já começaram, incluindo os modelos da família ID.. Além disso, a empresa estuda também os modelos híbridos flex, com baixa pegada de carbono. E em 2023 será a inauguração de uma nova família de modelos de entrada, começando com a chegada do Polo Track.

fonte: Folha do ABC

 

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

Renault Kardian é o Carro do Ano 2025

O   Renault Kardian  é o grande vencedor do  Carro do Ano 2025 . O modelo concorreu contra   BYD Dolphin Mini ,   Citroën Basalt ,   Hyundai Creta   e   Peugeot 2008   na categoria principal da premiação mais importante da indústria A 58ª edição do Carro do Ano contou ainda com   outras seis categorias de carros e três de motores . Os   finalistas do prêmio   foram escolhidos por indicação direta de 26 jurados especialistas no segmento, seguindo os critérios de modelos pré-finalistas classificados pelo Comitê Gestor. O   limite foi de cinco finalistas por categoria , e apenas um modelo por marca pode ser classificado em uma mesma classe,   conforme previsto no regulamento . Vale lembrar que a auditoria do Carro do Ano 2025 foi feita pela   EY .  automotiva brasileira. Essa é a primeira vez que a   Renault   — e uma fabricante francesa — vence o prêmio.  O   Renault Kardian é o grande venc...

Exército defende “kids pretos”

 A pressão da esquerda para acabar com as Forças Especiais do Exército, os chamados "kids pretos", aumentou depois que a Polícia Federal acusou ao menos quatro militares de usar seu treinamento especial para planejar o assassinato de autoridades. O Exército prometeu uma reformulação no próximo ano, porém, não pretende acabar com a unidade. Saiba quais são os planos. Militares na mira de Moraes. O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou que o Exército forneça informações sobre visitas aos militares presos pela suposta tentativa de golpe de Estado. Contra o decreto de Lula. Parlamentares de oposição e governadores prometem trabalhar para derrubar o decreto que regula o uso da força por policiais. Informações: Gazeta do Povo/ https://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/bom-dia/exercito-kids-pretos-moraes-questiona-militares/

Eu na Cozinha - Bife Suculento - VD1

Rancho D'Ajuda/ https://www.youtube.com/watch?v=woi3F4jKsMU&t=16s Como prepara um bife suculento na forma de amador, ficou delicioso.

IPVA 2025; veja calendário de pagamento e descontos

  Proprietários que quitarem o débito em cota única terão desconto de 3% Todos os proprietários de carros, motos, caminhões e ônibus são obrigados a pagar o  Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA)  anualmente no Brasil. No  Estado de São Paulo, o   calendário de pagamento 2025 e todas as informações sobre o  imposto  foram divulgadas nesta sexta-feira (13). Neste ano, os contribuintes podem  quitar o IPVA em cota única no mês de janeiro com desconto de 3% . Há também a possibilidade de quitação integralmente em fevereiro, mas sem desconto. Quem preferir pode ainda  parcelar o tributo em até cinco vezes   nos meses de janeiro, fevereiro, março, abril e maio, de acordo com o final da placa do veículo. No último caso, também não há redução de preço. Confira abaixo o calendário: Calendário do IPVA 2025 de São Paulo (SP) Final da placa Janeiro Fevereiro Março Abril Maio 1ª parcela ou cota única com 3% de desconto 2ª parcel...

Projeto que cria Escola Cívico-Militar proposto pelo Governo de SP é aprovado na Alesp

  O   Projeto de Lei Complementar 9/2024, que cria o Programa Escola Cívico-Militar proposto pelo governador Tarcísio de Freitas , foi aprovado nesta terça-feira (21) pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). A proposta foi enviada para o parlamento paulista no início de março. Aprovado, agora segue para sanção do governador. “Firmamos esse compromisso e estamos avançando. A comunidade vai votar e, de acordo com a votação de pais de alunos e professores, a gente transforma a escola em cívico-militar com policiais militares da reserva que vão atuar na disciplina e no civismo, e os profissionais da Educação ficam com a parte pedagógica”, destacou o governador, Tarcísio de Freitas. A proposta tem como objetivos a melhoria da qualidade do ensino com aferição pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o enfrentamento à violência e a promoção da cultura de paz no ambiente escolar. O programa será desenvolvido sob responsabilidade das secretarias esta...

Dino desdenha e ofende o parlamento!

Informações: Jacaré de Tanga/https://www.youtube.com/watch?v=BOZzLHsJhHw

Projeto de lei da TV Globo quer taxar usuários de rede social

https://x.com/JoseDinisPFons1/status/1861852570823565461  

BPC Loas, com novas regras em 2025, milhares de pessoas podem perder o beneficio

 

Trabalhadores relatam maus-tratos e agressões em obra da fábrica da BYD na Bahia

  Uma mulher franzina equilibra uma tábua de madeira atrás do pescoço para carregar, sem perder tempo, dois baldes pesados. Um grupo de seis trabalhadores é transportado até o canteiro de obras em um carro de passeio, com um deles sendo levado dentro do porta-malas. Em um cooler pequeno, daqueles usados para manter a temperatura de cervejas e refrigerantes, é servida uma sopa para centenas de trabalhadores famintos, após uma longa jornada de trabalho. Agressões físicas, com chutes e pontapés. Alojamentos sujos, aglomerados, mal iluminados e sem divisão entre homens e mulheres. Banheiros imundos, sem limpeza diária das pias e dos vasos sanitários. Operários atuando sem equipamentos de proteção individual, submetidos a rotinas de 12 horas por dia, de domingo a domingo. Todas essas situações, de acordo com denúncias que a  Agência Pública  recebeu, estariam acontecendo dentro do canteiro de obras da empresa chinesa BYD, que está instalando uma fábrica de automóveis elétricos...

Trump Inauguration LIVE Coverage | Donald Trump Delivers Stunning Speech In Washington DC LIVE

  Informações: https://www.youtube.com/watch?v=IP6SSaJGo-c