Pular para o conteúdo principal

Condições adequadas, disciplina e vigilância contribuem para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais

 

Nesta quinta-feira (28), celebra-se o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. Independentemente da categoria, toda atividade laboral pressupõe medidas preventivas capazes de minimizar riscos ocupacionais e garantir a eficiência necessária sem quaisquer prejuízos ao bem-estar físico e emocional dos trabalhadores. Nessa perspectiva, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) reforça a importância da conscientização acerca da temática.

“De forma geral, uma cultura colaborativa entre repartições, empresas e colaboradores precisa ser constantemente fortalecida. Para não adoecer e não se acidentar trabalhando, todos precisam receber instruções didáticas, condições adequadas e, além disso, manter a disciplina, fazendo a própria parte”, sintetiza Carlos Smith, médico do trabalho e vinculado à Célula de Qualidade de Vida (CEQVI), da Coordenadoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Cogep).

Por meio de ações de atenção integral à saúde dos profissionais da Rede Sesa, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Cerest/CE) atua na promoção da saúde e na prevenção de doenças e agravos relacionados ao trabalho, com a vigilância dos ambientes e processos e a identificação dos riscos ocupacionais, proporcionando maior segurança contra acidentes, exposições indevidas a materiais biológicos, intoxicações exógenas, lesões por esforços repetitivos (LER), distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (Dort), perda auditiva induzida por ruído, cânceres, dermatose ocupacional, pneumoconioses, transtornos mentais, entre outras condições comuns que sejam relacionadas ao trabalho e notificadas ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).

A partir da análise global do ambiente e dos processos, torna-se possível pautar estratégias efetivas. “A equipe técnica do Cerest tem como foco as mudanças do processo de trabalho que contemplem as relações saúde-trabalho-ambiente em toda a sua complexidade, por meio de ações de caráter transformador, multiprofissional, interdisciplinar, intrasetorial, intersetorial e pluri-institucional”, afirma Mara Tavares, gerente do órgão.

Diante da ocorrência de eventos inusitados, uma investigação clínico-epidemiológica é instituída para identificar se o trabalho foi causa necessária, fator contributivo ou agravador de doença já estabelecida. “Uma pessoa com hipertensão e diabetes não controladas pode passar mal, machucar-se gravemente ou sofrer um acidente por outro fator desencadeante. Por isso, é tão importante cuidar da saúde de forma integral e preventiva”, informa Carlos Smith.

Ainda de acordo com o especialista, as unidades hospitalares vinculadas à Rede Sesa possuem protocolos reforçados para evitar eventuais intercorrências, a exemplo de contaminações. “Dentro desses espaços, além de utilizar adequadamente os equipamentos de proteção individual (EPIs), os profissionais sabem, por exemplo, qual destino dar aos materiais perfurocortantes e aos resíduos contaminados, preservando, assim, trabalhadores e pacientes”, assegura.

Saúde Mental

No trabalho, frente a situações estressantes, cargas psíquicas preocupantes, fatores psicossociais adversos, exposição a agentes químicos, além de outros fatores organizacionais afins, o Cerest/CE age por meio de um canal de acolhimento multiprofissional para identificar a situação relatada e direcionar condutas assertivas. “Para a finalidade, são aplicados inquéritos, mapeados riscos psicossociais e auxiliadas as iniciativas de atenção e vigilância desse agravo desenvolvidas pela Rede de Atenção à Saúde do Trabalhador (Renast) nos municípios e regiões de saúde do Ceará”, explica Tavares.

No entanto, a gerente lembra que, em nenhuma hipótese, o Cerest/CE pode assumir atividade que o caracterize como porta de entrada do sistema de atenção à saúde. “Devemos ser referência para a rede no desenvolvimento de ações de assistência, vigilância, proteção e promoção à saúde”, reforça.

Vigilância à saúde dos trabalhadores no cenário pandêmico

Durante a pandemia de covid-19, para reduzir o risco de infecção nos ambientes de trabalho, o Cerest/CE realizou inspeções sanitárias por meio da equipe técnica de Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat) em articulação com outros atores sociais, como entidades representativas, órgãos públicos e organizações não governamentais de forma participativa e territorializada.

“Isso aconteceu com o propósito da implementação de medidas de biossegurança, além da adoção de diretrizes de controle e vigilância epidemiológica e de normas de saúde e segurança no trabalho, como as normas regulamentadoras, bem como das boas práticas de funcionamento, a exemplo das recomendadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”, esclarece Tavares.

“Além disso, elaboramos normas técnicas e legais de interesse da saúde do trabalhador e da trabalhadora. São elas: a classificação de risco ocupacional à exposição ao SARS-CoV-2 e a prevenção relacionada à exposição à covid-19 e à influenza (H1N1 / H3N2)”, acrescenta.

Estatísticas

Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), atualmente, entre mais de 200 países, o Brasil ocupa o quarto lugar no ranking das nações que mais registram mortes durante atividades laborais. Nos últimos 10 anos, foram registrados mais de 930 mil casos de acidentes de trabalho com, aproximadamente, 28 mil óbitos. Em nível global, 7.500 pessoas morrem todos os dias devido a condições de trabalho perigosas e insalubres.

“É nesse cenário em que a atuação dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) faz toda a diferença. No momento, há nove equipamentos no Ceará que oferecem serviços especializados de promoção, prevenção e recuperação para pessoas acometidas por alguma doença ou agravo relacionado ao trabalho”, pontua Tavares.

fonte: Secretaria de Saúde do Ceará

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

Renault Kardian é o Carro do Ano 2025

O   Renault Kardian  é o grande vencedor do  Carro do Ano 2025 . O modelo concorreu contra   BYD Dolphin Mini ,   Citroën Basalt ,   Hyundai Creta   e   Peugeot 2008   na categoria principal da premiação mais importante da indústria A 58ª edição do Carro do Ano contou ainda com   outras seis categorias de carros e três de motores . Os   finalistas do prêmio   foram escolhidos por indicação direta de 26 jurados especialistas no segmento, seguindo os critérios de modelos pré-finalistas classificados pelo Comitê Gestor. O   limite foi de cinco finalistas por categoria , e apenas um modelo por marca pode ser classificado em uma mesma classe,   conforme previsto no regulamento . Vale lembrar que a auditoria do Carro do Ano 2025 foi feita pela   EY .  automotiva brasileira. Essa é a primeira vez que a   Renault   — e uma fabricante francesa — vence o prêmio.  O   Renault Kardian é o grande venc...

Exército defende “kids pretos”

 A pressão da esquerda para acabar com as Forças Especiais do Exército, os chamados "kids pretos", aumentou depois que a Polícia Federal acusou ao menos quatro militares de usar seu treinamento especial para planejar o assassinato de autoridades. O Exército prometeu uma reformulação no próximo ano, porém, não pretende acabar com a unidade. Saiba quais são os planos. Militares na mira de Moraes. O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou que o Exército forneça informações sobre visitas aos militares presos pela suposta tentativa de golpe de Estado. Contra o decreto de Lula. Parlamentares de oposição e governadores prometem trabalhar para derrubar o decreto que regula o uso da força por policiais. Informações: Gazeta do Povo/ https://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/bom-dia/exercito-kids-pretos-moraes-questiona-militares/

Eu na Cozinha - Bife Suculento - VD1

Rancho D'Ajuda/ https://www.youtube.com/watch?v=woi3F4jKsMU&t=16s Como prepara um bife suculento na forma de amador, ficou delicioso.

IPVA 2025; veja calendário de pagamento e descontos

  Proprietários que quitarem o débito em cota única terão desconto de 3% Todos os proprietários de carros, motos, caminhões e ônibus são obrigados a pagar o  Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA)  anualmente no Brasil. No  Estado de São Paulo, o   calendário de pagamento 2025 e todas as informações sobre o  imposto  foram divulgadas nesta sexta-feira (13). Neste ano, os contribuintes podem  quitar o IPVA em cota única no mês de janeiro com desconto de 3% . Há também a possibilidade de quitação integralmente em fevereiro, mas sem desconto. Quem preferir pode ainda  parcelar o tributo em até cinco vezes   nos meses de janeiro, fevereiro, março, abril e maio, de acordo com o final da placa do veículo. No último caso, também não há redução de preço. Confira abaixo o calendário: Calendário do IPVA 2025 de São Paulo (SP) Final da placa Janeiro Fevereiro Março Abril Maio 1ª parcela ou cota única com 3% de desconto 2ª parcel...

Projeto que cria Escola Cívico-Militar proposto pelo Governo de SP é aprovado na Alesp

  O   Projeto de Lei Complementar 9/2024, que cria o Programa Escola Cívico-Militar proposto pelo governador Tarcísio de Freitas , foi aprovado nesta terça-feira (21) pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). A proposta foi enviada para o parlamento paulista no início de março. Aprovado, agora segue para sanção do governador. “Firmamos esse compromisso e estamos avançando. A comunidade vai votar e, de acordo com a votação de pais de alunos e professores, a gente transforma a escola em cívico-militar com policiais militares da reserva que vão atuar na disciplina e no civismo, e os profissionais da Educação ficam com a parte pedagógica”, destacou o governador, Tarcísio de Freitas. A proposta tem como objetivos a melhoria da qualidade do ensino com aferição pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o enfrentamento à violência e a promoção da cultura de paz no ambiente escolar. O programa será desenvolvido sob responsabilidade das secretarias esta...

Dino desdenha e ofende o parlamento!

Informações: Jacaré de Tanga/https://www.youtube.com/watch?v=BOZzLHsJhHw

Projeto de lei da TV Globo quer taxar usuários de rede social

https://x.com/JoseDinisPFons1/status/1861852570823565461  

BPC Loas, com novas regras em 2025, milhares de pessoas podem perder o beneficio

 

Trabalhadores relatam maus-tratos e agressões em obra da fábrica da BYD na Bahia

  Uma mulher franzina equilibra uma tábua de madeira atrás do pescoço para carregar, sem perder tempo, dois baldes pesados. Um grupo de seis trabalhadores é transportado até o canteiro de obras em um carro de passeio, com um deles sendo levado dentro do porta-malas. Em um cooler pequeno, daqueles usados para manter a temperatura de cervejas e refrigerantes, é servida uma sopa para centenas de trabalhadores famintos, após uma longa jornada de trabalho. Agressões físicas, com chutes e pontapés. Alojamentos sujos, aglomerados, mal iluminados e sem divisão entre homens e mulheres. Banheiros imundos, sem limpeza diária das pias e dos vasos sanitários. Operários atuando sem equipamentos de proteção individual, submetidos a rotinas de 12 horas por dia, de domingo a domingo. Todas essas situações, de acordo com denúncias que a  Agência Pública  recebeu, estariam acontecendo dentro do canteiro de obras da empresa chinesa BYD, que está instalando uma fábrica de automóveis elétricos...

Trump Inauguration LIVE Coverage | Donald Trump Delivers Stunning Speech In Washington DC LIVE

  Informações: https://www.youtube.com/watch?v=IP6SSaJGo-c