Pular para o conteúdo principal

Conectividade - Máquinas autônomas para o campo são realidade

 

#agrishow2022euaqui - De tratores, pulverizadores às colheitadeiras, as máquinas agrícolas autônomas são alguns dos grandes destaques da feira e com eles, o desejo de um campo mais conectado.


Operar máquinas agrícolas à distância, da tela do celular, já é uma realidade possível no campo. As máquinas autônomas são equipamentos que em diferentes situações, podem realizar o trabalho na lavoura com mínima intervenção humana. Algumas nem precisam de um motorista na cabine.

Na Agrishow, feira internacional de tecnologia para o agronegócio em Ribeirão Preto (SP), visitantes podem conhecer os modelos disponíveis no Brasil. Porém a autonomia total ainda tem seus limites.

Sem legislação específica para esse tipo de maquinário e ainda dificuldades na conectividade do campo, empresas que oferecem esses produtos podem apenas entregá-los como serviço, ou seja, a máquina é “alugada” pelo produtor e controlada pela empresa, que oferece todo o suporte necessário.

A ConectarAgro é uma associação criada entre empresas de máquinas, telefonia e produtores rurais visando viabilizar a internet 4G no território rural brasileiro. O líder do comitê institucional da associação, Renato Carlos Coutinho, explica que antes do país poder contar com máquinas totalmente autônomas de forma ampla, é preciso lidar com o problema da conectividade no campo.

“É a primeira automação básica, sacar o nosso smartphone quando você estiver trabalhando no meio da lavoura e funcionar. Imaginar o cara trabalhando numa área que já é remota e qualquer problema que ele tem, ele não consegue completar a ligação. Essa realidade é o básico da automação”, explica Coutinho.

Segundo dados da Conectaragro, cerca de 70% das propriedades rurais no Brasil ainda não têm acesso à internet. Apesar dos entraves, o desenvolvimento de tecnologias para o meio rural não param e as empresas se mostram preparadas para o campo conectado.

“A automação de máquinas agrícolas podem passar por cinco etapas, que vão do uso de direcionamento automático - o que já existe desde os anos 2000 – até a autonomia total onde através de inteligência artificial a máquina realiza todas as funções e o produtor recebe os dados via nuvem”, afirma Gerson Filippini, gerente de mercado, produto e tecnologia da Case, uma das empresas expositoras da feira.
A Axial-Flow Série 250 opera por inteligência artificial; máquina da Case está exposta na Agrishow 2022 em Ribeirão Preto, SP — Foto: Érico Andrade/g1
Revolução no campo

Tanto a colheitadeira Axial-Flow série 250 Automation e o trator Magnum AFS Connect têm tecnologias de automação, facilitando vários aspectos da produção e fornecendo informações importantes para o produtor.

Conectado com a rede 4G do celular, o sistema pode enviar diretamente para a cabine mapas de prescrição, linhas de orientação e dados organizados. Também é possível acessar remotamente o monitor do trator e visualizar em tempo real a tela do operador para auxiliar em dúvidas operacionais e de configurações.
O trator Magnum AFS Connect é um dos destaques da Case na Agrishow 2022 em Ribeirão Preto, SP — Foto: Érico Andrade/g1

A exemplo das empresas que oferecem soluções totalmente autônomas está a Jacto com a pulverizadora Arbus 4000 JAV. Voltada para o mercado de citros, a máquina nem tem a cabine de piloto, sendo controlada totalmente de forma remota.

“É uma máquina que tem todo um sistema de inteligência e sensores que permitem ela andar sozinha e trazem uma série de funcionalidades, como poder operá-la de um tablet e acompanhar em tempo real toda operação que ela está fazendo”, diz Rodrigo Gomes Madeira, gerente de negócios da marca.

“Ela tem sensores que ajudam a caminhar e a entender as distâncias em relação aos pés [lavoura], achar os obstáculos no meio do caminho para que se consiga identificar e poder parar com segurança o processo de trabalho que ela está fazendo.”

A Arbus 400 JAV, da Jacto, é uma das revoluções tecnológicas para o campo e está exposta na Agrishow 2022 — Foto: Jacto/Divulgação
Arbus 4000 JAC também conta com um sistema de escaneamento a laser para avaliar a massa foliar da planta, identificando o tamanho e proporção, bem como onde existe massa verde. Com esses dados, é possível que a máquina determine a melhor pulverização para o plantio, evitando desperdício de produto e energia.

Já a colheitadeira S790 da John Deere é a maior máquina do portfólio da marca para a colheita de grãos como soja, milho e culturas de inverno no Brasil. Flávio Dojas, especialista de produto e mercado da marca, explica que o sistema de automação garante 28% a mais de produtividade, rendimento ou capacidade operacional.

“A máquina basicamente tem uma inteligência própria pra que ela se autoajuste, priorizando sempre a máxima eficiência de colheita. Toda produtividade dessa máquina é medida por três sensores de carga que estão localizados dentro do tanque dela. O produtor não precisa mais ficar aferindo os sensores de produtividade, umidade e temperatura que são muito importantes na colheita de grãos.”
A colheitadeira S790 da John Deere é a maior do portfólio da marca para grãos como soja e está exposta na Agrishow 2022 em Ribeirão Preto, SP — Foto: Érico Andrade/g1


fonte: G1 Ribeirão Preto/Franca

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

Renault Kardian é o Carro do Ano 2025

O   Renault Kardian  é o grande vencedor do  Carro do Ano 2025 . O modelo concorreu contra   BYD Dolphin Mini ,   Citroën Basalt ,   Hyundai Creta   e   Peugeot 2008   na categoria principal da premiação mais importante da indústria A 58ª edição do Carro do Ano contou ainda com   outras seis categorias de carros e três de motores . Os   finalistas do prêmio   foram escolhidos por indicação direta de 26 jurados especialistas no segmento, seguindo os critérios de modelos pré-finalistas classificados pelo Comitê Gestor. O   limite foi de cinco finalistas por categoria , e apenas um modelo por marca pode ser classificado em uma mesma classe,   conforme previsto no regulamento . Vale lembrar que a auditoria do Carro do Ano 2025 foi feita pela   EY .  automotiva brasileira. Essa é a primeira vez que a   Renault   — e uma fabricante francesa — vence o prêmio.  O   Renault Kardian é o grande venc...

Exército defende “kids pretos”

 A pressão da esquerda para acabar com as Forças Especiais do Exército, os chamados "kids pretos", aumentou depois que a Polícia Federal acusou ao menos quatro militares de usar seu treinamento especial para planejar o assassinato de autoridades. O Exército prometeu uma reformulação no próximo ano, porém, não pretende acabar com a unidade. Saiba quais são os planos. Militares na mira de Moraes. O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou que o Exército forneça informações sobre visitas aos militares presos pela suposta tentativa de golpe de Estado. Contra o decreto de Lula. Parlamentares de oposição e governadores prometem trabalhar para derrubar o decreto que regula o uso da força por policiais. Informações: Gazeta do Povo/ https://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/bom-dia/exercito-kids-pretos-moraes-questiona-militares/

Eu na Cozinha - Bife Suculento - VD1

Rancho D'Ajuda/ https://www.youtube.com/watch?v=woi3F4jKsMU&t=16s Como prepara um bife suculento na forma de amador, ficou delicioso.

IPVA 2025; veja calendário de pagamento e descontos

  Proprietários que quitarem o débito em cota única terão desconto de 3% Todos os proprietários de carros, motos, caminhões e ônibus são obrigados a pagar o  Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA)  anualmente no Brasil. No  Estado de São Paulo, o   calendário de pagamento 2025 e todas as informações sobre o  imposto  foram divulgadas nesta sexta-feira (13). Neste ano, os contribuintes podem  quitar o IPVA em cota única no mês de janeiro com desconto de 3% . Há também a possibilidade de quitação integralmente em fevereiro, mas sem desconto. Quem preferir pode ainda  parcelar o tributo em até cinco vezes   nos meses de janeiro, fevereiro, março, abril e maio, de acordo com o final da placa do veículo. No último caso, também não há redução de preço. Confira abaixo o calendário: Calendário do IPVA 2025 de São Paulo (SP) Final da placa Janeiro Fevereiro Março Abril Maio 1ª parcela ou cota única com 3% de desconto 2ª parcel...

Projeto que cria Escola Cívico-Militar proposto pelo Governo de SP é aprovado na Alesp

  O   Projeto de Lei Complementar 9/2024, que cria o Programa Escola Cívico-Militar proposto pelo governador Tarcísio de Freitas , foi aprovado nesta terça-feira (21) pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). A proposta foi enviada para o parlamento paulista no início de março. Aprovado, agora segue para sanção do governador. “Firmamos esse compromisso e estamos avançando. A comunidade vai votar e, de acordo com a votação de pais de alunos e professores, a gente transforma a escola em cívico-militar com policiais militares da reserva que vão atuar na disciplina e no civismo, e os profissionais da Educação ficam com a parte pedagógica”, destacou o governador, Tarcísio de Freitas. A proposta tem como objetivos a melhoria da qualidade do ensino com aferição pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o enfrentamento à violência e a promoção da cultura de paz no ambiente escolar. O programa será desenvolvido sob responsabilidade das secretarias esta...

Dino desdenha e ofende o parlamento!

Informações: Jacaré de Tanga/https://www.youtube.com/watch?v=BOZzLHsJhHw

Projeto de lei da TV Globo quer taxar usuários de rede social

https://x.com/JoseDinisPFons1/status/1861852570823565461  

BPC Loas, com novas regras em 2025, milhares de pessoas podem perder o beneficio

 

Trabalhadores relatam maus-tratos e agressões em obra da fábrica da BYD na Bahia

  Uma mulher franzina equilibra uma tábua de madeira atrás do pescoço para carregar, sem perder tempo, dois baldes pesados. Um grupo de seis trabalhadores é transportado até o canteiro de obras em um carro de passeio, com um deles sendo levado dentro do porta-malas. Em um cooler pequeno, daqueles usados para manter a temperatura de cervejas e refrigerantes, é servida uma sopa para centenas de trabalhadores famintos, após uma longa jornada de trabalho. Agressões físicas, com chutes e pontapés. Alojamentos sujos, aglomerados, mal iluminados e sem divisão entre homens e mulheres. Banheiros imundos, sem limpeza diária das pias e dos vasos sanitários. Operários atuando sem equipamentos de proteção individual, submetidos a rotinas de 12 horas por dia, de domingo a domingo. Todas essas situações, de acordo com denúncias que a  Agência Pública  recebeu, estariam acontecendo dentro do canteiro de obras da empresa chinesa BYD, que está instalando uma fábrica de automóveis elétricos...

Trump Inauguration LIVE Coverage | Donald Trump Delivers Stunning Speech In Washington DC LIVE

  Informações: https://www.youtube.com/watch?v=IP6SSaJGo-c