Pular para o conteúdo principal

Volkswagen Taos é o único carro 5 estrelas no Latin NCAP

Cada vez mais próximo dos critérios de avaliação do Euro NCAP, o Latin NCAP tem hoje somente um carro 5 estrelas: o Volkswagen Taos. Apesar de outros modelos terem atingido a desejada pontuação no passado, os novos critérios adotados em 2020 e em vigor até 2024 tornam o SUV médio da VW o único com nota máxima, enquanto 11 carros contam com zero estrelas.

Atualizado na virada de 2019 para 2020, os critérios de avaliação do Latin NCAP se tornaram mais exigentes. A mudança de protocolo fez com que a nota para crianças e adultos fosse unificada para facilitar o entendimento do público. Isso junto do adicional de notas para proteção de pedestres e tecnologias de assistência de direção para compor o resultado final.

Segundo o Latin NCAP, “um bom desempenho será necessário nos quatro aspectos, simultaneamente, para obter uma alta classificação por estrelas. Baixo desempenho em apenas um aspecto significa um resultado baixo, mesmo que os outros três ofereçam bom desempenho”.

Ou seja, um carro pode ter ótima proteção para motorista, mas péssima nota em assistências de condução e, por isso, não receber 5 estrelas. O Latin NCAP tornou obrigatório para a classificação máxima a presença de controle de estabilidade, lembretes do uso de cintos de segurança dianteiros e traseiros, proteção de pedestres e melhor proteção contra impactos laterais.

O órgão ainda contabiliza pontos positivos para a presença de frenagem autônoma de emergência, alerta de ponto cego, assistente de permanência em faixa e detecção de borda de estrada como itens de série para a maior parte das versões.

Critérios 5 estrelas

Para obter cinco estrelas, será necessário pelo menos, uma pontuação de 75% na Proteção de Ocupantes Adultos; pelo menos, 80% em Proteção de Ocupantes Infantis; pelo menos, 50% em Proteção de Pedestres e, pelo menos, 75% em Tecnologias de Assistentes de Segurança. Dentro desses novos critérios, apenas o Volkswagen Taos obteve cinco estrelas.

Testado em dezembro de 2021, o Volkswagen Taos conseguiu 90% de proteção para motorista e passageiro dianteiro, 90% de proteção para crianças, 61% de proteção para pedestres e 85% em assistentes eletrônicos. Segundo o Latin NCAP, o SUV médio da VW atende a 90,23% de todas as exigências e por isso obteve cinco estrelas.

Os reprovados no Latin NCAP

Desde a entrada do novo critério, o Latin NCAP testou apenas 13 carros. Desses, 11 obtiveram zero estrelas. Fora o Volkswagen Taos com cinco estrelas, o modelo seguinte com pontuação mais alta foi o Peugeot 208 com duas estrelas, seguido pelo Toyota Yaris (não fabricado no Brasil) com uma estrela.

Entre os carros reprovados com zero estrelas estão Fiat Argo, Fiat Cronos, Ford Ka, Great Wall Wingle 5, Hyundai Accent, Hyundai Tucson, Hyundai HB20, Hyundai HB20S, Kia Sportage, Kia Picanto, Renault Duster, Suzuki Baleno e Suzuki Swift. Vendidos no Brasil, temos apenas Argo, Cronos, Ka, HB20, Sportage e Duster.

fonte: Auto +

Vídeo: LatinNCAP

LatinNCAP


Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

Helicóptero do Ibama é incendiado por ‘terroristas’ em Manaus

  Segundo reportagem da Agência Brasil, um helicóptero do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foi incendiado na madrugada desta segunda-feira (24), em Manaus (AM). A aeronave estava estacionada no Aeroclube do Amazonas, localizado no bairro Flores, na capital do estado. Segundo a secretaria estadual de Segurança Pública, câmeras de segurança registraram o momento em que dois homens pularam o muro do estabelecimento e atearam fogo no helicóptero. Quando os bombeiros chegaram ao local, as chamas já tinham se espalhado e destruído a parte dianteira da aeronave. Policias militares e civis também atenderam à ocorrência, mas como o Ibama é um órgão da União, as investigações ficarão a cargo da Polícia Federal (PF), que já recebeu as imagens captadas pelo sistema de vigilância. Há também um vídeo do momento em que os bombeiros trabalhavam para apagar o fogo (veja abaixo) Consultado, o Ibama ainda não se manifestou sobre o ataque. Até a publicaç...

Você anda de carro só com cheiro de combustível? Fique atento com rico da pane seca

Você é daqueles que   costuma andar de carro só com cheiro de combustível? Se sim, não faça mais isso. Você pode estar pondo em risco o automóvel e a integridade física de quem está lá dentro. Veja as dicas de Daniel Lovizaro, gerente de Assistência, Serviços e Treinamento Técnico automotivo da Bosch, e encha o tanque! RISCO MÁXIMO O principal risco da pane seca é que o veículo pare de funcionar de forma imediata, podendo ocasionar acidentes graves no trânsito. BOMBA Há o risco de redução da vida útil da bomba elétrica de combustível, cuja função é levar o que está no tanque para o sistema de alimentação do motor. Isto porque este componente é elétrico e refrigerado pelo próprio combustível. Assim, com o tanque sempre na reserva, a capacidade de refrigeração fica reduzida, aumentando a temperatura de trabalho do sistema. SUJEIRA Com o tanque sempre vazio também pode ocorrer o acúmulo de sujeira dentro da peça. As impurezas aspiradas pela bomba podem gerar saturação ...

AO VIVO - Globo - Desfile das Escola de Samba - Rio de Janeiro - 12/02/2018

fonte: youtube

Confira a fabricação dos motores do Onix e do Prisma na GM de Joinville

Todas as fases produtivas são monitoradas em tempo real e à distância Depois de prontos e inspecionados, os motores são levados para a fábrica da GM de Gravataí (RS) pois de prontos e inspecionados, os motores são levados para a fábrica da GM de Gravataí (RS) Os trabalhos começam com a usinagem do cabeçote de alumínio, que chega de um fornecedor de Minas Gerais já fundido. Os tempos do  Chevette  e do  Monza , carros de grande sucesso da  General Motors nas décadas de 1980 e 1990, ficaram definitivamente para trás. O processo de fabricação de  automóveis  mudou muito desde então. Fábrica de Joinville, às margens da BR-101, destaca-se pelo ambiente bem iluminado, silencioso e de temperatura agradável A fábrica onde são feitos os motores das linhas Prisma e Onix, em Joinville, chama a atenção pela tecnologia inserida em todas as fases do processo de usinagem do cabeçote e da montagem do motor.  A primeira etapa de usinagem cuidará d...

AO VIVO - Ferroviária X Santos - Campeonato Paulista - Narração - 10/02/2018

fonte: youtube