Pular para o conteúdo principal

Mundo ultrapassa 400 casos de varíola dos macacos fora da África

 

Esse é o maior surto já registrado fora do continente; entenda a doença

O mundo ultrapassou os 400 casos de varíola dos macacos fora da África nesta 6ª feira (27.mai.2022). A marca foi atingida duas semanas depois da 1ª confirmação. Já são 401 infectados em 21 países, até às 18 horas.

O 1º caso na América Latina foi confirmado na Argentina nesta 6ª feira (27.mai.2022). Há uma suspeita também na Bolívia. Questionado pelo Poder360 nesta 6ª feira (27.mai.2022), o Ministério da Saúde do Brasil informou que ainda não há relatos de casos no país. Contudo, um brasileiro foi infectado pela doença na Europa.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) orientou medidas, como uso máscaras, higienização das mãos e distanciamento, em aviões e aeroportos para evitar a chegada do vírus no Brasil.

Especialistas ouvidos pelo Poder360 afirmam ser provável que o vírus chegue ao país. “Nesse mundo globalizado, vai ser difícil não entrar no Brasil”, disse Giliane Trindade, doutora em microbiologia pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e professora na instituição.

O presidente da Sociedade Brasileira de Virologia e doutor em microbiologia pela UFMG, Flávio Guimarães da Fonseca, afirma que “basta alguém doente entrar num avião e descer aqui”.

Contudo, tanto os especialistas como a própria OMS (Organização Mundial da Saúde) avaliam ser improvável que o surto se torne uma pandemia. “Ele se transmite com menos eficácia, é necessário um contato mais próximo, mais íntimo”, diz Fonseca.

“Não é o mesmo que a covid-19. Não estamos observando esse tipo de expansão”, afirmou a epidemiologista da OMS Maria Van Kerkhove, em vídeo institucional na 5ª feira (26.mai). Segundo ela, a organização acredita que será possível parar o avanço da doença. Outros representantes da instituição têm realizado declarações semelhantes.

VARÍOLA DOS MACACOS

A varíola dos macacos já existe há mais 50 anos na África. É uma doença viral transmitida de animais para humanos. O 1º caso humano foi registrado nos anos 1970, na República Democrática do Congo. Mas o vírus foi descoberto em 1958 em um surto de macacos infectados –a doença recebeu seu nome por causa desse episódio. A origem do patógeno, no entanto, é atribuída a roedores.

Esse vírus está circulando a décadas [na África] e muita pouca atenção foi direcionada a ele, infelizmente. Há centenas, se não milhares, de casos acontecendo lá”, afirmou Maria Van Kerkhove, da OMS. Segundo informe da organização, o continente registrou ao menos 1.315 casos e 60 mortes da doença de 15 de dezembro de 2021 a 1º de maio deste ano.

O vírus circula só na África por causa dos animais locais. É limitado à África Ocidental e Central. Mas eventualmente casos são exportados para outros continentes. O 1º episódio aconteceu em 2003 nos Estados Unidos.

Naquele ano, 47 pessoas foram infectadas no país. Os casos começaram depois de contato com cães-da-pradaria, um roedor silvestre que havia sido introduzido em alguns lares como de estimação. Antes da venda desses roedores, eles permaneceram próximos de outros mamíferos importados de Gana que estavam infectados. Os animais comprados transmitiram a doença para seus donos e outros humanos.

Esse foi o 1º relato de varíola dos macacos fora da África e o maior surto até então externo ao continente. A crise atual já é mais de 8 vezes a de 2003.

Houve outros episódios em 2018, no Reino Unido, e em 2021, nos EUA. Mas esses eventos são raros. E todos esses eventos foram mais controlados do que o cenário atual. “É o maior surto fora da África que se tem notícia. E está acontecendo de forma muito explosiva. Um número de casos muito alto em um período muito curto”, disse Fonseca, da Sociedade Brasileira de Virologia. Segundo ele, isso não era esperado pelo vírus não ser tão transmissível, como a covid-19.

O 1º caso do surto deste ano foi confirmado em 12 de maio no Reino Unido. Em duas semanas, o mundo já ultrapassou 400 infectados. A OMS havia afirmado em 21 de maio que esperava o aumento do número conforme a expansão da vigilância em países onde o vírus não costuma ser encontrado –devido ao alerta por causa do surto atual.

Até agora, nenhuma morte foi registrada. Historicamente, a letalidade da doença varia de 0% a 11%, segundo a OMS. No período mais recente, tem se mantido entre 3% a 6%.

A varíola dos macacos geralmente é uma doença autolimitada. A maioria dos infectados se recupera em poucas semanas sem tratamento”, disse o Hans Kluge diretor regional da OMS na Europa, em comunicado de 20 de maio. A doença, no entanto, é mais grave em crianças, gestantes e pessoas com o sistema imune comprometido.

Poder360 destacou alguns dos principais pontos da varíola dos macacos:

DIFERENÇA DA VARÍOLA “TRADICIONAL”

São dois vírus diferentes. A varíola dos macacos tem origem animal (provavelmente de roedores), diferentemente da versão humana, que foi erradicada do mundo em 1980 depois de ampla vacinação global.

Os sintomas das duas doenças são parecidos. Mas só a varíola dos macacos faz os linfonodos (nas axilas, garganta ou virilha) incharem. A gravidade, a letalidade e o nível transmissão também são menores.

SINTOMAS

Aparecem de 5 a 21 dias depois da infecção e duram de 2 a 4 semanas. Os sinais iniciais são febre, dor de cabeça, dores musculares e nas costas, linfonodos inchados e arrepios.

De 1 a 3 dias depois do aparecimento da febre, surgem erupções cutâneas (manchas, lesões, ou bolhas com líquidos). Essas lesões geralmente começando no rosto e se espalhando para outras partes do corpo. Podem variar de uma a centenas de erupções. É importante não retirar o tecido das lesões na pele. Isso pode piorar o quadro do paciente.


Lesões na mãe de uma pessoa infectada pela varíola dos macacos. Feridas aparecem depois do paciente ter febre

TRANSMISSÃO

Pode acontecer por meio de contato com animais, humanos ou superfícies contaminadas. O vírus entra no corpo por pele quebrada, olhos, nariz ou boca. Ele é transportado por meio de secreções respiratórias, sangue ou fluídos e partículas das lesões. A transmissão, no entanto, é inferior à da covid-19. É necessário contato prolongada ou próximo.

O vírus também pode ser transmitido pela placenta da mãe para o feto. A transmissão ainda pode ocorrer no contato próximo com lesões ou secreções respiratórias durante sexo.

Pessoas com sintomas e que viajaram no último mês para a África ou qualquer país com casos devem procurar atendimento médico imediatamente. O mesmo vale para aqueles que tiveram contato com casos suspeitos.

TRATAMENTO

A vacina contra a varíola humana também é eficaz contra a doença e pode ser usada para controlar surtos. “As vacinas usadas durante o programa de erradicação da varíola também forneceram proteção contra a varíola dos macacos”, informou a OMS.

O imunizante já está sendo usado no Reino Unido e nos EUA. Contudo, o estoque mundial é pequeno. É improvável que aconteça uma vacinação em massa. O uso deve ser direcionado só em comunidades com casos da doença. No Brasil, o imunizante deixou de ser usado nos anos 1970.

O antiviral tecovirimat foi licenciado pela Agência Europeia de Medicamentos para varíola dos macacos em 2022 com base em dados em estudos em animais e humanos. Mas ainda não está amplamente disponível.

Há também o tratamento para aliviar sintomas. Os infectados devem se manter hidratados e alimentados.

PREVENÇÃO

É importante que pessoas e animais infectados fiquem isolados –sem contato com outras pessoas ou animais. A OMS orienta que o paciente permaneça de quarentena até que uma nova camada de pele tenha se formado por baixo das lesões na pele. As lesões irão formar crostas, que cairão e só depois a nova camada de pele será formada.

Ao ter contato com casos confirmados ou suspeitos, é necessário usar máscaras e lavar as mãos. Essas medidas também são recomendadas em aviões e aeroportos, por causa do contato com viajantes de países onde há casos da doença.

A Anvisa recomenda o uso de máscaras, a higienização das mãos e o distanciamento em aviões e aeroportos para evitar a chegada do vírus no Brasil

AÇÕES DO BRASIL

Ministério da Saúde criou na 2ª feira (23.mai) uma “sala de situação” para monitorar o cenário da varíola dos macacos. O órgão diz estar elaborando um plano de ação para o rastreamento de suspeitas no país.

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações já havia criado na semana passada uma câmara técnica temporária de pesquisa sobre a doença –a CâmaraPox MCTI. Formada por especialistas em varíola, o objetivo é acompanhar os estudos científicos sobre o novo surto e assessorar sobre estratégias de combate ao vírus.

Giliane Trindade, da UFMG, e Flávio Guimarães da Fonseca, da Sociedade Brasileira de Virologia, integram a câmara técnica. “Estamos atentos ao que está acontecendo fora do Brasil e articulando ações para quando esse vírus entrar no Brasil”, disse Trindade.

Os especialistas coletam informações para subsidiar as decisões do governo. Eles estão trabalhando para o desenvolvimento do diagnóstico no país e para haver uma uniformização da definição de casos e suspeitas. Há diálogos com o Ministério da Saúde, a Anvisa, a Organização Pan-Americana da Saúde e o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA.

Feridas na pele são um dos principais sinais da varíola dos macacos

RESPOSTA DA OMS E DOS PAÍSES

A OMS afirma ser urgente aumentar a conscientização sobre a varíola dos macacos e realizar uma busca abrangente de casos, para que eles sejam isolados. Também é necessário realizar o rastreamento e isolamento das pessoas que tiveram contato próximo com os infectados ou suspeitos para limitar a transmissão do vírus.

As ações imediatas se concentram em informar aqueles que podem estar em maior risco de infecção por varíola dos macacos com informações precisas disseminação”, informou a organização. A OMS preparou um guia sobre a doença direcionado a homens que fazem sexo com outros homens. Leia aqui (em inglês – 445 KB).

O material foi desenvolvido porque a maioria dos casos foram relatados nesse grupo. Contudo, o vírus pode contaminar qualquer pessoa. Leia mais abaixo.

A OMS também preparou orientações para os países sobre como lidar com a doença. Também desenvolveu definições de como classificar casos e suspeitas da doença para facilitar e unificar as informações de vigilância.

O Reino Unido comprou mais de 20.000 doses da vacina contra a varíola Imvanex (fornecida pela Bavarian Nordic). O imunizante está sendo oferecido a contatos próximos de infectados.

O risco para a população permanece baixo, mas estamos pedindo às pessoas que estejam alertas a quaisquer novas erupções ou lesões, que apareceriam como manchas, úlceras ou bolhas, em qualquer parte do corpo”, informou o governo.

O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças também está monitorando os casos e criou uma base de dados para que as nações informem seus casos. Também tem realizando reuniões com os países afetados.

ORIGEM DO SURTO

A principal teoria é de que o surto se espalhou pela Europa depois de raves na Espanha e na Bélgica. “Alguém saiu da África contaminado. Levou isso para a Europa e da Europa isso se disseminou através de contato”, disse Fonseca.

A doença teria sido transmitida principalmente por meio de sexo entre participantes das festas. A maioria dos casos do surto atual da varíola dos macacos são homens que realizaram sexo com outros homens. Contudo, qualquer pessoa pode se infectar pela doença, independentemente do seu gênero ou orientação sexual.

“Estigmatizar grupos por causa de uma doença nunca é aceitável”, afirma a OMS. Segundo a organização, isso pode ser uma barreira para acabar com o surto, impedindo que pessoas procurem atendimento e também levar a disseminação a não ser detectada.

fonte: Terra Brasil Notícias

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

Renault Kardian é o Carro do Ano 2025

O   Renault Kardian  é o grande vencedor do  Carro do Ano 2025 . O modelo concorreu contra   BYD Dolphin Mini ,   Citroën Basalt ,   Hyundai Creta   e   Peugeot 2008   na categoria principal da premiação mais importante da indústria A 58ª edição do Carro do Ano contou ainda com   outras seis categorias de carros e três de motores . Os   finalistas do prêmio   foram escolhidos por indicação direta de 26 jurados especialistas no segmento, seguindo os critérios de modelos pré-finalistas classificados pelo Comitê Gestor. O   limite foi de cinco finalistas por categoria , e apenas um modelo por marca pode ser classificado em uma mesma classe,   conforme previsto no regulamento . Vale lembrar que a auditoria do Carro do Ano 2025 foi feita pela   EY .  automotiva brasileira. Essa é a primeira vez que a   Renault   — e uma fabricante francesa — vence o prêmio.  O   Renault Kardian é o grande venc...

Exército defende “kids pretos”

 A pressão da esquerda para acabar com as Forças Especiais do Exército, os chamados "kids pretos", aumentou depois que a Polícia Federal acusou ao menos quatro militares de usar seu treinamento especial para planejar o assassinato de autoridades. O Exército prometeu uma reformulação no próximo ano, porém, não pretende acabar com a unidade. Saiba quais são os planos. Militares na mira de Moraes. O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou que o Exército forneça informações sobre visitas aos militares presos pela suposta tentativa de golpe de Estado. Contra o decreto de Lula. Parlamentares de oposição e governadores prometem trabalhar para derrubar o decreto que regula o uso da força por policiais. Informações: Gazeta do Povo/ https://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/bom-dia/exercito-kids-pretos-moraes-questiona-militares/

Eu na Cozinha - Bife Suculento - VD1

Rancho D'Ajuda/ https://www.youtube.com/watch?v=woi3F4jKsMU&t=16s Como prepara um bife suculento na forma de amador, ficou delicioso.

IPVA 2025; veja calendário de pagamento e descontos

  Proprietários que quitarem o débito em cota única terão desconto de 3% Todos os proprietários de carros, motos, caminhões e ônibus são obrigados a pagar o  Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA)  anualmente no Brasil. No  Estado de São Paulo, o   calendário de pagamento 2025 e todas as informações sobre o  imposto  foram divulgadas nesta sexta-feira (13). Neste ano, os contribuintes podem  quitar o IPVA em cota única no mês de janeiro com desconto de 3% . Há também a possibilidade de quitação integralmente em fevereiro, mas sem desconto. Quem preferir pode ainda  parcelar o tributo em até cinco vezes   nos meses de janeiro, fevereiro, março, abril e maio, de acordo com o final da placa do veículo. No último caso, também não há redução de preço. Confira abaixo o calendário: Calendário do IPVA 2025 de São Paulo (SP) Final da placa Janeiro Fevereiro Março Abril Maio 1ª parcela ou cota única com 3% de desconto 2ª parcel...

Projeto que cria Escola Cívico-Militar proposto pelo Governo de SP é aprovado na Alesp

  O   Projeto de Lei Complementar 9/2024, que cria o Programa Escola Cívico-Militar proposto pelo governador Tarcísio de Freitas , foi aprovado nesta terça-feira (21) pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). A proposta foi enviada para o parlamento paulista no início de março. Aprovado, agora segue para sanção do governador. “Firmamos esse compromisso e estamos avançando. A comunidade vai votar e, de acordo com a votação de pais de alunos e professores, a gente transforma a escola em cívico-militar com policiais militares da reserva que vão atuar na disciplina e no civismo, e os profissionais da Educação ficam com a parte pedagógica”, destacou o governador, Tarcísio de Freitas. A proposta tem como objetivos a melhoria da qualidade do ensino com aferição pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o enfrentamento à violência e a promoção da cultura de paz no ambiente escolar. O programa será desenvolvido sob responsabilidade das secretarias esta...

Dino desdenha e ofende o parlamento!

Informações: Jacaré de Tanga/https://www.youtube.com/watch?v=BOZzLHsJhHw

Projeto de lei da TV Globo quer taxar usuários de rede social

https://x.com/JoseDinisPFons1/status/1861852570823565461  

BPC Loas, com novas regras em 2025, milhares de pessoas podem perder o beneficio

 

Trabalhadores relatam maus-tratos e agressões em obra da fábrica da BYD na Bahia

  Uma mulher franzina equilibra uma tábua de madeira atrás do pescoço para carregar, sem perder tempo, dois baldes pesados. Um grupo de seis trabalhadores é transportado até o canteiro de obras em um carro de passeio, com um deles sendo levado dentro do porta-malas. Em um cooler pequeno, daqueles usados para manter a temperatura de cervejas e refrigerantes, é servida uma sopa para centenas de trabalhadores famintos, após uma longa jornada de trabalho. Agressões físicas, com chutes e pontapés. Alojamentos sujos, aglomerados, mal iluminados e sem divisão entre homens e mulheres. Banheiros imundos, sem limpeza diária das pias e dos vasos sanitários. Operários atuando sem equipamentos de proteção individual, submetidos a rotinas de 12 horas por dia, de domingo a domingo. Todas essas situações, de acordo com denúncias que a  Agência Pública  recebeu, estariam acontecendo dentro do canteiro de obras da empresa chinesa BYD, que está instalando uma fábrica de automóveis elétricos...

Trump Inauguration LIVE Coverage | Donald Trump Delivers Stunning Speech In Washington DC LIVE

  Informações: https://www.youtube.com/watch?v=IP6SSaJGo-c