Pular para o conteúdo principal

Anfavea propoe reduzir jornada de trabalho em montadoras

A indústria automobilística cobra do governo federal celeridade na aprovação do PPE (Programa de Proteção ao Emprego). A proposta foi apresentada no fim do ano passado por centrais sindicais ao Ministério da Fazenda e permite redução da carga horária e de salários por tempo determinado em momentos de crise econômica. Outra reivindicação é para que a União implemente medidas de estímulo à renovação da frota de caminhões.
Em evento na manhã de ontem na Capital, o presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), Luiz Moan Yabiku Junior, reconheceu que há excedente de pessoal na indústria automobilística e afirmou que o PPE seria uma maneira de adequar a produção à baixa nas vendas sem demitir. “Nossa proposta é para que a legislação permita redução na jornada de acordo com a queda da demanda.”A diminuição nas horas trabalhadas também acarretaria redução salarial, o que provocou críticas de centrais sindicais mais radicais e até de setores da CUT (Central Única dos Trabalhadores), apoiadora do projeto. O programa prevê que a medida só poderá ser adotada em momentos de retração econômica, e depois de aprovação em assembleia da categoria afetada. Outro item determina que não podem ser cortados mais de 30% da renda do empregado.
Atualmente, para adequar a produção sem cortar vagas, as fábricas optam por ferramentas como férias coletivas, banco de horas, licença remunerada ou lay-off (suspensão temporária do contrato de trabalho).
Yabiku Junior estima que o programa deverá ser criado nos próximos meses. “(A tramitação) Já está em análise em vários ministérios, como da Casa Civil, Trabalho, Fazenda e Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Esse mecanismo de proteção ao emprego permitirá, com segurança jurídica, ajuste no nível de produção e manutenção do quadro de pessoal.” O presidente da Anfavea não divulgou números sobre o excedente no setor.
Diante da crise, a expectativa da associação é de que as vendas de veículos tenham recuo de 13,2% em 2015. Entretanto, o executivo prevê aumento para os próximos meses. De janeiro a março, o mercado interno apresentou queda em torno de 17%. Portanto, as vendas médias dos próximos nove meses representarão redução no ritmo de retração sobre as do primeiro trimestre.
Yabiku Junior avalia possibilidade de melhora no cenário após a efetivação do ajuste fiscal prometido pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy. “Com a aprovação, saberemos qual é o cenário que estaremos trabalhando e teremos mais tranquilidade para investir e trazer o consumidor de volta.”

Setor estimula vendas por consórcio
Entidades ligadas à produção e vendas de veículos assinaram ontem termo de entendimento para estimular a comercialização de unidades automotivas por meio de consórcio. A ação, batizada de Festival do Consorciado Contemplado, tem participação da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) e Abac (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios). A ação ocorrerá entre 1º de maio e 15 de junho.
Segundo o presidente da Abac, Paulo Roberto Rossi, cerca de 240 mil consorciados já foram contemplados com crédito no Brasil, mas ainda não retiraram os veículos. Desse total, 225 mil são da categoria leve e o restante de comerciais pesados. Participarão da primeira edição as empresas Audi, DAF, FCA (Fiat Chrysler Automobiles), Honda, Caoa, Iveco, GM, MAN, Scania, Toyota e Volkswagen.
A ação consistirá em oferecer vantagens para que o consorciado contemplado retire o veículo. Não foram informadas as condições que serão apresentadas pelas concessionárias. O presidente da Anfavea, Luiz Moan Yabiku Junior, afirma que cada empresa tem liberdade para escolher os atrativos, o que, segundo ele, estimula a concorrência entre as companhias. 

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

Helicóptero do Ibama é incendiado por ‘terroristas’ em Manaus

  Segundo reportagem da Agência Brasil, um helicóptero do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foi incendiado na madrugada desta segunda-feira (24), em Manaus (AM). A aeronave estava estacionada no Aeroclube do Amazonas, localizado no bairro Flores, na capital do estado. Segundo a secretaria estadual de Segurança Pública, câmeras de segurança registraram o momento em que dois homens pularam o muro do estabelecimento e atearam fogo no helicóptero. Quando os bombeiros chegaram ao local, as chamas já tinham se espalhado e destruído a parte dianteira da aeronave. Policias militares e civis também atenderam à ocorrência, mas como o Ibama é um órgão da União, as investigações ficarão a cargo da Polícia Federal (PF), que já recebeu as imagens captadas pelo sistema de vigilância. Há também um vídeo do momento em que os bombeiros trabalhavam para apagar o fogo (veja abaixo) Consultado, o Ibama ainda não se manifestou sobre o ataque. Até a publicaç...

Idosa se emociona após mensagem de Bolsonaro: “Eu te amo meu presidente” (veja o vídeo)

O presidente Jair Bolsonaro tem rompido barreiras e cada vez mais conquistado o coração da população brasileira. Um homem simples como sempre foi, luta por valores honrosos e em defesa da família. Nesta quinta-feira, dia 16, o presidente publicou em suas redes sociais um vídeo de uma senhora, Dona Maria, se emocionando com uma mensagem sua de agradecimento. “A senhora demonstrou muito carinho pela minha pessoa, ficou muito honrado e sensibilizado com isso”, disse Bolsonaro na gravação. Dona Maria foi às lágrimas após ver a mensagem do presidente. “Meu presidente, eu te amo muito! Eu brigo por tu e não deixo ninguém falar mau de você”, disse Maria, aos prantos. Confira a emocionante manifestação de carinho: fonte: Jornal da Cidade

Você anda de carro só com cheiro de combustível? Fique atento com rico da pane seca

Você é daqueles que   costuma andar de carro só com cheiro de combustível? Se sim, não faça mais isso. Você pode estar pondo em risco o automóvel e a integridade física de quem está lá dentro. Veja as dicas de Daniel Lovizaro, gerente de Assistência, Serviços e Treinamento Técnico automotivo da Bosch, e encha o tanque! RISCO MÁXIMO O principal risco da pane seca é que o veículo pare de funcionar de forma imediata, podendo ocasionar acidentes graves no trânsito. BOMBA Há o risco de redução da vida útil da bomba elétrica de combustível, cuja função é levar o que está no tanque para o sistema de alimentação do motor. Isto porque este componente é elétrico e refrigerado pelo próprio combustível. Assim, com o tanque sempre na reserva, a capacidade de refrigeração fica reduzida, aumentando a temperatura de trabalho do sistema. SUJEIRA Com o tanque sempre vazio também pode ocorrer o acúmulo de sujeira dentro da peça. As impurezas aspiradas pela bomba podem gerar saturação ...

AO VIVO - Globo - Desfile das Escola de Samba - Rio de Janeiro - 12/02/2018

fonte: youtube

Confira a fabricação dos motores do Onix e do Prisma na GM de Joinville

Todas as fases produtivas são monitoradas em tempo real e à distância Depois de prontos e inspecionados, os motores são levados para a fábrica da GM de Gravataí (RS) pois de prontos e inspecionados, os motores são levados para a fábrica da GM de Gravataí (RS) Os trabalhos começam com a usinagem do cabeçote de alumínio, que chega de um fornecedor de Minas Gerais já fundido. Os tempos do  Chevette  e do  Monza , carros de grande sucesso da  General Motors nas décadas de 1980 e 1990, ficaram definitivamente para trás. O processo de fabricação de  automóveis  mudou muito desde então. Fábrica de Joinville, às margens da BR-101, destaca-se pelo ambiente bem iluminado, silencioso e de temperatura agradável A fábrica onde são feitos os motores das linhas Prisma e Onix, em Joinville, chama a atenção pela tecnologia inserida em todas as fases do processo de usinagem do cabeçote e da montagem do motor.  A primeira etapa de usinagem cuidará d...

Fiat Mobi e Chevrolet Onix duelam em requisito segurança em novo teste Latin NCAP,

O  Fiat Mobi  foi mal no teste de segurança do Latin NCAP divulgado nesta terça-feira (01) e conquistou só uma estrela na proteção a adultos. A segurança de crianças ficou com duas estrelas.  Segundo o órgão, o desempenho do modelo na simulação de teste dianteiro foi razoável, mas a estrutura do carro se mostrou "inapropriada para suportar impacto lateral". O Mobi ofereceu proteção "pobre" para o peito do motorista em acidentes laterais e "débil" e "marginal em outras regiões do corpo. Apenas a cabeça e partes das pernas tiveram proteção considerada "boa" nos testes. Para classificar a segurança a adultos, o órgão atribui pontos que podem chegar ao máximo de 34, porém o  Mobi  conquistou apenas 19,20 pontos.  Já a segurança de crianças pode chegar a 49 pontos, mas no caso do compacto foram apenas 26,98 pontos. " O impacto lateral é o grande problema do carro porque há alta penetração do pilar B. Como mostram as imagens, a estrut...

AO VIVO - Ferroviária X Santos - Campeonato Paulista - Narração - 10/02/2018

fonte: youtube