Pular para o conteúdo principal

Yotube; Mulheres fazem sucesso falando de games no Xbox

Já faz tempo que videogame não é coisa só para meninos: As mulheres representam hoje 48% dos jogadores, segundo dados da norte-americana ESA (Entertainment Software Association). A presença das meninas é notável quando se observa o fenômeno youtuber - lá, vemos garotas que jogam videogame e falam sobre isso na internet, conquistando um espaço significativo, ainda que encarando comentários machistas de parte do público.
A dupla Thais Matsufugi e Mariana Ayres dá um passo além nessa história: elas apresentam o programa Inside Xbox, transmitido não só no YouTube, mas diretamente no Xbox Live, junto com o jornalista Nelson Alves Júnior.
Quem assiste, muitas vezes imagina que Thais e Mariana são apenas apresentadoras, sem uma ligação maior com games. "Quando eu me encontro pessoalmente com alguém que assiste o programa eu tenho que ficar me justificando, dizendo que eu realmente jogo e que gosto de games", conta Thais ao UOL Jogos. "Normalmente essas pessoas ficam surpresas".
Thais tem 25 anos e se formou em Design de Games em 2012. "A minha intenção, na verdade, quando decidi fazer este curso, era a de trabalhar na produção de games e não falar sobre eles". Após a faculdade, Thais trabalhou em agências de publicidade por um bom tempo antes de voltar para a sala de aula, dessa vez como professora. "Surgiram propostas para que eu lecionasse matérias ligadas à arte em cursos técnicos  e inclusive na universidade em que eu havia me formado".
Foi nessa época que surgiu a oportunidade de participar do Inside Xbox Brasil. "Um colega, professor de audiovisual, estava envolvido num projeto de vídeos sobre games e queriam uma garota para apresentar, que falasse em público e gostasse de jogar. Como sempre fui empolgada para participar de projetos, falei que sim na mesma hora", relembra. "Só depois de quase 1 mês eu fui informada de que o tal projeto tratava-se do Inside Xbox. Eu fiquei sem reação na hora".
Hoje, Thais dedica todo seu tempo ao Inside Xbox, mas até bem pouco tempo atrás, se dividia entre o trabalho como apresentadora e as salas de aula. "Estava dando aulas para crianças de abrigo, porém a agenda do programa ficou apertada e fez com que eu parasse".
No lugar certo, na hora certa
Já Mariana, de 24 anos, trabalhava na parte administrativa do grupo NZN. "Eu fazia jornalismo, gostava de jogos e tecnologia e poderia, mais tarde, trabalhar na parte de redação", conta a curitibana, recém chegada em São Paulo.
"Num belo dia me chamaram pra cobrir um funcionário que havia faltado e apresentei meu primeiro gameplay. A chefia gostou e me chamou pra fazer parte da equipe de vídeo". Daí em diante, Mariana fez carreira apresentando vídeos sobre games, jogando os últimos lançamentos e acabou chamando a atenção da Microsoft.
  • Reprodução
    Thais e Mariana apresentam o Inside Xbox junto com Nelson Alves Jr. (centro)
Superando o machismo
Por mais que entendam de games e tenham a aceitação da indústria, tanto Thais quanto Mariana admitem que nem sempre foi fácil lidar com o público.
"No começo tudo foi mais difícil, porque ninguém me conhecia e o preconceito com garotas gamers é ridiculamente grande", diz Mariana. "Apesar de hoje em dia a divisão ser quase de 50/50 quanto à mulheres e homens que jogam videogame, o machismo infelizmente ainda reina nesse meio".

NO YOUTUBE

  • Divulgação
    A estudante de Direito Mariana Ferreira, a Satty, criou o canal PenseGeek para falar de várias coisas que gosta, entre elas games. "Jogo desde criança, é influência do meu pai". Satty reconhece que o preconceito com mulheres que jogam é grande na internet. "O problema é que muito homem não aceita que algo que há um tempo atrás era super 'clube do bolinha' agora está sendo 'invadido' por mulheres e por isso eles ficam com raiva, ficam tentando desmerecer meninas a todo custo. O pior é que muitas vezes esses mesmos meninos ficam pedindo para encontrar namoradas gamers, mas não percebem que com essas atitudes babacas eles afastam as meninas deste meio".
"A maioria dos comentários eram relacionados à minha aparência", conta Mariana. "Falavam sobre como eu teria feito pra conseguir esse tipo de espaço na internet. Isso me deixava muito triste e também me inibia. Mas com o tempo eu aprendi a lidar com esse tipo de situação e até me fortaleceu como mulher".
"O preconceito existe não apenas em relação ao sexo da pessoa, mas também quanto à idade e até opção sexual. Aí o que acontece são pessoas mascarando essas características com nicks e avatares masculinos, deixando de falar (e às vezes até de participar) em partidas online e também deixando de trabalhar no meio", aponta.
"São tantos absurdos que eu só posso me sentir sortuda e emponderada a ponto de seguir em frente nessa carreira pra tentar mudar um pouco esse cenário. Afinal, quantas meninas deixam de fazer vídeos na internet por se deixar levar por comentários machistas?".
"Sempre converso bastante com o pessoal no Facebook, Instagram e principalmente na Dash do Xbox", diz Thais, que gosta de interagir com os fãs e ouvir as sugestões para o programa. Já no YouTube, a situação é outra: "eu sinceramente evito olhar comentários. Normalmente o preconceito em relação às garotas no mundo dos games é absurdo e eu já sofri bastante com comentários maldosos por lá".
Infelizmente, o preconceito não fica restrito às redes sociais. Na faculdade, Thais trabalhava em uma loja de games, a única garota entre 5 vendedores. A loja podia estar lotada e todos os vendedores ocupados,mas nenhum cliente me procurava para saber dos jogos. Certa vez, um dos clientes chegou a me destratar dizendo que eu era mulher e que estava no lugar errado porque dei minha opinião sobre um console e ele não concordou. Terminou com o gerente da loja intervindo e retirando o indivíduo da loja".
  • Reprodução
    "Hoje em dia eu acho graça de quem tem esse tipo de pensamento pequeno e tento explicar como o mundo é maior e melhor do que o preconceito das pessoas", diz Mariana sobre o preconceito com as meninas que jogam videogame.
Virando o jogo
Thais e Mariana conquistaram um espaço importante para as jogadoras, apresentando um programa de games diretamente no Xbox Live, a rede online dos consoles Xbox One e Xbox 360. Mas não são as únicas. Desde veteranas como Flávia Gasi até youtubers como Malena, Dinossaura, Satty, entre outras, há meninas jogando e falando de games com a mesma propriedade que os garotos.
"Temos garotas de peso no ramo! Posso citar nomes como a Monique Alves do REDatabase, a Fernanda Pineda que agora está na Ubisoft, a IGN esta chegando com uma apresentadora para o Daily Fix", comenta, animada, Thais.
"Hoje em dia é super normal encontrar garotinhas com portáteis na mão passeando com a família pelo shopping ou irmãs mais novas enchendo o saco do irmão para passar logo o controle", observa Thais. "Além disso temos os pais! É só pensar, todos esses gamers de hoje um dia terão filhos e vão passar esse gosto por games à diante,mesmo que os descendentes sejam garotas".
"Essas futuras gamers serão os troféuzinhos dos pais que vão se encontrar com os amigos daqui a alguns anos e dizer com o peito estufado: 'minha filha ama games!' ou seja... as mulheres estão vindo com tudo!"

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

GM, dia do voluntário, funcionário anônimo que faz a diferença em ajudar quem precisa

A General Motors em São José dos Campos, SP promove este mês o dia do voluntário, uma iniciativa de extrema importância, onde o individualismo impera na maioria das pessoas. Mas existem excessões, dentro de seu quadro de funcionários tem pessoas anônimas que fazem a diferença,  procuram ajudar quem precisa e compartilhr seus conhecimentos com o próximo. Vamos conhecer Danilo augusto, um desses colaboradores anônimo. Danilo Augusto trabalha na General Motors há 12 anos em São José dos Campos (SP), depois de uma jornada de  trabalho divide seu tempo de descanso com trabalho voluntário numa associação Beneficente em Caçapava (SP) Em um bate papo, Danilo conta um pouquinho de sua história "O dia do voluntário GM só vem nos incentivar a participar cada vez mais e ajudar aqueles que precisam, seja em hospitais, orfanatos, escolas etc. Acho a atitude da empresa um incentivo e motivação para seus funcionários. Sou Voluntário desde Julho de 2013, ajudo no Projet...

Descubra a cidade de interior que foi eleita a melhor do Brasil para viver

Localizada em São Paulo, Gavião Peixoto tem chamado a atenção por seu desempenho notável em   qualidade de vida . Embora seja um dos municípios mais jovens do Brasil, criado há menos de 30 anos, já conquistou uma posição de destaque no cenário nacional. Isso se reflete em sua classificação pelo   Índice de Progresso Social (IPS)   Brasil, onde é reconhecida como a cidade com a melhor qualidade de vida. Esta designação é resultado de um cuidadoso equilíbrio entre diversos fatores sociais e econômicos. Anuncios Com apenas 4.702 habitantes, conforme registrado pelo último levantamento do IBGE, a cidade tem se destacado por criar um ambiente seguro e acolhedor, respaldado por políticas públicas eficazes. Desde que se emancipou de Araraquara em 1995, Gavião Peixoto adotou um modelo de desenvolvimento que prioriza o bem-estar dos seus moradores. Como Gavião Peixoto se Destaca? Gavião Peixoto/Foto: Governo do Estado de São Paulo/Wikimedia Commons O  Índice de Progresso Soci...

Projeto de lei da TV Globo quer taxar usuários de rede social

https://x.com/JoseDinisPFons1/status/1861852570823565461  

Fisiculturista de 23 anos morre por suspeita de excesso de anabolizante em Taubaté, SP

A Polícia Civil informou na manhã desta quarta (28) que investiga se  a morte de um fisiculturista de 23 anos foi provocada pelo uso excessivo de anabolizantes  em Taubaté (SP). O corpo do jovem Mateus Ferraz está sendo velado e será cremado nesta quarta-feira. A Polícia Civil informou que a morte foi registrada como suspeita e está sendo investigada. Segundo o Instituto Médico Legal, o hospital atestou apenas que a morte foi causada por insuficiência respiratória. “Pedimos exames toxicológicos para saber quais substâncias e qual a quantidade no sangue. Queremos entender se ele usou alguma droga ilegal para aumento do rendimento físico e se isso aconteceu, saber quem recomentou a dosagem e quem fazia a venda do produto”, disse José Antonio Paiva, delegado seccional de Taubaté. Segundo a polícia, o laudo dos exames toxicológicos deve ficar pronto em até 30 dias e só depois disso será possível atestar a causa da morte do jovem. Mateus Ferraz deu entrada no hospital às ...

Jair Bolsonaro, homem de pulso firme

Entrei no carro e, como habitual, o taxista começou a reclamar do Brasil até soltar a máxima: “o que o Brasil precisa é importar um ditador japonês para colocar a casa em ordem”. Ele não foi o primeiro, nem o segundo, taxista a me falar que o Brasil precisa é de um  homem  de pulso firme  no poder. O propósito da minha coluna não é, do alto de minha suprema sabedoria e soberba, chamar taxista de coxinha, autoritário ou ignorante. O que eu gostaria de problematizar aqui é que a visão do taxista, talvez justamente por pertencer a um dos segmentos mais vulneráveis da classe trabalhadora, é apenas uma versão extrema de algo naturalizado em sociedade – a crença que a solução dos problemas virá da mão de um líder. Esse tipo de pensamento se manifesta, com diferentes nuanças, em diversos setores da sociedade, que vão do senso comum às mais sofisticadas análises políticas.De um lado, há aqueles que depositam suas esperanças numa  volta triunfante de Lula para consert...

Aos 75 anos, Betty Faria admite fumar maconha, diz que adora a erva

Apenas dois dias depois de assumir que foi usuária de maconha e defender a liberação da erva no país, a atriz Betty Faria se disse admirada com o comportamento das pessoas. A declaração foi dada durante entrevista a Pedro Bial e repercutiu. Betty, que tem 75 anos, diz que embora tenha recebido elogios, ela não entende o reboliço em cima do assunto, segundo informações do Extra. "Mas gente, os EUA comercializando a maconha de uma maneira fantástica, e as pessoas aqui se assustando com o que eu falei... Isso é muito antigo! Por isso é que continua a hipocrisia neste país", rebate. A atriz se orgulha ainda de ter sido verdadeira no bate-papo e se diz satisfeita com a participação no "Programa do Bial", do GNT. "Não foi coragem, a verdade precisa ser dita. Alguém tem que quebrar o estado de vida fingidinho das pessoas. Não cabe mais esse fingimento, estamos vivendo muitas coisas sérias. Temos uma falta nos hospitais públicos, nas escolas, na segurança.....

Por meio de Medida Provisória, Temer muda tudo no ensino médio

O  ensino médio  vai mudar. Radical e rapidamente. O presidente Michel Temer  sancionou a  Medida Provisória  que mexe no currículo, na organização e na carga horária dos últimos anos da educação básica.  Flexibilização de grade curricular ,  aumento do número de horas de aula  e  ensino integral  em metade da rede estão entre as principais mudanças que começam a ser postas em prática já a partir de 2017/2018 – dependendo somente de quando a Base Nacional Curricular Comum entrar em vigor.  A mudança mais sentida será na grade de disciplinas dos alunos. Hoje, o estudante encara 13 matérias fixas  (língua portuguesa, matemática, biologia, física, química, filosofia, inglês, geografia, história, sociologia, educação física, educação artística, literatura)  em 25 horas de aula semanal.  A partir do próximo ano, as escolas se organizarão para o aluno escolher entre  itinerários formativos  – o nome dado pe...

Enterrada a estudante morta por PM em festa S. José dos Campos, SP

O caso foi registrado como homicídio, suicídio consumado e lesão corporal. Foi realizada perícia no local e exames necroscópicos e toxicológico no policial envolvido. A pistola utilizada na ação foi apreendida. A Polícia Civil ainda está investigando as causas do crime. O advogado Jamil José Saab da empresa Atlas Imagem & Cia, uma das organizadoras da festa, disse que os seguranças pediram para o policial, que seria convidado da estudante, não entrar armado no local. O homem, porém, teria se recusado a deixar o revólver no carro, alegando que por ser policial, poderia permanecer armado no evento. Amigos O crime aconteceu durante uma festa pré-formatura com universitários de várias instituições. Eles contam que a cena chocou o grupo. A jornalista Jéssica Magalhães, de 24 anos, presenciou a cena do crime. "Não parecia real, não teve grito, nem nada. Todos ficaram congelados, foi um momento de muito choque e só depois que a ficha caiu", contou. Segundo ela, após a...

Trump Inauguration LIVE Coverage | Donald Trump Delivers Stunning Speech In Washington DC LIVE

  Informações: https://www.youtube.com/watch?v=IP6SSaJGo-c

Tiago Iorc em clipe "Amei Te Ver" com Bruna Marquezine seminua, assista

Bruna Marquezine vai tirar alguns dias de folga depois do fim de  I Love Paraisópolis , novela que deixou a faixa das sete da Globo na última semana. Mas a sua imagem não vai descansar completamente. O cantor e compositor Tiago Iorc está divulgando nesta segunda-feira o clipe de  Amei te Ver , em que canta, ao longo de quatro minutos e vinte e dois segundos, abraçado a uma Bruna seminua. Um detalhe: Iorc é namorado de outra global, a atriz Isabelle Drummond. No clipe, Bruna aparece apenas de calça, sem qualquer peça acima da cintura. Mas não mostra nada demais: como está o tempo todo abraçada a Iorc, só se veem as suas costas. fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/entretenimento/seminua-bruna-marquezine-abraca-e-nao-larga-tiago-iorc-em-clipe