Pular para o conteúdo principal

Yotube; Mulheres fazem sucesso falando de games no Xbox

Já faz tempo que videogame não é coisa só para meninos: As mulheres representam hoje 48% dos jogadores, segundo dados da norte-americana ESA (Entertainment Software Association). A presença das meninas é notável quando se observa o fenômeno youtuber - lá, vemos garotas que jogam videogame e falam sobre isso na internet, conquistando um espaço significativo, ainda que encarando comentários machistas de parte do público.
A dupla Thais Matsufugi e Mariana Ayres dá um passo além nessa história: elas apresentam o programa Inside Xbox, transmitido não só no YouTube, mas diretamente no Xbox Live, junto com o jornalista Nelson Alves Júnior.
Quem assiste, muitas vezes imagina que Thais e Mariana são apenas apresentadoras, sem uma ligação maior com games. "Quando eu me encontro pessoalmente com alguém que assiste o programa eu tenho que ficar me justificando, dizendo que eu realmente jogo e que gosto de games", conta Thais ao UOL Jogos. "Normalmente essas pessoas ficam surpresas".
Thais tem 25 anos e se formou em Design de Games em 2012. "A minha intenção, na verdade, quando decidi fazer este curso, era a de trabalhar na produção de games e não falar sobre eles". Após a faculdade, Thais trabalhou em agências de publicidade por um bom tempo antes de voltar para a sala de aula, dessa vez como professora. "Surgiram propostas para que eu lecionasse matérias ligadas à arte em cursos técnicos  e inclusive na universidade em que eu havia me formado".
Foi nessa época que surgiu a oportunidade de participar do Inside Xbox Brasil. "Um colega, professor de audiovisual, estava envolvido num projeto de vídeos sobre games e queriam uma garota para apresentar, que falasse em público e gostasse de jogar. Como sempre fui empolgada para participar de projetos, falei que sim na mesma hora", relembra. "Só depois de quase 1 mês eu fui informada de que o tal projeto tratava-se do Inside Xbox. Eu fiquei sem reação na hora".
Hoje, Thais dedica todo seu tempo ao Inside Xbox, mas até bem pouco tempo atrás, se dividia entre o trabalho como apresentadora e as salas de aula. "Estava dando aulas para crianças de abrigo, porém a agenda do programa ficou apertada e fez com que eu parasse".
No lugar certo, na hora certa
Já Mariana, de 24 anos, trabalhava na parte administrativa do grupo NZN. "Eu fazia jornalismo, gostava de jogos e tecnologia e poderia, mais tarde, trabalhar na parte de redação", conta a curitibana, recém chegada em São Paulo.
"Num belo dia me chamaram pra cobrir um funcionário que havia faltado e apresentei meu primeiro gameplay. A chefia gostou e me chamou pra fazer parte da equipe de vídeo". Daí em diante, Mariana fez carreira apresentando vídeos sobre games, jogando os últimos lançamentos e acabou chamando a atenção da Microsoft.
  • Reprodução
    Thais e Mariana apresentam o Inside Xbox junto com Nelson Alves Jr. (centro)
Superando o machismo
Por mais que entendam de games e tenham a aceitação da indústria, tanto Thais quanto Mariana admitem que nem sempre foi fácil lidar com o público.
"No começo tudo foi mais difícil, porque ninguém me conhecia e o preconceito com garotas gamers é ridiculamente grande", diz Mariana. "Apesar de hoje em dia a divisão ser quase de 50/50 quanto à mulheres e homens que jogam videogame, o machismo infelizmente ainda reina nesse meio".

NO YOUTUBE

  • Divulgação
    A estudante de Direito Mariana Ferreira, a Satty, criou o canal PenseGeek para falar de várias coisas que gosta, entre elas games. "Jogo desde criança, é influência do meu pai". Satty reconhece que o preconceito com mulheres que jogam é grande na internet. "O problema é que muito homem não aceita que algo que há um tempo atrás era super 'clube do bolinha' agora está sendo 'invadido' por mulheres e por isso eles ficam com raiva, ficam tentando desmerecer meninas a todo custo. O pior é que muitas vezes esses mesmos meninos ficam pedindo para encontrar namoradas gamers, mas não percebem que com essas atitudes babacas eles afastam as meninas deste meio".
"A maioria dos comentários eram relacionados à minha aparência", conta Mariana. "Falavam sobre como eu teria feito pra conseguir esse tipo de espaço na internet. Isso me deixava muito triste e também me inibia. Mas com o tempo eu aprendi a lidar com esse tipo de situação e até me fortaleceu como mulher".
"O preconceito existe não apenas em relação ao sexo da pessoa, mas também quanto à idade e até opção sexual. Aí o que acontece são pessoas mascarando essas características com nicks e avatares masculinos, deixando de falar (e às vezes até de participar) em partidas online e também deixando de trabalhar no meio", aponta.
"São tantos absurdos que eu só posso me sentir sortuda e emponderada a ponto de seguir em frente nessa carreira pra tentar mudar um pouco esse cenário. Afinal, quantas meninas deixam de fazer vídeos na internet por se deixar levar por comentários machistas?".
"Sempre converso bastante com o pessoal no Facebook, Instagram e principalmente na Dash do Xbox", diz Thais, que gosta de interagir com os fãs e ouvir as sugestões para o programa. Já no YouTube, a situação é outra: "eu sinceramente evito olhar comentários. Normalmente o preconceito em relação às garotas no mundo dos games é absurdo e eu já sofri bastante com comentários maldosos por lá".
Infelizmente, o preconceito não fica restrito às redes sociais. Na faculdade, Thais trabalhava em uma loja de games, a única garota entre 5 vendedores. A loja podia estar lotada e todos os vendedores ocupados,mas nenhum cliente me procurava para saber dos jogos. Certa vez, um dos clientes chegou a me destratar dizendo que eu era mulher e que estava no lugar errado porque dei minha opinião sobre um console e ele não concordou. Terminou com o gerente da loja intervindo e retirando o indivíduo da loja".
  • Reprodução
    "Hoje em dia eu acho graça de quem tem esse tipo de pensamento pequeno e tento explicar como o mundo é maior e melhor do que o preconceito das pessoas", diz Mariana sobre o preconceito com as meninas que jogam videogame.
Virando o jogo
Thais e Mariana conquistaram um espaço importante para as jogadoras, apresentando um programa de games diretamente no Xbox Live, a rede online dos consoles Xbox One e Xbox 360. Mas não são as únicas. Desde veteranas como Flávia Gasi até youtubers como Malena, Dinossaura, Satty, entre outras, há meninas jogando e falando de games com a mesma propriedade que os garotos.
"Temos garotas de peso no ramo! Posso citar nomes como a Monique Alves do REDatabase, a Fernanda Pineda que agora está na Ubisoft, a IGN esta chegando com uma apresentadora para o Daily Fix", comenta, animada, Thais.
"Hoje em dia é super normal encontrar garotinhas com portáteis na mão passeando com a família pelo shopping ou irmãs mais novas enchendo o saco do irmão para passar logo o controle", observa Thais. "Além disso temos os pais! É só pensar, todos esses gamers de hoje um dia terão filhos e vão passar esse gosto por games à diante,mesmo que os descendentes sejam garotas".
"Essas futuras gamers serão os troféuzinhos dos pais que vão se encontrar com os amigos daqui a alguns anos e dizer com o peito estufado: 'minha filha ama games!' ou seja... as mulheres estão vindo com tudo!"

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

Estudante da USP acusado de estuprar colega obtém registro de médico

Imagens internet Réu em um processo sob acusação de  cometer estupro  numa festa da USP (e absolvido na primeira instância em fevereiro), Daniel Tarciso da Silva Cardoso conseguiu o registro de médico no Conselho Regional de Medicina de Pernambuco. Ele apresentou os documentos necessários, inclusive diploma, segundo o órgão. Seu cadastro data de abril e consta como regular. SEM CARTEIRA O caso motivou uma série de protestos no ano passado na Faculdade de Medicina da USP. O Conselho Regional de Medicina de SP já havia se antecipado a um eventual pedido de registro e dito em novembro que o negaria enquanto não tivesse acesso à sindicância da universidade para apurar o caso. Daniel não chegou a fazer solicitação em SP. EM CURSO O advogado dele, Daniel Casagrande, diz não saber informar se o cliente está exercendo a medicina em Pernambuco, mas afirma que ele não cometeu crime. fonte:  Folha de S. Paulo

Votação de reforma trabalhista testa força política de Temer no Congresso

Fragilizado pela denúncia criminal apresentada contra o presidente Michel Temer, o governo conta com margem apertada para aprovar no Senado, hoje, a ampla reforma da legislação trabalhista que o peemedebista apresentou como uma das bandeiras de seu governo. A oposição quer aproveitar o clima criado pela denúncia, que está sob análise da Câmara dos Deputados, para tentar barrar a votação e atrasar ainda mais o calendário programado pelo Palácio do Planalto, que contava com a aprovação do texto em junho. Levantamento da reportagem mostra que o governo tem o apoio declarado de 43 senadores para aprovar a reforma. Como se trata de um projeto de lei, o apoio de metade mais um dos presentes na sessão basta para o governo - se os 81 senadores comparecerem, seriam suficientes 41 votos. O Planalto conta com a aprovação da reforma para dar uma demonstração de força no Congresso e reagir ao clima negativo criado pela discussão da denúncia criminal na Câmara, que aprovou a reforma traba...

Ex-goleiro Marcos deixa a UTI e vai para o quarto após cirurgia no coração

O ex-goleiro Marcos deixou a UTI do Hospital do Coração (Hcor), em São Paulo, e está no quarto para continuar a recuperação de uma cirurgia cardíaca realizada na última quinta-feira. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, o ídolo palmeirense tem quadro estável e com boa recuperação. Marcos, de 43 anos, chegou a publicar vídeo nas redes sociais no último fim de semana para mandar recado aos fãs e mostrar a cicatriz no peito. Os médicos realizaram um procedimento para corrigir um prolapso da válvula mitral, problema identificado durante exame de rotinas cerca de um mês antes da cirurgia. O ex-goleiro preferiu não divulgar o tratamento, para evitar alarde. O hospital não tem previsão de alta nem da divulgação de novos boletins sobre o estado de saúde do paciente. O ídolo palmeirense se aposentou do futebol no fim de 2011. Desde então, atuou como embaixador do Palmeiras em eventos e cuidou de projetos pessoais. fonte: Istoé

Galã da Globo de 30 anos sofre ataque cardíaco e é internado em SP

O ator Felipe Titto, de 30 anos, sofreu um ataque cardíaco neste domingo (22) e teve de ser internado no Hospital São Luiz, no Morumbi, em São Paulo. De acordo com o G1, o hospital não divulgou boletim médico. Entretanto, a assessoria de Titto informou que o ator passa bem, mas ainda será submetido a novos exames. "Felipe está bem, está falando, está sem dor, mas ainda não tem previsão de alta", informou a nota à imprensa. Na rede social Snapchat, o galã publicou uma foto dele na cama do hospital. “Deu ruim, mas nóes é zikaaa” (sic), escreveu o artista, que tem no currículo trabalhos e novelas como Malhação (2004 A 2007), “Avenida Brasil” (2012) e “Amor à Vida” (2014). fonte: https://www.noticiasaominuto.com.br/fama/335998/gala-da-globo-sofre-ataque-cardiaco-e-e-internado-em-sp?utm_source=notification&utm_medium=push&utm_campaign=335998

GM encerra operações na Venezuela após confisco de fábrica da montadora pelo governo

Bloqueio de fábrica em centro industrial e o confisco de bens da montadora ocorre em meio à crise econômica no país Após as autoridades da Venezuela tomarem uma unidade da General Motors, a montadora norte-americana anunciou, na quarta-feira, o encerramento das operação no país. De acordo com o site  G1 , a planta da empresa localizada no centro industrial de Valencia teve o funcionamento impedido pelo governo venezuelano. "Ontem  (terça-feira) , a fábrica da GMV (General Motors Venezolana) foi inesperadamente tomada pelas autoridades públicas, impedindo as operações normais. Além disso, outros ativos da companhia, como veículos, foram retirados ilegalmente de suas instalações", afirmou a montadora por meio de comunicado. O confisco da unidade da GM ocorre em meio à crise econômica e política da Venezuela, onde outras empresas norte-americanas também já foram afetadas. Conforme o  G1 , a indústria automobilística do país enfrenta a falta de matéria-prima e div...

Roger agradece carinho da torcida do Bota com filha: "Marcou a minha vida"

Na derrota de 2 a 0 para o Avaí, atacante entra em campo com Giulia, que tem o seu nome gritado pelo público presente ao Nilton Santos: "Eu me senti muito amado" O Botafogo perdeu para o Avaí por 2 a 0 nesta segunda-feira, mas o atacante Roger deixou o Estádio Nilton Santos feliz pelo carinho dos torcedores com a sua filha Giulia. A menina de 11 anos, que é deficiente visual, entrou em campo com o pai e teve  o seu nome gritado pelo público presente ao jogo . Em entrevista ao programa "Bem, Amigos!", o centroavante agradeceu o carinho dos brasileiros desde que ela foi tema de uma matéria do programa "Globo Esporte", na última semana e disse que jamais esquecerá das manifestações dos alvinegros. Roger garantiu que a reportagem tinha como objetivo mostrar para a sua filha como é a sua profissão e ficou surpreso com tantas manifestações. O centroavante lamentou não poder retribuir o carinho dos torcedores com gols e mais uma vitória, mas fez questã...

A Regra do Jogo: Dante desconfia de Gibson

Dante (Marco Pigossi) vai desconfiar de Gibson (José de Abreu) depois do resgate de Aninha (Letícia Braga) em A Regra do Jogo. A menina surgirá na mansão da família após Kiki (Deborah Evelyn) chantagear o pai. O policial não acreditará na história contada pelo avô. Gibson afirmará que os sequestradores da criança pediram resgate, e ele pagou, além de ter montado um esquema de investigação com seus seguranças e ex-policiais. "Eu não queria e não podia te envolver nisso, mas depois a gente conversa melhor", despistará o líder da facção ao neto.  Essa sequência vai ao ar a partir do dia 20 na novela das nove da Globo. Antes, o público verá Dante desconfiado da mãe.  Ele não vai acreditar em Kiki , que afirmará que não voltou antes para mostrar que estava viva por conta de sua relação com Zé Maria (Tony Ramos). A loira dirá que teve uma filha com ele e tinha medo de o amante ser preso. O policial chegará a desconfiar de que ela é da facção criminosa da trama e está acobert...

GM vai apresentar no Salão do Automóvel em SP, Novo Tracker turbo

Uma das principais atrações da Chevrolet para o Salão do Automóvel, que acontece de 10 a 20 de novembro, o reestilizado Tracker foi flagrado com camuflagem pela nossa reportagem nos arredores de São Paulo (SP). Com mudanças concentradas na dianteira, o Tracker 2017 recebeu novos para-choques, faróis de LEDs e grade estreita, ficando alinhado a nova identidade visual da GM. O interior também muda e recebe um novo painel com quadro de instrumentos analógicos, além de tela multimídia de 7″ com o novo MyLink. fonte:  http://carplace.uol.com.br/flagra-chevrolet-tracker-2017-e-pego-antes-da-estreia/

Os perigos e consequências de emprestar seu nome para terceiros

Por  Victor Manuel Barbosa Vicente  e  Dany Rogers . Os estudos da pesquisadora  Cecília Mattoso , desenvolvidos na COPPEAD/UFRJ, resultaram no livro  Me empresta seu nome? Um estudo sobre os consumidores pobres e seus problemas financeiros . Já a pesquisadora  Jessica Campara  e outros pesquisadores, desenvolveram o estudo intitulado  O dilema dos inadimplentes: antecedentes e consequentes do ‘nome sujo’ . Estes materiais demonstraram uma relação entre o empréstimo do nome para contração de dívidas de terceiros e o endividamento das pessoas em todas as classes sociais. Mostra ainda que o problema atinge com mais ímpeto as classes menos abastadas financeiramente. O bom coração do brasileiro e a sua vontade em querer ajudar e ser solidário acabam resultando em sérios problemas. Segundo dados do SPC Brasil e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 1 em cada 10 brasileiros contrai dívidas por emprestar seu nome para terc...

Empate heroico no Palestra

Palmeiras busca empate, mas Cruzeiro leva vantagem por semifinal Os 32.067 pagantes que estiveram no Estádio Palestra Itália viveram fortes emoções na noite desta quarta-feira. O Cruzeiro chegou a abrir 3 a 0, mas o Palmeiras conseguiu o empate por 3 a 3, resultado que garante aos mineiros a vantagem na briga por uma vaga na semifinal da Copa do Brasil pelos gols fora de casa (avança com 0 x 0, 1 x 1 ou 2 x 2 em Belo Horizonte). Inoperante no primeiro tempo, o Palmeiras apenas assistiu os gols de Thiago Neves, Robinho e Alisson. Na etapa complementar, o time mandante entrou no jogo com dois gols de Dudu e, empurrado pela torcida, ainda conseguiu empatar por meio de Willian. O jogo de volta será às 21h45 (de Brasília) de 26 de julho, no Mineirão. Na semifinal, o ganhador enfrenta Grêmio ou Atlético-PR. Pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, às 16 horas de sábado, o Palmeiras pega o Grêmio, no Pacaembu. Já o Cruzeiro, às 16 horas de domingo, encara o rival Atlético-MG, no ...