Pular para o conteúdo principal

O bem-sucedido, Cauã Reymond, ele está na moda e quer ser levado a sério

MAIS QUE UM ROSTINHO “Não me sinto confortável fazendo só o bonitinho”, diz Cauã. “Gosto de desafios” (Foto: Andre Arruda/ÉPOCA)
Cauã Reymond está na moda. Desde abril, toda sexta-feira, ele vira André, o ex-policial vingativo de O caçador, seriado semanal da TV Globo, com direito a muitas cenas de ação e muito Cauã sem camisa. Antes disso, em janeiro passado, foi visto na TV como o sedutor Leandro, um dos personagens principais de Amores roubados. A minissérie conseguiu a maior audiência do gênero nos últimos 11 anos. Em consequência do sucesso, Cauã se tornou, aos 34 anos, um fenômeno de popularidade. Sua legião de fãs no Facebook subiu de 3 milhões para mais de 5 milhões em menos de seis meses. A maior parte de suas fãs são mulheres com idade entre 18 e 24 anos. Elas deixam recados empolgados na rede social: “Lindooo”, “hermoso”, “te amo”, “adorable”, e por aí vai. O sotaque espanhol vem da Argentina, onde Cauã tem mais de 700 mil seguidores graças a Jorgito, seu personagem de Avenida Brasil, novela vendida para 130 países e um sucesso do lado sul da fronteira.
Tudo estaria perfeito não fosse um pequeno inconveniente: Cauã não parece se sentir à vontade na posição de galã. Tem ambições maiores do que a função que já foi ocupada por Tarcísio Meira, Francisco Cuoco ou Thiago Lacerda. Se incomoda com papéis que exploram apenas sua beleza e sensualidade. Ele evita de forma obstinada a exposição pessoal que costuma acompanhar o cachê milionário e a fama. O galã por quem nove em cada dez moças suspiram deseja ser levado a sério – como ator. “Não me sinto confortável fazendo só o bonitinho. Gosto de desafios”, diz ele.

Em 12 anos de carreira, Cauã atuou em nove novelas, dez filmes, uma minissérie e um seriado. É um currículo respeitável. Mas pergunte sobre ele nas ruas, e todos lembrarão,  rapidamente, outra coisa: Grazi Massafera. Cauã foi casado por quase sete anos com a ex-miss que se tornou vice-campeã do Big Brother e virou atriz. Com ela, tem uma filha de 2 anos, Sofia. A separação dos dois, em fevereiro deste ano – atribuída a um romance com a atriz Isis Valverde, um de seus pares românticos em Amores roubados –, tornou-se um evento midiático, acompanhado passo a passo pela imprensa de celebridades. Cauã fica visivelmente incomodado com qualquer pergunta sobre as causas da separação. “Ainda estou procurando um motivo”, diz ele. “Aprendi que não preciso acompanhar a novela que fazem da minha vida.” Antes de Grazi, ele namorou por três anos a atriz Alinne Moraes.

Gente que o conhece bem define Cauã como um homem “calculado”.  Ele faz psicanálise da linha lacaniana  (difundida pelo psicanalista francês Jacques Lacan), que  analisa obsessivamente o discurso do paciente. É difícil arrancar dele algo que não esteja no roteiro ou penetrar a armadura de charme que ele veste para lidar com o mundo. Cauã mede 1,82 metro e pesa 78 quilos. Pele bronzeada, apresenta-se como um homem elegante e simpático. Não tem músculos saltando sob a roupa. Quando nos encontramos a primeira vez, trajava calça jeans preta, tênis e blusa de malha. De costas, no primeiro encontro, não tinha ideia de que era ele. Perguntei à garçonete: “Você viu o Cauã Reymond?”. Ela sorriu e me apontou quem estava em pé, de costas, conversando animadamente com duas pessoas no restaurante. É um cara muito preocupado com a imagem. Sabe exatamente como andar, como se portar e como falar. Sua personalidade já foi definida como “inescrutável”. Na última das três entrevistas concedidas a ÉPOCA, enquanto Cauã bebia um suco de melancia com gengibre, fomos interrompidos três vezes em uma hora. Por fãs. Com simpatia, ele disse que atenderia assim que terminasse. Diz que só não tira foto se estiver com “o garfo na boca” ou com a filha. Acredita que é tênue a linha que separa o orgulho da prole do exibicionismo.
 
AGORA... Cauã na gravação  de O caçador (Foto: Paulo Belote)
A terapia entrou em sua vida na adolescência, depois de ter articulado uma fuga grupal do colégio de freiras onde estudava,  escondido no caminhão de refrigerantes. O episódio rendeu um convite para “tentar outra escola”. Com quatro expulsões e uma repetência no currículo, terminou o ensino fundamental fazendo supletivo. A energia foi canalizada para o jiu-jítsu. Chegou a faixa preta e sagrou-se bicampeão brasileiro, treinando de forma obstinada. Nessa época, quis tatuar no peito a frase “só o jiu-jítsu salva”. Sua mãe não deixou. “Ainda bem”, diz. “Como ator, eu não precisava daquela tatuagem enorme no peito.” Ao contrário de muitos jovens atores, Cauã não tem tatuagem, não usa brinco nem fuma. “Ele faz o que for preciso para chegar ao coração das pessoas”, diz Cássia Kiss, mãe dele na minissérie Amores roubados. Durante os quase três meses de gravação, ele e Cássia combinaram de não se falar para acentuar a relação conturbada dos personagens na trama.
Como Jorginho, de Avenida Brasil; e com Isis Valverde na minissérie Amores roubados.  As fãs adoram (Foto: João Cotta/TV Globo e Estevam Avellar)
Esse ator obcecado com seu ofício nada tem a ver com o jovem de 20 anos que Susan Batson, dona de um curso de atores em Nova York e preparadora de artistas como Tom Cruise e Juliette Binoche, descreveu como o “Marlon Brando latino”. Ela provavelmente estava impressionada com a aparência de Cauã. Ele trabalhava como modelo e sempre foi ciente de seu poder de atração. “Eu nem sabia direito quem era Marlon Brando”, diz, soltando uma gargalhada que termina com um “raaaam”. Um dos motivos que fizeram Cauã desistir da vida de modelo, diz ele, foi a impossibilidade de evoluir na carreira. Cauã desfilou para estilistas como Mario Testino, Lagerfeld e Jean Paul Gaultier. Diz que não tinha o “look do momento”. “Na luta, você treina e ganha o campeonato. Na escola, você estuda e melhora as notas. Na carreira de modelo, não.”
Filho de pais que nunca moraram sob o mesmo teto, Cauã passava temporadas com a mãe, astróloga, e com o pai no Balneário Camboriú, em Santa Catarina. Faixa preta de jiu-jítsu, ex-professor de ioga, o psicólogo José Marques, de 53 anos, foi uma clara influência nas escolhas profissionais do filho. Cauã chegou a cursar psicologia na PUC do Rio e trancou. Quando largou a carreira de modelo, foi estudar dramaturgia em Nova York por sugestão do pai. “Quando Cauã tinha 16 anos, eu o vi num festival de música. Foi um arraso. Ele tinha presença de palco”, diz. Marques. Criança, Cauã chegou a levantar suspeitas de hiperatividade. O pai nunca concordou com o diagnóstico. “Ele fazia tudo o que se propunha a fazer e era focado.” A descrição coincide com a opinião do amigo de adolescência Alexandre Street, hoje engenheiro e professor da PUC do Rio. Eles se conheceram na academia onde treinavam jiu-jítsu. Têm a mesma idade. “Cauã tem algo que me inspira: sempre acreditou que tudo o que faz daria certo”, diz Street. “Ele quer se superar o tempo todo, vive em competição consigo mesmo.”

Para escapar do estereótipo de ator apenas bonito, Cauã tem buscado papéis que fogem ao perfil do galã. Aceitou cachês simbólicos e apostou seu nome em produções de baixo orçamento que não lhe dão a mesma visibilidade, mas oferecem papéis menos óbvios. Causa surpresa vê-lo como o amigo gay de Leandra Leal no filme Estamos juntos, de 2011. Em agosto, ele aparecerá nos cinemas no longa-metragem Tim Maia, como narrador e melhor amigo do cantor, num filme inspirado no livro de Nelson Motta. Não é coincidência ele ter escolhido um personagem em que a voz é mais importante que a imagem. O cinema tem retribuído seu empenho em atuar bem.  Com o filme Se nada mais der certo, de 2008, de José Eduardo Belmonte, Cauã conquistou sete prêmios de Melhor Ator, em diferentes festivais. “Eu buscava um ator bonito, e Cauã é disciplinado, tem cabeça de artista”, diz Belmonte. Ele voltou a dirigir Cauã em Alemão. O filme entrou em cartaz em março e atraiu quase 1 milhão de expectadores em apenas seis semanas. Nele, Cauã vive o criminoso Playboy. Sua presença está garantida na continuidade.
...E ANTES Cauã sem camisa como modelo, em 2000; estreando como ator na novela Malhação; (Foto: arq. pessoal, divulgação)
“A beleza é uma ferramenta que também atrapalha”, diz Cauã. “Muitos diretores não me imaginam em certas histórias.” A solução para esse “problema” tem sido mudar a aparência e até a voz. “Eu precisava que ele soasse mais adulto na pele do André, com um tom mais rouco, e ele conseguiu isso. Mudar a voz é tão difícil quanto engordar 30 quilos para fazer um personagem”, diz José Alvarenga Júnior, diretor de O caçador. Um dos melhores diretores de sua geração, Alvarenga aposta suas fichas em Cauã. “Ele pode vir a ser nosso Leonardo DiCaprio”, afirma. DiCaprio, como vários atores, precisou provar que, além de beleza, tinha talento. Muitos só conseguem depois de envelhecer ou ficar feios. Foi o caso de Mathew McConaughey, vencedor do Oscar neste ano de Melhor Ator pelo longa-metragem Clube de compras Dallas. Mais conhecido pelos tipos bonitões de comédias românticas, McConaughey emagreceu 17 quilos para viver um homofóbico com HIV.
Cauã ainda está longe desse tipo de reconhecimento. Outros atores de sua geração – como Wagner Moura ou Rodrigo Santoro – têm conseguido mais repercussão, até fora do Brasil. A imagem de Cauã ainda está ligada à aparência e à sensualidade de seus personagens. Pode ser uma armadilha definitiva. Ou não. Em 2002, quando estreou na novela Malhação, ele encarnava um adolescente fortão de tiara. Parecia perdido diante da câmera. Doze anos depois, sabe exatamente o que faz como o policial de O caçador. Melhorou. Aprendeu. “Como ator, o desempenho depende de você”, diz ele. “Eu sou um cara trabalhador.”
Com Grazi, no nascimento da filha (Foto: Cláuio Andrade/Ed. Globo)

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

Estudante da USP acusado de estuprar colega obtém registro de médico

Imagens internet Réu em um processo sob acusação de  cometer estupro  numa festa da USP (e absolvido na primeira instância em fevereiro), Daniel Tarciso da Silva Cardoso conseguiu o registro de médico no Conselho Regional de Medicina de Pernambuco. Ele apresentou os documentos necessários, inclusive diploma, segundo o órgão. Seu cadastro data de abril e consta como regular. SEM CARTEIRA O caso motivou uma série de protestos no ano passado na Faculdade de Medicina da USP. O Conselho Regional de Medicina de SP já havia se antecipado a um eventual pedido de registro e dito em novembro que o negaria enquanto não tivesse acesso à sindicância da universidade para apurar o caso. Daniel não chegou a fazer solicitação em SP. EM CURSO O advogado dele, Daniel Casagrande, diz não saber informar se o cliente está exercendo a medicina em Pernambuco, mas afirma que ele não cometeu crime. fonte:  Folha de S. Paulo

Votação de reforma trabalhista testa força política de Temer no Congresso

Fragilizado pela denúncia criminal apresentada contra o presidente Michel Temer, o governo conta com margem apertada para aprovar no Senado, hoje, a ampla reforma da legislação trabalhista que o peemedebista apresentou como uma das bandeiras de seu governo. A oposição quer aproveitar o clima criado pela denúncia, que está sob análise da Câmara dos Deputados, para tentar barrar a votação e atrasar ainda mais o calendário programado pelo Palácio do Planalto, que contava com a aprovação do texto em junho. Levantamento da reportagem mostra que o governo tem o apoio declarado de 43 senadores para aprovar a reforma. Como se trata de um projeto de lei, o apoio de metade mais um dos presentes na sessão basta para o governo - se os 81 senadores comparecerem, seriam suficientes 41 votos. O Planalto conta com a aprovação da reforma para dar uma demonstração de força no Congresso e reagir ao clima negativo criado pela discussão da denúncia criminal na Câmara, que aprovou a reforma traba...

Ex-goleiro Marcos deixa a UTI e vai para o quarto após cirurgia no coração

O ex-goleiro Marcos deixou a UTI do Hospital do Coração (Hcor), em São Paulo, e está no quarto para continuar a recuperação de uma cirurgia cardíaca realizada na última quinta-feira. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, o ídolo palmeirense tem quadro estável e com boa recuperação. Marcos, de 43 anos, chegou a publicar vídeo nas redes sociais no último fim de semana para mandar recado aos fãs e mostrar a cicatriz no peito. Os médicos realizaram um procedimento para corrigir um prolapso da válvula mitral, problema identificado durante exame de rotinas cerca de um mês antes da cirurgia. O ex-goleiro preferiu não divulgar o tratamento, para evitar alarde. O hospital não tem previsão de alta nem da divulgação de novos boletins sobre o estado de saúde do paciente. O ídolo palmeirense se aposentou do futebol no fim de 2011. Desde então, atuou como embaixador do Palmeiras em eventos e cuidou de projetos pessoais. fonte: Istoé

Galã da Globo de 30 anos sofre ataque cardíaco e é internado em SP

O ator Felipe Titto, de 30 anos, sofreu um ataque cardíaco neste domingo (22) e teve de ser internado no Hospital São Luiz, no Morumbi, em São Paulo. De acordo com o G1, o hospital não divulgou boletim médico. Entretanto, a assessoria de Titto informou que o ator passa bem, mas ainda será submetido a novos exames. "Felipe está bem, está falando, está sem dor, mas ainda não tem previsão de alta", informou a nota à imprensa. Na rede social Snapchat, o galã publicou uma foto dele na cama do hospital. “Deu ruim, mas nóes é zikaaa” (sic), escreveu o artista, que tem no currículo trabalhos e novelas como Malhação (2004 A 2007), “Avenida Brasil” (2012) e “Amor à Vida” (2014). fonte: https://www.noticiasaominuto.com.br/fama/335998/gala-da-globo-sofre-ataque-cardiaco-e-e-internado-em-sp?utm_source=notification&utm_medium=push&utm_campaign=335998

GM encerra operações na Venezuela após confisco de fábrica da montadora pelo governo

Bloqueio de fábrica em centro industrial e o confisco de bens da montadora ocorre em meio à crise econômica no país Após as autoridades da Venezuela tomarem uma unidade da General Motors, a montadora norte-americana anunciou, na quarta-feira, o encerramento das operação no país. De acordo com o site  G1 , a planta da empresa localizada no centro industrial de Valencia teve o funcionamento impedido pelo governo venezuelano. "Ontem  (terça-feira) , a fábrica da GMV (General Motors Venezolana) foi inesperadamente tomada pelas autoridades públicas, impedindo as operações normais. Além disso, outros ativos da companhia, como veículos, foram retirados ilegalmente de suas instalações", afirmou a montadora por meio de comunicado. O confisco da unidade da GM ocorre em meio à crise econômica e política da Venezuela, onde outras empresas norte-americanas também já foram afetadas. Conforme o  G1 , a indústria automobilística do país enfrenta a falta de matéria-prima e div...

Roger agradece carinho da torcida do Bota com filha: "Marcou a minha vida"

Na derrota de 2 a 0 para o Avaí, atacante entra em campo com Giulia, que tem o seu nome gritado pelo público presente ao Nilton Santos: "Eu me senti muito amado" O Botafogo perdeu para o Avaí por 2 a 0 nesta segunda-feira, mas o atacante Roger deixou o Estádio Nilton Santos feliz pelo carinho dos torcedores com a sua filha Giulia. A menina de 11 anos, que é deficiente visual, entrou em campo com o pai e teve  o seu nome gritado pelo público presente ao jogo . Em entrevista ao programa "Bem, Amigos!", o centroavante agradeceu o carinho dos brasileiros desde que ela foi tema de uma matéria do programa "Globo Esporte", na última semana e disse que jamais esquecerá das manifestações dos alvinegros. Roger garantiu que a reportagem tinha como objetivo mostrar para a sua filha como é a sua profissão e ficou surpreso com tantas manifestações. O centroavante lamentou não poder retribuir o carinho dos torcedores com gols e mais uma vitória, mas fez questã...

A Regra do Jogo: Dante desconfia de Gibson

Dante (Marco Pigossi) vai desconfiar de Gibson (José de Abreu) depois do resgate de Aninha (Letícia Braga) em A Regra do Jogo. A menina surgirá na mansão da família após Kiki (Deborah Evelyn) chantagear o pai. O policial não acreditará na história contada pelo avô. Gibson afirmará que os sequestradores da criança pediram resgate, e ele pagou, além de ter montado um esquema de investigação com seus seguranças e ex-policiais. "Eu não queria e não podia te envolver nisso, mas depois a gente conversa melhor", despistará o líder da facção ao neto.  Essa sequência vai ao ar a partir do dia 20 na novela das nove da Globo. Antes, o público verá Dante desconfiado da mãe.  Ele não vai acreditar em Kiki , que afirmará que não voltou antes para mostrar que estava viva por conta de sua relação com Zé Maria (Tony Ramos). A loira dirá que teve uma filha com ele e tinha medo de o amante ser preso. O policial chegará a desconfiar de que ela é da facção criminosa da trama e está acobert...

GM vai apresentar no Salão do Automóvel em SP, Novo Tracker turbo

Uma das principais atrações da Chevrolet para o Salão do Automóvel, que acontece de 10 a 20 de novembro, o reestilizado Tracker foi flagrado com camuflagem pela nossa reportagem nos arredores de São Paulo (SP). Com mudanças concentradas na dianteira, o Tracker 2017 recebeu novos para-choques, faróis de LEDs e grade estreita, ficando alinhado a nova identidade visual da GM. O interior também muda e recebe um novo painel com quadro de instrumentos analógicos, além de tela multimídia de 7″ com o novo MyLink. fonte:  http://carplace.uol.com.br/flagra-chevrolet-tracker-2017-e-pego-antes-da-estreia/

Os perigos e consequências de emprestar seu nome para terceiros

Por  Victor Manuel Barbosa Vicente  e  Dany Rogers . Os estudos da pesquisadora  Cecília Mattoso , desenvolvidos na COPPEAD/UFRJ, resultaram no livro  Me empresta seu nome? Um estudo sobre os consumidores pobres e seus problemas financeiros . Já a pesquisadora  Jessica Campara  e outros pesquisadores, desenvolveram o estudo intitulado  O dilema dos inadimplentes: antecedentes e consequentes do ‘nome sujo’ . Estes materiais demonstraram uma relação entre o empréstimo do nome para contração de dívidas de terceiros e o endividamento das pessoas em todas as classes sociais. Mostra ainda que o problema atinge com mais ímpeto as classes menos abastadas financeiramente. O bom coração do brasileiro e a sua vontade em querer ajudar e ser solidário acabam resultando em sérios problemas. Segundo dados do SPC Brasil e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 1 em cada 10 brasileiros contrai dívidas por emprestar seu nome para terc...

Empate heroico no Palestra

Palmeiras busca empate, mas Cruzeiro leva vantagem por semifinal Os 32.067 pagantes que estiveram no Estádio Palestra Itália viveram fortes emoções na noite desta quarta-feira. O Cruzeiro chegou a abrir 3 a 0, mas o Palmeiras conseguiu o empate por 3 a 3, resultado que garante aos mineiros a vantagem na briga por uma vaga na semifinal da Copa do Brasil pelos gols fora de casa (avança com 0 x 0, 1 x 1 ou 2 x 2 em Belo Horizonte). Inoperante no primeiro tempo, o Palmeiras apenas assistiu os gols de Thiago Neves, Robinho e Alisson. Na etapa complementar, o time mandante entrou no jogo com dois gols de Dudu e, empurrado pela torcida, ainda conseguiu empatar por meio de Willian. O jogo de volta será às 21h45 (de Brasília) de 26 de julho, no Mineirão. Na semifinal, o ganhador enfrenta Grêmio ou Atlético-PR. Pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, às 16 horas de sábado, o Palmeiras pega o Grêmio, no Pacaembu. Já o Cruzeiro, às 16 horas de domingo, encara o rival Atlético-MG, no ...