Pular para o conteúdo principal

CanadauenceTV RETRÔ 2012: Os principais destaques da cultura em 2012 e 2013 tem mais

JOÃO EMANUEL CARNEIRO. Autor de "Avenida Brasil", o maior sucesso da TV brasileira em 2012, João Emanuel Carneiro mudou as regras do folhetim tradicional com diálogos realistas, um olhar fresco sobre o subúrbio do Rio e uma estrutura narrativa ágil, que viciou espectadores numa galeria de personagens poderosos como Nina e Carminha                                         KLEBER MENDONÇA FILHO. Depois de mais de dez anos atuando como crítico e de alguns curtas no currículo, o pernambucano fez estreia surpreendente como diretor de um longa. Seu filme "O Som ao Redor" foi premiado no Festival do Rio e na Mostra Internacional de São Paulo 
                                          ANNA MARIA MAIOLINO. Com uma elogiada participação na Documenta, em Kassel, na Alemanha, e o reconhecimento pelo conjunto de sua obra na primeira edição do prêmio do Masp, a artista italiana radicada no Brasil desde os anos 1960 chegou ao auge de sua carreira em 2012. Maiolino é conhecida por peças de forte caráter político e sua reflexão sobre a condição feminina
 TULIPA RUIZ. Expoente de uma nova cena de cantoras brasileiras, a artista pavimentou com o seu segundo disco, "Tudo Tanto", o caminho para atingir plateias cada vez maiores, usando como arma canções pop (mas não simplórias), composições que têm o cotidiano como temática e um timbre de voz que a diferencia das concorrentes                                            MARCIO ABREU. O diretor manteve em 2012 a maturidade de um trabalho que há mais de dez anos vem realizando à frente da Companhia Brasileirade Teatro, em Curitiba. Seu espetáculo "Esta Criança", com Renata Sorrah no elenco, conquistou cinco indicações ao prêmio Shell no Rio de Janeiro
 ANGÉLICA FREITAS. Cinco anos depois de publicar seu primeiro livro, a escritora gaúcha confirmou seu talento e versatilidade ao lançar dois títulos em 2012: a coletânea de poemas “Um Útero É do Tamanho de um Punho” e a graphic novel "Guadalupe" 


A convite da "Ilustrada", nomes relevantes de cada área da cultura elegeram a figura que mais se destacou em seu campo de atuação no ano que termina nesta segunda-feira. Também apostaram nos nomes que devem ter maior projeção em 2013.
Nas artes plásticas, no cinema, na televisão, na música, no teatro e na literatura, convidados escolheram três nomes em cada categoria e foram eleitos os que tiveram mais menções
QUEM É:
MÚSICA: TULIPA RUIZ
A cantora e compositora superou a famosa "síndrome do segundo disco" e provou não ser "fogo de palha" após sua estreia com "Efêmera".

Mais do que isso, Tulipa liderou a votação de destaque da música brasileira de 2012 por ter ido além das expectativas com "Tudo Tanto".
Composições mais maduras, arranjos mais elaborados e ousadias vocais funcionaram tanto em seu segundo álbum quanto no show que ela levou aos palcos.
Com casas de shows lotadas para lhe ver, seu alcance de público ainda aumentou com a inclusão de "Só Sei Dançar com Você", de seu primeiro disco, na trilha da novela "Cheias de Charme", exibida pela Globo em 2012.
*
TEATRO: MARCIO ABREU
Ao criar a Companhia Brasileira de Teatro --em 1999, em Curitiba-- Marcio Abreu deu início a um dos mais sólidos e belos trabalhos de grupo em território nacional.

Em 2010, a companhia chegou a um ponto alto de sua trajetória com o espetáculo "Vida", mas depois ainda vieram "Oxigênio" (2010), "Isso Te Interessa?" (2011) e uma sucessão de prêmios, o Bravo! e o Shell entre eles.
A atriz Renata Sorrah estava de olho no grupo, com quem firmou parceria neste ano para estrear "Esta Criança", do francês Joël Pommerat. Tiro certo: a peça tem cinco indicações ao Shell do Rio. Virá a São Paulo em março.
*
ARTES PLÁSTICAS: ANNA MARIA MAIOLINO
Italiana radicada em São Paulo desde os anos 1960, Anna Maria Maiolino, 70, chegou ao auge da carreira neste ano. Participou da 13ª Documenta, em Kassel, na Alemanha, com uma instalação que ocupou uma casa inteira no parque Karlsaue, arrancando elogios da crítica.

Também teve o conjunto da obra reconhecido na primeira edição do prêmio Masp/Mercedes Benz de Artes Visuais e expõe agora no museu da avenida Paulista um recorte de sua produção, dos anos 1970 aos dias atuais.
Maiolino se firmou com uma obra de caráter político contundente, calcado na condição feminina e construído em escala doméstica, como suas obsessivas esculturas de argila sempre feitas à mão.
*
CINEMA: KLEBER MENDONÇA FILHO
Poucos filmes brasileiros foram tão incensados antes de uma estreia quanto "O Som ao Redor" -que entra em cartaz nesta sexta.

E seu diretor, Kleber Mendonça Filho, foi o nome do cinema nacional mais lembrado pelos especialistas consultados pela Folha.
Com formação de crítico, o pernambucano de 44 anos conseguiu unir técnica e cuidado na interpretação em seu primeiro longa de ficção.
O resultado foi um acúmulo de prêmios em festivais internacionais (Roterdã, Oslo), nacionais (Rio, Gramado, São Paulo) e uma lembrança na lista dos melhores filmes do ano pelo "The New York Times".
*
TELEVISÃO: JOÃO EMANUEL CARNEIRO
Em "Avenida Brasil", sua segunda incursão no horário das 21h da Globo, João Emanuel Carneiro aprofundou sua investida no thriller, iniciada com "A Favorita" (2008).

O autor também transformou o subúrbio carioca em um laboratório de tipos amorais, não poupando nem a mocinha, a vingativa Nina (Débora Falabella).
Carneiro mobilizou as redes sociais, criou bordões e fez os telespectadores se apaixonarem pela vilã Carminha, interpretada com intensidade por Adriana Esteves.
Na enquete promovida pela "Ilustrada", tanto Carneiro como Esteves obtiveram cinco votos cada para o posto de "Ilustrado de 2012".
Entre criador e criatura, a Redação desempatou o título em favor de Carneiro.
*
LITERATURA: ANGÉLICA FREITAS
Não foi simples chegar a um consenso sobre o grande nome literário do país em 2012, o que não deixa de ser bom sinal: a se julgar a pulverização de votos, não faltaram bons nomes publicados.

No fim, quem venceu foi a poeta pelotense Angélica Freitas, 39, que, cinco anos e meio depois de publicar seu primeiro livro, "Rilke Shake" (7 Letras/Cosac Naify, 2007), voltou às livrarias, e em dose dupla: lançou o volume de poemas "Um Útero É do Tamanho de um Punho" (Cosac Naify) e a graphic novel "Guadalupe" (Quadrinhos na Cia.), esta em parceria com o quadrinista Odyr Bernardi.
"Gosto de publicar só quando realmente tenho algo a dizer", diz Angélica. Para 2013, tem mais um projeto de HQ em parceria com o Odyr.
*
QUEM SERÁ:
TELEVISÃO: MARCELO ADNET
Há cinco anos, quando despontou na MTV com um programa diário, Marcelo Adnet, 31, passou, em pouco tempo, de revelação ao posto de um dos principais nomes do humor no Brasil.

Em 2012, foi escolhido como o melhor humorista da TV pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) e alçado à aposta para a televisão nacional em 2013 pelos críticos ouvidos pela "Ilustrada".
A escolha de Adnet, no entanto, está diretamente vinculada a sua transferência para a Globo em 2013. As negociações estão adiantadas.
"Será um desafio. O Adnet é um dos mais talentosos humoristas vivos, mas, na Globo, não terá tanta liberdade como na MTV", afirma Tony Goés, colunista do "F5", site de entretenimento da Folha.

*
LITERATURA: BERNARDO CARVALHO
Apontar o nome que promete mobilizar a literatura brasileira em 2013 também dividiu escritores e críticos ouvidos pela "Ilustrada".

Uma pequena vantagem deu vitória a Bernardo Carvalho, 52. Um dos principais escritores brasileiros contemporâneos, ele é autor de "Nove Noites" (2002) e "Mongólia" (2003), editados pela Companhia das Letras, entre outros livros.
Desde 2009, dedica-se a escrever seu novo e aguardado romance, previsto para ser lançado pela Companhia no primeiro semestre de 2013.
Procurado pela Folha, ele preferiu não comentar o novo livro. "Estou trabalhando ainda, no meio do processo de escrita. Sou um pouco travado para escrever, prefiro me preservar por enquanto."
*
MÚSICA: SILVA
Depois de despontar com um EP lançado em 2011, o cantor e compositor capixaba Lúcio da Silva Souza, o Silva, não "aconteceu" de fato em 2012 por ter lançado "Claridão", seu disco de estreia, já no finalzinho do segundo semestre.

Não que a época não seja boa, mas não deu tempo de estourar antes de 2012 acabar.
Visto como uma espécie de "Guilherme Arantes do século 21" (com mais uma série de referências brasileiras e estrangeiras), o músico foi o campeão de votos para aposta da música brasileira de 2013 por ter lançado um álbum consistente, feito à base de um som que consegue ser pop sem ser simplório e sem perder a qualidade.
*
TEATRO: LEONARDO MOREIRA
Aos 30 anos --e com menos de cinco de carreira-- Leonardo Moreira já venceu o prêmio Shell duas vezes. O primeiro troféu foi conquistado pela autoria da peça "Escuro" (2009/2010), aos 28.

Sua produção ao lado da Cia. Hiato ganhou corpo com "O Jardim" (2011) e "Ficção" (2012), que radicalizaram o estilo de narrativa fragmentada estabelecido pelo autor em seus primeiros textos.
Moreira começará 2013 com dois projetos na manga. Sua peça "Ensaio" estreia no teatro Geo em janeiro. E o festival Santiago a Mil, no Chile, mostra uma retomada dos trabalhos que marcaram a trajetória da Hiato.
*
ARTES PLÁSTICAS: JAC LEIRNER
Jac Leirner, 51, não é nenhuma novata nas artes visuais do país, mas a artista está em plena ascensão depois de um intervalo na produção.
Sua elogiada retrospectiva na Estação Pinacoteca no fim do ano passado promoveu seu retorno às galerias.

Ela entrou para o time da poderosa Fortes Vilaça, onde fez uma mostra individual em 2012, e se prepara para ocupar, em junho, um dos monumentais espaços da galeria britânica White Cube, em Londres, que passa a representar a artista no exterior.
Leirner é conhecida por suas instalações de estética construtivista e minimalista, que criticam o sistema das artes visuais. Ela articula objetos descartados, colecionados à exaustão, em situações que expõem os bastidores das grandes galerias e museus.
*
CINEMA: MARCO DUTRA
Ao lado da parceira constante Juliana Rojas, o diretor Marco Dutra é assíduo frequentador do Festival de Cannes, seja com curtas ("O Lençol Branco", "Um Ramo") seja com longa-metragem ("Trabalhar Cansa", único representante brasileiro no evento de 2011).

Em 2013, o paulista tem o desafio de lançar o primeiro filme solo, "Quando Eu Era Vivo". O prestígio do jovem cineasta de 32 anos está tão em alta que, mesmo com orçamento modesto, conseguiu convencer Antonio Fagundes e a cantora Sandy a protagonizar o thriller, previsto para estrear em maio --se depender da lógica, em Cannes.
QUEM VOTOU? Artes plásticas Luis Pérez-Oramas (curador), Moacir dos Anjos (curador), Ivo Mesquita (diretor da Pinacoteca), Luisa Strina (galerista), Adriana Varejão (artista plástica), Fernanda Lopes (crítica de arte), Marcia Fortes (galerista), Adolpho Leirner (colecionador), Fabio Cypriano (crítico da Folha), e Nino Cais (artista plástico) Cinema Inácio Araujo (crítico da Folha), Leonardo Cruz (Editor de "Tec"), Neusa Barbosa (crítica e pesquisadora), Sergio Rizzo (crítico), Sergio Alpendre (crítico), Andre Barcinski (crítico da Folha), Ricardo Calil (crítico da Folha), Alexandre Agabiti (crítico), Cassio Starling Carlos (crítico da Folha), Mariane Morisawa (jornalista)Televisão Keila Jimenez (colunista da Folha), Vanessa Barbara (colunista da Folha), Tony Góes (colunista do "F5"), Alberto Pereira Jr. (repórter da "Ilustrada" ), José Bonifácio de Oliveira Sobrinho (ex-diretor geral da Globo), Nilson Xavier (pesquisador), José Armando Vanucci (crítico), Patrícia Kogut (colunista do jornal "O Globo"), Laurindo Leal Filho (professor) e Marcelo Marthe (repórter de "Veja") Música Rodrigo Levino (editor-assistente da "Ilustrada"), Roberta Martinelli (apresentadora de rádio), Thales de Menezes (editor-assistente da "Ilustrada"), Ronaldo Evangelista (crítico), Carlos Calado (crítico), Mariana Tramontina (editora-assistente de música do UOL), Zé Pedro (DJ e produtor musical), Pablo Miyazawa (editor da "Rolling Stone"), Lúcio Ribeiro (colunista da Folha), Irineu Franco Perpetuo (crítico) Teatro Luiz Fernando Ramos (crítico da Folha), Lenise Pinheiro (fotógrafa), Celso Curi (editor do "Off Guia de Teatro"), Valmir Santos (crítico), Michel Fernandes (crítico), Soraya Belusi (repórter), Macksen Luiz (crítico), Tânia Brandão (crítica), Kil Abreu (crítico e curador) e Silvia Fernandes (pesquisadora) Literatura Paulo Werneck (editor da "Ilustríssima"), Luiz Bras (escritor), Alcir Pécora (professor), Joca Reiners Terron (escritor), Noemi Jaffe (escritora), Cadão Volpato (escritor), Alfredo Monti (professor), Sérgio Alcides (professor), Manuel da Costa Pinto (colunista da Folha) e Mário Hélio (curador) 


Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

Agrishow, público pode conferir programas de capacitação para aplicar defensivos agrícolas com segurança

  #Agrishow2022euaqui - Iniciativas, lideradas pelo Centro de Engenharia e Automação (CEA), do Instituto Agronômico, oferecerem conteúdos sobre estratégias de aplicações de agroquímicos nas lavouras. Quatro programas de capacitação para agricultores no manejo com defensivos agrícolas ou agroquímicos podem ser conferidos durante a Agrishow 2022, que acontece de segunda-feira (25) a sexta-feira (29) em  Ribeirão Preto  (SP). rograma "Aplique Bem" da Agrishow foca na capacitação de pequenos e médios produtores para o uso correto dos defensivos agrícolas — Foto: Divulgação/Agrishow O público pode acompanhar desde estratégias de aplicações nas lavouras até informações sobre como obter certificações para o uso, como a concedida por meio do programa “Aplicador Legal”, do governo federal. O objetivo é ampliar o conhecimento sobre formas corretas de defensivos e agroquímicos nas lavouras, o que beneficia o meio ambiente e promove o uso seguro dos produtos para lavouras e para trab...

Helicóptero do Ibama é incendiado por ‘terroristas’ em Manaus

  Segundo reportagem da Agência Brasil, um helicóptero do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foi incendiado na madrugada desta segunda-feira (24), em Manaus (AM). A aeronave estava estacionada no Aeroclube do Amazonas, localizado no bairro Flores, na capital do estado. Segundo a secretaria estadual de Segurança Pública, câmeras de segurança registraram o momento em que dois homens pularam o muro do estabelecimento e atearam fogo no helicóptero. Quando os bombeiros chegaram ao local, as chamas já tinham se espalhado e destruído a parte dianteira da aeronave. Policias militares e civis também atenderam à ocorrência, mas como o Ibama é um órgão da União, as investigações ficarão a cargo da Polícia Federal (PF), que já recebeu as imagens captadas pelo sistema de vigilância. Há também um vídeo do momento em que os bombeiros trabalhavam para apagar o fogo (veja abaixo) Consultado, o Ibama ainda não se manifestou sobre o ataque. Até a publicaç...

Escolas americanas oferecem "clubes do cochilo" aos alunos

Os adolescentes não estão dormindo o suficiente: de acordo com  estudo  publicado no periódicoJournal of Adolescent Health, mais de 70% dos jovens americanos dormem menos de sete horas por noite —  segundo a Fundação Nacional do Sono , nos Estados Unidos, o ideal é que fosse um período entre oito e dez horas. Uma boa noite de  sono  é essencial para ter mais disposição, concentração, memória, bom humor e evitar problemas de saúde. Pensando nisso, algumas escolas americanas decidiram intervir, criando o " clubes do cochilo ".  Trata-se de uma espécie de atividade extracurricular, na qual é necessário ficar em sala de aula sem fazer barulho, conversar, ou usar dispositivos eletrônicos.  Segundo o jornal  The Wall Street Journal , alguns colégios estão, inclusive, tentando deixar os locais mais preparados para o  descanso , investindo em sofás confortáveis e oferecendo chás para os alunos. "É como se fosse uma sala de estudos terapêuti...

Gestamp, fábrica de componestes interrompe a produção da Ford e VW na Argentina

   A produção de veículos Ford Focus e Ranger e Volkswagen Amarok e Suran/SpaceFox na Argentina foi interrompida na quinta-feira, 29, informa a publicação local Clarín. A razão é falta de peças estampadas produzidas pela Gestamp, com fábrica instalada em Escobar. Na segunda-feira, 27, a fábrica foi invadida por manifestantes que protestavam contra a demissão de 69 dos 580 funcionários, de acordo com o El Economista, outra publicação local. Desde então a produção parou. De acordo com o Clarín a produção nas fábricas de Fiat, General Motors e PSA Peugeot Citroën na Argentina também está ameaçada de parar por falta de peças, caso a interrupção no fornecimento prossiga. Os trabalhadores querem a reintegração dos demitidos. O sindicato local, Smata, não se pronunciou segundo a imprensa local. Sem acordo  – Terminou mais uma vez sem acordo a reunião de representantes dos governos argentino e brasileiro, incluindo montadoras instaladas nos dois países, realizada em Bu...

Veja diferenças entre armas da PM e as usadas em mega-assalto em SP

Um especialista em armamentos analisou o tipo de munição utilizada por um  grupo  de criminosos que assaltou uma empresa de  valores  e matou três pessoas em Santos, no litoral de São Paulo, na madrugada da última segunda-feira (4). Segundo Ricardo Góes Moreira, o cenário era "de guerrilha", devido às diferenças entre os armamentos utilizados pela polícia e pelos suspeitos  magens de monitoramento da cidade flagraram um dos assaltantes utilizando um fuzil 0.50 durante a fuga . A arma é utilizada em guerras em diferentes partes do mundo. "O fuzil não é feito para um tiro rápido, e sim para perfurar  materiais  a longa distância ou acertar um alvo a mais de mil metros", explica Ricardo  Especialista mostra diferença entre munição usada   pela PM e por bandidos (Foto: Reprodução/Site) O fuzil é capaz de perfurar carros blindados e derrubar aeronaves. O especialista acredita que o armamento foi utilizado para perfurar paredes blindadas...

AO VIVO - Pânico Jovem Pan Rádio com imagem

fonte: youtube

Chevrolet anuncia dia exclusivo para 50.000 convidados Onix no Lollapalooza

Convidados curtirão as apresentações de Liam Gallagher, Whiz Kaliffa e LCD Soundsystem na quinta-feira (22) Com ingressos esgotados para dois dos três dias de shows, o festival Lollapalooza acaba de ganhar mais uma data de apresentações no Brasil. A novidade é uma surpresa que a Chevrolet , parceira do evento desde 2014, anunciou nesta segunda-feira (12) para clientes do Onix. Batizado de OnixDay, a marca promoverá uma pré-estreia exclusiva para 50.000 convidados um dia antes da abertura oficial do festival. A ação acontecerá na quinta-feira, dia 22, com apresentações de Liam Gallagher, Wiz Khaliffa e LCD Soundsystem apenas no Palco Onix. A novidade não alterará a programação já conhecida do evento que seguirá nos dias 23, 24 e 25 deste mês, no Autódromo de Interlagos. A marca destaca que não se trata de um sorteio ou algo do tipo. A partir do próximo dia 14, interessados terão de ficar de olho no lançamento de um hotsite exclusivo, onde precisarão se ...

Notícia sobre o “panelaço” pega no flagrante a parcialidade da Globo

O panelaço começou às 20h30, a notícia estava no ar às 20h31, isto é estava publicado em impresso na mesma hora do pronunciamento, que milagre é esse. Em apenas um minuto conseguiram detectar que o protesto “se repetiram em diversas cidades” Eles são tão acostumados a fazer matéria pra massa de manobra, aquela que aceita tudo, que nem se dão mais o trabalho de disfarçar. A 'esquerdalha' aceita qualquer coisa mesmo... Publicação ocorreu no minuto seguinte a hora marcada para início do panelaço fonte: Jornal da Cidade

BYD Dolphin é eleito o melhor carro influenciada diretamente pela opinião dos proprietários

  O prêmio “Os Eleitos”, promovido pela  revista Quatro Rodas , se destaca no cenário automotivo brasileiro por ser uma premiação influenciada diretamente pela opinião dos proprietários de veículos. Em sua 24ª edição, este evento visa capturar a verdadeira experiência dos consumidores, fornecendo insights valiosos sobre o mercado nacional e suas tendências emergentes. Com um total de 4.800 respostas válidas nesta edição, a pesquisa representa uma amostra significativa das percepções dos usuários sobre os modelos disponíveis no mercado. À medida que novas marcas e abordagens entram no mercado, as expectativas dos consumidores mudam, proporcionando um ambiente dinâmico e desafiador para os fabricantes de automóveis. Como o BYD Dolphin transformou o cenário dos elétricos? O  BYD Dolphin  despontou como o Grande Campeão dos Eleitos deste ano, reunindo o maior índice de satisfação entre os proprietários de veículos no Brasil. Este compacto teve um impacto notável ao desmi...

Previsão do tempo

fonte: IPhone