Pular para o conteúdo principal

COMPORTAMENTO: Homem fica mais estúpido quando está perto de mulher

 
Eleições vêm e vão, mas a ciência social marcha em frente. Aqui estão alguns recentes resultados de pesquisa que chamaram minha atenção. 
Alimentos orgânicos deixam a pessoa menos generosa: em um estudo publicado na "Social Psychology and Personality Science", Kendall J. Eskine fez com que pessoas olhassem para alimentos orgânicos, pratos caseiros ou um grupo de alimentos de controle. Aqueles que olhavam para os alimentos orgânicos posteriormente dedicaram menos tempo a ajudar um estranho necessitado e julgavam transgressões morais mais duramente.

Os homens ficam mais estúpidos quando mulheres estão por perto
: Thijs Verwijmeren, Vera Rommeswinkel e Johan C. Karremans deram aos homens testes cognitivos após interagirem com uma mulher por computador. No estudo, publicado na "Journal of Experimental Social Psychology", o desempenho cognitivo dos homens caiu após a interação, ou mesmo após os homens apenas preverem uma interação com uma mulher.

As mulheres inibem seu próprio desempenho
: em um estudo publicado na "Self and Identity", Shen Zhang, Toni Schmader e William M. Hall deram às mulheres uma série de testes matemáticos. Em alguns testes elas assinaram seu nome real, em outras elas assinaram um nome fictício. As mulheres apresentaram um resultado melhor nos testes com nome fictício, quando a reputação delas não corria risco.

O desemprego elevado pode não prejudicar tanto os políticos democratas
: na "American Political Science Review", John R. Wright analisou 175 eleições para governo estadual e quatro eleições presidenciais entre 1994 e 2010. Com outros elementos sendo iguais, o desemprego elevado beneficia o Partido Democrata. O efeito é maior quando os republicanos ocupam o governo estadual ou a presidência, mas quando um democrata é o governador ou presidente, o desemprego elevado ainda beneficia os candidatos democratas.

As pessoas filtram a linguagem pelos dedos
: em um estudo publicado na "Psychonomic Bulletin & Review", Kyle Jasmin e Daniel Casasanto pediram às pessoas para avaliarem palavras reais, fictícias e neologismos. As palavras compostas por letras no lado direito do teclado QWERTY foram vistas de modo mais positivo do que as palavras compostas por letras do lado esquerdo.

Nós comunicamos, processamos e sentimos emoções imitando as expressões faciais das pessoas à nossa volta
: para um estudo na "Basic and Applied Social Psychology", Paula M. Niedenthal, Maria Augustinova e outros estudaram jovens adultos que usaram chupeta quando eram bebês, e que, consequentemente, não podiam imitar expressões faciais tão facilmente. Eles descobriram que o uso da chupeta está correlacionado a uma menor inteligência emocional nos homens, apesar do estudo não prever a habilidade de processamento emocional nas meninas.

Juízes são mais severos nos períodos eleitorais
: os juízes no Estado de Washington são eleitos e reeleitos para o cargo. Em um estudo para a "The Review of Economic Statistics", Carlos Berdejo e Noam Yuchtman apontaram que esses juízes dão sentenças 10% maiores no fim do seu ciclo político do que no início.

Pais novos pagam menos
: em um estudo para a "Administrative Science Quarterly", Michael Dahl, Cristian Dezso e David Gaddis Ross estudaram presidentes-executivos dinamarqueses antes e depois de suas esposas darem à luz. Eles descobriram que os presidentes-executivos geralmente pagam menos generosamente aos seus funcionários após se tornarem pais. O efeito é mais forte depois que nasce um filho. As funcionárias do sexo feminino são menos afetadas do que os funcionários do sexo masculino. Os presidentes-executivos também tendem a dar salários maiores para si mesmos após se tornarem pais.

Bairros ricos afetam o equilíbrio mental
: em um estudo para a "Journal of Research on Adolescence", Terese J. Lund e Eric Dearing apontaram que os meninos apresentam níveis maiores de delinquência e as meninas apresentam níveis maiores de ansiedade e depressão quando vivem em bairros ricos, em comparação aos bairros de classe média. A delinquência dos meninos e os níveis de ansiedade-depressão das meninas eram menores quando eram de famílias ricas vivendo em bairros de classe média.

Dúvidas pré-matrimoniais são significativas
: em um estudo na "Journal of Family Psychology", Justin Lavner, Benjamin Karney e Thomas Bradbury revelaram que as mulheres que têm dúvidas antes do casamento apresentam taxas significativamente mais altas de divórcio quatro anos depois. As dúvidas pré-matrimoniais dos homens não estavam correlacionadas a uma maior taxa de divórcio.

As mulheres usam vermelho para impressionar os homens
: em um estudo para a "Journal of Experimental Social Psychology", Andrew Elliot, Tobias Greitemeyer e Adam Pazda disseram que as mulheres que esperam conversar com um homem atraente apresentam maior probabilidade de escolher uma camisa vermelha em vez de uma verde do que as mulheres que esperam conversar com um homem não atraente ou outra mulher.

Data de nascimento afeta o sucesso corporativo
: em um estudo para a "Economics Letters", Qianqian Du, Huasheng Gao e Maurice Levi apontaram que os presidentes-executivos apresentam uma probabilidade desproporcional de terem nascido em junho e julho.

Sempre vale a pena enfatizar que nenhum estudo é determinativo. Muitos, muitos estudos não podem ser reproduzidos. Ainda assim, esses estudos nos recordam de que somos influenciados por milhares de brisas que permeiam as camadas inconscientes de nossas mentes. Eles nos recordam do poder do contexto social. Eles também são bons para começar uma conversa. Se você considera esse tipo de coisa interessante, você deve checar o blog de Kevin Lewis na "National Affairs". Ele fornece links para centenas de estudos acadêmicos por ano, dos quais esta seleção foi tirada.

http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2012/12/25/homens-ficam-mais-estupidos-quando-estao-perto-de-mulheres-veja-mais-pesquisas-curiosas-sobre-o-comportamento-humano.htm 

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

Agricultura familiar conectada

  #Agrishow2022euaqui - A revolução tecnológica demorou a chegar, mas finalmente começou a transformar a vida do pequeno agricultor familiar brasileiro. Com o surgimento das foodtechs, aliado ao aumento da confiança na compra on-line de alimentos e na maior busca por comidas saudáveis por parte do consumidor, o produtor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos começa a operar em um novo modelo de negócio: deixa de depender dos intermediários — do mercadinho do bairro aos hipermercados ­— e passa a se conectar diretamente ao consumidor final via e-commerce. Os benefícios são muitos, entre eles uma remuneração mais justa, fruto do acesso direto a um mercado que, segundo a Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), movimentou R$ 5,8 bilhões em 2021, 30% a mais do que o ano anterior, e que não para de crescer. DIRETO DA LAVOURA A LivUp é uma das foodtechs que está tornando essa aproximação possível. Fundada em 2016, a startup iniciou a trajetória comercializa

ELAS

  Swanepoel, sempre ela! A modelo Candice Swanepoel sempre é motivo de post por aqui. Primeiro, porque é uma das mulheres mais lindas do mundo. Depois, porque faz os melhores ensaios da Victoria’s Secret. Depois de agradar a todos no desfile da nova coleção, ela mostrou toda sua perícia fotográfica posando de lingerie e biquíni. Tags:  biquini ,  Candice Swanepoel ,  ensaio sensual ,  lingerie ,  victoria's secret Sem comentários » 29/11/2011   às 20h02   |  gatas Lady Gaga é muito gostosa, sim, senhor. A prova: novas fotos nuas em revista americana A estrela pop Lady Gaga é conhecida pela extravagância na hora de se vestir e pelos incontáveis sucessos nas paradas do mundo todo. Agora, a cantora ítalo-americana também será lembrada por suas curvas. A revista Vanity Fair fez um ensaio para lá de ousado em que Mother Monster (como Gaga é carinhosamente chamada pelos fãs) mostra suas curvas em ângulos privilegiados. A primeira foto é

Confira quais são os principais lançamentos do Salão de Pequim 2024

  Com as montadoras chinesas crescendo fortemente no Brasil e no mundo, a edição 2024 do Salão do Automóvel de Pequim irá apresentar novidades que vão impactar não apenas o mercado chinês, como também revelar modelos que devem ganhar os principais mercados globais nos próximos anos Este ano nós do  Motor1.com Brasil  também está lá, mostrando os principais lançamentos que serão realizados na China. Além de novidades que ainda podem chegar ao Brasil, o que vemos aqui também chegará à Europa em breve. Isso sem contar as novidades da  BYD  para o nosso mercado. Audi Q6 e-tron O novo SUV elétrico da Audi se tornará Q6L e-tron. A variante com distância entre eixos longa do já revelado Q6 e-tron fará sua estreia no Salão do Automóvel de Pequim. O novo modelo, projetado especificamente para o mercado doméstico de acordo com os gostos dos motoristas chineses, será produzido na fábrica da Audi FAW NEV em Changchun, juntamente com o Q6 e-tron e o A6 e-tron. Reestilização do BMW i4 BMW i4 restyli

Governo Lula propõe ‘imposto do pecado’ e taxação deve atingir cigarro, bebidas e até veículos

  Um pacotão de novos impostos deve pesar no bolso do contribuinte brasileiro. O governo  Lula  apresentou uma proposta de reforma tributária que inclui a criação do chamado ‘imposto do pecado’. O texto conta com aval dos Estados. Se concretizada, essa taxação passará a ser aplicada sobre produtos como cigarros, bebidas alcoólicas, bebidas todas como açucaradas, veículos enquadradas como poluentes, e também na extração de minério de ferro, petróleo e gás natural. O projeto visa a tributar esses bens e serviços com uma alíquota mais elevada em comparação com outros itens da  economia . A proposta, no entanto, aponta que a definição das alíquotas deve ser estabelecida posteriormente por lei ordinária. Além disso, ainda não está claro se a introdução do imposto do pecado resultará em um aumento da carga tributária em relação ao sistema atual, no qual esses produtos já são taxados com alíquotas mais elevadas. Atualmente, segundo o Sindicato Nacional da Indústria das Cervejas (Sindicerv), c

Sai a lista anual de bilionários da Forbes 2024; veja os 10 mais ricos do mundo

  1. Bernard Arnault (França) CRÉDITO, GETTY IMAGES Patrimônio líquido:  US$ 233 bilhões (R$ 1,18 trilhão) Pelo segundo ano consecutivo, Arnault é a pessoa mais rica do mundo. Sua fortuna cresceu 10% em 2023 graças a mais um ano de faturamento recorde para seu conglomerado de luxo, o LVMH, dono de Louis Vuitton, Christian Dior e Sephora. 2. Elon Musk (EUA) CRÉDITO, GETTY IMAGES Patrimônio líquido:  US$ 195 bilhões (R$ 987 bilhões) Como o ranking muda constantemente, Musk ganhou e perdeu diversas vezes o título de "mais rico do mundo", à medida que mudou a valorização das suas empresas, a SpaceX, a Tesla e a rede social X (antigo Twitter). 3. Jeff Bezos (EUA) CRÉDITO, GETTY IMAGES Patrimônio líquido:  US$ 194 bilhões (R$ 982 bilhões) Bezos ficou mais rico este ano graças ao excelente desempenho da Amazon no mercado de ações. 4. Mark Zuckerberg (EUA) CRÉDITO, GETTY IMAGES Patrimônio líquido:  US$ 177 bilhões (R$ 895 bilhões) O presidente da Meta enfrenta altos e baixos. Depois

BYD: 2ª geração da bateria Blade chega em 2024 com alcance de 1.000 km

A BYD, gigante chinesa de tecnologia e líder global em carros elétricos e híbridos plug-in, anuncia a vinda da segunda geração da bateria Blade, com lançamento previsto para agosto de 2024. A nova tecnologia promete ser um grande passo com avanços em autonomia, desempenho e custo.  A revelação foi feita recentemente pelo próprio CEO da BYD, Wang Chuanfu, que falou sobre a novidade pela primeira vez em uma reunião de comunicação de resultados financeiros sobre a BYD estar atualmente desenvolvendo um sistema de bateria Blade de segunda geração. A BYD, gigante chinesa de tecnologia e líder global em carros elétricos e híbridos plug-in, anuncia a vinda da segunda geração da bateria Blade, com lançamento previsto para agosto de 2024. A nova tecnologia promete ser um grande passo com avanços em autonomia, desempenho e custo.   A revelação foi feita recentemente pelo próprio CEO da BYD, Wang Chuanfu, que falou sobre a novidade pela primeira vez em uma reunião de comunicação de resultados fina

Setores citam prejuízo e repudiam judicialização da desoneração

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu monocraticamente pontos da lei que prorroga a desoneração da folha de pagamento de municípios e de diversos setores produtivos até 2027. Na avaliação do magistrado, a norma não observou o que dispõe a Constituição quanto ao impacto orçamentário e financeiro. O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu pontos da lei que prorroga a desoneração da folha de pagamento de municípios e de diversos setores produtivos até 2027. Na avaliação do magistrado, a norma não observou o que dispõe a Constituição quanto ao impacto orçamentário e financeiro.  O governo está forçando a barra sobre um tema que já foi decidido pelo Congresso. O governo não aceita a decisão do Poder Legislativo. O governo não mostrou disponibilidade no ano passado para debater esse tema. Retirou a urgência nesse ano. Uma semana depois de retirar a urgência, entra no STF. O diálogo sempre vai existir, o governo é que não mostra disposição

Brasileiros estão sentindo no bolso e 79% dizem que preço dos alimentos aumentou

  A mais recente pesquisa realizada pelo Ipec (antigo Ibope) aponta que a maioria dos brasileiros, 79% deles, acredita que o preço dos alimentos aumentou nos últimos meses no país. Enquanto isso, uma parcela menor, representando 9% dos entrevistados, acredita que houve uma queda nos preços dos alimentos. Apenas 11% acreditam que os preços permaneceram estáveis. Aqueles que não souberam ou não responderam correspondem a 1% dos participantes. Além de avaliar a percepção atual, os pesquisadores também investigaram as expectativas para o futuro. Para 64% dos entrevistados, a tendência é de que os preços continuem a subir nos próximos meses. Enquanto isso, 15% acreditam que os valores vão diminuir, e 18% esperam que fiquem iguais aos de hoje. Aqueles que não souberam ou não responderam representam 3%. O levantamento ouviu 2000 pessoas entre os dias 4 e 8 de abril em 129 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos percentuais e um nível de confiança de 95%. Informação: Conexão Pol