Pular para o conteúdo principal

MELHOR GOLEIRO DO MUNDO: Cássio, da infância pobre ao triunfo


PORTO ALEGRE  - Benditas as luvas de goleiro recebidas ainda na infância que fizeram com que Cássio Ramos deixasse a lateral-esquerda e procurasse seu lugar entre as traves. Foi a partir de um presente do tio materno que o goleiro do Corinthians campeão do mundo desenvolveu o gosto pela posição e garantiu, domingo, o título de melhor jogador do Mundial de Clubes, no Japão. Destaque das manchetes desde a conquista do título mundial pelo Corinthians, o gaúcho de 25 anos vislumbra um futuro promissor em São Paulo. Mas seu começo foi cheio de dúvidas. Irmão mais velho dos três filhos de Maria de Lourdes, conhecida como dona Luciane, ele dividia sua rotina na infância entre a escola, a escolinha de futebol e o lava-rápido do tio.A vida não era fácil para os filhos da empregada doméstica, que trabalhava muito para sustentar as crianças sem o apoio do marido, cuja relação com a família é mínima. Os quatro dividiam a casa de três cômodos no bairro Santa Lúcia, em Veranópolis, cidade de 23 mil habitantes na serra do Rio Grande do Sul. "Era um quarto com beliche, uma cozinha, uma sala e o banheiro", conta o mais novo, Eduardo, 18 anos, que, seguindo os passos do irmão, também está fazendo testes como goleiro em clubes do País. A irmã Taís, de 21 anos, cuida da vida profissional do irmão.
Canhoto, o jovem Cássio acreditava que teria futuro pela lateral-esquerda, na qual ensaiou seus primeiros passos dentro das quadras e do campo. Mas mudou de posição graças ao visionário tio João Carlos, o Kojak, que percebeu no adolescente a possibilidade de sucesso no gol. "Ele jogava de lateral ou na ponta-esquerda na escolinha. Mas por ele ser alto e depois de ganhar um par de luvas do nosso tio, foi para o gol e começou a se dar bem. Daí veio a paixão por ser goleiro", diz Eduardo.
Ainda na serra gaúcha, Cássio fez testes no Caxias e no Juventude, quando tinha 13 anos, e no Tubarão, de Santa Catarina. Acabou entrando nas categorias de base do Grêmio, em Porto Alegre, onde, depois de muito trabalho, subiu para a equipe profissional. Foi quando deu o primeiro susto na sua mãe. "Meu Deus, te deram alguma coisa para tu crescer?", conta dona Luciane, relembrando as primeiras palavras que disse ao filho depois de meses longe de casa.
Cássio foi então escalado para a seleção Sub 20, que o ajudou a carimbar seu passaporte para a Europa. Em 2007, se transferiu para o holandês PSV Eindhoven, mesmo clube quer tirou Romário e Ronaldo do Brasil, sem muito espaço, onde ficou por quatro anos e meio, até acertar com o Corinthians.
"Na Europa, ficava muito desanimado quando não era convocado. A gente se falava por telefone e, um dia, ele me disse chorando que tinha vontade de largar tudo. Mas conversamos e ele concordou em insistir na carreira", recorda a mãe.
De terceiro goleiro no Corinthians, ganhou uma chance nas oitavas de final da Libertadores contra o Emelec. Teve bela atuação e ganhou a vaga de titular. A vida mudou para todos. Cássio renovou com o clube até 2015 e construiu para a família "uma casa de três andares" ao lado da antiga. "Quando ele estava no Grêmio, vinha nos visitar e a gente ficava jogando bola em frente de casa. Agora minha mãe mora aqui, ao lado da casa velha, nessa que meu irmão mandou fazer", explica o eufórico Eduardo.
Gigante era o apelido de Cássio na escolinha em Veranópolis. Na base do Grêmio, já com quase os seus atuais 1,95 m de altura, o chamavam de Frankstein. "Esse apelido ele odeia até hoje", entrega o irmão.
CHURRASCO GAÚCHOCássio está voltando para casa. Mas antes de desembarcar em Veranópolis, passa ao menos dois dias em São Paulo para uma série de entrevistas. Dona Luciane planeja um churrasco para o filho. Enquanto isso, Kojak tem dias intensos. "Nunca lavei tanto carro como hoje", comenta João Carlos, entre uma lavagem e outra, em seu lava-rápido. O movimento cresceu. "Todo mundo estava vindo aqui abraçar a gente", conta o ilustre morador da cidade, só não mais famoso que o sobrinho, aquele para quem ele deu o primeiro par de luvas.
"Ele saiu de uma família humilde. Não foi fácil. Mas hoje a gente fica orgulhoso em saber que criou uma pessoa super educada e que está sendo respeitada e reconhecida em todo mundo", diz João Carlos, o grande incentivador do herói e ídolo da nação corintiana. Cássio, como todos sabem, parou o time do Chelsea na grande final do Mundial. Entrou para a história.

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

Renault Kardian é o Carro do Ano 2025

O   Renault Kardian  é o grande vencedor do  Carro do Ano 2025 . O modelo concorreu contra   BYD Dolphin Mini ,   Citroën Basalt ,   Hyundai Creta   e   Peugeot 2008   na categoria principal da premiação mais importante da indústria A 58ª edição do Carro do Ano contou ainda com   outras seis categorias de carros e três de motores . Os   finalistas do prêmio   foram escolhidos por indicação direta de 26 jurados especialistas no segmento, seguindo os critérios de modelos pré-finalistas classificados pelo Comitê Gestor. O   limite foi de cinco finalistas por categoria , e apenas um modelo por marca pode ser classificado em uma mesma classe,   conforme previsto no regulamento . Vale lembrar que a auditoria do Carro do Ano 2025 foi feita pela   EY .  automotiva brasileira. Essa é a primeira vez que a   Renault   — e uma fabricante francesa — vence o prêmio.  O   Renault Kardian é o grande venc...

Exército defende “kids pretos”

 A pressão da esquerda para acabar com as Forças Especiais do Exército, os chamados "kids pretos", aumentou depois que a Polícia Federal acusou ao menos quatro militares de usar seu treinamento especial para planejar o assassinato de autoridades. O Exército prometeu uma reformulação no próximo ano, porém, não pretende acabar com a unidade. Saiba quais são os planos. Militares na mira de Moraes. O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou que o Exército forneça informações sobre visitas aos militares presos pela suposta tentativa de golpe de Estado. Contra o decreto de Lula. Parlamentares de oposição e governadores prometem trabalhar para derrubar o decreto que regula o uso da força por policiais. Informações: Gazeta do Povo/ https://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/bom-dia/exercito-kids-pretos-moraes-questiona-militares/

Eu na Cozinha - Bife Suculento - VD1

Rancho D'Ajuda/ https://www.youtube.com/watch?v=woi3F4jKsMU&t=16s Como prepara um bife suculento na forma de amador, ficou delicioso.

IPVA 2025; veja calendário de pagamento e descontos

  Proprietários que quitarem o débito em cota única terão desconto de 3% Todos os proprietários de carros, motos, caminhões e ônibus são obrigados a pagar o  Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA)  anualmente no Brasil. No  Estado de São Paulo, o   calendário de pagamento 2025 e todas as informações sobre o  imposto  foram divulgadas nesta sexta-feira (13). Neste ano, os contribuintes podem  quitar o IPVA em cota única no mês de janeiro com desconto de 3% . Há também a possibilidade de quitação integralmente em fevereiro, mas sem desconto. Quem preferir pode ainda  parcelar o tributo em até cinco vezes   nos meses de janeiro, fevereiro, março, abril e maio, de acordo com o final da placa do veículo. No último caso, também não há redução de preço. Confira abaixo o calendário: Calendário do IPVA 2025 de São Paulo (SP) Final da placa Janeiro Fevereiro Março Abril Maio 1ª parcela ou cota única com 3% de desconto 2ª parcel...

Projeto que cria Escola Cívico-Militar proposto pelo Governo de SP é aprovado na Alesp

  O   Projeto de Lei Complementar 9/2024, que cria o Programa Escola Cívico-Militar proposto pelo governador Tarcísio de Freitas , foi aprovado nesta terça-feira (21) pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). A proposta foi enviada para o parlamento paulista no início de março. Aprovado, agora segue para sanção do governador. “Firmamos esse compromisso e estamos avançando. A comunidade vai votar e, de acordo com a votação de pais de alunos e professores, a gente transforma a escola em cívico-militar com policiais militares da reserva que vão atuar na disciplina e no civismo, e os profissionais da Educação ficam com a parte pedagógica”, destacou o governador, Tarcísio de Freitas. A proposta tem como objetivos a melhoria da qualidade do ensino com aferição pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o enfrentamento à violência e a promoção da cultura de paz no ambiente escolar. O programa será desenvolvido sob responsabilidade das secretarias esta...

Dino desdenha e ofende o parlamento!

Informações: Jacaré de Tanga/https://www.youtube.com/watch?v=BOZzLHsJhHw

Projeto de lei da TV Globo quer taxar usuários de rede social

https://x.com/JoseDinisPFons1/status/1861852570823565461  

BPC Loas, com novas regras em 2025, milhares de pessoas podem perder o beneficio

 

Trabalhadores relatam maus-tratos e agressões em obra da fábrica da BYD na Bahia

  Uma mulher franzina equilibra uma tábua de madeira atrás do pescoço para carregar, sem perder tempo, dois baldes pesados. Um grupo de seis trabalhadores é transportado até o canteiro de obras em um carro de passeio, com um deles sendo levado dentro do porta-malas. Em um cooler pequeno, daqueles usados para manter a temperatura de cervejas e refrigerantes, é servida uma sopa para centenas de trabalhadores famintos, após uma longa jornada de trabalho. Agressões físicas, com chutes e pontapés. Alojamentos sujos, aglomerados, mal iluminados e sem divisão entre homens e mulheres. Banheiros imundos, sem limpeza diária das pias e dos vasos sanitários. Operários atuando sem equipamentos de proteção individual, submetidos a rotinas de 12 horas por dia, de domingo a domingo. Todas essas situações, de acordo com denúncias que a  Agência Pública  recebeu, estariam acontecendo dentro do canteiro de obras da empresa chinesa BYD, que está instalando uma fábrica de automóveis elétricos...

Trump Inauguration LIVE Coverage | Donald Trump Delivers Stunning Speech In Washington DC LIVE

  Informações: https://www.youtube.com/watch?v=IP6SSaJGo-c