Pular para o conteúdo principal

China cria zona de defesa aérea, EUA sobrevoam a zona proibida


Ao mesmo tempo em que a Marinha chinesa despachava na terça-feira, 26, seu primeiro e único porta-aviões para realizar exercícios militares de guerra no Mar do Sul da China, onde desde sábado Pequim exige identificação dos aviões que sobrevoam a região, duas aeronaves B-52 americanas atravessaram a área em aberto desafio à restrição chinesa.
A "zona de defesa aérea" foi estabelecida pela China sobre ilhas que o país disputa com o Japão - que Pequim chama de Diaoyu e Tóquio de Senkaku -, elevando a tensão na região. O governo chinês passou a exigir o envio de planos dos voos que passassem pela região, a abertura de canais de comunicação de rádio e a clara identificação da nacionalidade da aeronave. As autoridades de Pequim afirmaram que poderiam adotar ações militares contra aviões que desobedecessem às exigências.
"Esse anúncio da China não vai de nenhuma maneira mudar a forma pela qual os EUA conduzem suas operações militares na região", declarou no sábado o secretário de Defesa americano, Chuck Hagel. Segundo ele, a decisão eleva os riscos de "desentendimentos e erros de cálculo" na área.
A China adotou uma posição mais agressiva na disputa pelas ilhas depois que o Japão nacionalizou o território em setembro de 2011, para evitar que elas fossem vendidas a um grupo nacionalista, o que poderia ter um impacto ainda mais explosivo para a relação bilateral.
Desde então, Pequim passou a atuar como se as ilhas estivessem em seu território, enviando missões de patrulhamento para a região. Nessa direção, o porta-aviões Liaoning zarpou do Porto de Qingdao, no leste chinês, sob a escolta de dois destróieres e duas fragatas de mísseis. Ele fará exercícios militares em uma parte do Mar do Sul que a China disputa com Vietnã e Filipinas.
Os chineses operam o navio de guerra desde setembro do ano passado e limitavam as manobras - menos complexas das que começarão a fazer - ao Mar Amarelo. O Liaoning é de fabricação soviética (1988) e a China o comprou para usá-lo como modelo para a classe de porta-aviões que planeja construir.
PREOCUPAÇÃO
A Austrália convocou o embaixador chinês Ma Zhaoxu para expressar seus receios com a ampliação da zona de defesa aérea à seção do Mar do Sul da China onde ficam as ilhas. "A Austrália faz clara oposição a toda medida coerciva ou unilateral para mudar o status quo no Mar do Sul da China", declarou a ministra de Assuntos Exteriores, Julie Bishop.
Especialista em política externa e de segurança da China, Bonnie Glaser, do Centro de Estudos Internacionais e Estratégicos (CSIS), acredita que a repercussão da criação da zona de restrição tenha tomado uma rota bem diferente do que Pequim planejava. "Só nos EUA a reação negativa veio de três esferas: Departamento de Estado, Departamento de Defesa e Casa Branca. Duvido que a China estivesse prevendo essas críticas todas. Não é interesse dela ter problemas com tantos países ao mesmo tempo", afirmou a analista.
JAPÃO DIVIDIDO
A exigência da China de que os aviões sobre o Mar do Sul apresentem previamente seus planos de voo fez os japoneses tomarem duas rotas diferentes. O governo japonês, desde o anúncio das novas imposições, disse que não as aceitaria porque eram perigosas, mas ontem, as duas maiores companhias aéreas do Japão decidiram acatar as exigências chinesas.
A Japan Airlines (JAL) e a All Nippon Airways (ANA) alegaram que apresentarão os planos de voo em nome da segurança dos passageiros. No sábado, Pequim tinha advertido que poderia adotar intervenções armadas se os aviões não se identificassem. "A segurança é nossa prioridade. Devemos descartar toda a possibilidade de um cenário catastrófico", afirmou um representante da ANA.
As autoridades japonesas em seguida disseram que as duas empresas tomaram essa decisão sem consultar as autoridades e não deveriam levá-la adiante. "As medidas adotadas pela China não são válidas para nosso país e as companhias devem continuar voando de acordo com as regras anteriores", afirmou o secretário-geral do governo, Yoshihide Suga. Companhias de Hong Kong, Taiwan e Coreia do Sul acataram a decisão chinesa quase imediatamente.
Na terça-feira, no entanto, nos Estados Unidos informaram que no dia anterior dois aviões militares seus tinham sobrevoado a região das ilhas sem avisar previamente às autoridades chinesas.
CHINA UNIDA
Uma pesquisa divulgada ontem pelo jornal Global Times, sob controle do Estado, mostrou que 85% dos chineses eram favoráveis à zona de identificação, por mais que acirrasse as disputas territoriais com Japão e outros países vizinhos. O estudo ouviu mais de mil adultos.
Segundo a publicação do Partido Comunista, 53,6% dos entrevistados acreditam que a zona aérea ampliada ajudará a China na disputa com o Japão pelas ilhas. Só 4,3% achavam o contrário.
Apesar da alta aprovação à limitação aérea, 90% dos participantes disseram que a China deve apenas desviar os aviões que não se identificarem.
"A questão é sob que circunstâncias a China vai decidir interceptar os aviões. Provavelmente não farão isso o tempo todo. Já interceptaram aviões de vigilância dos EUA perto do espaço aéreo chinês, mas no caso japonês, principalmente no que diz respeito a caças, o risco de acidente é muito maior. Com pilotos japoneses e chineses em aviões de guerra, a possibilidade de uma colisão é enorme", afirmou a especialista Bonnie Glaser.http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,china-envia-porta-avioes-a-regiao-em-litib

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

Helicóptero do Ibama é incendiado por ‘terroristas’ em Manaus

  Segundo reportagem da Agência Brasil, um helicóptero do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foi incendiado na madrugada desta segunda-feira (24), em Manaus (AM). A aeronave estava estacionada no Aeroclube do Amazonas, localizado no bairro Flores, na capital do estado. Segundo a secretaria estadual de Segurança Pública, câmeras de segurança registraram o momento em que dois homens pularam o muro do estabelecimento e atearam fogo no helicóptero. Quando os bombeiros chegaram ao local, as chamas já tinham se espalhado e destruído a parte dianteira da aeronave. Policias militares e civis também atenderam à ocorrência, mas como o Ibama é um órgão da União, as investigações ficarão a cargo da Polícia Federal (PF), que já recebeu as imagens captadas pelo sistema de vigilância. Há também um vídeo do momento em que os bombeiros trabalhavam para apagar o fogo (veja abaixo) Consultado, o Ibama ainda não se manifestou sobre o ataque. Até a publicaç...

Idosa se emociona após mensagem de Bolsonaro: “Eu te amo meu presidente” (veja o vídeo)

O presidente Jair Bolsonaro tem rompido barreiras e cada vez mais conquistado o coração da população brasileira. Um homem simples como sempre foi, luta por valores honrosos e em defesa da família. Nesta quinta-feira, dia 16, o presidente publicou em suas redes sociais um vídeo de uma senhora, Dona Maria, se emocionando com uma mensagem sua de agradecimento. “A senhora demonstrou muito carinho pela minha pessoa, ficou muito honrado e sensibilizado com isso”, disse Bolsonaro na gravação. Dona Maria foi às lágrimas após ver a mensagem do presidente. “Meu presidente, eu te amo muito! Eu brigo por tu e não deixo ninguém falar mau de você”, disse Maria, aos prantos. Confira a emocionante manifestação de carinho: fonte: Jornal da Cidade

Você anda de carro só com cheiro de combustível? Fique atento com rico da pane seca

Você é daqueles que   costuma andar de carro só com cheiro de combustível? Se sim, não faça mais isso. Você pode estar pondo em risco o automóvel e a integridade física de quem está lá dentro. Veja as dicas de Daniel Lovizaro, gerente de Assistência, Serviços e Treinamento Técnico automotivo da Bosch, e encha o tanque! RISCO MÁXIMO O principal risco da pane seca é que o veículo pare de funcionar de forma imediata, podendo ocasionar acidentes graves no trânsito. BOMBA Há o risco de redução da vida útil da bomba elétrica de combustível, cuja função é levar o que está no tanque para o sistema de alimentação do motor. Isto porque este componente é elétrico e refrigerado pelo próprio combustível. Assim, com o tanque sempre na reserva, a capacidade de refrigeração fica reduzida, aumentando a temperatura de trabalho do sistema. SUJEIRA Com o tanque sempre vazio também pode ocorrer o acúmulo de sujeira dentro da peça. As impurezas aspiradas pela bomba podem gerar saturação ...

AO VIVO - Globo - Desfile das Escola de Samba - Rio de Janeiro - 12/02/2018

fonte: youtube

Confira a fabricação dos motores do Onix e do Prisma na GM de Joinville

Todas as fases produtivas são monitoradas em tempo real e à distância Depois de prontos e inspecionados, os motores são levados para a fábrica da GM de Gravataí (RS) pois de prontos e inspecionados, os motores são levados para a fábrica da GM de Gravataí (RS) Os trabalhos começam com a usinagem do cabeçote de alumínio, que chega de um fornecedor de Minas Gerais já fundido. Os tempos do  Chevette  e do  Monza , carros de grande sucesso da  General Motors nas décadas de 1980 e 1990, ficaram definitivamente para trás. O processo de fabricação de  automóveis  mudou muito desde então. Fábrica de Joinville, às margens da BR-101, destaca-se pelo ambiente bem iluminado, silencioso e de temperatura agradável A fábrica onde são feitos os motores das linhas Prisma e Onix, em Joinville, chama a atenção pela tecnologia inserida em todas as fases do processo de usinagem do cabeçote e da montagem do motor.  A primeira etapa de usinagem cuidará d...

Fiat Mobi e Chevrolet Onix duelam em requisito segurança em novo teste Latin NCAP,

O  Fiat Mobi  foi mal no teste de segurança do Latin NCAP divulgado nesta terça-feira (01) e conquistou só uma estrela na proteção a adultos. A segurança de crianças ficou com duas estrelas.  Segundo o órgão, o desempenho do modelo na simulação de teste dianteiro foi razoável, mas a estrutura do carro se mostrou "inapropriada para suportar impacto lateral". O Mobi ofereceu proteção "pobre" para o peito do motorista em acidentes laterais e "débil" e "marginal em outras regiões do corpo. Apenas a cabeça e partes das pernas tiveram proteção considerada "boa" nos testes. Para classificar a segurança a adultos, o órgão atribui pontos que podem chegar ao máximo de 34, porém o  Mobi  conquistou apenas 19,20 pontos.  Já a segurança de crianças pode chegar a 49 pontos, mas no caso do compacto foram apenas 26,98 pontos. " O impacto lateral é o grande problema do carro porque há alta penetração do pilar B. Como mostram as imagens, a estrut...

AO VIVO - Ferroviária X Santos - Campeonato Paulista - Narração - 10/02/2018

fonte: youtube