Pular para o conteúdo principal

Lepo lepo: Brasileiro inventa tantos neologismos que ameaça a existência da língua portuguesa

 
O brasileiro é antes de tudo um criativo. No pior sentido: ele cria caso, cria escândalo, cria até a palavra “factoide” e cria, como nenhum outro povo, aquilo que os gramáticos chamam de neologismo. A ponto de o próprio idioma português correr perigo de sobreviver à inventividade do brasileiros. Eu sinceramente temo pela venerável língua portuguesa por causa das monstruosidades e barbarismos que introduzem nela a cada minuto. É impossível controlar os usuários da língua. Mas será que não dá para pedir que os artistas parem de fazer besteira em nome dela?
Analisemos o exemplo mais recente de neologismo: o “lepo lepo”. Antes do último carnaval, se você perguntasse o significado do termo, ninguém saberia responder. Mas os trios-elétricos de Salvador o consagraram, martelando no cérebro da patuleia o reggae “Lepo lepo”, da banda soteropolitana Psirico. Hoje quase todo mundo foi obrigado a decorar o refrão da música e a aprender o que a palavra quer dizer: “Eu não tenho carro, não tenho teto/ E se ficar comigo é porque gosta/ Do meu rá rá rá rá rá rá rá o lepo lepo/ É tão gostoso quando eu rá rá rá rá rá rá rá o lepo lepo”. A canção “Lepo lepo” foi o maior sucesso do carnaval de 2014. Tornou-se tão representativa da alma brasileira que vai fazer parte da trilha sonora oficial da Copa do Mundo e figurar entre as faixas do álbum a ser lançado em breve pela Fifa.
O “lepo lepo” se autoexplica. Trata-se de uma qualidade erótica intrínseca a seu detentor. Em inglês, seria traduzido como “mojo”, também ele um neologismo. O duplo sentido da letra do reggae reforça o aspecto de símbolo fálico da palavra reduplicada. O lepo lepo pode ser descrito como aquilo que o pé-rapado hetererossexual sem carro e sem dinheiro possui e que agrada a todas as suas parceiras de acasalamento.
Aqui se esgotaria o assunto. O lepo lepo é mais um exemplo da capacidade infinita que o brasileiro tem de gerar duplo sentido e onomatopeias em sucessos musicais. Já o precederam o “Lek lek”, o “créu”, o “tchan” e tantas outras palavras que entraram guela abaixo do  dicionário. É o que é: uma bobagem. No entanto, o fato de esses vocábulos se qualificarem para ser denominados de neologismos lhes dá uma certa dignidade linguística. Será que o neologismo merece a desonra de incluir o lepo lepo e companhia? Acho que não.
Neologismo é um fenômeno que ocorre em todas as línguas. Trata-se da criação de palavras novas por um falante nativo. Ao dominar o mecanismo da formação de palavras em uma determinada língua, o usuário da língua tem a capacidade de inventar termos que não constam dos dicionários. Todo mundo cria neologismos. Eu, por exemplo, inventei a palavra “imperquível” para substituir a desgastada “imperdível”. Para isso, lancei mão do meu conhecimento inconsciente da derivação parassintética: criei uma palavra que deriva de um radical, mas não a partir da forma básica do verbo “perder”, e sim do imperativo “perca”. O interessante no meu neologismo é que “imperquível” substitui a expressão “não perca”, e isso lhe dá uma força expressiva de ambiguidade. Pelo menos eu acho. A palavra não pegou, mas está aí para quem quiser usá-la. É um neologismo legítimo. Quem inventa um neologismo o faz por sentir que as palavras disponíveis no idioma não são capazes de exprimir um certo sentimento, uma nuance ou uma intensidade substantiva o verbal.
Agora convenhamos: qual a razão da existência e da persistência de palavras como lepo lepo, créu e tchan? Elas só cumprem a função de ocupar o lugar de vocábulos chulos que dizem respeito à sexualidade. Não significam nada nem estão enraizadas nos mecanismos profundos da língua portuguesa. Nesse sentido, o funk “proibidão”, recheado de palavrões, gírias e termos chulos, é muito mais honesto que esses termos. Não há uma definição etimológica possível para “lepo lepo”, muito menos para “lek lek”. São onomatopeias usadas como scats, equivalem ao “rá rá rá” contido na canção “Lepo Lepo”. Não chegam a se qualificar nem mesmo como duplo sentido, pois este precisa considerar o sentido da palavra para duplicá-la com uma espécie de ironia instantânea. Não. Não existe duplo sentido quando não há sentido. Não existe palavra nova quando ela não tem nada a ver com o idioma português nem com qualquer língua falada por seres humanos. Por conseguinte, “lepo lepo”, “lek lek”, “tchan” e outros vocábulos não merecem uma promoção no dicionário, um “apgreide” à condição de substantivos da língua portuguesa. Isso porque são falsos neologismos. Devem ser considerados barbarismos, onomatopeias ou mesmo excrescências do uso cotidiano da linguagem. A criatividade brasileira não ultrapassa em geral o nível rasteiro da onomatopeia.
Aqui entra a questão da tolerância. Os linguistas são tão amigáveis e receptivos que podem incluir essas palavras no léxico do português. E irão fazê-lo, por força das circunstâncias. Linguistas não são moralistas, e sim cientistas da linguagem, eles se limitam a anotar e acrescentar ocorrências no uso. Neste ponto, tendo a concordar com os gramáticos, que são os moralistas e os mantenedores dos padrões de etiqueta da língua, hoje considerados ultrapassados. Os gramáticos diriam que o acréscimo de palavra como “lepo lepo” no léxico colocaria a própria língua em perigo. Seria como instalar um vírus de caos em um sistema organizado. O “lepo lepo” é perigoso porque pode atuar como um câncer e criar metástases que irão arruinar o idioma de Camões, ou, como disse Olavo Bilac, a “última flor do Lácio inculta e bela” (estes são deliciosos chavões, mais dignos que os falsos neologismos). Do jeito que as coisas andam, daqui a pouco o português será reduzido a detritos irreconhecíveis. Vamos torcer para que o lepo lepo desapareça de vez depois da Copa. Temo que isso não ocorra.

Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

AO VIVO - Globo News - 26/02/2019

fonte: youtube/ Globo News

Idosa se emociona após mensagem de Bolsonaro: “Eu te amo meu presidente” (veja o vídeo)

O presidente Jair Bolsonaro tem rompido barreiras e cada vez mais conquistado o coração da população brasileira. Um homem simples como sempre foi, luta por valores honrosos e em defesa da família. Nesta quinta-feira, dia 16, o presidente publicou em suas redes sociais um vídeo de uma senhora, Dona Maria, se emocionando com uma mensagem sua de agradecimento. “A senhora demonstrou muito carinho pela minha pessoa, ficou muito honrado e sensibilizado com isso”, disse Bolsonaro na gravação. Dona Maria foi às lágrimas após ver a mensagem do presidente. “Meu presidente, eu te amo muito! Eu brigo por tu e não deixo ninguém falar mau de você”, disse Maria, aos prantos. Confira a emocionante manifestação de carinho: fonte: Jornal da Cidade

Helicóptero do Ibama é incendiado por ‘terroristas’ em Manaus

  Segundo reportagem da Agência Brasil, um helicóptero do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foi incendiado na madrugada desta segunda-feira (24), em Manaus (AM). A aeronave estava estacionada no Aeroclube do Amazonas, localizado no bairro Flores, na capital do estado. Segundo a secretaria estadual de Segurança Pública, câmeras de segurança registraram o momento em que dois homens pularam o muro do estabelecimento e atearam fogo no helicóptero. Quando os bombeiros chegaram ao local, as chamas já tinham se espalhado e destruído a parte dianteira da aeronave. Policias militares e civis também atenderam à ocorrência, mas como o Ibama é um órgão da União, as investigações ficarão a cargo da Polícia Federal (PF), que já recebeu as imagens captadas pelo sistema de vigilância. Há também um vídeo do momento em que os bombeiros trabalhavam para apagar o fogo (veja abaixo) Consultado, o Ibama ainda não se manifestou sobre o ataque. Até a publicaç...

Veja essa história, morre mulher com câncer uma semana após se casar em quarto de hospital

Eliane antes da doença com o noivo Junior — Foto: Arquivo Pessoa Eliane Gasparini fazia tratamento paliativo na Santa Casa de Rio Preto (SP); funcionários prepararam casamento surpresa na unidade, na sexta-feira (22), após descobrirem sonho dela se casar. Morreu nesta sexta-feira (29) a  mulher que estava com câncer e se casou em um quarto da Santa Casa de São José do Rio Preto  (SP). Eliane Gasparini, de 42 anos, fazia tratamento paliativo na unidade de saúde e teve uma cerimônia surpresa na sexta-feira (22). O casamento foi organizado por funcionários do hospital assim que descobriram o sonho da paciente. Em menos de 24 horas eles foram atrás de todos os detalhes. Em entrevista ao  G1 , antes dela morrer, o  marido Luís Carlos Spínola Júnior chegou a dizer que não se via sem ela e que ainda tinha esperanças dela se recuperar. Luís Carlos e Eliane estavam juntos há mais de 10 anos e já tinham o sonho de se casar, mas a doença, descoberta em j...

Renault Kardian é o Carro do Ano 2025

O   Renault Kardian  é o grande vencedor do  Carro do Ano 2025 . O modelo concorreu contra   BYD Dolphin Mini ,   Citroën Basalt ,   Hyundai Creta   e   Peugeot 2008   na categoria principal da premiação mais importante da indústria A 58ª edição do Carro do Ano contou ainda com   outras seis categorias de carros e três de motores . Os   finalistas do prêmio   foram escolhidos por indicação direta de 26 jurados especialistas no segmento, seguindo os critérios de modelos pré-finalistas classificados pelo Comitê Gestor. O   limite foi de cinco finalistas por categoria , e apenas um modelo por marca pode ser classificado em uma mesma classe,   conforme previsto no regulamento . Vale lembrar que a auditoria do Carro do Ano 2025 foi feita pela   EY .  automotiva brasileira. Essa é a primeira vez que a   Renault   — e uma fabricante francesa — vence o prêmio.  O   Renault Kardian é o grande venc...

Exército defende “kids pretos”

 A pressão da esquerda para acabar com as Forças Especiais do Exército, os chamados "kids pretos", aumentou depois que a Polícia Federal acusou ao menos quatro militares de usar seu treinamento especial para planejar o assassinato de autoridades. O Exército prometeu uma reformulação no próximo ano, porém, não pretende acabar com a unidade. Saiba quais são os planos. Militares na mira de Moraes. O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou que o Exército forneça informações sobre visitas aos militares presos pela suposta tentativa de golpe de Estado. Contra o decreto de Lula. Parlamentares de oposição e governadores prometem trabalhar para derrubar o decreto que regula o uso da força por policiais. Informações: Gazeta do Povo/ https://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/bom-dia/exercito-kids-pretos-moraes-questiona-militares/

Eu na Cozinha - Bife Suculento - VD1

Rancho D'Ajuda/ https://www.youtube.com/watch?v=woi3F4jKsMU&t=16s Como prepara um bife suculento na forma de amador, ficou delicioso.

IPVA 2025; veja calendário de pagamento e descontos

  Proprietários que quitarem o débito em cota única terão desconto de 3% Todos os proprietários de carros, motos, caminhões e ônibus são obrigados a pagar o  Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA)  anualmente no Brasil. No  Estado de São Paulo, o   calendário de pagamento 2025 e todas as informações sobre o  imposto  foram divulgadas nesta sexta-feira (13). Neste ano, os contribuintes podem  quitar o IPVA em cota única no mês de janeiro com desconto de 3% . Há também a possibilidade de quitação integralmente em fevereiro, mas sem desconto. Quem preferir pode ainda  parcelar o tributo em até cinco vezes   nos meses de janeiro, fevereiro, março, abril e maio, de acordo com o final da placa do veículo. No último caso, também não há redução de preço. Confira abaixo o calendário: Calendário do IPVA 2025 de São Paulo (SP) Final da placa Janeiro Fevereiro Março Abril Maio 1ª parcela ou cota única com 3% de desconto 2ª parcel...

Projeto que cria Escola Cívico-Militar proposto pelo Governo de SP é aprovado na Alesp

  O   Projeto de Lei Complementar 9/2024, que cria o Programa Escola Cívico-Militar proposto pelo governador Tarcísio de Freitas , foi aprovado nesta terça-feira (21) pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). A proposta foi enviada para o parlamento paulista no início de março. Aprovado, agora segue para sanção do governador. “Firmamos esse compromisso e estamos avançando. A comunidade vai votar e, de acordo com a votação de pais de alunos e professores, a gente transforma a escola em cívico-militar com policiais militares da reserva que vão atuar na disciplina e no civismo, e os profissionais da Educação ficam com a parte pedagógica”, destacou o governador, Tarcísio de Freitas. A proposta tem como objetivos a melhoria da qualidade do ensino com aferição pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o enfrentamento à violência e a promoção da cultura de paz no ambiente escolar. O programa será desenvolvido sob responsabilidade das secretarias esta...

Dino desdenha e ofende o parlamento!

Informações: Jacaré de Tanga/https://www.youtube.com/watch?v=BOZzLHsJhHw