Pular para o conteúdo principal

Marchas a favor e contra intervenção militar reúnem centenas em SP e no Rio

Apesar da mobilização virtual, feita principalmente por meio de redes sociais como o Facebook, as manifestações que lembram os 50 anos da Marcha da Família com Deus pela Liberdade reuniram somente algumas centenas de pessoas nas regiões centrais de São Paulo e do Rio de Janeiro na tarde desta sábado (22). 
Elas relembram --com apoio ou sob protesto--, a manifestação que reuniu centenas de milhares de pessoas no centro de SP em 19 de março de 1964 e precedeu o golpe militar realizado em 31 de março do mesmo ano.
Na capital paulista, duas manifestações reuniram 1.300 pessoas --o protesto criado para se opor à nova Marcha da Família com Deus pela Liberdade, acabou arregimentando mais pessoas: segundo estimativas da Polícia Militar de São Paulo, o movimento chamado Antifascista - Contra a Ditadura levou às ruas cerca de 800 manifestantes, contra os cerca de 500 que foram à região central da capital paulista para pedir uma nova intervenção militar.No Rio de Janeiro, onde também houve duas marchas distintas que usavam nomes semelhantes aos dos protestos paulistas, houve a presença de aproximadamente 200 pessoas --150 a favor de uma ação militar e 50 manifestantes identificados como antifascistas.
Apesar do número menor de manifestantes, no Rio as marchas chegaram a se cruzar e houve confusão, princípio de tumulto e disparo de balas de borracha por parte dos policiais que acompanhavam as manifestações. 

Em São Paulo, movimento que pede volta dos militares teve quatro presos

O protesto a favor de uma nova intervenção militar --que usa o mesmo nome da marcha original--, começou sua concentração por volta das 15h na praça da República, no centro de São Paulo.
Por volta das 16h30, a marcha começou a se deslocar pela região central em direção à praça da Sé. Exceção feita à prisão de uma mulher que teria usado um spray de pimenta contra o rosto de um policial quando a manifestação já havia chegado à praça da Sé e foi presa, não houve maiores incidentes.
Os organizadores anunciaram o encerramento do protesto --que reuniu cerca de 500 manifestantes segundo uma estimativa da PM--, por volta de 18h15.
Segundo informações da Polícia Militar, quatro pessoas foram presas durante o protesto.
O casal Márcio dos Santos e Júlia Silveira Paiva foi detido por portar uma corrente de bicicleta, lata de spray e uma quantidade não divulgada de maconha. 
Na estação Sé da linha Azul do Metrô, uma mulher foi presa por seguranças do metrô por portar uma marreta e uma quantidade não divulgadas de cocaína.
O quarto preso foi Marcos Paulo Cardoso Pereira, detido pela Polícia Militar após agredir uma mulher que seria homossexual. Um cabo da Polícia Militar foi defendê-la e também foi agredido por Marcos que, com uma lâmpada fluorescente, atingiu o policial no braço.

Marcha Antifascista tem presença de Suplicy, gritos de ordem contra a PM e dois presos

Realizada também na região central e no mesmo horário, porém com concentração na praça da Sé, a Marcha Antifascista - Ditadura Nunca Mais reuniu manifestantes contra uma nova intervenção militar no país.
Seguida de perto pela PM, a manifestação contra o retorno da ditadura militar reuniu cerca de 800 pessoas na estimativa da PM, que começaram a caminhar pelo centro de São Paulo em direção à antiga sede do Deops/SP (Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo), ligado à repressão nos anos da ditadura militar, na região da praça Luz. 
O grupo chegou à região da Luz por volta das 17h15. Durante o trajeto, muitos gritos ofensivos contra a PM, que acompanhou o protesto e manteve os manifestantes dentro de um cordão de isolamento, formado por policiais, que isolaram o início e o fim da concentração de manifestantes.
A PM prendeu dois homens durante o protesto: Robson Noriel Araújo de Souza foi detido por atingir um oficial da PM com uma pedrada no braço; e Anderson Trindade Fumeiro foi detido após tentar agredir policiais militares do pelotão de motociclistas do 45º Batalhão de Policiamento Metropolitano.
Às 17h30, a caminhada foi encerrada com a chegada do protesto à antiga sede do Deops, onde os manifestantes gritaram palavras de ordem contra a ditadura e o golpe militar, e relembraram mortos e desaparecidos pela ditadura.
Os organizadores encerraram a manifestação por volta das 18h, ao anunciarem um novo protesto contra a ditadura, desta vez no dia 1º de abril, no vão livre do Masp (Museu de Arte de São Paulo), na avenida Paulista, região central de São Paulo.
Durante a concentração, ainda na praça da Sé, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) acompanhou a marcha e chegou a fazer um pequeno discurso onde relembrou os "horrores da ditadura" e afirmou que os manifestantes da tática Black Bloc tem direito de participar de manifestações sem serem reprimidos. O senador foi aplaudido pelos manifestantes ao seu redor.

No Rio, presença de Bolsonaro e princípio de confusão

No Rio de Janeiro, por volta das 16h, cerca de 200 pessoas participam da Marcha da Familia com Deus pela Liberdade, que se concentrou na Candelária, no Centro, e caminha pela Avenida presidente Vargas ate a altura da Central do Brasil, no Rio de Janeiro.
Cantando músicas de ordem, com versos que dizem "Não abro mão, quero intervenção", os manifestantes pedem pela intervenção militar "contra a corrupção e a defesa da familia", segundo Melchior Roberto, 48, um dos organizadores do evento.
Por volta das 17h15, uma confusão começou após 150 manifestantes que defendem uma intervenção militar na política nos moldes do golpe de 1964 se encontrarem com outro grupo, com cerca de 50 integrantes de movimentos sociais, que nomearam o protesto como Marcha Antifascista.
O encontro dos dois grupos aconteceu perto do Comando Militar do Leste, na área da Central do Brasil, no Centro do Rio.
Policiais militares fizeram um cordão de isolamento entre as duas manifestações, mas houve um momento em que integrantes dos dois lados furaram o bloqueio. Houve corre-corre, e a Polícia acabou forçando os manifestantes de esquerda a deixar o local.
Um homem contrário ao movimento chegou a ser cercado por manifestantes, que o intimidaram por meio de gritos e xingamentos. O principio de confusão foi controlado pelos PMs, que chegaram a disparar balas de borracha perto do monumento ao Duque de Caxias, onde um manifestante da Marcha da Familia foi atingido por bandeiradas.
A PM informou que um contingente de 200 policiais foi utilizado durante o acompanhamento dos protestos.
Por volta das 18h, os protestos foram encerrados, já em clima de tranquilidade, com a dispersão acontecendo ao longo da avenida Presidente Vargas. Não há informações sobre detidos.
O deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) esteve presente na manifestação e declarou apoio ao movimento: "Estou aqui como cidadão e acho muito válido esse protesto de pessoas de bem que  querem o fim da corrupção, mas acho que o pedido de intervenção militar tira um pouco da forca do protesto", afirmou. (Com Estadão Conteúdo)


Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

Você anda de carro só com cheiro de combustível? Fique atento com rico da pane seca

Você é daqueles que   costuma andar de carro só com cheiro de combustível? Se sim, não faça mais isso. Você pode estar pondo em risco o automóvel e a integridade física de quem está lá dentro. Veja as dicas de Daniel Lovizaro, gerente de Assistência, Serviços e Treinamento Técnico automotivo da Bosch, e encha o tanque! RISCO MÁXIMO O principal risco da pane seca é que o veículo pare de funcionar de forma imediata, podendo ocasionar acidentes graves no trânsito. BOMBA Há o risco de redução da vida útil da bomba elétrica de combustível, cuja função é levar o que está no tanque para o sistema de alimentação do motor. Isto porque este componente é elétrico e refrigerado pelo próprio combustível. Assim, com o tanque sempre na reserva, a capacidade de refrigeração fica reduzida, aumentando a temperatura de trabalho do sistema. SUJEIRA Com o tanque sempre vazio também pode ocorrer o acúmulo de sujeira dentro da peça. As impurezas aspiradas pela bomba podem gerar saturação ...

AO VIVO - Jornal da BandNews FM - Com Ricardo Boechat11/08/2017

fonte: youtube

Aos 75 anos, Betty Faria admite fumar maconha, diz que adora a erva

Apenas dois dias depois de assumir que foi usuária de maconha e defender a liberação da erva no país, a atriz Betty Faria se disse admirada com o comportamento das pessoas. A declaração foi dada durante entrevista a Pedro Bial e repercutiu. Betty, que tem 75 anos, diz que embora tenha recebido elogios, ela não entende o reboliço em cima do assunto, segundo informações do Extra. "Mas gente, os EUA comercializando a maconha de uma maneira fantástica, e as pessoas aqui se assustando com o que eu falei... Isso é muito antigo! Por isso é que continua a hipocrisia neste país", rebate. A atriz se orgulha ainda de ter sido verdadeira no bate-papo e se diz satisfeita com a participação no "Programa do Bial", do GNT. "Não foi coragem, a verdade precisa ser dita. Alguém tem que quebrar o estado de vida fingidinho das pessoas. Não cabe mais esse fingimento, estamos vivendo muitas coisas sérias. Temos uma falta nos hospitais públicos, nas escolas, na segurança.....

Projeto de lei da TV Globo quer taxar usuários de rede social

https://x.com/JoseDinisPFons1/status/1861852570823565461  

GM revisa investimento de US$ 1 bi e anuncia nova plataforma global

A General Motors está reavaliando o plano de investimento de US$ 1 bilhão para a Índia e colocou na conta o desenvolvimento de uma nova plataforma global para mercados emergentes. O grupo repensou sua estratégia após as vendas caírem quase 40% em relação ao ano passado, derrubando o market share no segmento de carros de passeio para menos de 1% no país. Queda nos emplacamentos e maior rigor nas regras de emissões de carros a diesel também pesaram na mudança de planos. O fabricante norte-americano já tinha firmado o compromisso de investir US$ 1,0 bi no país, o que incluía, entre outras coisas, o lançamento de uma minivan (abandonada em favor de um SUV compacto) e agora uma nova plataforma modular, projetada para produzir carros compactos destinados a mercados emergentes. “Estamos realizando uma revisão completa de nosso programa para futuros produtos na Índia”, Swati Bhattacharya, porta-voz da GM Índia, disse em comunicado. “Como resultado, estamos também colocando em ...

8º dia de greve: caminhoneiros protestam mesmo após anúncio de Temer

Há protestos em AL, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MS, MT, PB, PE, PR, RJ, RN, RS, SC, SE, SP e TO Caminhoneiros ainda bloqueiam rodovias do RJ, mas não estão mais na entrada da Reduc 8 aeroportos estão sem combustível, diz Infraero fonte; G1

Por meio de Medida Provisória, Temer muda tudo no ensino médio

O  ensino médio  vai mudar. Radical e rapidamente. O presidente Michel Temer  sancionou a  Medida Provisória  que mexe no currículo, na organização e na carga horária dos últimos anos da educação básica.  Flexibilização de grade curricular ,  aumento do número de horas de aula  e  ensino integral  em metade da rede estão entre as principais mudanças que começam a ser postas em prática já a partir de 2017/2018 – dependendo somente de quando a Base Nacional Curricular Comum entrar em vigor.  A mudança mais sentida será na grade de disciplinas dos alunos. Hoje, o estudante encara 13 matérias fixas  (língua portuguesa, matemática, biologia, física, química, filosofia, inglês, geografia, história, sociologia, educação física, educação artística, literatura)  em 25 horas de aula semanal.  A partir do próximo ano, as escolas se organizarão para o aluno escolher entre  itinerários formativos  – o nome dado pe...

Tiago Iorc em clipe "Amei Te Ver" com Bruna Marquezine seminua, assista

Bruna Marquezine vai tirar alguns dias de folga depois do fim de  I Love Paraisópolis , novela que deixou a faixa das sete da Globo na última semana. Mas a sua imagem não vai descansar completamente. O cantor e compositor Tiago Iorc está divulgando nesta segunda-feira o clipe de  Amei te Ver , em que canta, ao longo de quatro minutos e vinte e dois segundos, abraçado a uma Bruna seminua. Um detalhe: Iorc é namorado de outra global, a atriz Isabelle Drummond. No clipe, Bruna aparece apenas de calça, sem qualquer peça acima da cintura. Mas não mostra nada demais: como está o tempo todo abraçada a Iorc, só se veem as suas costas. fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/entretenimento/seminua-bruna-marquezine-abraca-e-nao-larga-tiago-iorc-em-clipe

Como o valor do meu ingresso do cinema é dividido entre quem produz, distribui e exibe o filme?

Como o valor do meu ingresso do cinema é dividido entre quem produz, distribui e exibe o filme? William Brito, Jundiaí, SP fontes: Livro  O Economista de Hollywood , de Edward Epstein, e Marcos Petrucelli, crítico de cinema. Superinteressante

Exército defende “kids pretos”

 A pressão da esquerda para acabar com as Forças Especiais do Exército, os chamados "kids pretos", aumentou depois que a Polícia Federal acusou ao menos quatro militares de usar seu treinamento especial para planejar o assassinato de autoridades. O Exército prometeu uma reformulação no próximo ano, porém, não pretende acabar com a unidade. Saiba quais são os planos. Militares na mira de Moraes. O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou que o Exército forneça informações sobre visitas aos militares presos pela suposta tentativa de golpe de Estado. Contra o decreto de Lula. Parlamentares de oposição e governadores prometem trabalhar para derrubar o decreto que regula o uso da força por policiais. Informações: Gazeta do Povo/ https://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/bom-dia/exercito-kids-pretos-moraes-questiona-militares/