Pular para o conteúdo principal

Marchas a favor e contra intervenção militar reúnem centenas em SP e no Rio

Apesar da mobilização virtual, feita principalmente por meio de redes sociais como o Facebook, as manifestações que lembram os 50 anos da Marcha da Família com Deus pela Liberdade reuniram somente algumas centenas de pessoas nas regiões centrais de São Paulo e do Rio de Janeiro na tarde desta sábado (22). 
Elas relembram --com apoio ou sob protesto--, a manifestação que reuniu centenas de milhares de pessoas no centro de SP em 19 de março de 1964 e precedeu o golpe militar realizado em 31 de março do mesmo ano.
Na capital paulista, duas manifestações reuniram 1.300 pessoas --o protesto criado para se opor à nova Marcha da Família com Deus pela Liberdade, acabou arregimentando mais pessoas: segundo estimativas da Polícia Militar de São Paulo, o movimento chamado Antifascista - Contra a Ditadura levou às ruas cerca de 800 manifestantes, contra os cerca de 500 que foram à região central da capital paulista para pedir uma nova intervenção militar.No Rio de Janeiro, onde também houve duas marchas distintas que usavam nomes semelhantes aos dos protestos paulistas, houve a presença de aproximadamente 200 pessoas --150 a favor de uma ação militar e 50 manifestantes identificados como antifascistas.
Apesar do número menor de manifestantes, no Rio as marchas chegaram a se cruzar e houve confusão, princípio de tumulto e disparo de balas de borracha por parte dos policiais que acompanhavam as manifestações. 

Em São Paulo, movimento que pede volta dos militares teve quatro presos

O protesto a favor de uma nova intervenção militar --que usa o mesmo nome da marcha original--, começou sua concentração por volta das 15h na praça da República, no centro de São Paulo.
Por volta das 16h30, a marcha começou a se deslocar pela região central em direção à praça da Sé. Exceção feita à prisão de uma mulher que teria usado um spray de pimenta contra o rosto de um policial quando a manifestação já havia chegado à praça da Sé e foi presa, não houve maiores incidentes.
Os organizadores anunciaram o encerramento do protesto --que reuniu cerca de 500 manifestantes segundo uma estimativa da PM--, por volta de 18h15.
Segundo informações da Polícia Militar, quatro pessoas foram presas durante o protesto.
O casal Márcio dos Santos e Júlia Silveira Paiva foi detido por portar uma corrente de bicicleta, lata de spray e uma quantidade não divulgada de maconha. 
Na estação Sé da linha Azul do Metrô, uma mulher foi presa por seguranças do metrô por portar uma marreta e uma quantidade não divulgadas de cocaína.
O quarto preso foi Marcos Paulo Cardoso Pereira, detido pela Polícia Militar após agredir uma mulher que seria homossexual. Um cabo da Polícia Militar foi defendê-la e também foi agredido por Marcos que, com uma lâmpada fluorescente, atingiu o policial no braço.

Marcha Antifascista tem presença de Suplicy, gritos de ordem contra a PM e dois presos

Realizada também na região central e no mesmo horário, porém com concentração na praça da Sé, a Marcha Antifascista - Ditadura Nunca Mais reuniu manifestantes contra uma nova intervenção militar no país.
Seguida de perto pela PM, a manifestação contra o retorno da ditadura militar reuniu cerca de 800 pessoas na estimativa da PM, que começaram a caminhar pelo centro de São Paulo em direção à antiga sede do Deops/SP (Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo), ligado à repressão nos anos da ditadura militar, na região da praça Luz. 
O grupo chegou à região da Luz por volta das 17h15. Durante o trajeto, muitos gritos ofensivos contra a PM, que acompanhou o protesto e manteve os manifestantes dentro de um cordão de isolamento, formado por policiais, que isolaram o início e o fim da concentração de manifestantes.
A PM prendeu dois homens durante o protesto: Robson Noriel Araújo de Souza foi detido por atingir um oficial da PM com uma pedrada no braço; e Anderson Trindade Fumeiro foi detido após tentar agredir policiais militares do pelotão de motociclistas do 45º Batalhão de Policiamento Metropolitano.
Às 17h30, a caminhada foi encerrada com a chegada do protesto à antiga sede do Deops, onde os manifestantes gritaram palavras de ordem contra a ditadura e o golpe militar, e relembraram mortos e desaparecidos pela ditadura.
Os organizadores encerraram a manifestação por volta das 18h, ao anunciarem um novo protesto contra a ditadura, desta vez no dia 1º de abril, no vão livre do Masp (Museu de Arte de São Paulo), na avenida Paulista, região central de São Paulo.
Durante a concentração, ainda na praça da Sé, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) acompanhou a marcha e chegou a fazer um pequeno discurso onde relembrou os "horrores da ditadura" e afirmou que os manifestantes da tática Black Bloc tem direito de participar de manifestações sem serem reprimidos. O senador foi aplaudido pelos manifestantes ao seu redor.

No Rio, presença de Bolsonaro e princípio de confusão

No Rio de Janeiro, por volta das 16h, cerca de 200 pessoas participam da Marcha da Familia com Deus pela Liberdade, que se concentrou na Candelária, no Centro, e caminha pela Avenida presidente Vargas ate a altura da Central do Brasil, no Rio de Janeiro.
Cantando músicas de ordem, com versos que dizem "Não abro mão, quero intervenção", os manifestantes pedem pela intervenção militar "contra a corrupção e a defesa da familia", segundo Melchior Roberto, 48, um dos organizadores do evento.
Por volta das 17h15, uma confusão começou após 150 manifestantes que defendem uma intervenção militar na política nos moldes do golpe de 1964 se encontrarem com outro grupo, com cerca de 50 integrantes de movimentos sociais, que nomearam o protesto como Marcha Antifascista.
O encontro dos dois grupos aconteceu perto do Comando Militar do Leste, na área da Central do Brasil, no Centro do Rio.
Policiais militares fizeram um cordão de isolamento entre as duas manifestações, mas houve um momento em que integrantes dos dois lados furaram o bloqueio. Houve corre-corre, e a Polícia acabou forçando os manifestantes de esquerda a deixar o local.
Um homem contrário ao movimento chegou a ser cercado por manifestantes, que o intimidaram por meio de gritos e xingamentos. O principio de confusão foi controlado pelos PMs, que chegaram a disparar balas de borracha perto do monumento ao Duque de Caxias, onde um manifestante da Marcha da Familia foi atingido por bandeiradas.
A PM informou que um contingente de 200 policiais foi utilizado durante o acompanhamento dos protestos.
Por volta das 18h, os protestos foram encerrados, já em clima de tranquilidade, com a dispersão acontecendo ao longo da avenida Presidente Vargas. Não há informações sobre detidos.
O deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) esteve presente na manifestação e declarou apoio ao movimento: "Estou aqui como cidadão e acho muito válido esse protesto de pessoas de bem que  querem o fim da corrupção, mas acho que o pedido de intervenção militar tira um pouco da forca do protesto", afirmou. (Com Estadão Conteúdo)


Comentários

ᘉOTÍᑕIᗩS ᗰᗩIS ᐯISTᗩS

AO VIVO - Globo News - 26/02/2019

fonte: youtube/ Globo News

Idosa se emociona após mensagem de Bolsonaro: “Eu te amo meu presidente” (veja o vídeo)

O presidente Jair Bolsonaro tem rompido barreiras e cada vez mais conquistado o coração da população brasileira. Um homem simples como sempre foi, luta por valores honrosos e em defesa da família. Nesta quinta-feira, dia 16, o presidente publicou em suas redes sociais um vídeo de uma senhora, Dona Maria, se emocionando com uma mensagem sua de agradecimento. “A senhora demonstrou muito carinho pela minha pessoa, ficou muito honrado e sensibilizado com isso”, disse Bolsonaro na gravação. Dona Maria foi às lágrimas após ver a mensagem do presidente. “Meu presidente, eu te amo muito! Eu brigo por tu e não deixo ninguém falar mau de você”, disse Maria, aos prantos. Confira a emocionante manifestação de carinho: fonte: Jornal da Cidade

Helicóptero do Ibama é incendiado por ‘terroristas’ em Manaus

  Segundo reportagem da Agência Brasil, um helicóptero do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foi incendiado na madrugada desta segunda-feira (24), em Manaus (AM). A aeronave estava estacionada no Aeroclube do Amazonas, localizado no bairro Flores, na capital do estado. Segundo a secretaria estadual de Segurança Pública, câmeras de segurança registraram o momento em que dois homens pularam o muro do estabelecimento e atearam fogo no helicóptero. Quando os bombeiros chegaram ao local, as chamas já tinham se espalhado e destruído a parte dianteira da aeronave. Policias militares e civis também atenderam à ocorrência, mas como o Ibama é um órgão da União, as investigações ficarão a cargo da Polícia Federal (PF), que já recebeu as imagens captadas pelo sistema de vigilância. Há também um vídeo do momento em que os bombeiros trabalhavam para apagar o fogo (veja abaixo) Consultado, o Ibama ainda não se manifestou sobre o ataque. Até a publicaç...

Veja essa história, morre mulher com câncer uma semana após se casar em quarto de hospital

Eliane antes da doença com o noivo Junior — Foto: Arquivo Pessoa Eliane Gasparini fazia tratamento paliativo na Santa Casa de Rio Preto (SP); funcionários prepararam casamento surpresa na unidade, na sexta-feira (22), após descobrirem sonho dela se casar. Morreu nesta sexta-feira (29) a  mulher que estava com câncer e se casou em um quarto da Santa Casa de São José do Rio Preto  (SP). Eliane Gasparini, de 42 anos, fazia tratamento paliativo na unidade de saúde e teve uma cerimônia surpresa na sexta-feira (22). O casamento foi organizado por funcionários do hospital assim que descobriram o sonho da paciente. Em menos de 24 horas eles foram atrás de todos os detalhes. Em entrevista ao  G1 , antes dela morrer, o  marido Luís Carlos Spínola Júnior chegou a dizer que não se via sem ela e que ainda tinha esperanças dela se recuperar. Luís Carlos e Eliane estavam juntos há mais de 10 anos e já tinham o sonho de se casar, mas a doença, descoberta em j...

Renault Kardian é o Carro do Ano 2025

O   Renault Kardian  é o grande vencedor do  Carro do Ano 2025 . O modelo concorreu contra   BYD Dolphin Mini ,   Citroën Basalt ,   Hyundai Creta   e   Peugeot 2008   na categoria principal da premiação mais importante da indústria A 58ª edição do Carro do Ano contou ainda com   outras seis categorias de carros e três de motores . Os   finalistas do prêmio   foram escolhidos por indicação direta de 26 jurados especialistas no segmento, seguindo os critérios de modelos pré-finalistas classificados pelo Comitê Gestor. O   limite foi de cinco finalistas por categoria , e apenas um modelo por marca pode ser classificado em uma mesma classe,   conforme previsto no regulamento . Vale lembrar que a auditoria do Carro do Ano 2025 foi feita pela   EY .  automotiva brasileira. Essa é a primeira vez que a   Renault   — e uma fabricante francesa — vence o prêmio.  O   Renault Kardian é o grande venc...

Exército defende “kids pretos”

 A pressão da esquerda para acabar com as Forças Especiais do Exército, os chamados "kids pretos", aumentou depois que a Polícia Federal acusou ao menos quatro militares de usar seu treinamento especial para planejar o assassinato de autoridades. O Exército prometeu uma reformulação no próximo ano, porém, não pretende acabar com a unidade. Saiba quais são os planos. Militares na mira de Moraes. O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou que o Exército forneça informações sobre visitas aos militares presos pela suposta tentativa de golpe de Estado. Contra o decreto de Lula. Parlamentares de oposição e governadores prometem trabalhar para derrubar o decreto que regula o uso da força por policiais. Informações: Gazeta do Povo/ https://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/bom-dia/exercito-kids-pretos-moraes-questiona-militares/

Eu na Cozinha - Bife Suculento - VD1

Rancho D'Ajuda/ https://www.youtube.com/watch?v=woi3F4jKsMU&t=16s Como prepara um bife suculento na forma de amador, ficou delicioso.

IPVA 2025; veja calendário de pagamento e descontos

  Proprietários que quitarem o débito em cota única terão desconto de 3% Todos os proprietários de carros, motos, caminhões e ônibus são obrigados a pagar o  Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA)  anualmente no Brasil. No  Estado de São Paulo, o   calendário de pagamento 2025 e todas as informações sobre o  imposto  foram divulgadas nesta sexta-feira (13). Neste ano, os contribuintes podem  quitar o IPVA em cota única no mês de janeiro com desconto de 3% . Há também a possibilidade de quitação integralmente em fevereiro, mas sem desconto. Quem preferir pode ainda  parcelar o tributo em até cinco vezes   nos meses de janeiro, fevereiro, março, abril e maio, de acordo com o final da placa do veículo. No último caso, também não há redução de preço. Confira abaixo o calendário: Calendário do IPVA 2025 de São Paulo (SP) Final da placa Janeiro Fevereiro Março Abril Maio 1ª parcela ou cota única com 3% de desconto 2ª parcel...

Projeto que cria Escola Cívico-Militar proposto pelo Governo de SP é aprovado na Alesp

  O   Projeto de Lei Complementar 9/2024, que cria o Programa Escola Cívico-Militar proposto pelo governador Tarcísio de Freitas , foi aprovado nesta terça-feira (21) pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). A proposta foi enviada para o parlamento paulista no início de março. Aprovado, agora segue para sanção do governador. “Firmamos esse compromisso e estamos avançando. A comunidade vai votar e, de acordo com a votação de pais de alunos e professores, a gente transforma a escola em cívico-militar com policiais militares da reserva que vão atuar na disciplina e no civismo, e os profissionais da Educação ficam com a parte pedagógica”, destacou o governador, Tarcísio de Freitas. A proposta tem como objetivos a melhoria da qualidade do ensino com aferição pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o enfrentamento à violência e a promoção da cultura de paz no ambiente escolar. O programa será desenvolvido sob responsabilidade das secretarias esta...

Dino desdenha e ofende o parlamento!

Informações: Jacaré de Tanga/https://www.youtube.com/watch?v=BOZzLHsJhHw