
O presidente da colônia de Pescadores do Farol, Rodolfo José Ribeiro, disse que a espécie não aparece na região há muito tempo, mas que nesta época do ano é mais provável que exista a presença devido à mudança na temperatura da água. “A colônia não teve acesso ao tubarão. Tivemos a informação de que um pescador amador montou uma rede e por acaso o animal ficou preso. O pescador já teria comercializado o tubarão”, disse.
O surfista Almir Júnior fez as fotos e contou que surfa na região há 13 anos. “Todo esse tempo que frequento a praia nunca vi um tubarão. Quando cheguei, ele já estava morto”, comentou.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente de Campos, Zacarias Albuquerque, não há risco para os banhistas que frequentam a praia do Farol. “Não temos um histórico de ataques e os banhistas podem ficar tranquilos. A gente pede que os pescadores colaborem com a secretaria, informando a presença destes tipos de animais de raro contato, porque temos um projeto de taxidermização, que é um método de conservação dos corpos de animais, que recebem expressões corporais como se estivessem vivos. Desta forma, a gente pode propor exposições, aulas práticas e montar um plantel da nossa região", explicou.
Comentários